Wednesday, September 30, 2009

Uma Blogueira em Amsterdam



Como será Amsterdam, essa era a pergunta que eu me fazia a todo instante. A curiosidade aumentava a cada estação que o trem, que me levava à capital da Holanda, dava uma parada. Mas ao chegar pode-se logo constatar que é um lugar realmente especial. Construída abaixo do nível do mar, a cidade é charmosíssima com seus lindos canais e para onde se olha,se vê prédios muito bonitos.

São prédios com as fachadas estreitas, muitas janelas e um colorido diferente, mas com cores que não brigam,como dizem os estilistas, que fazem bem aos olhos.Os prédios históricos são maravilhosos, com um design meio medieval e datam do século XVII.

É interessante de se observar esses prédios porque eles parecem que são tortos, inclinados para frente e todos eles têm uns badulaques em cima. Uma espécie de ganchos que depois descobri que são úteis para que as pessoas possam fazer suas mudanças. Os prédios são realmente muito estreitos
.



O idioma é complicado (flamengo, também) mas em geral os holandeses se comunicam muito bem através do idioma da terra de Obama com o "allochtoon" (estrangeiro, em holandês) que visita a cidade.

A cidade

Como a cidade é toda cercada por canais, pode-se ver ao longo desses canais algumas embarcações que são utilizadas como "casas/lares"para os mais "aventureiros" ,digamos assim. De acordo com Sebastian, o simpático gerente do hotel em que fiquei hospedada, a maioria dos habitantes desses barcos (foto abaixo) são casais homossexuais, mas pode-se ver também algumas famílias tradicionais. Esse "habite-se", segundo o gerente do hotel, é dado pelo governo.


Na cidade de Amsterdam há um graaande número de bicicletas.Elas se misturam aos "troleybus", carros e mesmo aos transeuntes e se integram não só ao cenário da cidade como ao contexto tráfego. Lá, as "magrelas" respeitam os sinais de trânsito e não há o perigo de se sofrer um atropelamento by bike. Coisa que os ciclistas de beira de rua daqui do Rio e de outras cidades deveriam aprender.E as autoridades também, pois já está passando da hora dos prometidos investimentos para se criar mais ciclovias na cidade. 

Um detalhe que me chamou a atenção foi a elegância de alguns homens e mulheres ao circularem com sua bicicletas.Pode-se ver mulheres com saltos altíssimos, de botas, super bem vestidas, e homens, também, com seus elegantes ternos, em cima das suas bikes como se estivessem numa Ferrari.

Museus

Além da arquitetura que mais parece um monte de peças daqueles jogos infantis de montar castelos ,do povo (lindo) e dos belos canais, a cidade é repleta de museus. Entre os mais famosos incluem-se o Museu Rijksmuseum (um dos principais museus da Europa) que tem antiguidades e pinturas de artistas holandeses renomados, inclusive o famoso quadro “A ronda da noite”, de Rembrandt, pintado em 1642 e o auto-retrato de Van Gogh; o Museu de Vincent Van Gogh, o Museu Nacional , o Stedelijk Museum ( com Monet e Cèzanne -um espetáculo), a Casa de Rembrandt e a Casa de Anne Frank. 

O turista que estiver na rua próxima ao museu Van Gogh ouvirá, a cada 10 minutos, através de um alto-falante, uma voz suave alertando que deve estar atento à sua bolsa ou mochila, porque na região há "carteiristas", ou seja, batedor de carteiras. 

Como diria um chefe que tive, "meliante" encontra-se em qualquer lugar do mundo. Não é só no Brasil. 

Eu adorei circular por todos os museus, mas senti uma energia diferente na Casa de Anne Frank. Anne Frank foi uma das milhões de vítimas da perseguição aos judeus na Segunda guerra Mundial. Dá um frio na espinha quando se percorre a casa e se vê os cômodos em que a família ficou escondida para fugir dos alemães. Senti um aperto na garganta ao ler as comoventes cartas que Otto Frank, pai da menina e único a sobreviver,escreveu para parentes na esperança de reencontrar Anne FranK. 

