Friday, April 9, 2010

Das emoções...


Um dia desses, cheguei à minha casa resmungando... dizendo que queria ser diferente. Há dias em que esqueço que a vida é simplesmente como ela é.

Talvez tenha sido Benjamim Franklin quem melhor definiu tudo isso que sinto em determinados momentos :”Nossa perspectiva limitada, nossas esperanças e medos tornam-se nossa medida para a vida e quando as circunstâncias não se encaixam nas nossas ideias, tornam-se nossas dificuldades".

"Nós passamos nossas vidas querendo que coisas, pessoas e acontecimentos sejam exatamente como nós desejamos que sejam- e quando eles não são, lutamos e sofremos”
. E como sofremos... Falo isso por mim...


Ultimamente ando chorando por tudo. Choro por notícias terríveis, como as que estamos vendo essa semana no Rio de Janeiro, choro por uma música, um poema, por esse meninos que perambulam drogados pelas ruas, por um telefonema, uma palavrinha com menos carinho de um filho... Choro por tudo. Coisas tristes e boas.

Como se não bastassem todos esses motivos, hoje também me emocionei diante de palavras tão lindas e tão sábias de Caio Fernando de Abreu, que resolvi compartilhá-las com os amigos que passam por aqui.

"O pó se acumula todos os dias sobre as emoções. São inúteis os panos, vassouras, espanadores".(Caio Fernando de Abreu)

Tá explicado.


Um beijo, amigos, com a promessa que sairei desse baixo astral.

Bom fim de semana!

Lau



Imagem: Corbis
Caio Fernando de Abreu in, 'Triângulo das Águas'

Caio Fernando Loureiro de Abreu (Santiago, 12 /09/48, Porto Alegre, 25/02]96) foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro.Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão.

44 comments:

  1. Sorria, Lau! Leia "Era uma vez..." em Pretextos-elr. O Caio está certo e o BF também. Abraço grande.

    ReplyDelete
  2. Muito bem! Esse "baixo astral" é para passar mesmo...

    Baixo astral, leva às vezes
    Para uma depressão
    Abre a porta, manda embora
    Não o queiras aí não!!

    Quando eu me sinto triste
    Penso em quem está bem pior
    E assim logo consigo
    Sair dessa p´ra melhor.

    Se algo, não corre tão bem
    Como a queda, num instante
    Mas se estás melhorando
    É isso o importante!!!

    Ó Lau! Não é a chorar
    Que resolvemos situações
    Não deixes que o pó acumule
    Trata as tuas emoções...

    BEIJINHO
    Não fiques pegada a "coisitas," se é que as há, falo sem conhecimento, mas nada é mais importante que a nossa saúde.
    o caminho é para a frente,sempre...
    com carinho, amor e dedicação.
    bjo
    Áurea

    ReplyDelete
  3. Olá Lau.
    Não fiques triste, com certeza a sua volta ainda existem motivos para grandes alegrias, procure-as e acharas.
    Obrigada pela visita.
    Aprendizes.

    ReplyDelete
  4. Deixe a tristeza de lado, sorria minha amiga.

    A amizade é como um navio no horizonte.
    Nós o vemos, cortando contra o céu,
    e em seguida ele avança,
    desaparece de vista,
    mas isto não significa que não continuará.
    Essa amizade é linear.
    Ela se move em todas as direções,
    nos ensinando sobre nós mesmos
    e sobre cada um de nós.
    É por isso que no transcurso de fortes amizades,
    estaremos presentes um para o outro,
    mesmo que, nem sempre,
    estejamos visíveis.

    ( Shirley Maclane ).

    Obrigada pela sua.

    Fim de semana de luz.

    beijooo.

    ReplyDelete
  5. Olá Eduardo, já estou sorrindo. Irei conferir mais um belo texto, com certeza. Obrigada pela visita.

    Outro grande abraço.

    ReplyDelete
  6. Lau Milesi disse...

    Olá Áurea, diante de seus belos versos o baixo astral vai pra longe. Obrigada,amiga, isso vai passar.Tem que passar.Mas que a coisa está do jeito que falei, ah...tá mesmo.

    Obrigada por sua poética visita, que é sempre bem-vinda.

