Sunday, January 10, 2010

"Ôôôô mãe"



POEMA ESQUISITO

(Adélia Prado)
Dói-me a cabeça aos trinta e nove anos.
Não é hábito. É rarissimamente que ela dói.
Ninguém tem culpa. Meu pai, minha mãe descansaram seus fardos,
não existe mais o modo
de eles terem seus olhos sobre mim.
Mãe, ô mãe, ô pai, meu pai. Onde estão escondidos?
É dentro de mim que eles estão.
Não fiz mausoléu pra eles, pus os dois no chão.
Nasceu lá, porque quis, um pé de saudade roxa,
que abunda nos cemitérios.
Quem plantou foi o vento, a água da chuva.
Quem vai matar é o sol.
Passou finados não fui lá, aniversário também não.
Pra quê, se pra chorar qualquer lugar me cabe?
É de tanto lembrá-los que eu não vou.
Ôôôô pai
Ôôôô mãe
Dentro de mim eles respondem
tenazes e duros
porque o zelo do espírito é sem meiguices:
Ôôôôi fia.


(Dedicado àquele anjo da guarda especial que me amou e cuidou de mim por muitos anos... minha mãe Maria.
Hoje, faria 82 anos.
)
Lau
Um beijo e um bom domingo para todos .


Adélia Prado, poeta e escritora brasileira.
Imagem by Pixdaus: Mother hood

31 comments:

  1. Olá Lau,
    Revejo-me um pouco nesse poema. Pra quê, se pra chorar qualquer lugar me cabe?
    Bonita dedicatória.

    Esse anjo que tanto a amou
    de uma maneira tão bela
    ela neste mundo deixou
    outro anjo igual a ela

    um beijinho muito grande,
    José

    ReplyDelete
  2. Olá José!!! Obrigada pelo conforto e pelo carinho. Amei seus versos! Lindos!!!Mas de anjo...não tenho nada.[rs]

    Um beijo

    ReplyDelete
  3. Que poema lindo!
    Vovó Maria minha amada e eterna bisa!
    84 anos é muita coisa em!(rs)
    Beijos da Poetnha Rafinha♥

    ReplyDelete
  4. O poema é bonito
    Como sua mãe seria
    A minha ficou no coração
    Como a sua ficaria

    Elas sempre nos protegem
    Com o seu amor profundo
    Por isso a nossa é sempre
    A melhor MÂE do Mundo

    Ela deixou em "rebento"
    Para cá continuar
    A espalhar o amor
    Nesta vida sem parar

    A Lau bem continuou
    Com "rebentinhos"a nascer
    E assim vamos andando
    Nesta vida a crescer

    Grande beijinho
    Áureaurea

    ReplyDelete
  5. Olá Rafulete, você é muito fofa. Eu adoraria chegar aos 84 anos para poder conviver muuuuuitos anos com você. Saudade da bisa, né? Imagino...
    Um beijinho e obrigada pelo seu lindo comentário.

    ReplyDelete
  6. Ô Áurea, que prazer ler seus lindos versos. Você nem imagina. Verdade, minha mãe era uma mulher linda por fora e por dentro.

    Muito obrigada pelo carinho e por sua sempre bem-vinda presença.
    Beijocasss

    ReplyDelete
  7. Uau, essa voz dentro de nós, nossos pais respondendo... é isso que fica né? Quando eles se vão, qdo recorremos a nós mesmos para responder a algo em nossa vida... É o que somos, o eco de nossos pais nas nossas cabeças. Obrigado por me seguir. Te add também, gostei do seu blog. Bjao!

    ReplyDelete
  8. O mundo cabe dentro de nós, mas a gente nem sempre pensa assim. Porquê insistimos em procurar,orar,pedir em outro lugar sem ser dentro de nós mesmos. Todas as respostas, todas as pessoas amadas, tudo o quanto precisamos se encontra cá dentro...

    Bjs

    ReplyDelete
  9. Ôôô Vó Ôôô Vô amor eterno...saudades!!!

    ReplyDelete
  10. ..o bom é saber que tem um pouquinho deles em vc..no Junior..na Lê e nas meninas..

    ReplyDelete
  11. Pra quê, se pra chorar qualquer lugar me cabe?
    É de tanto lembrá-los que eu não vou.

    Penso assim também Lau...
    Lindos versos de saudades.
    Um grande abraço e linda semana!

    ReplyDelete
  12. Lau

    Boa tarde

    Belíssima homenagem. A serena saudade é sempre a melhor e mais iluminada lembrança.

    Passei para te dar o primeiro abraço de 2010, espero tua visita, e agora tem um novo blog 007BONDeleição, só para quem "não gosta de política".

    Fique em Paz, um abração fraterno.

