Sunday, May 17, 2009

Espirros




Essa manhã dormi além da conta. Ando tão preguiçosa. Eu disse "tão preguiçosa"? Não, não é bem assim.O fato de ficar "remanchando" na cama durante a madrugada faz com que seja uma tarefa penosa acordar saltitante, é lógico.

Também, ultimamente, venho carregando o fardo daquilo que os budistas chamam de "mente de macaco". Meus pensamentos pulam de galho em galho sem parar. Quando são bons pensamentos é maravilha. Mas quando são aqueles carregados de preocupações obsessivas... huuummm, fica tão difícil. É fase, dizem os mais otimistas. Tomara!!

Tenho a impressão que não sou a única a ter essas fases. Ou sou? O pior é que essas fases fazem com que nossa imunidade caia e surjam os sintomas das "doenças de outono", como a série de espirros que tenho dado. Eu adoro espirrar: uma, duas, três... ou até cinco vezes. Mas espirrar o tempo todo...não é agradável.

Juro pra vocês que pensei que tivesse pego a gripe "Porcina", como o amigo Ricardo Fróes batizou a "maldita gripe suína"... mas, felizmente, o que tenho é uma gripinha comum.




Continuando...o "sneeze", segundo o Tratado de Fisiologia, é uma expulsão de ar, convulsiva e semiautônoma, do nariz e boca. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro, que espalha até 40.000 gotículas infecciosas . Coitado do pessoal daqui de casa... O que tenho espalhado de gotículas infecciosas.

Há quem diga que é realmente impossível alguém manter as pálpebras abertas durante o ato de espirrar. Mas como esse mundo tem tanta surpresas...Quem sabe há algum "espirrador " profissional.

Pesquisando sobre o assunto- adoro uma pesquisa- descobri que Aristóteles (384-322 a.C.) afirmava que o espirro era um ato sobrenatural. Crenças mais antigas acreditavam que o dito cujo era um sinal dos Deuses. E algumas culturas até acreditavam que era um mau presságio. Deus me livre.!! "Sapo seco mangalô três vezes".

Para aliviar - não meus espirros pois acabei de dar um bem grande- o fato de ser mau presságio,descobri que Tibério, imperador que viveu na era de Cristo, tinha o costume de abençoar os espirros. Já na Noruega, quando uma pessoa doente espirrava, acreditavam que era o sinal de que ela não morreria. Que bom, não vou morrer tão cedo!!!!

Há registros de que na Hungria, Eslováquia e Eslovênia, além de alguns países do oriente médio, o espirro, que ocorre após alguém fazer uma afirmação, é interpretado como uma confirmação por Deus de que a "afirmação" é verdadeira.

Faço uma agora: "Saudades de vocês, amigos". "Atttttttchim"




"Salute"

Beijos

Lau Milesi

E.T. Desculpem a minha ausência, mas o motivo é pra lá de justo. Minha filha chegou e o grude está grande.Em breve vocês vão conhecer o "motivo" rs .Tenho certeza que vocês me desculparão.