    Um beijinho.
    9 de abril de 2010 22:44

    ReplyDelete
  7. Olá Aprendizes, são fases da vida. Vai passar, tomara.Estou sabendo dos problemas da sua cidade. Que coisa, hein... A natureza surpreende.
    Eu que agradeço sua gentileza.

    Um abraço

    ReplyDelete
  8. Lau
    Você levou um tombo feio e se machucou bastante, o corpo pode estar bem, mas esses tombos fazem ou mostram outras feridas, vai passar como passou a dor do corpo. As dores inuteis se vão, a sensibilidade fica e é bom que o tempo nos deixe mais sensiveis, não quero ser daqueles velhos rabugentos e indiferentes e sei que isto você
    também não quer.
    Beijos

    ReplyDelete
  9. Olá Ana,como vai? Que lindo o que você me escreveu. Adorei!! Obrigada, viu?
    Sigamos, então, pelos caminhos da vida...
    Um fim de semana iluminado pra você.

    Um beijo

    ReplyDelete
  10. Oi Angela, que bom que ainda estou por aqui. Obrigada por suas palavras de conforto. Realmente, o tombo me deixou super "down". Sou muito dinâmica e,de repente, ficar cheia de restrições incomoda. Essa fase...hormonal[rs] também não é fácil.E ainda surgem essas tragédias, aí não há quem segure a barra, não é amiga?
    Angela, vou ser uma velhinha porreta.Nada de ser chatinha.[rs]

    Um beijo e obrigada por seu carinho.

    ReplyDelete
  11. e espero que saia desse baixo astral, porque a vida não e para ser levada desse modo mas para sorrir e sentir-se grato todos os dias por viver melhor q muita gente :) espero q isso passe

    ReplyDelete
  12. oi Lau ..to de volta.!

    Bom, se agente fosse uma casa, o sentimento seria o piso, seria o sentido de tudo...a direção...

    Se o sentido, a direção, o sentimento fosse o piso e nós a casa, a emoção seria a vassoura, o espanador ou o pano...

    E sendo assim, se vc deixar a janela aberta entra poeira, em compensação se deixar fechada fica velha e empoeirada também, além de perder aquele gramado verde o sol e a colina (incrivelmente parecidos com essa sua foto "nature in love" aki ao lado)...

    Então, concluo que a poeira, as dificuldades são parte da brisa que vem no ar e esta em toda parte...E assim como tudo que é perfeito tem que ser completo, tá ai a poeira que vem do ar que vc respira..vc tem a casa e a vassoura, o espanador, o pano..então levanta dai e use use-os para limpar!

    Emoções fazem a manutenção dos sentimentos...

    ReplyDelete
  13. Grande senadora vamos sair dessa tristeza. Prepare-se amiga outubro está mais perto. Vamos dar a volta por cima sei que podes leonina. Grande abraço desse velho leão quase centenário.

    ReplyDelete
  14. Oi flor. Hoje eu nem vou falar muito porque estou numa deprê, num bode muito grande também, mas ainda não desabafei, ainda não escrevi sobre, nem sequer chorei, estou a ponto de explodir, queria poder ser como voce e chorar chorar chorar... Enfim, parece que quando uma coisa não dá certo tudo que vem depois tenta acabar de derrubar... Espero que passe logo. O seu baixo astral. Bjo.

    ReplyDelete
  15. Os dias cinzentos, acontecem na vida de toda a gente e é bom ficar quietinho que logo passa!
    Com o tempo (idade) aprendemos como a vida é bela e como foi gratificante chegarmos aonde chegamos, receber mais do que aquilo que contávamos...apesar dos sonhos de juventude, sempre tão grandiosos. Olharmos para o lado e surpreendermo-nos com a nossa felicidade...ali, tão fresca regada pelas nossas lágrimas.
    Beijo grande e bom fds
    Graça

    ReplyDelete
  16. Oi JRonson, tudo bem ? Como vão as pinturas? Obrigada, isso é fase. E a fase que os cariocas estão vivendo não pede alegria de jeito algum. E eu sou assim mesmo, quando estou triste boto pra fora, quando estou alegre, também.
    Por isso que é bom ter um blog, não é JRonson? É a nossa tribuna virtual,como costumo dizer.

