Tuesday, April 6, 2010

Ainda sobre a Chuva...


... não a poética, do post de ontem. A dessa madrugada, que se estendeu durante todo o dia, que vem fazendo dezenas de vítimas na cidade do Rio de Janeiro e em toda região metropolitana .


Hoje estou melancólica e suspirosa [...] choveu muito,
a água invadiu este porão de lembranças, bóiam na enxurrada a caminho do rio.
Deixo que naveguem, pois não as perderei.
O rio é dentro de mim.

(Adélia Prado, in: Filandras)


Ao meu Rio de Janeiro... (click)

Um beijo, amigos, estou muito triste hoje.

Lau

* clique nos links em destaque e mantenha-se informado sobre a violenta chuva que caiu sobre o Rio.

Adelia Prado, escritora e poeta mineira (13/12/1936). Sua obra recria com uma linguagem despojada e direta, frequentemente lírica, a vida e as preocupações dos personagens do interior de Minas. Adélia Luzia Prado de Freitas nasceu em Divinópolis. Aos 14 anos, já escreveu seus primeiros versos.
Imagem: "tears in river"

36 comments:

  1. Minha querida amiga Lau,
    Estava aqui a ver as imagens tristes da chuva aí no Rio,e estava me a lembrar de si, e dos post que tinha escrito sobre a chuva,e ela a cair aí fortemente,este ano tem sido só desgraças por todo lado,ouvi nas noticias que já havia 83 mortes
    Lamento muito, minha amiga

    um grande abraço,
    José.

    ReplyDelete
  2. Fica triste não amiga, isso passa, mesmo que deixe marca , mas passa.
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Entendo e partilho de sua tristeza.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Oi querida lau! Vi o dideo e desejo que passe rápido...
    Já há muitos mortos, ouvi à pouco nas notícias.
    Queira Deus permaneças livre de perigo, tal como a tua família
    Tanta catástrofe este ano!! que horror
    Vai-nos dando noticias...Se poderes.
    um beijo muito forte .
    Deus vai estar contigo...Desejo.
    áurea

    ReplyDelete
  5. Lau, que ironia, seu post anterior fala de chuva, mas aquela chuva gostosa, poética como você diz e que eu adoro, não a chuva que mata e destrói, como tem acontecido em nossa cidade desde ontem.
    Fiquei muito triste com as imagens que vi pela tv, consequência das chuvas.
    Um abraço tristonho na esperança de que tudo se normalize o mais rápido possível e nossa cidade volte a ser linda e maravilhosa :(

    ReplyDelete
  6. “O que gosto mais nos selos é que aqueles que têm um defeito valem mais do que os outros.”

    Esse é o pensamento de um norueguês que nunca mais saiu da meu pensamento. Talvez por que eu seja um selo desses. Talvez porque a nossa cidade também o seja. Seja ela São Paulo ou Rio.
    Mas o que importa realmente é doarmos algo além da nossa emoção, fazermos algo mais para quem precisa. Sabendo que a natureza não se importa conosco e nem com nada. Ela não se vinga, apenas reage, sempre a força proporcional ao seu tamanho.
    E quando falo em doação falo em um sorriso, um abrigo temporário, uma carona, uma informação, enfim, pequenos gestos diminutos para constrastar com a hecatombe. Só podemos fazer isso. Mas é muito, muito mais do que imaginamos. E a cidade sairá mais valiosa, mais radiante. O Rio também está dentro de mim. Beijos.

    ReplyDelete
  7. Eu vi na tv os estragos que a chuva está fazendo por aí.
    A natureza anda revoltada por ser maltratada, não leve para o campo pessoal pois ela só faz aquilo que acha justo.

    Estou enviando boas energias para você.
    Que fique tudo bem!

