Monday, January 18, 2010

"Não entendo"

(clique para ampliar)

Não entendo ...

Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.

Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter
" fronteiras " .

Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.

Não entender, do modo como falo, é um dom.

Não entender, mas não como um simples de espírito.

O bom é ser inteligente e não entender.

É uma bênção estranha, como ter loucura sem ser doida.

É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.

Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco.

Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

(Clarice Lispector)

Livro dos Prazeres -Clarice Lispector( 1920 — 1977) escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior .

Foto: Knitter (Pixdaus)

Em Tempo


Essa exarcebação do momento interior que caracteriza as obras de Clarice "ancorou" por aqui. Estou vivendo intensamente esse momento. Fazer o quê? Vivê-lo...

Um beijo e uma semana produtiva para todos os @migos.

Lau

Um blog é a nossa tribuna virtual...

36 comments:

  1. Lau
    Não entender é construtivo, assim a gente pensa tentando entender e pode chegar a várias conclusões.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Eu acho ótimo não entender, primeiro porque não me acho muito inteligente para entender tudo sobre o mundo, sua criação ou essas coisas, então não entender me faz parecer masi seguro para viver, me faz acreditar que há algo maior, e só pode ser maior se começar maior que meu entendimento. E segundo porque entender, saber, nos tras responsabilidades, as vezes eu queria ser burro, só para não sentir as obrigações morais do conhecimento, como salvar, ensinar, pesquisar, responder, resolver, ter coisas nas mãos que valem muito e definem muito para outras pessoas, terceiros. Será que Deus se sente assim? Não sei! uhuul!! Aaaah, vou pegar carona com vc nesse momento tah :D acho mto digno! Bjao!!!

    ReplyDelete
  3. Olá, Lau! Não entendi o seu post! Brincadeira, hehe. Uma escolha de muito bom gosto.

    Boa semana!

    Bjs!

    ReplyDelete
  4. Oi Wanderley, taí gostei do que você me disse.Eu ,na verdade, não entendo um montão de coisas. Não entendo a dor, as tragédias, a saudade , o silêncio...
    Shi...estou muito "loser"hoje.

    Um beijo e obrigada pelo seu comentário.

    ReplyDelete
  5. Oi Renato! Também concordo com você.Muitas vezes é providencial e nos faz bem não entender...
    Você citou Deus e eu lembrei que não entendi por que ELE não olhou" mais para o Haiti. Eu disse, e repito, estou vivendo esse momento estranho. Somatizo as tragédias e "não entendo" o motivo dessa intensidade. Enfim, "não entendo" mais nada.Que terapia!!![rs]
    Obrigada por me entender.E tenha certeza que dizer "não entendo" é digno, como você bem disse.
    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  6. Minha senadora amiga um abraço começo ao ler o texto ver que de fato nunca entendi nada mesmo. Mas as vezes entender ou não na minha opinião de quem não entende mesmo que sou eu. Faz até bem sabe deixa pra lá e .final. Viu só senadora agora vai você minha amiga entender o que eu escrevi. Na verdade é caso de internação rsrsrrsrsrs. UM abraço minha amiga vim a Poa mas já estou voltando.

    ReplyDelete
  7. Ralph,você me descontraiu com seu comentário e acertou na mosca.
    É pra não entender mesmo esse post.[rsrsrs]
    Um beijo, meu amigo querido.

    ReplyDelete
  8. Oi Tricolor, estou rolando de rir com o seu comentário. Nosso papo parece de doido. Não estou entendendo. [rs]
    Tricolor, hoje acordei super preocupada pois o hospital em que minha filha trabalha está convocando médicos para ajudar no transporte das crianças feridas e doentes do Haiti.Coisas de mãe, mas que não fazem com que eu esqueça de que se deve ajudar a quem necessita, evidente.Anda mais nessa profissão.
    Tá vendo como é bom desabafar no blog?Já estou me sentindo melhor, esquecendo o "momento" não entendo".
    Um beijo,meu amigo, e obrigada por me entender.

    ReplyDelete
  9. O Angela, ainda estou aqui. Pois é, esses momentos "não entendo" fazem parte da vida.
    Agora mesmo não entendi um e-mail que recebi. Não são poucos os que "não entendem"...não é?

    Um beijo, querida, e obrigada.Boa Noite!

    ReplyDelete
  10. Desfrutemos a sincronia; reli hoje pela manhã:
    "Sou o que sabe que não é menos vão
    Que o vão observador que no espelho
    De silêncio e cristal segue o reflexo
    Ou o corpo (tanto faz) de seu irmão.
    Sou, tácitos amigos, o que sabe
    Que não há outra vingança que o olvido
    Nem há outro perdão. Um deus ao ódio
    Humano deu esta curiosa chave.
    Sou o que, apesar de tão ilustres modos
    De errar, não logrou decifrar o labirinto
    Singular e plural, árduo e distinto,
    Do tempo, que é de um e de todos.
    Sou o que é ninguém nem foi espada
    Numa guerra. Sou eco, olvido, nada."