Anne morreu de febre tifóide um mês antes da libertação dos judeus. Lamentavelmente, não se pode fotografar internamente. Só na entrada da casa.Esse museu me marcou também porque voltei no tempo ao lembrar do livro Diário de Anne Frank ,que dei de presente à minha filha Alessandra quando ela era adolescente. E ela amou a história de Anne Frank. E eu também gostei muito do livro, que já foi traduzido para mais de 65 línguas/idiomas.Além desses museus existem outros, como o Madame Tussaud - o Museu de Cera-,o Museu do Sexo e outros. A fotos do Museu de Cera e do Museu do Sexo são hilárias.Prometo fazer uma sessão privé. [rs]. Aliás, desde mil quinhentos e antigamente já existiam tarados. Constatei isso ao ler e ver uns documentos no Museu do Sexo. [rs]Em geral os museus são todos bem equipados com vídeos e fones (pagos, lógico) para que o visitante receba as informações exatas do que está observando. Ah...uma dica importante é que caso o turista seja jornalista deve levar sua carteira atualizada para ter sua entrada liberada. Parece bobagen, mas não é não. Faz-se uma boa economia. Em geral os ingressos são acima de 13 euros. Com o euro a quase três reais... e visitando quatro museus por dia, é uma graninha que se economiza. E quem recebe salário em "R$", então, tem mais é que correr atrás desses descontos. 

Mesmo com essa aura histórica e cultural, percebe-se de longe o ar super liberal da cidade. Na Holanda o uso de drogas leves e o casamento entre homossexuais são legalizados. Vi bastante casais circulando .

Atrações

A cidade é repleta de coffee-shops. Uma atração imperdível é o IceBar , que fica próximo à Dam Square e simula um ambiente a - 8 graus C. Os drinks são servidos em copos feitos de gelo. Super diferente. 

Outro ponto interessante de Amsterdam é o Red Light, um bairro de prostituição que é atração turística.Mas é muito bizarro, porque que não se vê somente homens. Mulheres e até adolescentes se misturam às pequenas vielas do bairro.

 E as moças de vida difícil - e não fácil, como costumam dizer -podem ser vistas  em trajes mínimos através de vitrines.

Eu diria que vale a pena conhecer Amsterdam. Ela é tão diferente que parece  não ser real. Me deu uma vontade de morar em Amsterdam...Mas só por alguns meses.A cidade é muito linda... mas o Rio de Janeiro também continua lindo. 


Um beijo e, conforme prometi, aí está minha aventura.


E.T. O próximo post será sobre Veneza e paro, tá? É chatinho, né?
 

Não estou conseguindo formatar meu texto, desculpem. Desculpem, também, o tamanho do post, mas hoje tive um tempinho e quis fechar Amsterdam.



Cristina Lobsen---. checado

27 comments:

  1. Oi, Lau
    Amei seu Post! Senti como se estivesse viajando em Amsterdam, mas com o som de "Aquele Abraço". Foi maravilhoso, imagino como deve ter sido fantástica a sua viagem. Fiquei feliz e pretendo acompanhá-la em toda viagem!
    Um abraço e tudo de bom!

    ReplyDelete
  2. Lau. Muy buen relato de tu viaje en este caso por Amterdam. Tu descripción es muy entretenida y realista. Las vivencias que traes con todo lo que viste en los museos de "todo tipo", las calles, la buena costumbre de las bicicletas, la casa de Ana Frank, los canales etc.
    Lau, realmente disfruté mucho con el relato de tu experiencia por Holanda y, también, con la buena música de fondo. Mis felicitaciones. Te saludo muy cordialmente a la espera de otra crónica en tu estilo. Gracias.

    ReplyDelete
  3. Lu
    Nem senti o texto longo, está delicioso. Li todinho sem sentir.
    E pode continuar seus relatos que vou apreciar e quero ler a sessão privé..rs
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Querida Lau! Assim não vale. [rsrs]
    Diante de tão meticulosa descrição, as suas aventuras pelos canais de Amsterdã tornaram-se "incomentáveis". Que viagem, minha amiga!
    Percebe-se, através do generoso detalhamento que você teceu com muita propriedade, todo o diferencial que faz da capital holandesa uma peculariedade.
    Ah, não posso deixar de destacar a qualidade da trilha sonora que embala as belas imagens captadas por suas lentes. Parabéns!
    Beijos!

