Tuesday, September 28, 2010

"Olhar"


O que eu vejo

me atravessa

como ao ar


a ave


o que eu vejo passa

através de mim

quase fica

atrás de mim


O que eu vejo

a montanha por exemplo

banhada de sol  

me ocupa

e sou então apenas

essa rude pedra iluminada

ou quase

se não fora

saber que a vejo.



(Ferreira Gullar)

A todos os olhares amigos, românticos, carinhosos, amorosos, respeitosos,solidários... e por aí vão...os olhares... (do bem).


Um beijo, amigos.

Bom dia e até mais tarde

Lau








Ferreira Gullar -
São Luís (10 de setembro de 1930)- É um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos . Com dezenas de livros publicados, o poeta maranhense é conhecido pela crítica e pelo leitor, em geral, por seu tom, que mistura o lírico e o social, sempre trazendo denúncias contra os governantes, separando muito bem quais são os dominantes e quais são os dominados. É dono de uma alentada obra, que vai de poemas a ensaios, passando por peças teatrais, prosa experimental, roteiros para telenovelas, traduções e crônicas.

Imagem: Good Bye Bird -Pixdaus

55 comments:

  1. "me atravessa
    através de mim
    atrás de mim
    me ocupa
    saber a que vejo."

    Não foi à toa. Os adjetivos pespegados ao seu nome. Ele é grande. Essa poesia, quando a li, agora, pela primeira vez, me deu a impressão de um balanço, algo que passa, atravessa, e ocupa. Um movimento pendular, até que paramos e descobrimos que somos pedra, não fosse o sabor que nos transforma em pedro.
    O poeta, de fato, nos ilumina, nos aclara e faz surgir um instante. Um êxtase. Meus parabéns, seu gosto é e está ainda mais afiado. Beijos.

    ReplyDelete
  2. Olá menina
    Maravilha. Adoro Ferreira Gullar, ele tem coisas maravilhosas, como esse poema que você escolheu.
    Beijos
    Obs visite esse blog: http://paulobraccini-filosofo.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. ó. eu sô que nema justiça: tardo mas não falho.

    tô aqui.

    ps: domingo, o maior velório coletivo da história da elite brasileira. bye, bye, udn-arena-pds-pfl-dempsdb...

    ahahahahahahahahahahahahahahaha

    beijoooooo

    ReplyDelete
  4. Lindo,,,o que vejo é o mundo que me rodeia em poesia...beijos de bom dia pra ti.

    ReplyDelete
  5. Que lindo... vou guardar meus olhos para ver apenas coisas belas como essas, cansei de coisa feia... aiai, aew o coração sente menos né?... bjaooBFFs2!

    ReplyDelete
  6. Lindo , lindo , lindo ...


    BjO e um dia de Paz.

    ReplyDelete
  7. Que lindo, amiga!!!!

    O que vejo aqui, sempre me encanta!

    Márcia Altoé

    ReplyDelete
  8. Em primeiro lugar quero dizer que adoro a imagem colocada no post :), em segundo amei o poema! Seus post's são deliciosos de se ler ;).

    Obrigada pelo carinho em meu blog.

    Bjs

    ReplyDelete
  9. Superbe texte poétique accompagnant une photographie de rêve.

    Bravo
    Avec mon amitié de France,

    Roger

    ReplyDelete
  10. Ah, o olhar, como engana! Sabe aquela célebre pintura do Magritte, "A poesia é um cachimbo"? Essa definição aponta para o óbvio, tantas vezes esquecido: a pintura de um cachimbo não é um cachimbo, e sim uma pintura (de um cachimbo).
    Beijo, Lau. Adoro seus posts, embora não venha aqui - ou ali, ou acolá - com frequência, ainda mais agora que, seguindo os amigos, entrei para o Facebook. :)

    ReplyDelete
  11. Oi Lau,
    Faz muito tempo que ando por aqui, e já tinha levado teu link para o meu canto...No entanto, só agora tive vontade de "deixar marcas..." Obrigada pela tua recepeção calorosa! E seja sempre bem vinda ao meu espaço.