    Percebe-se que é homem o seu autor.
    Falece nele a sutileza e os meneios.
    Vai, parece, direto ao ponto.
    Ela nos deixa a pensar na inteligência.
    Na doçura da burrice.
    São, quem sabe, diferenças entre os sexos.

    Sei lá, entende?
    Beijos.

    ReplyDelete
  11. Eu por vezes quero tanto entender determinadas atitudes de algumas pessoas próximas... eu ás vezes percebo o que os levam a fazer mas não entendo porque o fazem, é confuso! o melhor mesmo é não entender.

    Bjs

    ReplyDelete
  12. lindo texto Lau. quero agradecer pela força.. vc viu ? eu postei uma poesia.. é bom demais ter amigos que incentivam e apoiam. obrigada querida de coração.. um lindo dia para ti..beijão

    ReplyDelete
  13. Eu sei vovó...
    você não entende mas por que?
    As pessoas da igreja morreram e o Cristo ficou de pé! Só ele mesmo pra explicar!Vovó você é muito criança!
    Beijos e não fique triste com que eu falei!

    ReplyDelete
  14. Querida Lau, há momentos na nossa vida que a gente diz asim...
    "Eu só queria entender..."
    Coisa inexplicáveis, já passei várias vezes por esses momentos...
    Tudo vai dar certo pra sua filha assim como pra todos que trabalham no referido hospital.
    Um abraço!

    ReplyDelete
  15. Esse Djabal é nota mil mesmo. Um abraço senadora liguei pra ti no celular mas não me atendestes. Viu só depois dou uma de louco por não entender mesmo rsrrsrsrsrrsrs. Não te preocupa tua filha se chamada será como todos que lá prestam ajuda abençoada por Deus.

    ReplyDelete
  16. Perfeito esse texto! E muito propicia quando estamos diante de tragedias como essa do Haiti, que nos faz pensar em tantas coisa que não permite nosso entendimento.

    Besitosssss

    ReplyDelete
  17. Meu nome é Adriana, sou do blog artesdaadriana.blogspot.com , e fiquei muito feliz em saber que você tornou-se minha seguidora. Gostaria que soubesse que já sou sua seguidora também, fiquei um tempo sem atualizar meu blog e só hoje tive o prazer de conhecer o RENASCENDO e adorei. Um abração e visite meu blog vou postar muitas novodades... Eu ja sou fã do seu blog! Um abração Adriana

    ReplyDelete
  18. Só passei para deixar o meu beijinho.
    Hoje é mais um dia com "pressita" para ir a uma reunião.
    BJO ´Aurea

    ReplyDelete
  19. Ô Djabal, que espetáculo.A-Mei!!! O Renascendo na fase Borgiana...e graças à sua criatividdae.[rs] Realmente, o "homem" vai direto ao ponto. E a mulher sugere esse ponto, quem sabe? Os dois se completam . Somos, então... ao invés de "sou", como dizia Borges.
    "Numa guerra. Sou eco, olvido, nada.” (“sou”, p. 175).
    E eu digo:"Numa guerra, sou eco, olhos, coração".
    Taí a diferença entre os sexos.
    Muito obrigada pelo lindo e poético comentário.

    Um beijo

    ReplyDelete
  20. Oi Fátima, é assim mesmo, amiga. O ser humano é muuuuito complicado Vá entender as reações, as atitudes de cada um...não dá mesmo. E quando estão próximas então... aí é que o bicho pega. É melhor fazer de conta que não está entendendo, concorda?

    Está tudo bem com você?
    Um beijo e mais tarde irei te visitar.

    ReplyDelete
  21. Oi Maria Bonfá,obrigada, adorei saber que você voltou a escrever seu lindos poemas. Muito obrigada por ter atendido ao meu pedido. Já fui ao seu blog conferir e me emocionei.
    Um beijo.

    ReplyDelete
  22. Oi Princesa, que isso? Vou ter que censurar seus comentários.[rs] Chamando sua avó de criança?? Ah...sou não...

    Um beijinho poetinha esperta e abusadinha.[rs]
    Estou contando nos dedos as horas para você voltar pra aqui,tá?
    Bye e + beijos

    ReplyDelete
  23. Oi Dora, tudo bem? Já vi que vc leu o que escrevi para o Tricolor. Estou super apreensiva por causa da situação do país e com medo que aconteça outra tragédia. Quando recebi o e-mail dela com o aviso do Chanceler do Hospital, me assustei, confesso. Nunca se sabe , não é Dora ?
    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  24. Oi Tricolor, fiquei triste de não ter ouvido o celular.Estava na praia com a poetinha. Ela já foi pra casa e já estou morrendo de saudades. Muito obrigada pelo carinho e por sua amizade.
    Tricolor, a coisa é complicada. A terra do Obama não dá moleza para os médicos, eles têm que se licenciar e o único benefício é um seguro-saúde. Não dá para falar tudo aqui.

