Tuesday, February 1, 2011

Olá!! Re...conectei-me... Voltei...



Olá amigos que me visitam, tudo bem com vocês ? Tomara que sim. Saudade...


"Re...conectei-me", "voltei...aqui é o meu lugar , minha emoção é grande, a saudade era maior... e voltei pra ficar"...,como diria o grande compositor Oswaldo Nunes.

Recebi esse vídeo abaixo (alguns devem conhecer) da minha amiga Márcia Altoé e lembrei de trazê-lo para o blog. É de uma operadora de celular da Tailândia, a DTAC, e desenha um quadro perfeito do que é viver excessivamente conectado.

Evidente, que há quem saiba dar limites à essa conectividade.Mas também há quem não saiba meeesmo.

Há pouco tempo, ninguém me contou, presenciei uma cena bizarra em um Grande Parque de Diversões, visitado por crianças, adolescentes e adultos, que bem poderia fazer parte desse comercial. Vi uma menina de uns 16, 18 anos , durante uma apresentação de um filme em 3D , de efeitos especiais espetaculares, com os olhos grudados em seu celular, enviando e-mails, como se estivesse isolada em uma ilha. Fiquei perplexa.

O
programa Fantástico, da TV Globo, apresentou um vídeo (veja aqui) de uma mulher que se esborracha num "chafariz," dentro de um shopping, por estar enviando SMS de seu celular. Pasmem! Soube que ela quer processar o shopping.


No livro "Os Superficiais", ainda não lançado no Brasil, o norte-americano e comentarista de tecnologia Nicholas Carr afirma que o excesso de informações tem transformado as pessoas.E ele questiona, com veemência, o que chama de "interrupção".


"Mesmo sabendo que conectividade significa criatividade, o "além da conta" dessa conectividade, dessa "interrupção" pode paralisar nossa criatividade? Será que ela nos trará algum déficit de atenção"?, pergunta o autor.


Confesso que respondi positivamente à pergunta.Ultimamente vinha apresentando esse quadro de forma gravíssima. Cheguei a ingerir, seguidamente, dois comprimidos de um mesmo medicamento, ganhei duas multas de trânsito, dentre outros sintomas. Andava "fora do ar", em "outro planeta" como dizem aqui em casa. Sem contar o estresse, a irritação e a falta de paciência com tu-do.Tu-di-nho mesmo.


Muitas vezes olhava todos os e-mails que me esperavam no computador e tinha vontade de apagar tudo. Andava de pavio curto, como dizia meu querido e saudoso pai.


Usei o verbo no pretério imperfeito (embora não aprecie esse tempo)porque com as minhas férias já deu para sentir uma melhora nos meus sintomas. Estou mais centrada. Ainda bem...


E essa melhora no quadro de falta de atenção e irritabilidade não se deu pela minha ausência nessa atividade tão agradável de "blogger".


Acontece que, por força dos nossos compromissos profissionais e sociais, ficar horas à frente de uma tela diariamente traz desgastes não só emocionais, como físicos (lesões ortopédicas , gordurinha localizadas...) . Isso todo mundo sabe. Mas os que muitos não podem imaginar é o quanto é libertador dar um corte abrupto de vez em quando.
Thomas Friedman cita em seu livro que, em pouco tempo, talvez tenhamos que recriar artificialmente a experiência de estar " fora". "Talvez em breve vejamos anúncios de um resort prometendo não só lindas praias e quartos elegantes , como também nenhuma conectividade" .O anúncio poderia dizer: "garantimos que nenhum dos quartos conta com serviço de internet", acrescenta o jornalista e escritor.


Mas eu, Lau, digo que estou de volta, re...conectei-me, um pouco mais energizada, e prometo que contarei as novidades . Uma delas conto agora . É essa aí abaixo:




Chama-se Carly Rosey, microcefálica,[rs] bonitinha, muito agitadinha e já conectada, como se pode ver. Essa é a substituta da Magali, aqueeeela gatinha da minha gringuinha ,que desapareceu e nos deixou morrendo de saudade.


Vida que segue ... mais tarde estarei, feliz da vida, retribuindo as visitas dos amigos que me deixaram comentários gentis, carinhosos e aconchegantes no post da minha despedida. Muito obrigada!
Um beijo


Lau







Citação: O Mundo é Plano - Thomas L. Friedman , escritor, colunista político do New York Times (autor de Beirute a Jerusalém)

Imagem : Free- Pixdaus.