    Beijos

    ReplyDelete
  12. Bom lê Gullar nesta tarde de terça, nublada mas abafada... Gullar, meu conterrâneo!
    bjs*

    ReplyDelete
  13. Agradecendo e retribuindo o carinho da visita ... muito bom poder estar por aqui e ainda deparar com a genialidade de Gullar ...

    bjux

    ;-)

    ReplyDelete
  14. Não é o olhar que modifica as coisas... é o modo como se olha! Lindo!
    Uma semana muito feliz.
    Beijo
    Graça

    ReplyDelete
  15. Olá Pelos Caminhos da Vida, muito bom você "olhar" dessa maneira. Que bom que você gostou!Eu esqueci de dizer que gostei muito de te conhecer no post de homenagem ao seu filho.
    Um beijo

    ReplyDelete
  16. Oi Djabal, tudo bem? Verdade, Gullar é grande. Está com 80 anos,uma gracinha com aquele cabelo ralinho caindo sobre os olhos.Na Livraria Travessa de Ipanema estão expondo as colagens dele. Muito legal.
    Gullar diz que "a arte existe porque a vida não basta".É um belo "Olhar", não é Djabal?Adorei sua interpretação,o seu "olhar" em relação ao poema.:)
    Um beijo, amigo, obrigada pelos elogios.Imagine...quem sou eu...

    ReplyDelete
  17. Oi menino Wanderley, ele é "o cara". É um senhor talento, né? Irei visitar o blog , aliás, fui e gostei muito. Tem humor dos bons e aprecio muito as pessoas bem-humoradas. Estou precisando desse clima.
    Um beijo, valeu amigo.

    ReplyDelete
  18. Oi Paulinho,tudo bem? Taí, não deixa de ser um belo e generoso "olhar"... ao futuro...
    Comunico que o Zoo do Rio abre as portas para o público, "Avon Chama"... para o próximo voo de jatinho. A camada de ozônio , os rios assoreados etc pagam as horas-voo A logística pra sexta já está toda preparada.
    Afinal,está chegando o dia "D".
    Beijos

    ReplyDelete
  19. Que lindo poeta Everson, seus olhos sabem ver e enxergam. Um belo olhar o seu também. Mas quem agradece poder "olhar" seus poemas sou eu, viu?
    Um beijo

    ReplyDelete
  20. Você é fogo, Assis. Que olhar, hein... :) Poeta conhece poeta mesmo. José Ribamar Ferreira . Gullar é pseudônimo do Ribamar, tá certo.
    Mas olha só...seu poema " Cantata em outro tom para a donzela de olhos raiados", fica ali, coladinho, lado a lado com o Olhar de Gullar. É lindo, peguei pra mim.O 352 também peguei. Mas sempre defendi a bandeira dos direitos autorais, não se preocupe, poeta.
    Beijo

    ReplyDelete
  21. Oi Rê, guarde, sim, meu amiguinho querido. A vida é cheiiiiiinhaa de coisas feias...e tristes. Olhe só pra coisa boa, bonita, alegre.Coisas tristes (notícias)fecham o coração da gente, machucam, põem névoa, molham o nosso olhar. Mais tarde vou "olhar" o seu blog, tá?
    Um beijo (bff)

    ReplyDelete
  22. Olá Malu,muito prazer, seja bem-vinda.
    Obrigada por deixar suas "impressôes faciais".
    Retribuirei sua gentileza mais tarde.
    Beijosss

    ReplyDelete
  23. Oi Márcia, obrigada. Que bom que dessa vez concordamos !:)
    Vou iniciar uma abaixo-assinado pra você criar seu blog.Anda, menina...:)
    Beijosss

    ReplyDelete
  24. Fátima querida, a imagem foi em homenagem à minha amiga Áurea, daqui do blogpsot, que partiu, virou estrelinha. Ela era de Portugal também. Quanto ao poema, concordo com você. Adoro o "olhar" do Gullar.
    Beijinho , depois vou saber das suas novas.

