Saturday, September 25, 2010

Das alegres cheganças às tristes partidas...


Para Áurea, amiga querida do blogspot, que virou estrelinha,"luarizou-se", como diz o poeta Quintana.



..." Quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiras-te no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar".
Excerto

("Vai Aonde Te Leva O Coração" - Susanna Tamaro )




Q
ueridos amigos!
A vida é uma caixinha de surpresas... tristes e desagradáveis, também. Ontem, eu vibrava de alegria com a palavra chegar. Hoje, estou aqui com o coração apertadinho para uma homenagem a quem partiu. O mesmo partir ao qual me referi como não muito simpático, no meu post "Cheganças".

Áurea era uma amiga querida que nunca a vi, mas era como se fôssemos amigas há muuuuito tempo. Era mãe, esposa, avó, poetisa e contista talentosa,que me deixava muito feliz com seus comentários-poemas, lindos, cheios de energia e carinho.


A notícia veio hoje, pela manhã, ao abrir meus e-mails, e me foi dada por um grupo de amigos de Áurea. Ela era tão querida, tão dinâmica, que os amigos se reuniram e criaram um blog para que ela permaneça entre nós, através de seus contos e de seus belos trabalhos. O endereço é http://sonhos-aurea.blogspot.com/ .


Tenho sérios problemas com essas perdas, somatizo-as de uma maneira que ninguém pode imaginar. Estou há horas sentada à frente do computador para prestar essa pequena homenagem à essa GRANDE amiga que esbanjava energia, alegria e era estabanada como eu.

O comentário abaixo, que Áurea deixou por ocasião do meu tombo de bicicleta, comprova o que digo.
Nesse dia postei um poema de Guimarães Rosa, que falava exatamente sobre "viver".


A escolha do excerto do livro de Susanna Tamaro foi em razão de ser uma das escritoras admiradas pela nossa querida amiga Áurea, como mostra em seu perfil.

Interessante... encontrei uma citação dessa escritora italiana que diz:

"Se a vida
tem um sentido, esse sentido é a morte." Se la vita ha un senso - ti dirà la voce- questo senso è la morte

Descanse em paz, amiga Áurea.


Um beijo

Lau :(


[Áurea disse...


Sim! "viver vale a pena
se a alma não é pequena!!!"

"Quebro a cara"quebro o corpo
E também o coração
Não querendo ser "homem" morto
Tropeço em tudo que é vão

Vão! Se vive sem nada
Da sua vida p´ra dar
Por isso não vale a pena
Vive com alma pequena
Sendo assim, deve parar...

O tempo, pergunta ao tempo
Porque andas a passar?
E o tempo lhe respondeu
Tenho pressa de chegar!...

Quando eu era pequenina
Queria que o tempo passasse
P´ra crescer e ficar grande
E já não me atrapalhasse

Cresci e fiquei grandinha
Muito, muito descuidada
Já tropecei e caí
Que até meu pé parti
Mas hoje já estou curada

Sabem o que ia fazer???
Pedir, para os Bombeiros
Gente que muito admiro
E por isso aqui refiro
Até são nossos conselheiros

Quantos, não ganham nada
É apenas voluntariado
Até arriscam a vida
Deixando, casa, comida
Salvar quem está atrapalhado

bjo com amizade
Áurea

26 de março de 2010 17:07 ]

(
Áurea era de Alcobaça, Portugal). Virou estrelinha em 0 3/9.


Imagem:
Tear drop, by Pixdaus.

Susanna Tamaro (Trieste, 12/12/1957), é uma escritora italiana.
Và dove ti porta il cuore (Vai aonde te leva o coração), é o livro italiano de maior sucesso do século XX.
E.T.
Amanhã replicarei os belos comentários deixados no post "Cheganças". Desculpem.
Boa Noite!
Beijos

33 comments:

  1. Meus sentimentos amiga, uma noticia triste, sempre a via nos blogs, que Deus ilumine sua nova caminhada Àurea, descanse em paz.

    Vou visitar esse blog que vc falou.

    Um gde abraço.

    beijooo.

