Friday, January 15, 2010

Estatutos do Homem (A.I. Permanente)

(clique sobre a foto para ampliar)
Artigo I


Fica decretado que agora vale a verdade,

que agora vale a vida
e que de mãos dadas
trabalharemos todos pela vida.

Artigo II

Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

(excertos)

(Thiago de Mello)

(in memoriam ... aos nossos irmãos no Haiti.)




Um beijo e um bom fim de semana para todos os @migos que passam por aqui.

Lau


Thiago de Mello in Estatutos do Homem. 6a.ed. São Paulo, Martins Fontes,1986.

Amadeu Thiago de Mello (Barreirinha, 30 de março de 1926) é um poeta brasileiro. Natural do Estado do Amazonas, é um dos poetas mais influentes e respeitados no pais, reconhecido como um ícone da literatura regional.

Foto: "earthquake"/ "terremoto", by Pixdaus


A.I.= Ato Institucional.

34 comments:

  1. Sim, Lau, são ecos de Richter. A terra convulsionando, a dor avassaladora, devastação...Resta-nos silêncio e solidariedade.
    Um beijo, querida.

    ReplyDelete
  2. Ai que triste. Poderíamos tentar neh. Ao menos isso, algumas pessoas conseguem ser tão indiferentes, não tiram lições de nada. Bjuu!

    ReplyDelete
  3. Você escolheu maravilhosamente bem o poeta e a poesia. Como é que podemos não fazer de cada dia um domingo? Tudo é tão instável, a esperança sempre parece desvanecer logo ali, na próxima esquina. Todos os dias manhãs de domingo...Isso mesmo, escrevo desde meu sábado ensolarado, estendo as minhas mãos, quem sabe a ilha do humano se torne continente. Incontinenti.

    ReplyDelete
  4. De mãos dadas podemos melhorar a vida dos outros!
    Todas as terças-feiras cinzentas, temos que lembrar dessa tragedia que mato muitos no Haiti!

    Beijos Poetinha Rafinha

    ReplyDelete
  5. Olá Mai, como vai?
    Taí...esses ecos não aprecio. Ninguém,não é Mai?
    Você usou os adjetivos perfeitos para classificar esse momento.

    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  6. Renato, infelizmente, você tem razão. Há quem não esteja nem aí.
    Um beijo e valeu a presença.Volte sempre.

    ReplyDelete
  7. Amigo Djabal, fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas,
    que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança... de dias melhores.

    Por decreto irrevogável fica estabelecido
    o reinado permanente da justiça e da claridade,
    e a alegria será uma bandeira generosa
    para sempre desfraldada na alma do povo. E que as crianças não sejam atingidas por nada de mal e dor alguma nesse mundo.

    Um beijo

    E.T. A menina não resistiu aos ferimentos ...e por falta de socorro adequado.

    ReplyDelete
  8. Oi Rafulete! É isso aí ... princesa. Você já conhece o caminho das pedras. Tenho muito orgulho de você.

    Beijinhos, minha linda princesinha.

    ReplyDelete
  9. Olá Lau,
    Eu pergunto como é que alguém pode ficar indiferente a uma tragédia desta dimensão, só mesmo quem tiver uma pedra no lugar do coração.
    Estou a escrever como anónimo porque tennho o
    computador avariado.
    O resto de um bom fim de semana,
    um beijinho,

    José, Reflexões e outras divagações

    ReplyDelete
  10. Olá Lau, desculpe-me pela ausência, estava viajando de férias conforme post do dia 5. Voltei
    Obrigado pela força e pelo carinho
    Beijos

    ReplyDelete
  11. Olá José, tudo bem? Concordo com você, José. Será que há alguém que não se toque com uma tragédia dessas??????

    O que houve com seu computador? Espero que resolva logo o problema, meu amigo.
    Obrigada por sua visita. Gostei muuito.
    Um beijo

    ReplyDelete
  12. Oi Wanderley,tudo bem? Eu que peço desculpas, pois também estive ausente. Estava "dodói". Tive uma virose braba. Hoje estou descansando para ver se me fortaleço.
    Um beijo e seja bem-vindo.Eu senti sua falta...

    ReplyDelete
  13. A tragédia e a angustia
    No Haiti se instalou
    Tanta gente desesperada
    E que ficaram sem nada
    Quando tudo desabou

    Desabou naquela gente
    Deixando um mar de dor
    Com tamanho sofrimento
    Tristeza e desalento
    Como é possível Senhor!!!!

    De mãos dadas, todo juntos
    A fazer o que podemos
    E que as Nações Unidas
    Não deixem desprotegidas
    È mais o que pretendemos.

    E agora pergunto Lau!
    Sua dor fisíca passou?
    Não voltou a incomodar?
    Já se sente com bem estar?
    Ou ainda demorou????

    Desejo tudo de bom
    Como para mim também
    Para a amiga de alem mar
    Eu só posso desejar
    O que deseja e não tem.

    Parece um trocadilho!!!!!!

