Friday, October 1, 2010

"Puzzle"


Quebro a cabeça
Procuro alegria
Não consigo encontrar
nem a poesia.

Onde estaria?

( Lau)

(Aceito ajuda...)





Desejo um ótimo sábado a todos os amigos que me visitam e que

o "quebra-cabeça patriótico" nesse domingo seja tranquilo de se montar. :)

Um beijo

Lau








John Spilsbury, geógrafo inglês do século XVIII, foi quem teve a ideia de colar os seus mapas em madeira e cortá-los em pedaços que depois se acoplassem uns aos outros. Deu a isso o nome de "mapas dissecados", e eram utilizados para fins educativos. Desse começo, em 1763, nasceram os puzzles como diversão.

Confidenciando...

Diz o ditado, que cada um (louco) com sua mania. E eu, todas as vezes que estou cansada, preocupada, "down", tenho mania de mexer com quebra- cabeça. Vá entender...a cabeça das mulheres...

Imagem: Puzzle Levandenberg- Flickr

33 comments:

  1. Não tenho muita paciência com quebra-cabeça, mas acredito que seja um bom passatempo.

    Bom fim de semana pra vc amiga.

    beijooo.

    ReplyDelete
  2. Saiu nas folhas outro dia a história de uma pessoa que montou um 'mapa dissecado' com dez mil pedaços. Levou, aproximadamente, sete anos para completá-lo. Festa preparada, amigos, parentes e concorrentes avisados, no seu último e grande dia, quando completaria o seu jogo, terminadas todas as peças, encaixadinhas, todas uma a uma, sem exceção. Formando a bela e completa imagem. Sobressaltada, surpresa, ela viu aquele buraco: sobrou um espaço vazio. Bem no baixo Leblon do mapa. Deu para revirar na casa inteira, botou os os familiares, visitas e transeuntes, todos sem exceção, procurando a bendita peça, dentro e fora de casa. Até o momento em que se deu por vencida, e lá foi ela, a procurar o fabricante.
    Marcou entrevista, aguardou paciente os seus dias, se apresentou ao funcionário, relatou as suas peripécias e odisséias. O empregado ouviu pacientemente e saiu a busca dela dentro da fábrica.
    Depois de um certo e longo tempo, foi informada, que após busca incansável no arquivo da companhia, foi descoberto que o brinquedo estava fora de catálogo, desde o ano anterior...
    Ele, o responsável nada poderia fazer.
    A história se passou na Inglaterra, se não falha a minha memória, e ganhou as manchetes, mas bem que poderia ter acontecido no Irajá.
    Quem sabe a vida não seja mesmo um quebra cabeças?
    Gostei muito do tema. Você é inspiradora e criadora de temas. Uma nascente fresca. Meus parabéns. Beijos e obrigado.

    ReplyDelete
  3. Num puzzle de ínfimas peças
    Não vislumbrei poesia
    Virei costas ao intruso
    Deixei de lhe dar uso
    E recuperei a alegria.

    Amanhã escolha bem, Lau!

    Beijo :)

    ReplyDelete
  4. Aqui um vizinho meu tinha trinta anos na altura estava montado um "puzzle" um outro vizinho saiu de manhã, e quando chegou à tarde, ainda ele estava de roda do puzzle, sem ter acabado, o vizinho disse ainda, ao que ele respondeu, diz aqui na caixa, entre quatro e cinco anos.

    Eram-mos quatro cabeças
    estivemos a noite na farra
    montamos todas as peças
    saiu esta linda guitarra

    Foi uma noite bem passada
    num ambiento apropriado
    tocamos uma guitarrada
    e depois cantou-se o fado

    Descanso um bocadinho
    um bom fim de semana
    deixo aqui um beijinho
    tudo de bom para si e família

    ReplyDelete
  5. a gente sempre quebra a cabeça para se educar, pedagogia de sofrimento, rs,rs


    beijo

    ReplyDelete
  6. Já procurou dentro de você?
    Minha amiga, não consegui encontrar nada do poeta que vc me sugeriu. Será por que?
    Bom fimde
    Bjux

    ReplyDelete
  7. Olá,

    sabes que a mim também me relaxa o quebra-cabeça?

    Um beijo e que tenhas um excelente final de semana.

    ReplyDelete
  8. Cara Lau,
    espero que o "quebra-cabeças" patriótico se transforme num "brinquedo" com que todos possam crescer.
    abs

    ReplyDelete
  9. Olá Pelos Caminhos da Vida, você não sabe o que está perdendo. "Quebre a cabeça". :)
    Como relaxa...
    Brigadão pela visita.
    Beijosss

    ReplyDelete
  10. Ah...fiquei com peninha do meu colega de "quebra -cabeça". Poxa...bem no Baixo Leblon do mapa? Tomo sempre um suco "delícia" por lá. :) Tô falando sério. Djabal, eu amo montar aviões. Gosto também de paisagens, mas os meus preferidos são sobre naves e aviões. A viagem à Lua está embutida nessa paixão, quem sabe.Mas o que sei é que, como você , classifico a vida de um quebra -cabeça com peças espalhadas por todos os lados. Algumas se perdem e aí surgem os buracos como o do mapa do "quebra -cabeça" da Inglaterra. Veja o caso da nossa querida amiga Áurea. Poxa, há pouco tempo ela fazia parte daqui. Agora...
    Amanhã, monte o seu quebra-cabeça direitinho, viu? E nada de "tiririca", isso é praga que dá na grama dos nossos jardins. :)

    Beijo, amigo querido .