    ReplyDelete
  2. Olá, querida
    Excelente fim de semana!!!
    Hoje ofereci a VOCÊ uma música especial... por seguir-me.
    Abraços fraternais

    ReplyDelete
  3. Lau, que pena, fiquei triste.
    Aqui está o comentário que ela fez no meu blog numa postagem sobre a primavera(20/09/2009)
    Vou postar no meu blog e no Facebbok também, em homenagem a ela.

    Áurea disse...

    Que bonita a Primavera
    Quero bem vê-la chegar
    Vestida de muitas cores
    Todas elas a brilhar!..

    Despedir-se do Inverno
    Com beijinhos sem parar
    E dizer-lhe:"para o ano
    voltarei, pra te abraçar"

    Vou vestir-me de azul,
    Verde, amarelo, também
    Vermelho, roxo e lilás
    Que só a mim me fica bem

    Mas afinal quem chegou!...
    Foi o amigo Outono
    Que se despediu do Verão
    E lhe desejou, bom sono.

    Bjo

    Com certeza o céu ganhou mais brilho, mais uma estrelinha chegou!
    Um abraço tristonho!

    ReplyDelete
  4. Depois muita gente fala desse mundo virtual como se isso significasse que ele não é real. Como explicar a dor que a gente sente quando alguém se vai assim?
    Um grande abraço amiga.

    ReplyDelete
  5. Eu concordo inteiramente com a Angela! As pessoas que alimentam verdades, utopias de vida e compreendem e apreendem a tecitura aqui servida, sabem a dor da perda, pois aprenderam, ainda que matizados pela virtualidade, a grandiosidade da pertença! A mútua pertença!

    Meu carinho a você, Lau!

    ReplyDelete
  6. Apesar de ser a grande certeza das nossas vidas, lidamos muito mal com a morte. Tememo-la de forma visceral, num medo que vem do mais fundo de nós.
    Não é por acaso que certos pensadores ligados ao conhecimento defendem que a morte deve ser enfrentada, olhada nos olhos, embora se perca sempre esse desafio. Mas se se conseguir vencer o medo da morte, a disponibilidade para a vida surge num outro patamar, numa outra dimensão.

    Associo-me à sua tristeza, Lau.

    Beijo :)

    ReplyDelete
  7. Minhas condolências sinceras. A lei natural da vida é essa mesmo. Os votos sempre serão: aquele que parte foi feliz? Conseguiu viver os seus dias com paz? Seguiu a sequencia natural, avo, pai e filho? É o máximo que conseguiremos por aqui.
    A solidariedade também é uma demonstração de apoio aos que ficaram e uma lembrança viva.
    Ela estará melhor com tudo o que você está fazendo, esteja certa disso. Beijos.

    ReplyDelete
  8. Oi Lau, tudo bem?!! Estou voltando, em breve, com um Blog!! Gostaria de reunir todo o grupo do barulho (rsrs): Você, o Paulão Andel, o Dalton, o Tricolor, o Carlão, o Ralph..., enfim, todos aqueles que participaram da ERA GO!!! Espero que esteja tudo tranquilo com você!!! Um grande abraço, Antonio Canto.

    ReplyDelete
  9. cumprimos nosso ciclo embora isso seja dolorido é a vida que chega e que parte,

    beijo

    ReplyDelete
  10. Querida Lau
    Conviver, eis a palavra que pode definir o que podemos fazer quando de um acontecimento como a morte de alguém que amamos, mesmo esse amor a distância física, de fato as idéias, a comunicação é o que mais aproxima.
    Vivemos primeiro nossa chegança, e cotidianamente, nela ocorrem despedidas.
    O que não temos, somos, pode soar paradoxal mas é assim mesmo.
    Áurea vive através dos que a conheceram, através daqueles que trocaram mensagens, compartilharam alegrias, tristezas e mais, aquilo que vem do mais profundo do ser. AQUILO QUE SE ESCREVE para receber aos doar-se.
    Que possas recuperar-te desse momento de paralisia e dores.
    Beijos

    ReplyDelete
  11. Querida senadora um abraço linda sua homenagem a nossa portuguesa amiga. Por isso te digo: vivamos cada segundo que se o último fosse. Amemos hoje e digamos hoje: " eu te amo, amo aos meus amigos todos" pois amanhã talvez eu não mais possa dizer.

