Monday, July 2, 2012

Sobre Memphis...e Elvis...que não morreu meeesmo :)




Quem chega à cidade de Memphis, a maior cidade do estado americano do Tennessee, é saudado pelo  "Rei do Rock", Elvis Presley, e o "grande" BB King, "Rei do Blues"(link).Localizada ao sudoeste do estado,  Memphis está entre as 50 maiores cidades na terra de Obama, o primeiro afro-americano a ter o cargo, o  44º Presidente dos Estados Unidos da América.
                                                 
         
                                    
 
                                                         


Considerada  uma das três cidades mais importantes da música norte-americana, assim como New Orleans e Nashville, a cidade carrega  também um dado histórico mas  não tão alegre e saudável quanto a música. Foi em Memphis que Martin Luther King Jr, líder da luta contra o racismo norte-americano, foi assassinado  em 4 de abril de 1968.

Durante a minha visita  à cidade cheguei  a comentar sobre  a satisfação que  Martin Luther King  teria com Obama na presidência dos Estado Unidos. Ainda bem que o povo americano andou pra frente e esqueceu (?) esse ranço abominável, o preconceito.Ninguém  é melhor do que  ninguém nessa vida.Todos são iguais, independente de raça, cor, credo ,riqueza, prestígio, embora, lamentavelmente,ainda há quem pense diferente. 

A cidade de Memphis também ficou famosa por ser a casa de Elvis Presley entre 1948 e 1977.A mansão Graceland, patrimônio da família Presley, hoje transformada em museu, continua sendo um dos pontos mais visitados do estado e recebe cerca de 600 mil pessoas por ano. Faço parte dessa estatística por longos anos, pois já visitei Graceland várias vezes.



                                                           (mansão onde Elvis viveu e sua filha Lisa Maria Presley cresceu)
Graceland parece uma outra cidade dentro de Memphis, tamanha a energia que se sente ao visitar  a casa onde durante muitos anos viveu Elvis...e ainda vive.. na memória de quem assiste todos aqueles vídeos sensacionais, percorre as acomodações da casa, aprecia a coleção de troféus, seu piano, seus discos de ouro, fotos de suas  vestes únicas etc.

                                                                         (Piano Room)

                                             (caminha de Elvis, lugar onde tinha seus "dreams")

(sua biblioteca, Elvis também gostava de livros. ) 


                  (Hall of...:) tão bem fotografado que foi cortado...) :)





Elvis nasceu em uma humilde família americana de Tupelo, no Mississipi, e sua carreira  estourou em 1955.A  influência  do rei do rock e seu inegável sucesso podem ser resumidos numa frase do grande e também inesquecível  beatle, John Lennon: "Enquanto alguém pensava em fazer algo, Elvis já havia feito tudo". Conheço gente assim. 

Elvis virou estrelinha  em 1977, por complicações com o uso abusivo de remédios. Autor de sucessos como Love Me Tender,Its Now Or Never,Jailhouse Break, dentre muitos outros,o "rei do rock",dono de uma belíssima  voz, se tornou um dos maiores ícones da cultura pop no mundo inteiro. E até hoje é ...

Afinal, Elvis não morreu. E continua " lindo" ...:)


  Hoje deixo Cher com "Walking in Memphis".


Recadinho:
Amigos que passam por aqui, peço desculpas pelo abandono do blog, mas foi/está sendo por um motivo justo: "encantamento" pela minha gringuinha, que  ainda absorve todo, todinho o tempo que tinha livre para outras atividades .Como a de blogar , por exemplo.

Um beijo e uma boa semana. :)

Lau

Imagens: minhas, e a da mansão sequestrei da Internet. Tenho zilhões de foto, mas não tive tempo  de "downlodear" todas.