    Beijosss e , mais uma vez, obrigada.

    ReplyDelete
  25. Olá Francisco, poeta menino. Não foi à toa que me encantei com você, menino. Que sensibilidade. Muito fofo você, sabia? Que bom que você aprecia Clarice. È uma senhora escritora , além de escrever esses versos maravilhosos.Soberana, como você bem a classificou.
    Francisco, ao ler seu outro comentário, só tenho a concordar com o que você diz. Verdade pura. Quando "vemos" com a alma, além de doer mais, nos traz muitos questionamentos. O "Não Entendo" aí foi exatamente o fato de ter ficado perdidinha, perplexa, diante de tanta desgraça, de tanta tristeza.

    Quanto à poetinha Rafinha, nem fale, está fazendo miséria nesse blogspot. Comenta os blogs dos amigos. Ela já foi ao seu, pelo que vi. Ela é uma pimentinha de 8 anos, muuuuuuito esperta.

    Um beijinho, meu amigo querido, e pode deixar que vou te visitar sempre. Ainda mais agora sabendo que você fica feliz.:)

    ReplyDelete
  26. Oi Quel querida!!! Tudo bem PHD???? Eu escolhi essa obra justamente por causa dessa tragédia. Um horror, não é Quel? Não dá para entender msmo o motivo de tanta tristeza em cima de um país já tão sofrido. "Não entendo", mas ...fazer o que? Pirar, rezar e nem sei o que mais...

    Besosss

    ReplyDelete
  27. Oi Adriana, seja bem-vinda. Irei, sim, ao seu blog conferir as novidades, tá bom? Adorei te ver aqui. Muito obrigada pelo carinho e pela força.
    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  28. Olá Áurea, outro beijinho e "boa reunião". Depois conte em versinhos como foi, tá?
    Bye

    ReplyDelete
  29. Alô querida amiga Lau!
    Que bom iniciar o ano lendo e não entendendo o desentendimento embutido no entendimento do não entender para entender esse entendimento.
    Resumindo, quanto menos entendemos, mais nos fascinamos.
    Grato por nos proporcionar esta instigante reflexão nesses tempos cada vez mais inflexíveis.
    Adorei o blog da Rafaella, a sua 'poetisasinha' encantadora.
    Dois beijos então: um procê e outro pra ela!

    ReplyDelete
  30. Acabei pulando o córgo... [rsrs]
    OS DOUTORES DA ALEGRIA, LEMINSKI e "LOVE IN NATURE" - e suas respectivas e ótimas imagens - acrescentaram ainda mais lirismo à galeria do Renascendo. Parabéns!
    Inté.

    ReplyDelete
  31. Sábia, nossa amiga escritora. Nós também, analistas, não entendemos. Aliás, fazemos questão de não entender, pois quando pensamos que entendemos, "fechamos" uma situação, rotulamos, diagnosticamos, aprisionamos o que é tão livre, tão volátil e mutante!
    Bela lembrança.
    Beijos, Lau!

    ReplyDelete
  32. "Alô" querido amigo Dalton! Bom te ver por aqui. E aí, já está de volta à civilização??[rs] Já acabaram suas férias?? Eu que agradeço o comentário "instigante", declarando que não está "entendendo o desentendimento embutido no entendimento do não entender para entender esse entendimento."[rs] Internação, esse será o caminho, certamente.[rsrs]
    Resumindo,o importante é não perdermos o fascínio pela vida, não é meu amigo?
    Obrigada pelos comentários de incentivo ao blog (aí abaixo) e por seu carinho.Legal você ter observado. Já observei também umas mudanças no ("cantinhodacurva) e adorei.
    Quanto à poetinha, já vi que ela fez mais uma vítima.[rs] Você, como mestre, já deve ter notado as mudanças que estão aocntecendo na vida das crianças com o advento da Internet.A pedagogia "antiga" está sendo repensada, concorda? Mas, sem corujice, ela é mesmo muuuuuito especial e super esperta.Obrigada por passar por aqui. Estava sentindo falta de você.
    Dois beijos cariocas: um meu e outro da poetinha.Bye

    ReplyDelete
  33. Oi Ana, tudo bem? Que bom ler o comentário de uma psicanalista renomada como você e me identificar com ele. "Me senti"...,[rs] como diz a Rafaella, minha neta esperta. Constatei que faço uma leitura "normal" da vida . Também odeio "rótulos","prisôes", pre...conceitos".
    Penso como você, aprecio o volátil, o mutante. Adorei te ver aqui. Depois volto pra escrever mais. Estão todos indo para a praia e me cobrando presença.

    Um beijinho.
    E. T. Adorei sua crônica de viagem sobre Lisboa.Parabéns!!!

    ReplyDelete
  34. Oi Francisco, menino poeta. Você que é um amor de menino. Desculpe não ter respondido antes.

    Um beijinho

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)