    Somos chegadas e partidas
    por trilhas escritas pelo destino
    chegates ao meu espaço poetando
    hoje despeço-me de ti assim chorando

    as vezes não entendemos essa chamada
    nem se tem nada arrumado e nos levam ao léo
    porque Deus se temos data para vir não sabemos quando subir
    imagino que seja porque ai ficariamos escondidos olhando o céu

    menina amiga das crianças e de todos nós
    menina doidinha por lindos versos e fados
    deixastes exemplos ditados de tua branca alma
    eu seu amigo gaúcho te digo agora com mais calma

    voa pelos céus da minha terra
    descoberta por esse povo portrugues
    andorinha diferente de todas ser celestial
    torço que pouses aqui com tua aura abençoada
    pois sei que és tu portuguesa Áurea amiga iluminada.

    Antonio Campos 27/09/10.

    ReplyDelete
  12. Aproveito esse espaço até porque é tempo de eleição para dizer: breve voltarei rsrsrrs beijos vivamos alegres meninos palhaços e brincalhões porque viver melhor só assim. Senadora deixo aqui esse recado estou sem internet mas meu coração esta aqui no teu blog no blog do Dalton da Zilda da Dora e de todos.

    ReplyDelete
  13. Olá Pelos Caminhos da Vida, vá sim , vale a pena conferir o blog. Os amigos poetas de Portugal, da nossa querida Áurea, postam homenagens diariamente.Obrigada por sua solidariedade.
    Beijosss

    ReplyDelete
  14. Triste,muito triste Dora. Isso mesmo, publique e envie para os amigos dela. Vá ao blog que criaram pra ela e publique lá.
    Um beijo e obrigada por sua solidariedade.

    ReplyDelete
  15. Angela querida, nem fale. Fiquei super down, e foi como se fosse uma pessoa que convivo há anos, aqui de fora Imagino o que você sentiu quando aconteceu aqule caso do seu parceiro de poesia. Eu fiquei abalada na ocasião, imagine você. Eu ainda acredito no ser humano, seja no mundo real ou no virtual. Um beijo e valeu pela parceria.

    ReplyDelete
  16. Ô Gilmar, que lindas palavras. Concordo inteiramente com você. Essa pertença mútua é algo muito especial e obrigatoriamente vem acompanhada de um feed back positivo. Infelizmente e lamentavelmente, nem sempre captado por todos, né amigo?
    Obrigada por seu cavalheirismo,sua gentileza e sua solidariedade.
    Meu carinho a você também.

    ReplyDelete
  17. Oi Wanderely, foi assim que fiquei quando abri meus e-mails e li essa notícia. Sem saber por onde coneçar.
    Beijoss e obrigada pela força de sempre.

    ReplyDelete
  18. Ai AC, nem fale. Me sinto uma "loser" total quando o asunto é perdas. Não as materiais, já estou acostumada a perder tudo ,da caneta ao telefone. Mas esse tipo de perda dá nó na minha cabeça. Beijo e obrigada por suas lindas palavras.

    ReplyDelete
  19. Oi Djabal,é verdade o que você diz. Mas na minha cabeça não vejo assim não.Fico completamente fora do ar.
    Ela era super alegre, você deve lembrar. Devia ser feliz,com certeza. Deixará saudade a poetisa repentista,a grande amiga solidária e carinhosa. Vá conhecer o blog que os amigos portugueses criaram pra ela.
    Um beijo e obrigada, viu?

    ReplyDelete
  20. Olá minha amiga
    Ontem complete 36 anos de casado, num relacionamento homoafetivo do qual muito me orgulho, e quis compartilhar com você minha alegria.
    Beijos

    ReplyDelete
  21. Oi Antonio Canto, que bom você estar de volta. Pena que o hoje o dia seja de tristeza. Assim que você criar o blog me dê o endereço.Vou indicá-lo para os amigos. Turma do barulho é bom. Turma da agitação, né Antonio? Lembra do BBB? My God!
    E a noiva, como vai?
    Abraços pra vocês dois.