32 comments:

  1. Bem vinda!... Mais que certo esse seu regresso mais afincado que nunca!... Afinal, que há de interessante, lá fora, nessa terra debaixo de um céu que muda de cor sem obedecer a ninguém?!!!!... Isso lá fora está muito perigos; se chove a gente molha-se, se passa uma brisa selvagem, levamos com ela na cara e até nos pode por bem dispostos, O Sol irradia uma Luz forte e fere nossos olhos habituados à escuridão da salinha de chat, e, depois, ainda há aquela gente toda espalhando cheiros e cores e chorando como loucas!!!!!!... E há mesmo pessoas que riem soltando sons estridentes de felicidade e há uns sorrisos estranhos bem diferentes dos "smiles" amarelos!... E os beijos?!!!!!!... Ai Jesus, lá fora, há pessoas a se beijarem como nos filmes, só que é mais esquisito que o 3D!!... E os filhos, pequenos, a choramingar, a berrar... nada a ver com os "SIMS"... e comem fruta muito perigosa que emana um cheiro tão diferente dos processadores, queimando, de PC, que chegam mesmo a causar vómitos!!!!!!!!!...
    Para não mencionar a falta de Liberdade que se vive nesse mundo, aí fora, sem os amigos do orkut, do facebook e das asas que o Google nos oferece!... Viver!...

    Isso aí, amarelinho torrado, é mesmo um gato ou um... tamagochi?...



    Abraço

    ReplyDelete
  2. \o/ \o/ \o/ Ela voltou. Saudades, saudades, saudades.
    Muitos beijos

    ReplyDelete
  3. Lau! É dia de festa! E que bom tê-la de volta ao seu, ao nosso convívio.

    E nos trazendo uma tema que dá o que pensar, gerenciar atitudes e comportamentos de modo que não nos prejudiquemos, e ainda, ao outro. Porque o outro, no seu outro 'lado' sofre todas as consequências, também.

    O equilíbrio e o senso.

    A gatinha é fofa e que bom que puderam compreender a importância que um animal de estimação tem nossas vidas, independente do sofrimento que nos causam quando é chegada a hora, da partida, ou da chegada [dependendo do ponto de vista] afinal... Afinal!

    Boa semana, bom mês, bom Ano Novo, Lau.




    ¬

    ReplyDelete
  4. Lau, seja bem vinda querida, estávamos com saudades...
    Texto ótimo, merece nossa atenção.
    Um super abraço!

    ReplyDelete
  5. Oi amiga Lau! :)

    Tô super feliz por estar de volta querida :D.

    Achei a imagem linda! E concordo com o que você disse em relação a ficarmos tão focados na tecnologia toda que temos ao nosso dispor que acabamos por nos desligar do real lá fora.

    Achei a Carly um mimo! ;)É muito bonitinha mesmo.

    Que bom que está de volta.
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Eu vi essa moça do chafariz,,,ela estava tão concentrada no celular que so se deu conta quando caiu,,,olha,,,vejo essas tecnologias como a criação de um mundo proprio,,,as pessoas entram ali e não cabem mais ninguem,,,não veem mais nada alem daquele mundinho...que não é pequeno...mas é muito restrito,,,esquecemos de coisas mais importantes muitas vezes....beijos de bom dia pra ti,,,e bom demais ver voce voltando....

    ReplyDelete
  7. Lau,

    Bem tornada!! Saudades!! Espero novidades da viagem, a gatinha já amei!! Devo confessar que meu vício "cybernético" é grave, já estou pensando em como será nas minhas férias, abril ou maio, em que terei que me deslogar um pouco pra reenergizar. Ultimamente tenho tentado equilibrar as coisas estando longe do computador (ou pelo menos do blog, facebook e twitter) aos fins de semana e feriados, mas não é fácil. Um dos tristes sintomas dessa minha dependência é que se antes eu lia uns 3 ou 4 livros por mês, hoje às vezes não leio nenhum. Nem e-book, rsrsss!! Tenho que mudar isso...

    Bjs e boa semana!!

    ReplyDelete
  8. Querida amiga Lau!
    Seja bem vinda de novo à nossa companhia,parece que as coisas estão bem consigo, ainda bem.
    Também vi a substituta da magali,e a sua gringuinha depressa se vai habituar a ela, e pouco a pouco irá esquecendo, a magali.
    Eu moro aqui ao pé de uma escola segundaria,onde oitenta por cento dos moços e moças, vão e saem da escola com um telemóvel, na frente dos olhos, e já vi pessoalmente, dois ir bater nos carros em movimento, menos mal que os carros nesta zona circulam devagar.

    um beijinho grande para si,
    José.

    ReplyDelete
  9. Oi querida amiga Lau. Many regards from Budapest, Hungary!

    ReplyDelete
  10. Uma belissima quinta feira pra ti querida,,,beijos poesia e flores...

