Sunday, December 4, 2011

Sobre Limpeza De Ambiente ...e Incensos...



incenso – do Latim incensum, “aquilo que queima”.

O incenso também deixa o ambiente agradável, livre de energias negativas. É capaz de tornar ainda mais forte um ritual do qual participam várias pessoas."Todos ficam na mesma vibração”,diz Meeta Ravindra, especialista em cultura indiana.

A origem do incenso permaneceu desconhecida durante muito tempo. Possivelmente, ele foi inventado quando membros de antigas civilizações jogaram plantas e substâncias aromáticas no fogo e perceberam a fumaça perfumada que dele exalava.

Mas as primeiras evidências arqueológicas, contudo, revelaram que a queima de incensos data dos primeiros reinados do antigo império egípcio, onde foram encontrados queimadores em formato de colheres de cabos longos. Eles chamavam de um ato feito perfumum, através do fumo, da fumaça, o que originou o nosso perfume.

Aparentemente inofensivo,o incenso pode fazer tanto mal para os pulmões e bexiga quanto o cigarro, a poluição atmosférica e o gás carbônico dos escapamentos dos carros.Sua fumaça libera gases tóxicos que podem causar o câncer nesses órgãos.É o que asseguram três diferentes pesquisas sobre o tema.

Na primeira, publicada na revista European Respiratory Journal, os cientistas explicam que quando alguém acende uma vela ou defuma a casa, na realidade, está impregnando o ambiente com os hidrocarbonetos aromáticos e partículas poluentes sólidas, substâncias causadoras de câncer de pulmão e de bexiga. "Esse risco aumenta em ambientes fechados e com muita fumaça, como o interior dos templos budistas e católicos", alerta os pesquisadores.

A segunda vem endossada por Brad Timms, da Grã Bretanha.Para Timms,"a possibilidade de se desenvolver câncer pela inalação da fumaça produzida pela queima de incenso depende do nível de hidrocarbonetos policíclicos liberados por ele e pelo tempo de exposição ao produto"

Já o outro alerta vem dos pesquisadores da Universidade de Maastricht (Holanda).Ao analisarem a concentração de partículas poluentes sólidas no ar de uma capela e de uma basílica em Maastricht comprovaram que o ar de ambas continha vários tipos de moléculas reativas que fazem mal ao pulmão, causando ou agravando as reações inflamatórias e doenças respiratórias, como asma ou bronquite.

"Os padres e as pessoas que trabalham dentro de igrejas são os maiores prejudicados, embora os fiéis que ali permaneçam por muitas horas diárias também possam ser afetados", advertem os cientistas.

Portanto, para os adeptos de uma purificação de ambiente por incenso, é importante observar  os ingredientes do produto na embalagem e procurar se  consta o registro da Anvisa, órgão de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde.   


Um beijo para os meus amigos.
 Bom Domingo!

Lau



Deus me proteja. Não faço mal a ninguém. Que coisa!!!!

Imagem: Incensus, by Pixdaus.

Fontes : Revista Planeta ; O Despertar  ( Vicente Blasco); A Essência da Intuição (Martin Claret).

19 comments:

  1. Muito importante essa informação, quem usa deve ficar de olho. Já ouvi dizer que o melhor é fazer o próprio incenso.

    Grande abraço e uma vida de boas vibrações.

    Paz e Luz

    ReplyDelete
  2. Passando pra deixar um aroma de alecrim do campo neste cada vez mais lindo Renascendo...
    Grande beijo querida amiga Lau!

    ReplyDelete
  3. Lau, bíblicamente falando, incenso foi um dos presentes dados a Jesus por um dos Reis Magos...Nada acontece por acaso, tudo é por uma razão.
    Grande abraço!

    ReplyDelete
  4. Querida amiga Lau!

    Obrigada pelas suas palavras, que eu tanto gosto de ouvir, e que me fazem tão bem.
    Falando do seu texto, veio mesmo a calhar para mostrar à minha mulher, as palavras que a gente tem tido, menos amorosas digamos assim, têm sido por causa do incenso,basta dizer antes de fritar-mos peixe, ela põe logo em cada
    casa uma o incenso a arder, o cheiro do peixe frito, com o exaustor ligado desaparece em cinco minutos, e o cheiro a incenso fica durante três dias, e ainda por cima eu não gosto de fume, deixei de fumar à muitos anos por causa do fume, mas cada um tem a sua sina e eu tenho esta, mesmo com fume ou sem fume somos casados à 41 anos e bons amigos.
    Excelente posto. Aquelas mulheres e homens que sabem tudo da nossa vida, e resolvem os nossos problemas todos, até mesmo o do dinheiro, também fazem por lá umas fumaças dentre de casa, segundo dizem.

    Um boa semana para si junto da família
    um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  5. Gracias Lau por esta información, me ha parecido muy interesante e importante.
    Un abrazo

    ReplyDelete
  6. E essa hein? Não sabia que era tão tóxico como o cigarro. Eu não fumo mas acendo um incenso todos os dias pra purificar, agradecer, orar e pedir proteção. Agradeço Lau por toda essa informação que disponibilizou aos seus leitores.