    Um beijo, amigo, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  17. Hi Citizen ! Quanto tempo...Você sumiu... Que legal, você ter voltado Seja bem-vindo,amigo.
    Muito lindo o que você escreveu. É assim mesmo, se não se bota pra fora dá "mofo", apodrece, não é? "In" ou "fe"..lizmente, sou assim. Uma manteiga derretida, muito chorona. Choro com filmes, com amigos.Imagine não chorar diante do que estamos vendo aqui no Rio. Aqui em casa hoje fizeram um mutirão de limpeza.[rs] E eu estou bem melhor. Desculpe não ter respondido antes, estava com a casa cheia.
    Um beijo grande e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  18. Olá Tricolor, tudo bem? Tricolor, um dia desses chorei por causa de um poema que você publicou. Lembrei do meu pai. Mas a tristeza agora é de dor, muita dor, ao ver quantas crianças, quantas pessoas se foram. Horrível, não é Tricolor ?
    Quanto a outubro,nem fale. Espero estar longe do país.[rs]

    Um beijo pra você e pra família.

    ReplyDelete
  19. "Gentle Citizen" fui lá e amei o post! Um souvenir e tanto, como falei. Obrigada.É por essas e outras que é muito bom ter um blog e ter a oportunidade de "dialogar" com pessoas como você.Bacana mesmo.
    Beijosss

    ReplyDelete
  20. Lau Milesi disse...

    Querida Graça, concordo com sua palavras. Tenho mais do que mereço.Tenho uma vida ótima, mas não esqueço do próximo, de quem não tem certos privilégios. Como por exemplo, ter uma moradia decente.Daí a minha tristeza no momento. Todos os cariocas estão muito abalados com o que aconteceu na cidade. Muito.Só fui afetada no coração com esssa tragédia. Acontece que tenho a língua solta e falo tudo que sinto.Se estou alegre, abro a boca. Triste, idem.E vivo hoje uma fase triste em razão dessa tragédia. Já esqueci até o meu tombo. Vai passar, como tudo passa na vida, sei.
    Um beijinho e um bom domingo nessa sua terra que eu adoro.

    ReplyDelete
  21. Rê, querido amigo, te pulei.Desculpe, tá? Que coisa... Esse blogspot está muito lento.E eu a toda hora sou solicitada.Desculpe , mais uma vz.Fiquei triste ao ler o que você escreveu. Ponha pra fora que vai te fazer bem. Vou mentalizar para que tudo fique bem, tá? Eu sei que você vai transformar esse momento naqueles posts maravilhosos que nos tiram do sério.Você é campeão, menino.

    Um beijinho e fique bem

    ReplyDelete
  22. Momentos tristes são inevitáveis, quem nunca os teve, e saber que eles virão novamente, pode nos assustar, mas temos de ter consciência q são momentos que passarão.
    Alegrias, conquistas, amores, sempre virão e é nestes momentos que devemos nos abastecer de energias...
    Adoro o Caio,ele deixou seu talento para nós.

    ReplyDelete
  23. Olá Mariana, o momento triste que estou vivendo até poderia ser evitado se vivêssemos num país sério. Mesmo sabendo que até uma cidade-modelo em drenagem teria problemas como a intensa chuva que caiu sobre a cidade, não se pode fechar os olhos quanto à negligência das autoridades.Aqui só surgem soluções depois das desgraças.
    Quanto ao Caio, gaúcho também,realmente foi uma grande perda para todos nós. Eu adoro as obras dele.
    Obrigada pela visita.

    Um beijo

    ReplyDelete
  24. Interesting text and very beautiful picture. Bjs!

    ReplyDelete
  25. Nós temos uma diferença em relação ao pó do qual viemos. Daquele que se espalha sobre os sentimentos mesmo que espanados, vassourados ou limpos de tempo em tempo.
    Nós somos pó, mas pó enamorados, como disse um espanhol, muito lúcido, cujas palavras não se apagaram.
    Quem sabe esse adjetivo dado ao pó, mude sua natureza, mude sua perspectiva, e lhe ofereça uma janela maior sobre a qual você pode se debruçar e aproveitar melhor a paisagem, ver mais coisas e deixar de ter tempo para se entristecer, por qualquer motivo. Ele - o motivo - não merece tristeza, quem sabe esquecimento? Beijos, sempre.