    ReplyDelete
  22. Olá Assis, obrigadão poeta. Verdadeiríssimas, suas palavras. O problema é a gente assimilar isso. Não consigo de pronto, sabe?
    Obrigada por sua sensibilidade e sua solidariedade.
    Beijo

    ReplyDelete
  23. Sally amiga, sabedoria pura suas palavras. Concordo inteiramente quando você diz que o que não temos, somos.Paradoxal nada. É o alimento da alma .Verdadeiríssimo.
    Agora... o conviver com a falta que as pessoas fazem é que é difícil, não é Sally? Eu que sei o que sinto de falta dos meus pais, que me deixaram há pouco tempo.Você deve lembrar da Áurea. Era uma pessoa carinhosa, divertida e super talentosa.Deixará muita saudade.
    Vamos ver se nos falamos, tá? Hoje cheguei mais cedo.

    Beijos, amiga querida, e obrigada pelo conselho.

    ReplyDelete
  24. Oi Tricolor querido, nobre senador, Poeta dos Pampas, que saudade de você!! Desculpe, não tive coragem de te dar a notícia. A Áurea gostava tanto de você também. Tenho até um e-mail, em que ela falava sobre isso. Falava também sobre o Dalton, o nosso prefeito. Agora ele não bloga mais. A Prefeitura toma o tempo todo dele. Tricolor, fiquei emocionada com o poema. Lindo. Ela deve estar feliz com a sua homenagem. Tadinha, né? Só soube no sábado, mas os amigos dela disseram no e-mail que ela virou estrelinha no dia 3. Quase um mês. Bem que estranhei ela não responder aos e-mails.Pensei que ela estivesse se recuperando da cirurgia. Lembro tanto dela falando no seu blog sobre as "Tertúlias"... Agora está se reunindo com os anjos.
    Volte logo para o blog, Tricolor. Sinto a sua falta, Papai Noel. :) Sinto mesmo.
    Adorei ter falado com você.
    Um beijo pra você, pra esposa, filhas e netinhas. Love you amigo querido.

    ReplyDelete
  25. Ah Wanderley, que lindo. Que notícia boa. Parabéns!!! Que vocês sejam muito felizes. Caraca, 36 anos. Enforcado há mais tempo do que eu . Ihi...pensa que não vou lá conferir os posts? Não perco um. Vou sim, estou voltando ao normal hoje. Estava meio fora do ar. Adorei a notícia. Adoro você,quero que você seja feliz e que essa união permaneça ad eternum. :)
    Beijos pra vocês dois.:)

    ReplyDelete
  26. Olá Querida Amiga Lau!
    Cheguei ontem de manhã, fui ver as novas postagens,e vim ao seu blog, e deparei-me com esta triste noticia, depois fiquei sem Internet,foi até à uma hora atrás, e agora estou aqui comentando com os olhos marejados de lágrimas,porque a Áurea foi uma pessoa que eu aprendi a gostar logo na primeira hora, ela fazia versos logo ali no momento, convidou-me para entrar na tertúlia que ela estava organizando,e eu por falta de tempo não aceitei o convite, Vi que era uma mulher alegre bem disposta e com muito sentido de humor.
    Ela comentava em versos no meu blog, eu respondia-lhe em versos, logo na mesma hora, agora queria fazer um verso para deixar aqui não consigo.

    Um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  27. Lau, qual é o endereço do blog que criaram para a Áurea?
    Um abraço!

    ReplyDelete
  28. Oi José querido, ah...nem fale. Não tive coragem de avisar a você, nem ao Tricolor.Não tive mesmo. Eu sei que você gostava muito dela e ela de você. Não fique assim. Eu fiquei péssima no final de semana . Só ontem voltei aqui. Ela virou estrelinha no dia 3, mas só soube no sábado. Não se preocupe com o poema, você já é um poema lindo, cheio de sensibilidade.Basta ler o que você escreve aqui, agora.
    Mais tarde irei te visitar. Só entrei pra te responder. Vou ter uma reunião agora.

    Beijinho

    ReplyDelete
  29. Dora, já enviei seu blog para o Acácio, amigo dela. O endereço está no meu post. Depois falo com você. Beijosss

    ReplyDelete
  30. Eu sinto tristeza no Outono porque perdi meu pai nessa estação. Mas gosto da moda Outono-Inverno. Entendeu? E eu falo o que eu quiser. Náo gosto mais de chocolate, pronto. Mas daqui a pouco eu posso gostar. E daí? Irk!
    "Contradigo a mim mesmo porque sou vasto"
    (Walt Whitman), meu spokesperson.

    . Larga do meu pé, Caraca! Snif, snif.

    ReplyDelete
  31. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)