Tuesday, June 23, 2009

O Lado Direito do Cérebro



Eu não canso de citar , ultimamente, meu atual livro de cabeceira, “O Mundo é Plano”. Me encantei com ele assim que comecei a folheá-lo na livraria . São histórias e reflexões que nos ajudam a entender o mundo plano. De como manter a privacidade em um mundo onde todos podem divulgar informações e ideias na Internet. Esse achatamento do mundo, segundo o autor, é uma força positiva para os negócios, para o meio ambiente e para as pessoas do mundo inteiro, diz ele num dos capítulos.

Em outro, o autor fala em mudanças nos hemisférios. Não nos hemisférios Norte e Sul(rs) mas nos hemisférios do nosso cérebro. Achei interessante e compartilho com vocês.

Há muito tempo os cientistas sabem de que uma linha neurológica Mason Dison * divide nossos cérebros em duas regiões- os hesmiférios direito e esquerdo. Mas nos últimos dez anos, graças em parte aos avanços (ainda bem) nas imagens de ressonância magnética funcional, pesquisadores começaram a identificar mais precisamente como os dois lados dividem responsabilidades. Achei o “must “ essa conclusão.Cada um na sua...

O hemisfério esquerdo lida com a sequência, entendimento literal e análise. O hemisfério direito, por sua vez, cuida do contexto, expressão emocional e síntese.

É claro que o cérebro humano, com suas 100 bilhões de células fazendo um quatrilhão (rs) de conexões, é impressionantemente complexo. E põe complexo nisso. O meu de vez em quando dá até “tilti”.rs Como um dia desses, em que troquei a senha do banco. Ou melhor,fundi a senha do banco com a do blog.rs

Os dois hemisférios trabalham em conjunto, e usamos ambos em quase tudo o que fazemos. Mas, segundo o autor, a estrutura do nosso cérebro pode ajudar a explicar os contornos de nossos tempos.

Até recentemente, as habilidades que levavam ao sucesso na escola , no trabalho, nos negócios, eram características do hemisfério esquerdo.Eram os tipos do talento linear,lógico e analítico, aqueles que são medidos em vestibulares para uma universidade e até utilizados em testes de contabilidade. Hoje, essas capacidades ainda são necessárias. Mas já não são suficientes.

Num mundo virado às avessas pela terceirização, inundado de dados e sufocado por escolhas, as habilidades que mais importam estão agora mais próximas em espírito das especialidades do hemisfério direito- vocação,empatia, “ter uma visão global “e a busca do que transcede.Essa busca é que pega...

Mas como agir para alimentar sua habilidades do cérebro direito? A maneira de cultivar o cérebro direito é fazer algo que você ama fazer- ou pelo menos gosta de fazer e não porque representem vantagens econômicas.

Diante disso conclui-se que quando se ouve pais ou até paraninfos de sua formatura de faculdade dizendo a você para” fazer o que você ama”, eles não estão dando algum tipo de receita de água com açúcar”. Estão dando uma estratégia de sobrevivência".


Lau Milesi


Texto inspirado no Capítulo "O lado direito do Cérebro", do Livro “O Mundo é Plano”, de Thomas L. Friedman . Já foram vendidos mais de 3 milhões de exemplares no mundo.

* Referência a uma linha no mapa dos Estados Unidos que separava os estados escravocratas dos não escravocratas.(N.E.).