    ReplyDelete
  25. Olá caro Doutel, que bom.Você é muito gentil, obrigada. Apreciou, então. Fico satisfeita.
    Um grande abraço, amigo.

    ReplyDelete
  26. Salut Roger, je suis contente que tu aies apprécié le poème et également d'avoir reçu ta visite. Tu me manquais.
    Une bise du Brésil.
    Lau

    ReplyDelete
  27. Oi Ana querida, que honra te receber.
    Imagine ...quem admira seus posts sou eu.
    Ana, adorei seu olhar. Um olhar profissional, de quem vive "olhando" " "brain e alma "das pessoas, né Dra.? :)
    Muito interessante você citar Magritte, lembrei de William James, ("a palavra cão não morde").

    Recebi sua mensagem do facebook. Adorei! Concordo com você, essas inúmeras redes sociais tomam tempo da gente, né Ana? Quase não vou ao facebook, sou tímida lá, engraçado...
    "Tuítar" só quando estou engasgada:) ou quando o chefe pede.
    Um beijo. Vou te visitar.

    ReplyDelete
  28. Ai Ivete, que vergonha. Desculpe não ter ido "olhar" antes. Mas já fui, adorei e deixei minhas marcas.:) Obrigada por voltar aqui. Passarei por lá também, sem dúvida.
    É que o tempo dá rasteira na gente. Temos que ser espertas para dominá-lo, não é?
    Beijosss

    ReplyDelete
  29. Oi Franck, é mesmo... Vi que é seu conterrâneo.
    Sinta-se homenagenado com o "olhar" de Gullar, então.:)
    Bjo

    ReplyDelete
  30. Olá Paulo, eu que agradeço sua visita. Fui lá conduzida pelo amigo Wanderley. Ele deixou, aí acima, essa sugestão. E eu adorei o seu olhar "bem-humorado". Gostei mesmo.Parabéns
    Beijosss

    ReplyDelete
  31. Graça querida, você disse tudo. Sintetizou muito bem. O modo com que se "olha", é muito importante. Muitas vezes "deletamos" coisas e até pessoas da nossa vida porque não souberam nos "olhar" como deveriam. Há olhares desconfiados, cheios de maldade e de interpretação errôneas, não é amiga ? Fazer o que? ? Entregar pra Deus "olhar " . Vida que segue... olhando pra frente e pra quem nos ama.:)

    Graça,fui ao seu blog ontem, mas não consegui postar comentário. No de outros,também. Aparecia a mensagem "error 533". Volto hoje.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  32. Oi poeta Everson querido, obrigada pelos votos. São sempre bem recebidos e os efeitos são poderosos. É sua aura,amigo,que é linda.
    Um beijo de boa tarde.

    ReplyDelete
  33. Oi , Lau !

    Adorei sua visita e presença . :)
    Quem agradece sou Eu !

    Bjo Grande e Obrigada pelo carinho,
    me deixou muito Feliz ...

    ReplyDelete
  34. Há diferenças!

    E há quem não se aperceba delas. Olhar é diferente de ver, assim como ouvir é diferente de escutar. E tantos outros verbos que apesar de nos parecerem sinônimos, às vezes, são verdadeiros antônimos.

    Assim, a vida. Seus caminhos e suas dificuldades.

    As pessoas.

    E todo o resto do mundo ao nosso redor.

    Deixamos passar palavras, momentos, sensações... deixamos passar o engano, a mentira mantida como verdade... a ilusão, o sonho... e juntos, vamos passando no tempo.

    Quando damos conta, no fio, a corda lá se foi. A vida, suspensa, é sé um grito, contido, rouco e mudo.

    Eu espero sinceramente, Lau, e desejo, que essa sua voz, seja ouvida aos tantos quantos cantos desse mundo, e nada virtual, nada fora da linha da imaginação, seja sentida e avaliada na justa medida que se faz necessária.

