Friday, July 23, 2010

"Dúvidas"




A dúvida é uma margarida que jamais termina de se despetalar.

(Mario Vargas Llosa)

Há dias em que dúvidas povoam nossas cabeças e de uma maneira não tão poética como a citação acima. O filósofo Descartes, ao contrário do escritor e jornalista espanhol Llosa, diz que a dúvida é uma "certeza" no instante em que é pensada.

Sendo assim, por que sofremos, por que ficamos ansiosos quando temos dúvida, mesmo tendo a consciência de que passamos apenas por ela, de que esse estado é transitório?

Enfim, dúvidas acabam por nos reportar a velhos provérbios/ditados ..."de que não se deve trocar o certo pelo duvidoso"; " mais vale um pássaro na mão do que dois voando..."

Mas, quem saberá o que é certo ou duvidoso se não vivenciar uma das situações? E esse único pássaro, que se tem às mãos, sabe-se lá se alcançará o voo que desejamos ou acabará por nos levar ao caminho da frustração por não ter a coragem de enfrentar novos desafios? Dúvidas, eternas dúvidas.

Só tenho certeza de que se me dessem hoje o direito de escolha, preferiria passar o ano inteiro a colher pétalas das margaridas a ter um dia tão cheio delas ( não as margaridas, as dúvidas) .



Um beijo e um dia de decisões (sem dúvidas) para todos os amigos.

Lau











Imagem : fallen daisy, by cbclopes