    ReplyDelete
  5. Olá amiga Zilda!!! Que bom que você viajou comigo!
    Obrigada pelo carinho. Mais à frente conto mais novidades.rsrs

    Um beijinho para o casal

    ReplyDelete
  6. Minha senadora amiga que espetáculo de narrativa. Sem exagero vive-se cada local visitado por você. Estamos na expectativa de novas narrativas. Um abração e amiga acho que breve seras avó. Meu Manda Chuva e a sua Maga aproveitaram sua ausência e bem aconteceu rsrsrrsrsr.

    ReplyDelete
  7. Olá Sergio!! Gracias. Fiquei super conetente de você ter gostado da "viagem". rs Tinha muuuuito mais "relatos" a publicar, mas a falta de tempo me impede.
    Gracias pelo carinho.
    Um abraço from Rio de Janeiro.rs

    ReplyDelete
  8. Ai Angela, você sempre gentil comigo. Obrigada, mas o post está longo.Fiz assim para não cansar os amigos que me visitam com vários posts sobre o mesmo assunto. Tenho muuuuito mais coisa pra contar. E como!! rs
    Legal você ter gostado. Quanto à sessão "privé", será de madrugada e o post ficará no ar por algumas horas. Tô falando sério.rs Tem cada foto, digamos, "picaaaante".rsrsrs Mas super divertidas ,pois são cenas antiquíssimas. Mas desde dessa época o sexo rolava ...e como. Certíssimo,né? Não dizem que sexo é vida?? E quem não quer viver???rsrrs
    Beijos, Angela, e obrigada!

    ReplyDelete
  9. Querido Dalton, quem diz "assim não vale" sou eu.rs
    Você gostou de Amsterdam? rs Eu amei e ficaria lá por alguns meses. Só uns 4 , 6 meses. Sei que não aguentaria mais do que isso . E depois tinha que estar aqui para comemorar, amanhã, a grande notícia: vamos ganhar essa parada e sediar essas Olimpíadas. Estou divulgando a minha cidade o máximo que posso, vc tá vendo, eu sei.rsrs
    Já pensou quantos empregos serão gerados? (escuta só, não replica) rs. Aguenta, Dalton, eu sei que vc é meu amigo.rs Temos problemas como todo o MUNDO tem. Mas vamos fazer tudo direitinho, você vai ver. Vamos ter metrô até a Barra.Estou adorando, pois o trânsito aqui perto de mim vai melhorar muito.rs
    Voltando ao assunto,obrigada por ter gostado e dado aquela força, como sempre.Amsterdam é especial, acredite.E quanto aos museus, imagino/sei já que você mexe com arte, que deve apreciá-los. Eles são muito bem administrados e montados.Os acervos são lindíssimos e preciosos.
    Beijos cariocas .

    ReplyDelete
  10. Oi Tricolor querido!!! Jura que você gostou? Eu fico com vergonha de ficar contando tudo que vi. Mas, sinceramente, tenho muuuuita assunto pra falar. Muito. Mas temo cansar as pessoas. Como meus amigos mais próximos(vc é um deles) me pedem e eu sei que eles gostam, resolvi alongar esse post.Tudo que contei tenho documentado. Tenho 1 267 fotos, Tricolor. Sem contar os filmes.rsrs Um exagero, né ? Mas fui a muitos lugares e há asuntos que me interessam. O jeito é fotografar tudo.
    Tricolor, que novidade é essa de você arranjar um gato na minha ausência pra Magali? Eu te falei que ela é virgem,Tricolor. Raridade nos dias atuais, eu sei. Mas ela é VIRGEM.A educação que demos à ela foi a que recebi. Só se casa virgem.rsrs E esse gato, tem uma cara de tarado. Eu vi que ele está no seu blog Vivendo em Versos e bem acima dela. Tadinha da Maga, não estava preparada para esse momento tão importante e ainda na minha ausência.rsrs Vc sabe que ela tem dote, né? Ele tem que conversar comigo. Vc acha que eles já consumaram o ato? rsrsrs

    Quanto abobrinha, repito. Mas eu gosto de uma bagunça e sei que você é um amigo respeitador e muito especial. Pelo menos nunca me pediu em casamento.rsrsrs Lembra, Tricolor, do que te contei? Tô até o gogó de asuntos sérios. Aqui eu relaxo, me acabo.rs
    Beijos, amigo, e obrigada pela sua presença.