    ReplyDelete
  26. Oi Lau!

    Eu queria dar-lhe um apoio moral mas também eu estou pra baixo :( tive uma semana péssima e o final de semana me encontro triste... mas vai passar, tudo passa!
    A vida não é feita só de sorrisos e felicidade, aprendemos mais quando estamos tristes do que quando estamos felizes.

    Beijo no coração

    ReplyDelete
  27. Olá Phivo, thanks pela gentileza.

    Um abraço

    ReplyDelete
  28. Olá amigo Djabal, estava sentindo sua falta.Bom te "ver". Verdade,existe mesmo uma diferença. É esse "pó enamorado",como diz o espanhol,que nutro pelo mundo, pela vida e pelo próximo, que me leva a evocar o "Pequeno Príncipe" :"em que planeta me encontro?".
    My God, quantas tragédias,quanta desigualdade, quanta tristeza, quanta hipocrisia... não é Djabal? Hoje estou vivendo intensamente Saint Exupery. "Gosto que levem minhas desgraças a sério".Que bom, que você e outros amigos que passaram aqui "sacaram" esse momento.

    Um beijo pra você e boa tarde de domingo.

    ReplyDelete
  29. Oi Fátima, minha amiga querida. Não se preocupe,sei que você está sendo solidária à dor dos cariocas e que sua aura emana boas energias. Sua amiga é assim mesmo. Como disse ao amigo Djabal, aí acima, sou como o Pequeno Príncipe: "gosto que levem minhas desgraças a sério". Graças a Deus, não fui atingida fisicamente,mas na alma e no coração, fui.
    Quem não sentir nada com tudo que está sendo mostrado é porque não tem os dois:coração e alma, não é Fátima? Cada um...cada um... é o que costumo sempre dizer.

    Um beijinho e bom final de domingo. Aí já é mais tarde, sei.

    ReplyDelete
  30. Oração ao Amigo

    Pai

    Eu lhe peço que abençoe meu amigo que estiver lendo esta mensagem.

    Faça-lhe uma nova revelação de Seu amor e poder.

    Espírito Santo, peço-Lhe que ministre o espírito dele neste momento.

    Onde houver dor, conceda-lhe Sua paz e misericórdia.

    Onde houver dúvida, renove-lhe a confiança na Sua capacidade de operar através dele.

    Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhe dê compreensão, paciência e força enquanto aprende a se submeter a Sua direção.

    Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que o renove revelando Sua proximidade e atraindo-o para maior intimidade com o Senhor.

    Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhe Sua coragem.

    Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida dele.

    Abençoe suas finanças, conceda-lhe maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhe apoio e encoraje-o.

    Dê a ele discernimento para reconhecer as forças negativas que o rodeiam e revele o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

    Obrigado meu Pai...

    (texto da net).

    Uma boa semana pra vc amiga.

    beijooo.

    ReplyDelete
  31. SE VC SOUBESSE COMO EU TE ENTENDO.. TENHO MEUS ALTOS E BAIXOS SEMPRE. E VAMOS LEVANDO.. UM DIA HAVEREMOS DE SAIR DESSA. LINDA A FRASE DO CAIO FERNANDO ABREU.ALIÁS TUDO DELE É LINDO..VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA E IR TIRANDO O PÓ DAS NOSSAS EMOÇÕES NA NOSSA VIDA.. BEIJÃO QUERIDA

    ReplyDelete
  32. Olá Lau,

    As pessoas melhores do mundo
    são sempre as mais sofredoras
    elas sofrem por quase tudo
    todos os dias todas as horas

    Coisas que não podemos esquecer
    nesta nossa caminhada
    não vale a pena sofrer
    porque não vai adiantar nada

    Deixo de lado o baixo astral
    lembre-se só de coisas boas
    esqueça tudo o que está mal
    até mesmo de algumas pessoas

    um beijinho Grande,
    José.

    ReplyDelete
  33. Oi Lau! Dê um chega pra lá nessa tristeza!!!
    Tenha sempre em mente que você é uma pessoa iluminada e portadora de uma vitalidade invejável. Com fé e com a energia positiva emanada pelos amigos, a superação desse 'momento down' dar-se-á num piscar de olhos. Acredite!
    Desejo que os acontecimentos que virão com a semana que se inicia lhe tragam novas e felizes perspectivas. Um beijo!