    Bjs com carinho

    ReplyDelete
  8. Oi Fátima querida, você, aí do outro lado do oceano, como os queridos José e a Áurea, que também são de Portugal, já soube de tudo não é? Esse imediatismo, que antes era do rádio, agora está na Internet. Bem intereressante. Mas a tristeza aqui é muita. Você viu as fotos e o vídeo e pode avaliar o que foram esses dois dias para a cidade do Rio de Janeiro. Hoje está começando a dar uma trégua. Agora, de onde escrevo, vejo uma nuvem azul, indício de um dia menos triste.

    Um beijinho e obrigada, viu?

    ReplyDelete
  9. É realmente muito triste observar o resultado do crescimento desordenado e a falta de vontade política para prevenir e agir nessas situações. Minha casa é grande, qqer coisa, cabe bastante blogueiro do Rio! :o Não fique triste, vamos pensar em como podemos ajudar. Bjoo!

    ReplyDelete
  10. Oi Rê, meu amigo querido.Vi seu comment e vim aqui bater papo. Rê, não é só o crescimento desordenado. É a falta de educação do povo, a politicagem , a falta de conservação das vias , os maltratos à natureza, e por aí vão as necessidades/absurdos ...
    Você é um menino muito especial, já sabia. Quer dizer que tem espaço na sua casa para os blogueiros cariocas... Bom saber... [rs] Quanto à ajuda, já estou com sacos de roupas da minha querida mãe que virou estrelinha, minhas e das crianças, que irão para um local aqui perto de onde moro ou para Igreja Nossa Senhora da Paz.Os locais já estão sendo divulgados pela imprensa.
    Um beijinho pra você e obrigada pelo carinho.E o seu tio e a "Funéria", como vão? [rs]

    ReplyDelete
  11. Meu caro amigα é maravilhoso o que você escreve.

    ReplyDelete
  12. Olá Phivos,como vai?
    Obrigada pela gentileza.
    Um abraço

    ReplyDelete
  13. Olá José, bom dia, desculpe não ter respondido ontem. Fiquei triste, muito... ao tomar conhecimento de mortes de criancinhas, José. Inocentes que pagam pela irresponsabilidade dos adultos.Hoje o número subiu para 114 mortos. Triste, muito triste, não é amigo?

    Um beijo e obrigada pela solidariedade.
    A solidariedade move o mundo, não é José?

    ReplyDelete
  14. Lau Milesi disse...
    Oi Wanderley querido, nem fale...ontem a coisa estava feia. Uma tragédia, sabe? Nunca vi tempestade como essa, nunca. Hoje a cidade está com outro aspecto, mas ainda muito triste e ferida.Nem te visitei ontem.Mas irei hoje.

    Um beijo, amigo,e obrigada pela visita sempre bem-vinda.

    ReplyDelete
  15. Oi Angela,tudo bem? Obrigada, amiga. Seu estado também foi muito prejudicado com a chuva que caiu sobre o Rio,já soube. Obrigada pela visita.

    Um beijo

    ReplyDelete
  16. Olá Áurea, obrigada amiga, pela preocupação. Eu e minha família (toda) estamos bem, graças a Deus. Mas confesso que nunca vi coisa igual. A Lagoa Rodrigo de Freitas transbordou e eu não conseguia ver da minha varanda o asfalto de uma via super importante da região chamada Epitácio Pessoa. Virou uma imensa e barrenta lagoa. Árvores tombadas, carros parados, uma loucura. O mais triste aconteceu na região metropolitana da cidade. Muito triste.Muitas mortes, muitas criancinhas, Áurea, que se foram.
    Hoje as coisas estão menos complicadas.
    Infelizmente, esse temporal deixou marcas profundas.Uma tragédia.
    Um beijo e obrigada pelo carinho

    ReplyDelete
  17. Verdade Dora... Quando abri o computador e vi meu post falando tão poeticamente sobre a chuva, sentei e preparei outro rapidinho de tão traumatizada que estava com que vinha vendo e ouvindo sobre a chuva. Essa desses dias nada poética mas, sim, malvada.
    A cidade paga o preço em razão da demagogia das nosssas autoridades, da falta de educacação do povo e da reação da natureza perante aos maltratos que vem recebendo pelo homem.No final, as criancinhas são as vítimas que pagam com suas vidas essas irresponsabilidades.
    Isso acaba comigo, sabia?