    ReplyDelete
  11. Errata: digo :" há assuntos".
    Desculpe, Tricolor.

    ReplyDelete
  12. pEGUEI NUMA REVISTA SOBRE TURISMO E CHAMOU-ME A ATENÇÃO UM TÍTULO DE REPORTAGEM:"VISITA A AMESTERDÃO" LI TUDO COM ATENÇÃO E DELICIEI-ME COM OR PORMENORES COMO SE ESTIVESSE VENDO UM FILME...EM ANEXO,HAVIA FOTOS BELISSIMAS SOBRE A"VENEZA" DA HOLANDA. iMAGINE O NOME DA REPORTER?!
    LAU MILESI!!!!NÃO É COINCIDÊNCIA???
    UM BEIJÃO,MINHA QUERIDA,ADOREI! GRAÇA

    ReplyDelete
  13. Minha senadora amiga sabes que aqui na minha fazenda se passar um avião atiro mesmo sou meio grosso rsrrsrsrsr. Portanto você que não tem medo e viaja por esse mindão de Deus me passe detalhes dessa viajem. Todos esperamos pela fotos e tudo que existe. Agora veja o que você contou dos casais gays morarem em pequenas embracações. Nem vou mais pescar de barco com meus amigos imagina se parece alguém e filma. Sou mais andar aqui no meu pangaré longe desses modernismo cruzes credo e eu sou fraco rsrsrrsrsrsrsrrsr. Essas abobrinhas é que estavam me faltando senadora. S´não quero me incomodar com a Magali ela contigo é uma coisa só ela escorregou rsrrsrsrsrsr.

    ReplyDelete
  14. Oi Graça , minha amiga querida! risos...Você não existe. Será que a jornalista que conheci publicou em Portugal? rsrsrsrs
    Já estou com o endereço da blogueira de Lisboa que conheci na Itália e vou te enviar. Ela ainda está viajando, aproveitamdo as férias.

    Um beijinho e vou lá na Zambeziana mais tarde.

    ReplyDelete
  15. Tricolor, ainda bem que o francês que pilotava o avião entrou no Brasil por Recife. Já pensou levar bala em POA? Risos. Nós dois somos dois lesados, dois avós doidinhos.
    A Magali vai ter que explicar esse escorregão. Se bem que com aqueles olhos de tarado daquele gato, coitadinha, o que ela poderia fazer se não sucumbir ao assédio.rsrsrsrs
    Mil vezes abobrinhas do que fazer o mal ou falar dos outros, não é Tricolor?

    Um beijo, amigo crianção (igual a mim) rs.

    ReplyDelete
  16. Que bom saber que você voltou, Lau, e o melhor, cheia de histórias pra contar, hehe. A Casa de Anne Frank deve ter sido mesmo espetacular. A história dela foi algo bastante marcante, que acabou virando um clássico da Literatura.

    Você está vendo? Falam do Rio, mas os outros países também têm os seus deslizes. E lá ainda avisam isso nas ruas, hehe.

    Difícil mesmo é falar o nome dos lugares, como Stedelijk Museum, uheahueahuaea.

    Obrigado por mais uma vez nos brindar com boa cultura!

    Bjs!

    ReplyDelete
  17. Oi Ralph!!! Obrigada meu amigo pela visita.Bom saber que vc gostou do post gigante.rsrsrsrs
    Realmente, o Diário de Anne Frank é muito conhecido e já foi traduzido para 65 línguas. Eu li e adorei. Nem fale nos nomes holandeses... Caraca, haja língua pra enrolar.rs
    Já fui ao seu blog dei um copy no seu maravilhoso texto e enviei pra lá, vc sabe? rsrs Vou falar mesmo, enviei para Kopenhagen. rsrs É pra dar força, Ralph. Pra eles saberem que estamos antenados e super ansiosos. Amanhã às 10 todo mundo em Copa, hein? Até as avós.rsrs

    Um beijo, meu amigo querido.