    Beijo grande e boa semana

    ReplyDelete
  7. Oi Lau,
    Bom dia!
    Obrigado pelas informações e advertencias. linda sua declaração de amor pra sua neta.
    Meus amigos(visite-os)não fazem mal a ninguem e são profundos artistas.Confira!
    Abração!
    Berzé

    ReplyDelete
  8. Bom Dia, Joakim! Obrigada por sua visita e por seus votos.
    Um abração.

    ReplyDelete
  9. Oi Dalton, ese post foi para tirar a energias ruins do anterior ( aqueeele sobre Skalter). Não quis fazer a passagem daquele assunto para o niver da Ticinha (um anjo de menina). Quem gostava de alecrim do campo era o meu pai. Obrigada.Adorei as nuances da trama. Viu??? Vai chegar a hora, vai chegar a hora...
    Outro beijo e obrigada pela visita, meu amigo.Beijos nas pepitas.

    ReplyDelete
  10. Olá Dora, interesante a informação que você me traz. Que bom, então, Deus se fez presente à limpeza espiritual daqui. Eu não tinha dúvidas de que ele estaria aqui. Aliás, ELE sempre está presente,não é? E, por isso, nada é por acaso. Perfeito.

    Um beijo e obrigada .

    ReplyDelete
  11. Caro Doutel, seu comentário me fez abrir aquele sorriso. Verdade, ele perfuma ...mas faz mal à saúde. Eu e a minhas manias de querer informar todo os detalhes.

    O vinho também é uma delícia, mas sem controle também pode trazer males à saúde,não é? Enfim, estamos perdidos com tantas restrições. :)
    Um abraço e obrigada.

    ReplyDelete
  12. Ô José, meu querido amigo, a recíproca é verdadeira. Gosto muito de bater esse papinho com você.E isso já vem há dois anos ou mais, não é?
    Olha só...aqui em casa também tenho esses problemas quanto aos incensos. José, tenho to-ne-la-das de icensos. Aqui no Brasil existe uma loja chamada Mudo Verde, (rede de lojas)em que todas as vezes que entro em uma delas o rapaz já vem com uma cestinha na mão e me leva às prateleiras dos incensos. Tenho de tudo que é tipoque você possa imaginar.De canela,cravo, alecrim,manjericão,sândalo. Falei em sândalo lembrei daquela náxima: "seja como o sândalo que perfuma o machado que o fere". Aqui pro machado !!!Bonito pro machado, bonito de se ler, não é?
    José , aqui em casa,meu big boss também ODEIA incensos. E meu filho vai entrando em casa e perguntando se o Buda já chegou.:)
    José, a sugestão que dou é que sua mulher acenda o incenso depois de fazer o peixe. Não deve fazer bem a fumaça do incenso ao peixe, né não amigo? Tá vendo, o post, como disse ao amigo Dalton, foi para fazer uma ponte para o niver da minha gringuinha, pra não sair daquela "droga" de assunto Skalter para o niver dela. E acabou por render o assunto.
    José, casamento é isso , é parceria. Ora a parceria entra em conflito, ora a parceria se acalma, né amigo? Amei as notas soltas.Amei seu cordel. Um beijinho pra você, pra namorada e pra netinha.:)

    ReplyDelete
  13. Querida Concha, la intención era purificar el blog. Saltar el tema antes. Me alegro de que hayas disfrutado. Gracias por tu visita y tu amistad.
    Um abrazo

    ReplyDelete
  14. Oi Fátima, estou morrendo de saudade de você. Logo mais vou te visitar. Eu também acendo incenso, inalo a fumaça ...e vida que segue.
    Eu amei essa imagem, me deu mesmo a impressão que estava saindo uma fumaça. E a fumaça fechava com o tema do vídeo que eu havia escolhido e fechou geral com a vontade de mudar de post. Uma coisa eu te digo de todo coração. Esse post teve uma ajuda espiritual forte, muito forte. Ontem à noite tive essa confirmação.Deus me livre, como as coisas acontecem, como essa vida é.

    Beijos, menina esperta.

    ReplyDelete
  15. Shiii...Berzé, o comentário estava como Spam, por isso não tinha visto. Coisa dos leões de chácaras que arranjei para fazer o upgrade no blog. Mas já está O.K.
    Desculpe, Berzé. Um abraço e obrigada.

    ReplyDelete
  16. Dora, leia "interessante". Desculpe.
    Passo sempre com pressa aqui , pois estou numa nova atividade desde o dia primeiro. Somando-se a isso a falta de atenção, haja erro de digitação.

    Idem, idem para outros erros, O.k.? Bjss

    ReplyDelete
  17. Querida amiga,

    Achei interessante este post. Não tinha pensado nisso até hoje! E claro, tinha que ser com a minha amiga querida. Obrigada, Lau!

    PS: Sou alérgica e confesso não me fazer bem o cheiro de incenso. No entanto, o cigarro não me faz espirrar. Antes fizesse! hahahahah Assim não fumaria.


    Beijos com carinho

    ReplyDelete
  18. Ai...ai... ai...ai...ai... ai... que cigarro é esse ? Vou dar seu nome à produção do Fantástico pra te incluir no Programa do Dr. Drauzio Varella, minha amiga. Jogue isso fora.:)

    Um beijinho e obrigada pela visita. Saudade...

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)