    E oportuna.

    Só assim, volto a acreditar que o mundo pode ser bem melhor fora do alcance de nossa visão, umas vezes, tão limitada.





    Um beijo, pela reflexão.

    ReplyDelete
  35. Bom Dia , Malu! Desculpe não ter ido antes. Agora já sei o caminho.
    Beijos e obrigada, viu?

    ReplyDelete
  36. Oi Dani querida, obrigada.
    Pra você também.
    Beijossss

    ReplyDelete
  37. Oi Epee querida, perfeito. Comungo do seu lindo olhar. Quantos olham e não "enxergam", não é Epee?
    Obrigada pelo olhar sobre a vida, a "viva", e por aquela que se vai. Seu olhar é futurista, solidário, amigo.Acalenta.Muito bom, muito.
    Devolvo o beijo pela reflexão.

    ReplyDelete
  38. Lau, minha amiga
    Ótimos, como sempre, os posts mais recentes. Emocionei-me com a homenagem à amiga blogueira que se foi. Um grande abraço e parabéns.

    ReplyDelete
  39. CONVITE VIP
    Olá, querida Lau
    Passa amanhã em meu Blog... dia 01/10... a partir das 10h... e não teremos hora para acabar a festividade...
    Oferecei um coquetel de 7 botões de rosa orvalhada...
    Não falte, vai me fazer MUITO feliz e desejo fazer-lhe também.
    Abraços fraternais

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ReplyDelete
  40. Olá Marcelo, como vai? Obrigada por sua solidariedade e seu carinho.Quanto à amiga blogueira, nem fale. Era uma pessoa maravilhosa. Deixa saudade. Um outro grande abraço e obrigada pela amizade.

    ReplyDelete
  41. Oi Déborah, tudo bem? É lindo, também acho esse poema do Gullar um arraso. Beijossss

    ReplyDelete
  42. Olá Orvalho do Céu, que legal, obrigada pelo convite. Irei mais tarde lá, O.K.? Hoje tenho um dia complicado.Entrei aqui só para responder aos amigos.
    Boa festa e até logo mais!
    Beijossss

    ReplyDelete
  43. Querida Doce Lau,
    espero que ja esteja um pouquinho melhor, algumas coisas acontecem...e nos nem esperamos!
    Mas como te amamos muito!!! estamos aqui sempre ao seu lado, acho que vai curtir a ultima postagem,bjs
    Lulu & Sol

    ReplyDelete
  44. Olá amiga Lau!
    Já venho um bocado atrazado, e ainda por cima já tarde e fora de horas, mas estou aqui para dar minha opinião, certa ou errada, o olhar às vezes a mesma coisa, é vista de diferentes maneiras, por pessoas diferentes, quero dizer com isto que há muitas pessoas só vêm o que realmente lhes interessa.
    E não digo mais nada que já é tarde.

    um bom fim de semana,
    um beijinho meu,
    José.

    ReplyDelete
  45. A postar bem, como sempre.
    Um excelente final de semana para si, com o equilíbrio desejável na diversidade dos olhares...

    Beijo :)

    ReplyDelete
  46. Olá amigo José. Eu compreendo você. Olha a hora que estou chegando aqui.Essa semana foi complicada e também não tive muito tempo.

    Concordo inteiramente com você.E há também os que veem e nao enxergam, não é José?

    Beijinho e obrigada, amigo. Vou viajar até seu blog mais tarde.

    ReplyDelete
  47. Olá amigo AC, você sempre gentil. Adorei seus votos. Estou precisando mesmo desse equilíbrio ...

    Muito obrigada, AC.
    Beijo :)

    ReplyDelete
  48. Olá "Mimo Chic", minhas queridas "migas" Lulu&Sol, desculpem ter pulado seu lindo comentário. "Brigada" queridas, também amo vocês. Hoje ficarei hooooooras me deliciando com os "mimos". Mais tarde, irei conferí-los. Beijinhosss :)

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)