    ReplyDelete
  34. Olá Ana,como vai? Desculpe não ter respondido antes. Obrigada . Muito linda essa oração. É muito bom receber boas energias. Agradeço, de coração, e desejo tudo de bom pra você.

    Um beijo

    ReplyDelete
  35. Oi Maria, tudo bem? Bacana , encontrar alguém que faça eco. É... a semna aqui no Rio foi braba, minha amiga. E essa fase...hormonal[rs] mexe com a gente, não é Maria?

    Eu também admiro muito o Caio. Tenho cada texto dele lindo.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  36. Olá meu amigo José, que lindos esses versos. Olha...Portugal está de parabéns. Como tem poetas...e brilhantes.
    Ah...adorei você dizer esquecer "até de algumas pessoas". Verdade, tem sempre um chatinho pra perturbar a vida da gente, não é ? Ou chatinha...[rsrs]

    Um beijinho e adorei te ver por aqui.

    ReplyDelete
  37. Oi Dalton? É o Dalton França ? O meu brother "das Minas Gerais" ? "Quequéisso", veio na enchente? [rs]Brincadeira, obrigada pela visita. E aí, muito trabalho, mestre ? Obrigada também pela vitalidade (além da conta, já entendi). Dalton, você que também já viveu na "Guanabara", como você sempre diz, pode imaginar o coração do carioca como está. E o meu não poderia estar diferente.
    Valeu pela força e pela visita.

    Um beijo

    ReplyDelete
  38. Oi, Lau
    Também ando muito sensível! Mas, as notícias não têm sido muito boas, não é?
    Hoje mesmo fiquei muito triste com as notícias que vi na TV.
    Espero que a vida melhore para que possamos ser mais felizes, vendo mais felicidade...
    O pó das nossas emoções não sai mesmo com panos, vassouras ou espanadores... Só a fé e o tempo podem nos ajudar!
    Um abraço afetuoso!

    ReplyDelete
  39. Olhe o infinito…

    O céu azul, o mistério da natureza que nos dá todas as alegrias do mundo…
    Visite: Mensagens, Papel de Parede, Videos Bom dia!
    é a palavra mágica que faltava nesta manhã, e vem expressar à você,
    o maravilhoso amanhecer que lhe desejo, repleto de amor,
    prosperidade e paz…
    Hoje certamente, tudo dará certo,
    o seu caminho será suavizado pela brisa do ar,
    que chegará até você de mansinho,
    trazendo com ela o aroma das flores, que darão colorido ao seu dia.
    Tudo isso Deus coloca ao nosso alcance,
    para avaliarmos o magnífico presente de estarmos vivos
    e sobretudo podermos dizer:
    Bom Dia!!!
    Eu gosto muito de você e lhe desejo mil alegrias!!!

    (texto da net).

    beijooo.

    ReplyDelete
  40. Lau, como tu estás?
    eu confesso: não sei andar de bicicleta, e acho q não aprenderei mais.
    Inveja saudável deste teu "poder".
    é triste não saber andar de bicicleta, tu não imaginas o quanto.
    Aguardo tua opinião na minha postagem d hj.
    beijo e um grande abraço
    tenhas uma tarde iluminada.

    ReplyDelete
  41. Oi Zilda, como vai? É Zilda, estamos vivendo um período de tristeza. Só não se toca quem não tem coração, não é amiga? Verdade pura o que você diz. Se não tivéssemos fé como enfrentaríamos tudo isso, é o que me pergunto.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  42. Oi Ana, tudo bem? Adoro suas mensagens matinais. Desculpe em não agradecer antes.Falta de tempo.

    Um beijo e um super obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  43. Olá Mariana, estou bem melhor, graças a Deus!!! Mariana , vem visitar o Rio que prometo que você sai daqui uma expert em bike...e em tombo também.[rsrs] Brincadeira, nunca tinha cáido. Caí por ser irresponsável, inconsequente,reconheço.

    Depois vou lá ler seu post, com muito prazer.

    Um beijo pra você e para o futuro presidente.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)