    ReplyDelete
  11. Olá D´Alma, obrigada pelas boas-vindas.
    Tammagochi??? Essa foi tirada do fundo D`Alma, ooopss, do báu.
    A Rosey é lindinha e é poliglota.
    Aprecio seu humor.

    Abraço

    ReplyDelete
  12. OI Mari, obrigada. Fiquei tão contente de você vir aqui me dar as boas-vindas.É bom, a gente se sente querida.
    Um beijo

    ReplyDelete
  13. Wanderleeeey, saudades suas também. Adorei suas boas-vindas. Me "achei", como dizem aqui no Rio. Estou em falta com um montão de pessoas, estou numa fase complicada, amigo.Depois vou parar nas Estações..:)

    Beijoss e valeu mesmo.

    ReplyDelete
  14. Hi Epee!!! Obrigada, que surpresa agradável! Pois é, independente da (o) D´Alma (dizem que alma não tem sexo) ver um amendoim torrado no lugar da Rosey :), a gatinha traz a todos nós felicidade e alegria. A felicidade está em coisas como essa, por exemplo. Tão simples,né Epee? Feliz fim de semana! Feliz 2011!!!
    Beijosss

    ReplyDelete
  15. Olá Dora, obrigada. É...pra se pensar mesmo. Eu, minha amiga, estou vivendo um estresse virtual brabíssimo. Surtei geral. Mas já corri atrás de ajuda médica.(por isso estou aqui hoje, do contrário...)

    Ah...desculpe não ter atendido a ninguém no facebook. Explicarei lá (msgs)com mais calma meus problems. Já não logo no face há mais de 20 dias.

    Um beijo e valeu, Dora.

    ReplyDelete
  16. Olá Fátima querida, tudo bem? É para se refletir mesmo. Contei minha experiêrncia e tenho testemunhas do que está (ainda ) acontecendo comigo em razão de " ter que" estar à frente de um computador diariamente. Surtei geral e brabo, amiga. Um vexame. :(
    Obrigada pelo carinho com a Carly. E comigo também. :)

    Um beijinho

    ReplyDelete
  17. Olá poeta amigo, obrigada pela ajuda.Obrigada mesmo. A Amiga do Desnu... é amiga da minha prima aqui do Rio (essa não bloga). Eu escrevi isso no seu blog e depois me arrependi. Desculpe. Mas não tem nada demais, não é? Poeta amigo, esse "mundinho" vicia, contagia (em todos os sentidos) e nos faz pagar micos e micos. Esse vídeo do chafariz eu recebi há um tempão da Revista Parade, mas não estava acessando meus e-mails. Hoje ele está bombando na Internet. :)

    Um beijo e obrigada por sua gentileza.

    ReplyDelete
  18. Oi Daniiii, saudades também. Bem tornada??? Nem te conto. Facebook, Orkut? Que isso? Você deve ter visto que virei "ghost". Não tenho a mínima vontade de ir neles. Surtei geral, Dani. Que fase!!! Ihiii...pode dar uma parada nesse louco mundo virtual . Quero divulgar outros livros. Pare e comece a escrever outro, anda.:)

    Beijos, Dani, obrigada pela força.

    ReplyDelete
  19. Oi José querido, saudades de você, amigo...
    Fiquei pasma do que você me contou. Que perigo!!! É...temos que abrir o olhos com esse mundo virtual que nos enlouqce. José, eu estava num shopping almoçando e vi um casal sentado ao lado do carrinho do bebê e cada um deles com um celular na mão, checando mensagens. O bebê olhava para um lado, pra outro... e os pais nem aí...cada um em seu mundo virtual. Ando um pouco cansada disso tudo, amigo. Estressei geral, desculpe não ter respondido antes. Ando num desânimo... E não é de hoje? Lembra do meu post sobre "Cansaço"? Mas hoje estou me sentindo melhorzinha.

    Um beijo e obrigada viu?

    ReplyDelete
  20. Hi Phivos!!! Enjoy, meu amigo . Beijos pra você e pra família.
    Beijossss

    ReplyDelete
  21. Bem vinda...já estava com saudade!
    Eu penso que tudo se quer com conta e medida! O excesso nunca foi bom em nada. Ao contrário do que muitos pensam, atrasa em vez de adiantar!
    Por isso, eu tenho um programa e, quando sinto que estou a ficar demasiado tempo no blog ou FB, desligo e vou passear. Ás vezes, dou um dia ou dois de "férias" à Net e faço outras coisas.
    Detesto telemóveis..só uso em caso de necessidade. Acho ridículas as figuras que as pessoas fazem, semore como Tm colado ao ouvido, andando e falando alto e todo o mundo ficando a par de assuntos até privados. Um dia vou filmar estas imagens grotescas e pô-las a circular...
    Conheço um mocinha que é dona de um café e está sózinha a atender clientes: "É um café que quer? E mais?" Tudo isto com o Tm sempre pendurado no ouvido e continua conversando...Ás vezes o cliente pergunta:" Está a falar comigo?" É ridículo!! Lava a loiça com o tm colado entre o ombro e o ouvido...vejo esta cena quase todos os dias...Isto é normal???
    Beijocas e bom fds.
    Graça

    ReplyDelete
  22. Obrigada, poeta, amigo, querido e prestativo. A cada dia aumento seu título, Everson. :)Minha quinta foi, foi...