    Um beijo e obrigada pela solidariedade

    ReplyDelete
  18. Olá amigo Djabal,lindo esse pensamento norueguês.Há defeitos que são um diferencial, concordo.
    Mas os defeitos das cabeças pensantes do nosso país merecem um selo de irresponsabilidade.Digo país, porque essas tragédias acontecem no Rio, em São Paulo, Santa Catarina...
    Interessante, Djabal, que ontem não se viu um político auxiliando na procura das vítimas dos deslizamentos das encostas. Em época de eleição há um incentivo com doação de material de construção e etc... para que os pobres infelizes se instalem nessa áreas de risco.Em troca: votos. E é justamente dessas áreas que tem saído o maior número de vítima fatais. Mas aqui no Rio, até a classe média está instalada em áreas de risco, como muitos, em São Conrado e nas proximidades na Niemeyer. Isso é assunto para um post, mas como não gosto de falar sobre política no Renascendo, bato esse papo com você.Seu estado também foi prejudicado com a nossa chuva,ouvi há alguns minutos.Bonitinho você dizer que tem o Rio no coração, sendo paulista. Ah...você é carioca, lembrei.Torça mesmo pelo Rio.Ele está destruído. Mas ainda será lindo,embora hoje a tristeza sobressaia mais do que sua beleza.
    Um beijo, amigo, e valeu pela solidariedade, pelo eco.

    ReplyDelete
  19. Desculpem amigos, embaralhou o meio de campo aqui e os comentários sumiam à medida que eu os respondia. Coisas do blogspot. Por isso a troca de ordem nas respostas.
    Beijossss

    ReplyDelete
  20. Tudo na vida passa.

    Que delicia qdo abri a página do meu blog e vi que tinha ganhado mais uma seguidora, obrigada e seja bem vinda, é muito bom ter vc para caminhar junto comigo Pelos Caminhos da Vida.

    beijooo.

    ReplyDelete
  21. Oi Lau! Quero ser solidária a sua tristeza, mas como disse quem me antecedeu no comentário.
    "Tudo na vida passa". As experiências boas ou ruins são formas de aprendizado para o nosso espírito. Adorei lhe conhecer, mesmo que virtualmente.Vamos continuar trocando "figurinhas".
    Um beijo e muita paz!
    Neneca

    ReplyDelete
  22. Olá Pelos Caminhos da Vida, é bacana mesmo. A impressão é que se está recebendo uma visita em casa, não é?

    Lamentei não ter ido antes.
    Beijosss

    ReplyDelete
  23. Olá Neneca, acredite que a recíproca é verdadeira. Adorei te conhecer. Bacana mesmo. Vamos, sim, continuar essa troca.
    Quanto à tristeza, embora não tenha sido afetada em nada, meu coração está apertadinho diante dessa tragédia que aconteceu no Rio e que, a cada hora, vem fazendo mais vítimas.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  24. Obrigada pelo seu carinho amiga, deixe eu me apresentar(esqueci de fazer isso no comeentário de ontem), meu nome é Ana, muito prazer.
    Desejo a vcs cariocas que tudo esteja bem, que Deus os abençõe.

    beijooo.

    ReplyDelete
  25. Olá Ana, obrigada por sua solidariedade e por sua gentileza.

    Um beijo.

    ReplyDelete
  26. Oi, Lau
    Estou também muito triste com tudo o que tem acontecido com o nosso Estado do Rio. Ontem, à noite me senti um grão de areia inútil com tanto sofrimento das pessoas no deslizamento de Niterói. Demorei a dormir pensando em tudo o que estava acontecendo naquele momento.
    Um abraço e fique com Deus!