    ReplyDelete
  13. Muito emocionante a homenagem,
    sentir saudades dos nossos amores, pode ser dolorido, mas nos fortalece, pois nos dá a certeza que a vida nos privilegiou.

    ReplyDelete
  14. mãe somos teus frutos
    nossos corações sofrem
    desde a separação umbilical
    porque desde então sabemos
    é por nossa conta lutar contra o mal

    queriamos caminho inverso
    mais velhos ouvir teus versos
    aquelas canções o leite do seio
    mãe o mundo da volta a gente veio

    mas não se sabia
    que um dia o pai a ti levaria
    a palavra amiga o beijo ao deitar
    nas frias manhãs cuidados ao acordar

    os primeiros passos
    tantas noites insones
    mãe tu que tens tantos nomes
    Maria, Ana, Claudia, Helena, Lau
    mães muitas todas divinas mulheres.

    Minha senadora amiga já te disse: me orgulho de ter uma amiga assim que mostra sempre que a familia vem em pimeiro lugar. Bela sua homenagem e essa lembrança da mãe nunca se apaga da nossa mente.

    ReplyDelete
  15. Olá Renato,seja bem-vindo. Verdade..somos o eco dos nossos pais.Eu que agradeço sua visita e por ter ficado aqui. Bacana mesmo.

    Outro beijão.Irei te visitar.

    ReplyDelete
  16. Fátima, somos poderosos e não sabemos. Tudo que necessitamos para sobreviver à dor, por exemplo, se procurarmos ajuda interior,encontraremos.

    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  17. Oi Everson, poeta amigo, obrigada.
    Um beijo pra você também e uma boa semana.

    ReplyDelete
  18. Oi Aninha!!! Que surpresa!!! Sei que você sente saudade deles. Eles te amavam muito. Adorei te ver aqui. Caraca, agora estarei sendo mais fiscalizada ainda.[rs]
    Você já viu as suas filhas "blogueiras"? Criaram blogs, comentam, seguem os meus amigos...Morro de rir.

    Viver num país democrático é isso aí.

    Beijocas e volte sempre.

    ReplyDelete
  19. Oi Dora, eu adoro esse poema e achei que se encaixasse no que estva sentindo ontem, dia do niver da minha mãe. Além de uma virose braba que peguei, a saudade bateu forte. Sinto muito a falta da minha mãe, que virou estrelinha há pouco tempo.
    Beijos e obrigada.

    ReplyDelete
  20. Olá 007!! Obrigada pela visita. Estou em falta com você, reconheço. Estou com visitas em casa,além de muita atividade. Irei com prazer conferir as notícias sobre política. Aliás, já posso prever que não serão nada agradáveis, não é 007? Ô classe "sem classe".[rsrs]
    Um beijo fraterno

    ReplyDelete
  21. Olá Mariana,tudo bem?
    Obrigada pelo carinho.
    Você tem razão.
    Mãe...então.

    Beijosss

    ReplyDelete
  22. Olá Poeta dos Pampas, nobre senador.Tudo bem?
    Que isso???Vai me fazer chorar com esses lindos versos...
    Obrigada, Tricolor.Adorei o que você escreveu.
    Tricolor, como sempre digo, o blog é a nossa tribuna virtual. Ontem, seria comemoradíssimo o aniversário da minha mãe. Como ela não está mais aqui, resolvi homenageá-la. Senti uma saudaaaade dela...
    Tricolor, peguei uma virose. Fiquei malzona. Hoje melhorei um pouquinho.

    Um beijo e obrigada pelo seu comentário.

    ReplyDelete
  23. Cara senadora te cuida pois que a anarquia desse congresso só fica pior conosco fazendo esses enredos todos rsrrsrsrrsrsrs.

    ReplyDelete
  24. Oi poeta amigo, amei a saudação!!!
    Obrigada.

    Outro beijo pra você.

    ReplyDelete
  25. Olá nobre senador!!! Nem fale...a casa está muito parada. Tenho que me cuidar mesmo, o nobre colega tem razão. [rsrs]
    Quanta abobrinha!!!![rsrs]


    Beijos, amigo bagunceiro.

    ReplyDelete
  26. saudades eternas.... te amo Lau. estou sempre aqui! beijos

    ReplyDelete
  27. Lau
    Este poema da Adelia é muito lindo.
    Mãe e pai sempre fazem falta, quanto mais eles ficam com a gente, melhor é.
    beijos

    ReplyDelete
  28. Oi princesa da vóvi. Eu sei. Te amo também.Desculpe ter demorado a responder. Vc sabe que eu estava malzona.
    Beijoquinhas

    ReplyDelete
  29. Olá Angela, obrigada pelo carinho e desculpe ter demorado a replicar seu lindo comentário. Estava "down", "down". Hoje estou bem melhor, quaaaase boa.[rs]


    Beijossss

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)