    Adoro poesia (mas não sei comentar) e flores! Obrigada por me dar as boas-vinda de novo.Bem melhor assim do que não receber nenhuma, não é?
    Beijosss

    ReplyDelete
  23. Ô Graça, me emocionei agora. Obrigada.Amiga, ando estressada, tudo me faz chorar.O ano acabou e já se começa o novo ano com um montão de coisas pra fazer.É muita coisa na cabeça da gente, né Graça? Me junto ao seu pensamento. Odeio esse comportamento das pessoas ao celular. Morro de vergonha de falar alto ao cel, me policio muito. Graça , houve época em que tinha que usar além de 2 celulares, um rádio. Hoje em dia já reduzi a carga (mas ainda é grande). Já me retirei de cafés (meu vício) por assistir cenas como a que você descreve. Sou fresca com essas coisas, gosto de atendimento VIP. :) E acho uma falta de respeito, as pessoas atenderem um cliente com um cel ao ouvido.
    Graça, me sinto uma incompetente quanto ao ato de blogar. Não dou conta de visitar as pessoas, não sei, assim como você,acessar um blog e não fazer um comentário sobre o assunto do post. E isso demanda tempo, boa vontade da Net e, na maioria das vezes, do nosso provedor. Eu estou numa demanda com o meu de casa que você nem imagina. Não tenho recebido a velocidade pela qual pago . Não consigo acessar a determinados blogs, demora muito e aí...vem a ansiedade, o estresse.Esse fato contibuiu para o meu estresse. Afinal de contas, os amigos são gentis e você não poder retribuir essa gentileza dói. Aliado a tudo isso existem as obrigações profissionais. Há pouco tempo fiquei mais de 4 horas, direto, à frente de um computer divulgando um trabalho. Adoro bater papo com você. Nunca trocamos um e-mail mas sinto você bem próxima.Isso acontece com outros amigos aqui. Que bom, não é?

    Um beijo e obrigada pelo papo.

    ReplyDelete
  24. Um excelente final de semana pra ti querida amiga,,,beijos e poesia sempre.

    ReplyDelete
  25. Oi poeta amigo, prestativo, querido, gentil e talentoso, :) obrigada .Pra você também.

    Beijossss

    ReplyDelete
  26. Lau querida!
    Que belo depoimento! É preciso saber dosar! E como se faz isso??? rs
    Beijos e seja bem-vinda, amada!

    ReplyDelete
  27. Pretendo dar minhas boas vindas com dois grãos de sal:
    1. A moça conectada que estava andando e caiu dentro da fonte, de fato quer processar, e parece ter sido desaconselhada, por ser uma cliente habitual de processos dessa natureza, e os julgadores são bastante suscetíveis à questão do hábito de ganhar dinheiro com esses 'acidentes'; só aceitariam o processo se a água fosse suficientemente suja para deixá-la (a cliente) bem ultrajada;
    2. Gostei da Carly, nada como uma solução homeopática, a vida sempre busca a vida. Todos ficarão felizes, sem exceção. Incluindo nós seis leitores habituais.
    O texto ficou ótimo, as questões da conectividade ainda estão sendo estudadas, mas o resultado será o que concluir que nos encaminhamos para ser um grande formigueiro. Tentando conciliar a reflexão com o instinto animal. Que nos ameaça sempre. Beijos, seja bem vinda, muitos, e sempre.

    ReplyDelete
  28. Amigo Djabal, desculpe não ter respondido antes.Ando com o meu distúrbio de atenção exarcebado.

    Pois é, esse vídeo bombou na Internet e eu já tinha recebido há um tempão da Revista Parade. A Le assina a revista pra mim lá na terra do Obama.Esse mundo virtual nos põe doidinhos, acabamos por misturar as estações e aí o bicho pega, fica-se doente,vem o estresse e por aí se vai... Isso se contar as "bizarrices" que surgem, não é? Com a onda da conectividade temos que nos preocupar com a questão da privacidade também, não é?

    Obrigada pela visita e por sua amizade.

    Um beijo e seja bem-vindo ao planeta Internet:).

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)