    ReplyDelete
  27. Que tristeza essa catástrofe, Lau. È de partir o coração.

    Bjs!

    ReplyDelete
  28. OLá Zilda, como vai? Verdade, essa tragédia abalou a todos. Penso muito nas criancinhas. Fico arrasada.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  29. Oi Ralph, nem fale. Estou super pra baixo.O pior é que temos que ouvir/ver a toda hora, não é? Imagino como você tem trabalhado.

    Um beijo, meu amigo.

    ReplyDelete
  30. Olá Lau,
    há quanto tempo nao venho ao teu cantinho!!!
    E agora venho compartilhar com você a tristeza do que está acontecendo aí. Vi na Tv (aqui recebemos a record e a globo) fiquei emocionada ao vê os rostos tristes de pessoas que perderam seus entes queridos. Orei por todas estas pessoas e para que isso nao vá mais adiante.
    Deixo meu abraco carinhoso para você e votos de um bom fim de semana.

    ReplyDelete
  31. Olá Lau,
    Passei para saber se a minha amiga já está melhor,
    sei que não aconteceu nada com você,mas está ai com o coração apertadinho, por tanta gente ter morrido com essa chuva e lama.

    desejo um bom fim de semana
    sem de nenhuma espécie,
    um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  32. Minha cara senadora antes de tudo perdão pela ausência. Fico triste de saber de tudo isso que acontece ai no seu estado. Essas cenas ficarão gravadas na memória de todos que vimos pela Tv. Agora imagina os sobreviventes dessa tragédia. Triste saber que muito disso deve-se ao fato na minha opinião das autoridades não preverem tudo isso com antecedência. Ou seja logo que essas pessoas foram habitar lugares como o lixão. No mais muitos ainda acham que a natureza não está sendo massacrada. Ela está ali no lugar dela e é invadida. Infelizmente são os pobres os mais atingidos sempre. Minha nobre senadora breve retorno ao convívio dos blogs.

    ReplyDelete
  33. Oiiii Marcia, tudo bem? Saudade de você. Eu também ando sem tempo para visitar os amigos. Agora passei a estabelecer um critério. Quem me visita eu corro e vou visitar também.[rs] Não dá para ver todo mundo, infelizmente.
    Muito obrigada por sua solidariedade. Embora não tenha sido afetada, nem minha família, graças a Deus e aos meus guias espirituais, estou muito triste com o que tenho visto pela TV e através dos jornais. Irei retribuir sua visita. Adorei te ver por aqui.

    Um beijinho e obrigada.

    ReplyDelete
  34. Olá amigo José, como vai? Obrigada pelo carinho. Eu estou indo..como uma manteiga derretida. É fase, é fase. Você disse muito bem, o coraçaõ dos cariocas está apertadinho diante de tanta tristeza. Espero que dias melhores cheguem para todos. Muito obrigada pela solidariedade ao povo carioca. E a chuva cai agora como nunca. Nao sei de onde sai tanta água. Aí é que bate uma tristeza, pensando naquelas pessoas que ainda estão sob os escombros. Um horror!!!

    Um beijinho e obrigada por lembrar de mim, viu?

    ReplyDelete
  35. Oi Poeta dos Pampas, nobre senador tricolor, ai de você que não me visite. Já chega o prefeito que voltou à quarentena. [rs] Agora só vou visitar quem me visita, decidi e avisei .[rsrs]
    Tricolor, a tristeza é grande aqui no Rio. Não há um lugar que se vá que o assunto não seja essa tragédia. O povo é muito solidário também. Há poucos minutos o Paulinho me ligou e estava me contando sobre um menino que está trabalhando como voluntário. Uma gracinha. Infelizmente, ainda estou ligeiramente "travada" e não tenho condições de pegar carro e ir pra Niterói. Vou colaborar de outra maneira.

    Um beijo pra você e pra família.
    Obrigada pela visita. Volte sempre, lógico. E ai de você que não volte.[rs]

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)