    ReplyDelete
  11. Que lindo, AC,adorei! Vou guardá-lo. Obrigada por atender meu pedido do post.Pode deixar que montarei o meu quebra-cabeça pensando na "Era da Alma".:) Adorei seu post. Queiram os deuses que possamos colocar um pezinho só, como já disse no seu blog, na "Era da Alma".Teremos uma sociedade mais justa.

    Beijo :)

    ReplyDelete
  12. Oi , Lau !

    Sempre bom vir aqui te ler e ver ...
    E vamos quebrando a cabeça com a poesia
    da vida.

    Obrigada pelo carinho da visita.

    Bjo Grande e uma Noite cheia de Paz ...

    ReplyDelete
  13. José, José, voce não é fácil. Conseguiu tirar um sorriso de mim. Quer dizer que o gajo ia ficar 5 anos montando o quebra-cabeça,? Que isso?? :) Eu monto rapidinho. Quer dizer....às vezes.O bom é demorar, colocar a cabeça pra funcionar, quebrar a cabeça , melhor dizendo.

    Obrigada pelos versinhos, mas ontem não saiu nem um notinha no cavaco ( não o seu presidente, viu?) Eu estava morta de cansada.Só queria quebra-cabeça...

    José, o Deco hoje jogou mais ou menos. Mas acabou por sair machucado. Ganham um dinheirão e só se machucam. Fazer o que, não é?
    Obrigada pela força, amigo querido.
    Um beijinho pra você, pra namorada e pra netinha.

    ReplyDelete
  14. Mas não é Assis, faço coro com você. Pedagogia do sofrimento é nova pra mim. Gostei. Didático você, poeta. :)
    Obrigada pelo eco. :)
    Beijo

    ReplyDelete
  15. Minha Querida

    A cabeça quebrar
    não é melhor maneira
    Dá trabalho a sarar
    E é uma grande asneira!

    O puzzle vai resultar
    Depois da união
    Todos vão encontrar
    Paz no coração!!

    Beijo e um bom Domingo.
    Graça

    ReplyDelete
  16. Ai Wanderley, ontem não achava nada. Estava exaurida, esgotada. Tive uma semana cansativa. Hoje já estou mais "relax". Estou começando a ver uma luzinha de poesia. Isso dentro de mim, porque visitando os blogs vi coisas lindas, poesias maravilhosas. Vou deixar no seu blog o link do poeta do "beco", tá?

    Beijinhos e valeu, amigo.

    ReplyDelete
  17. Olá Alma Inquieta, tudo bem? Saudade de você. Desculpe a minha ausência, irei visitar você. Que bom que encontrei uma parceira de quebra -cabeça. É muito bom, não é?

    Um beijinho e obrigada pelos votos. Pra você também.

    ReplyDelete
  18. Caro amigo Doutel, que os anjos ouçam suas palavras e que um novo "quebra -cabeça" transforme o Brasil em um país mais justo. Um país com mais empregos, menos desigualdades sociais e mais florido. :)
    Eu acredito que irá.
    Um grande abraço, obrigada pela gentileza da visita e de seu comentário .

    ReplyDelete
  19. Oi Malu querida, obrigada. Que rapidez!!!! :)
    E sem esquecermos de sorrir, não é Malu?

    Um beijo e valeu, amiga.

    ReplyDelete
  20. Oi Graça, já vi que os meus amigos portugueses são poesia pura. Até você com seus versinhos lindos. Brigada, amiga. Mas a minha cabeça já vive quebrada:) de tanto pensar e de tanto montar "puzzle". :)
    Torça pelos seus irmãos brasileiros. Esse quebra-cabeça é o mais importante. Tem que ser montado logo amanhã. :}

    Beijosss

    ReplyDelete
  21. Está bem aqui
    Vestindo caqui
    Cheinha de amor
    Parecendo flor


    Beijos Fernanda.

    ReplyDelete
  22. Um bom domingo e que não precise de quebra cabeça tão cedo.
    beijos

    ReplyDelete
  23. Amiga,
    Estou vivendo bem esse seu poema, fim de inferno astral é f... fogo!

    Besistosss e um ótimo domingo!

    ReplyDelete
  24. Olá ΛмeвΛ, legal, né?
    Também gosto desse sininho. :)
    Prazer, Lau!

    ReplyDelete
  25. Ai Aleatoriamente (Fernanda), que fofa ! :)
    Linda poesia...
    Tá vendo, você achou... :)
    Obrigada.
    Um beijinho
    Vou lá te agradecer

    ReplyDelete
  26. Oi Angela, seria tão bom, não é?
    Obrigada,mas acho tão difícil...:)
    Aposto que amanhã à noite já estarei montando algun...:)

    Um beijo, amiga.

    ReplyDelete
  27. OP minha amiga PhD linda! Hummm entendi...
    Fim de infernos atral, tá explicado. :)
    Tomara que passe, né Quel?

    Besitosssss

    ReplyDelete
  28. A poesia tá no coração e em todas as notas da canção...beijos de linda semana pra ti querida.

    ReplyDelete
  29. Olá poeta inspirado :) ! Tá mesmo, você tem razão.Obrigada, amigo Everson. Uma linda semana pra você também.
    Beijinhosss

    ReplyDelete
  30. Olá ΛмeвΛ ! Hoje, ao votar, dei de cara com uma "ameba" que votou na minha seção. Mas essa "ameba " é diferente de você, já vi. :) Dá uma infecção que pode ser fatal, pois é um parasita político.Bem diferente da "giardia".

    ΛмeвΛ,inicialmente pensei que sua visita fosse "spam", mas já entraram em ação meus agentes secretos e soube que você existe. :) Vou te visitar.
    Obrigada, tive um domingo legal. E você?

    ReplyDelete
  31. Ro, Ro... quequé isso!!!!!?????
    Arquivo!!!???????

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)