    ReplyDelete
  18. Lau,
    Adorei os post de viagem.
    Voltei a viajar com vc pela ruas de Amsterdam, amo essa cidade!
    E me emocionei muito quando visitei tbém o museu de Anna Frank.
    Que bom que vc dividiu essa e outras emoçoes/sensaçoes com a gente.

    Besitossss

    ReplyDelete
  19. Oi Quelzinha!!! Tudo bem? Saudade de você. Imagine,eu que amei "viajar" com você no GO, lembra Quel?
    Amsterdam é muito linda,mesmo. Adorei!!! E a casa de Anne Frank, nem fala... me emocionei também.A sensação é de que realmente sofreram muito lá. Não sei explicar o que senti.E ver as paredes do quarto em que ela ficava decorada com aquelas páginas de revistas me tocou o coração.As histórias, né Quel?

    Um beijinho e obrigada

    ReplyDelete
  20. Conhecer novos lugares. Este em particular é muito convidativo para mim. Meus avós vieram daí. Emigrados de Hamburg, em tempos passados, passeavam pelas fronteiras para cuidar da família.
    E a minha vó, sempre contou muitas coisas boas de lá. Acabou esquecendo o idioma, até se reencontrar com a irmã. Daí, sentaram e conversaram quase vinte e quatro horas seguidas em holandês. Imagine o que é isso. E a sua reportagem só fez aumentar a vontade. Ficou informativa, gostosa de ler. Ah, eles cobram iptu pelo número de janelas, deve ser isso. Beijos.

    ReplyDelete
  21. Interessante Djabal, o que você me conta. Pra você vê como não se esquece o que se aprendeu na vida um dia, não é? Que fofas as duas conversarem no idioma depois de tanto tempo. A língua é super diferente, mas há palavras que você ao escrever ou ler lembram um pouco o inglês. Eu senti isso. Mas numa conversa, fica muuuito difícil se entender qualquer coisa que seja.Só se for acompanhada de uma linguagem gestual.rs
    Mas como "falei" no post, os holandeses, diferentemente dos franceses(rs), não se importam que falemos o idioma da terra do Obama. Aliás, Obama hoje deve estar com cabeça inchada.
    Quanto ao númeo de janelas, pode-se ver na foto que não menti. rs As janelas devem ser para que se possa ver a beleza dos canais.São lindos.

    Um beijo, amigo, e obrigada por seu comentário.

    ReplyDelete
  22. Oi Lau!!! Muito bom seu relato. Sem dúvida, dá vontade de conhecer Amsterdam...
    Quer dizer que vc lembrou dos postais? Que gracinha! Te passarei o endereço por email, ok?
    Estou doida pra ler os outros posts da viagem!
    Beijos

    ReplyDelete
  23. Oi Ana querida! Nos "conhecemos" um dia desses e parece que a conheço há um tempão.rs Me envia o e-mail, tá ?
    Beijos pra vc e para a princesinha.

    Vou providenciar os outros posts,O.K.?

    ReplyDelete
  24. MMMMmmmmm que vontade de voltar a Amesterdão!!! Adorei as fotos! É linda a cidade mas tinha 12 anos quando lá fui - Preciso de voltar né? : ) Mais beijinhos : ***

    ReplyDelete
  25. Oi Trüska!!! Risos... volte logo à cidade de Asterdam. Se vc a apreciou aos 12 anos, agora então...Show de cidade. Amei!!!

    Beijos e vou lá na sua casa hoje ainda.

    ReplyDelete
  26. Vim confereir seu texto. Muito legal. Nossa escreveu bastante. Parabéns. Agradeço o seu carinho em estar no blog. Logo vou postar mais um pouquinho sobre amsterdam. Um grande abraço amiga.
    Carinhosamente
    Sandra

    ReplyDelete
  27. Chatinho?Que nada!!Uma bela narrativa de uma bela cidade.É uma viagem mesmo,amiga literata querida dos REUNIDOS AMIGOS de sempre!!Grande beijo na sua linda alma.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)