Tuesday, November 17, 2009

GOOGLE - "O Big Brother das Nossas Vidas".


Fonte: O Mundo é Plano.

Eu e a minha amiga conhecemos um cara num restaurante. A minha amiga ficou toda empolgada, mas eu fiquei desconfiada. Depois de alguns minutos de busca no Google, descobri que ele já tinha sido preso por um crime hediondo. Apesar de mais essa nova decepção com a qualidade dos candidatos que existem por aí, pelo menos pude alertar a minha amiga acerca do passado violento do sujeito.
(Depoimento de usuária do Google)


Estou impressionado com o serviço de tradução. Minha sócia contratou dois pedreiros para ajudarem num trabalho de demolição, mas houve um problema de comunicação _ ela pediu que eles chegassem às 11 h da manhã, e a agência os mandou às 8h30. Eles só falavam espanhol, e eu falo inglês e um pouquinho de francês. Nossos vizinhos hispânicos estavam fora. Com a ajuda do serviço de tradução, consegui me comunicar com eles , pedir desculpas pelo equívoco, explicar-lhes o que queríamos e pedir que voltassem às 11 h. Obrigado por viabilizarem essa comunicação. Obrigado, Google:
(Depoimento de usuário do Google)

A sede do Google em Mountain
View, Califórnia,lembra um pouco o Epcot Center-tantos brinquedos futurísticos e tão pouco tempo para brincar. Há um globo girando num canto e emitindo raios luminosos com base no número de pessoas que fazem busca no Google a cada momento. Como seria mesmo de se esperar , a maioria das luzes pisca na América do Norte, na Europa, Coreia, no Japão e no litoral da China. O Oriente Médio e a África permanecem mais escuros .

(sede do Google, em Mountain View, na Califórnia)

Noutro canto , uma tela mostra exemplos dos tipos de informações que as pessoas estão buscando, em todo o mundo. Quando estive lá em 2001, perguntei aos meus anfitriões quais eram os tópicos mais palpitantes na época. Um deles, claro, era "sexo", um eterno favorito dos usuários. Outro era "Deus". Muita gente ainda procura por ELE. Um terceiro era "empregos"_ desses , nunca tem sobrando. E o quarto assunto mais procurado por ocasião da minha visita, eu não sabia se ria ou se chorava: "luta livre".O mais estranho , porém, é o "livro de receitas", em que o usuário vê que ingredientes tem dentro da geladeira , digita três deles e vê que receitas aparecem.

Nas palavras do co
-fundador do Google, o russo naturalizado americano Sergey Brin:
_ Quem possuir banda larga ou discada ou tiver acesso a um cibercafé
, seja um garoto do Camboja, um professor universitário ou eu mesmo, que gerencio este mecanismo de busca, todos têm o mesmo acesso básico a dados gerais de pesquisa. É uma força equalizadora, e muito diferente de quando eu era pequeno, quando no máximo que eu tinha era acesso a alguma biblioteca, que não tinha tanta coisa assim e só por milagre se conseguia uma informação, ou buscando algo muito simples , ou muito recente.

A fantástica popularidade global do Google, que levou o Yahoo! e a Microsoft (representada plo novo MSN Search) a também fazerem das buscas em profundidade e da "in-formação "recursos de destaque em seus respectivos sites , mostra o quanto as pessoas estão "famintas" por essa modalidade de colaboração.

Hoje , o Google processa cerca de um bilhão
de pesquisas por dia, contra 150 milhões há apenas três anos.


(O maior site de buscas do mundo fez uma homenagem à escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. A página inicial ganhou a imagem do Cristo Redentor com a data de 2016).


Se por um lado é interessante a pessoa ter esse poder de se informar através dessa ferramenta, por outro é altamente assustador. Se há um tempo atrás vivíamos em um terreno mais "fechado", hoje qualquer pessoa pode "abrir" o nosso terreno com simplesmente alguns cliques. Qualquer um pode usar o Google para pesquisar - mas também qualquer um de nós pode ser pesquisado.



Um beijo e uma boa semana para todos.
Lau

Ilustração: "captada no Google", Jornal "
The Independent".
Informações /Google: Capítulo In- Formação do livro O Mundo é Plano de Thomas L. Friedman, autor de grandes sucessos como "De Beirute a Jerusalém".