    Tem muito calor aí???
    Nós por aqui é: chuva, chuva, chuvinha...
    Vem cair na nossa terra
    Chuva, chuva, chuvinha...
    Vem cair do ar há serra.
    Cuhva, chuva, chuvinhaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

    Lau! neste momento, estou a fazer um programa semanal, numa rádio local.Chama-se: ( o programa)"Terra Mágica das Lendas".
    Passam 2 lendas da minha autoria por semana, em poesia (quadra ou quintilha).
    Não dá p´ra ouvir aí mas tenho recebido boas notícias e estou contente.
    Como faço parte desta Associação é uma maneira de a divulgar.
    Mais para a frente irei passar histórias

    BEIJINHO
    Áurea

    ReplyDelete
  14. gpstei muito e tou seguindo.
    um beijo e da uma passadinha no meu xD

    ReplyDelete
  15. Lau Milesi disse...
    Olá Áurea, tudo bem? Nem fale...perdi o sono e o apetite ao ver certas cenas na TV sobre essa tragédia.Me senti tão impotente... Fiquei muito impressionada ao ver o resgate da menina de 11 anos. Eu "pirei"quando soube que ela não resistiu aos ferimentos ...e por falta de socorro adequado. Muito triste. Nem vou reclamar mais de virose alguma.Não mesmo.

    Áurea , que legal você estar fazendo esse trabalho em rádio. Já tive um programa de rádio chamado " A Hora dos Transportes", numa rádio aqui do Rio de Janeiro. Foi uma fase muito gostosa. Rádio é uma cachaça, é o que costumamos dizer aqui no Brasil, quando nos referimos ao prazer que se tem com essa atividade. É uma delícia... e o retorno, o imediatismo do rádio são extremamente gratificantes. Que pena eu não poder te ouvir... Mas eu posso te ler e adoro seus versos.Venha sempre.

    Um beijo, querida.

    ReplyDelete
  16. Olá Cah!!! Prazer em te "conhecer". Seja bem-vinda ao meu blog.Obrigada pelo convite. Irei conhecer seu espaço,pode deixar.

    Um beijo

    ReplyDelete
  17. Que bela e emocionante essas palavras, apesar do momento de tristeza.

    Paz e harmonia para todos nós.

    Forte abraço

    Caurosa

    ReplyDelete
  18. bonito e triste.
    Gostei muito do teu blog.

    Um feliz domingo pra vc....
    Maurizio

    ReplyDelete
  19. Fica decretado que o primeiro mandamento/dever é o AMOR!
    Um beijo e bom Domingo
    Graça

    ReplyDelete
  20. oi Lau. muito triste tudo o que aconteceu.. são imagens que me angustiam. e é dificil entender.. beijos querida

    ReplyDelete
  21. Decretar que a partir de hoje é proibído sofrer... é proibido fazer alguém sofrer, é proibido que isto volte a acontecer... que o sofrimento saia de todas as vidas de todas as pessoas que merecem...

    ReplyDelete
  22. Um beijo carinhoso pra ti amiga e uma linda semana de poesia e paz....

    ReplyDelete
  23. Olá Caurosa, seja bem-vindo! O poeta Thiago de Mello é tudo de bom.Bem diferente do momento que estamos vivendo: sofrendo com a tragédia no Haiti.
    Um abraço e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  24. Olá Maurizio, obrigada pela força. Volte sempre.

    Um abraço.

    ReplyDelete
  25. Este item que você cita, o amor, deve ser permanente nos Estatutos do Homem... ou deveria ser, não é Graça?

    Um beijo, amiga, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  26. Olá Maria Bonfá, bom te ver por aqui.Tudo bem? Verdade pura, também me questiono muito sobre essa tragédia. Muito triste.

    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  27. Por mim, Professorinha, já virou Lei. Tudo isso é o que peço diariamente nas minhas meditações e orações.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  28. Olá poeta amigo, obrigada.
    Desejo também a você uma linda semana e, claro, com muita poesia.
    Um beijo

    ReplyDelete
  29. Áurea, quem agradece sua sempre bem-vinda presença sou eu. Que isso?

    Um beijo e desculpe ter "pulado" seu comentário.

    ReplyDelete
  30. Há tempos não vinha aqui.
    E como tá bacana seu blog!
    Tudo de bom pra você e obrigado pela força lá no meu canto.
    Abraços.

    ReplyDelete
  31. Olá Barros, tudo bem? É mesmo, há muito tempo que você não passa por aqui. Ainda bem que veio, né? [rs] Eu que agradeço sua visita, que isso...
    Fui conferir seu post sobre Poemas Selecionados e amei poder ler mais sobre Drummond. Sou fanzoca do poeta, como já disse no seu blog.
    Um abraço e volte sempre que puder.Tudo de bom pra você também.

    ReplyDelete
  32. Um beijo carinhoso pra te desejar uma linda semana.

    ReplyDelete
  33. Olá poeta amigo...e gentil!
    Obrigada, pra você também.
    Um beijo

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)