Friday, April 16, 2010

"O beijo, seu mecanismo e efeitos colaterais" (reposting)



Hoje vi um casal que me chamou a atenção pelos beijos que trocavam. Não só a mim, como a todos os clientes do restaurante onde almocei com a família e uns amigos.Todos, inclusive os garçons, observavam, boquiabertos, a naturalidade e a espontaneidade da troca de beijos em público. Pessoal, que coisa de louco.Vocês nem imaginam... O casal beijava muuuito, ignorando completamente a todos que estavam ao seu redor. E era um beijo atrás do outro. E um não era igual a outro... O cardápio era mais variado do que o do restaurante. Só vendo pra crer.

Confesso que a uma certa altura não parava de olhar, encantada de ver a versatilidade dos beijoqueiros. Nem preciso dizer que os mais conservadores soltavam fogo pelos olhos.

Como tenho uma memória fértil, logo imaginei que seria interessante destinar uma área nos restaurantes aos mais incontroláveis beijoqueiros, quem sabe. Um lugar, tal qual existe em algumas estações de trens europeias. Mas voltei à realidade rapidinho, pois o casal estava pertinho de mim e não queria perder NADA do que via.



Como surgiu o beijo

Bem ... o almoço acabou, mas a vontade de transformar o acontecimento em um post começou. E foi aí que, vindo pra casa, tive uma ideia. Resolvi fazer uma pesquisa sobre o beijo. E vejam o que descobri: vocês sabiam , que não se sabe (rs) como surgiu o primeiro beijo da humanidade ? Descobri que as referências mais antigas aos beijos foram esculpidas por volta de 2500 a.C . nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.

Li, também, que, na Itália, no século XV, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente. Ainda bem que estamos no século XXI, imagine se e o rapaz que vi hoje vivesse nessa época.

Os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes. Conta a história que imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Já os súditos podiam beijar apenas seus pés.

Sempre sobra para os súditos... e dependendo do tipo de súdito, tem mais é que beijar pé mesmo. Se forem "pelegos", então... (esse último parágrafo é meu, não da pesquisa)

Continuando... antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção em forma de beijo. E o ritual se estendia pela festa, quando a noiva deveria circular entre os convidados e beijar to-dos -os- ho-mens -na -boca que, em troca, lhe davam algum dinheiro.

Enfim , as curiosidades sobre o “beijo” são muitas, mas o que me chamou a atenção foi todo o mecanismo do beijo, o que veio reforçar a impressão que tive da imagem do casal no restaurante.


O mecanismo

Observem se não tenho razão. Durante o ato de beijar são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo tem também benefícios para o coração.

E mais: no beijo há uma considerável troca de substâncias.São 9 miligramas de água, 0,7 decigramas de albumina, 0,8 miligramas de matérias gordurosas, 0,5 miligramas de sais minerais, sem falar em outras 18 substâncias orgânicas, cerca de 250 bactérias, e uma grande quantidade de vírus.

Mas, por favor, não se assustem com esses números- esse não foi meu objetivo- o beijo é ótimo. Além disso, queima calorias.

Efeitos colaterais

Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias. Diante da pesquisa entendi porque o casalzinho parecia anoréxico.O rapaz e a moça eram magrinhos, magrinhos. Falta de apetite ou beijoqueiros de carteirinha? Sei lá. Mas que fiquei com vontade de beijar, ahhh..., fiquei sim.

"Osculuns" e um bom final de semana para todos.

(publicado em abril de 2009)
Lau Milesi




Em tempo
Como estou comemorando um ano de blog no ar, estou na onda do flashback . Desculpem, pois esse texto já foi publicado há um ano. Mas como ainda estamos na semana em que se comemorou o Dia do Beijo... ainda não é peça de museu.

2-Hoje em dia existe também o "famoso" beijo técnico, tão defendido por atores e atrizes.

Bye
Bjs
Ilustração: “O Beijo “, de Francesco Hayez, Pinacoteca di Brera, Milão. Francesco Hayez, um pintor italiano, considerado o máximo expoente do romanticismo histórico.

Pixdaus: couple kissing


46 comments.