Monday, May 24, 2010

"O Café do Próximo"


O famoso cafezinho é um artigo que os brasileiros não dispensam. Falo por mim. Sou viciada em cafezinho. Se quero bater um papo com alguma amiga ou amigo, marco logo um encontro num Café. E ninguém duvida que o cafezinho está mesmo ligado à confraternização, àquela pausa (super necessária ) e até a uma boa conversa .
Ontem, amigos, depois de almoçar, fui dar uma volta e entrei na Livraria Argumento, no bairro carioca do Leblon. Um livro aqui, outro acolá e, de repente, me deu vontade de tomar um cafezinho. Sentei e pedi um . Na hora de sair, Francimar, a simpática garçonete, me deu a agradável notícia de que eu acabara de ser premiada com um "Cafezinho do Próximo ".
Para quem não conhece o Café do Próximo, trata-se de uma simpática corrente onde quem consome um cafezinho pode deixar outro pago para o cliente seguinte.
Essa corrente fiz questão de passar à frente. Era bem diferente daquelas aterrorizadoras que recebemos por e-mail, onde até a nossa quarta geração é ameaçada de quebrar perna, braços, se não enviarmos pra 1.00000000 de amigos.
Não quebrei "nada",nem a corrente,além de não desembolsar tantos reais. Cada café custa R$ 3. Fiquei tão animada, que veio aquela vontade de me colocar no lugar do outro, do próximo (sem trocadilho) e deixei dois cafezinhos pagos.

Adorei esse mimo, pois não costumo ganhar nadica de nada de mão beijada, como dizia minha avó. O Café do Próximo vem acompanhado de um biscoitinho de açúcar mascavo, uma delícia.

E enquanto me deliciava com os dois, fiquei imaginando quem teria pago meu café. Foi uma sensação tão interessante. Me senti próxima de uma pessoa que não sei quem é.
Uma bobagenzinha, alguns dirão, mas gostei do que senti.
Segundo informações dos funcionários, há quem siga a corrente à risca e de mão cheia. Existem generosos apreciadores do café que deixam pagos 5, 10, ou até mais cafés.
Boas novas, sinal de que o "Profeta Gentileza" tinha razão: Gentileza gera Gentileza.
Melhor ainda seria se outras correntes se propagassem por aí. Hoje em dia, os flash mobs, essas manifestações "combinadas" pela Internet, estão tão em alta.
Quem sabe, nós, aqui do blogspot, daremos um pontapé inicial para uma corrente que possa levantar alguma bandeira.Tá feita a sugestão. E um convite.Vamos tomar um cafezinho?[rs]

Um beijo
Lau



Imagem: Pixdaus

E.T.


O "Café Severino",onde é servido o Café do Próximo, é um espaço gastronômico que funciona na Argumento desde 1996.
O café foi trazido da Guiana Francesa ao Brasil, mais precisamente ao Estado do Pará, em 1727, pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta.

O Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e produz as duas espécies, nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. No Brasil, o café começou a ser plantado no início do século XVIII.



José Datrino, chamado "Profeta Gentileza", (São Paulo, 11/04 1917 -28 05/1996) tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.