Sunday, July 26, 2009

SALADA ARTÍSTICA


O Nascimento de Vênus', de Botticelli, foi uma das obras escolhidas pela artista em sua homenagem às mulheres que gostam do lar (Foto: Ju Duoq )

Se há á uma coisa que me frustra é não ter habilidade para “arte”. Não aqueeeela "arte" que fazíamos quando criança. Essa eu sabia fazer e com “selo de qualidade”. Coitadinha da minha santa mãe... Mas a arte de criar, pintar um quadro, por exemplo, nunca consegui. Quer dizer...pintei muitos quadros pequenininhos...mas ninguém reconhecia o que estava pintado.

Quando cursei a Escola Normal(formação de professores) cada vez que chegava com um trabalho manual meu pai logo me perguntava se eu realmente havia feito . Não acreditava que tivesse sido a autora. Realmente, era um sacrifício pra mim criar algo e mais difícil ainda que fosse destaque em um mural da escola.rs Definitivamente e lamentavelmente , não tinha, não tenho e jamai terei essa habilidade. Já me conformei.
Mas, mesmo assim, aprecio ... e muito, arte. Amo quadros, telas, pinturas e não perco uma exposição.
Ontem, lendo a BBC News, encontrei uma matéria super interessante. Uma artista chinesa chamada Ju Duoqi,que gosta de brincar com comida, conta que descobriu mais uma finalidade para legumes e verduras, além do valor nutricional. E que descoberta!!! Com eles, a artista recriou telas de artistas famosos posicionando com cuidado batatas, gengibre, couve, tofu, cebolas e pepinos.

Um espetáculo, na minha opinião. Nunca pensei em ver obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, retratada dessa maneira.
E tantas outras como: “ A Liberdade Guiando o Povo', de Eugène Delacroix , que tornou-se 'A Liberdade Guiando os Legumes' num recriação bem humorada da chinesa :



Além do imponente Napoleão, de Jacques-Louis David, que aparece aí embaixo, montado em batatas .
E até o tão famoso quanto o retratado, o alho poró,entrou em cena no auto-retrato de Van Gogh. Perfeito, vejam só:


As fotos das obras de Ju Duoqi foram reunidas em uma coleção que ela chamou de "Museu do Legume"e está exposta na Galeria de Fotografia Paris-Pequim, na capital chinesa. .

Para a artista, que estudou na Escola de Belas Artes de Sichuan, legumes e verduras não tinham apenas valor nutricional, mas também artístico:

"No verão de 2006, eu comprei alguns quilos de ervilhas e fiquei sentada lá, quietinha, por dois dias, descascando, antes de colocá-las em um arame e transformá-las em uma saia, uma blusa, um adereço para a cabeça e uma varinha mágica. Eu usei controle remoto para tirar uma foto de mim mesma vestida com eles", contou Ju Duoqi.

De acordo com a matéria , diferentes formas e cores dos vegetais, com um pouco de arranjo, alimentam a imaginação da artista. Mas ela não usa apenas frutas e legumes frescos - secos, murchos, em conserva, fritos ou fervidos também são usados no trabalho.

A artista chinesa associa os legumes e verduras à vida doméstica e disse que achou "uma forma de vida para as mulheres que adoram a casa". Uma boa dica mesmo para quem tem habilidade manual .

Parabéns para a artista chinesa!

Um beijo e boa semana para todos.

Lau Milesi

p.s o post está todo fora de configuração. Não sei o motivo. Sorry.

Fonte: BBC News Fotos: Ju Duoqi
Hahahaha , adorei rever esse post. 😂😂😂

13 comments:

  1. A menina é uma alma transmigrada de Giuseppe Arcimboldo, ele também criou suas obras se utilizando de frutas, legumes e verduras.
    Transmigrada e adaptada ao mundo moderno. Uma boa recordação, parabéns. Beijos.

    ReplyDelete
  2. Lau
    Volte sempre

    Portugal é Pequenino mas...Lindo...
    quando voltar vou mostrar-lhe a minha arte,,,
    O seu blog é lindo e espero-a na minha poesia... beijos

    Beijos





    Estou só…
    Brinco com as letras…
    Tento uni-las…
    E formar palavras…

    Palavras lindas…
    Palavras doces…
    Que me consolem
    Que me aqueçam
    E que façam…
    Com que eu esqueça! …

    Tudo é feio…
    Tudo é miséria…
    Tudo é dor…
    E que eu…
    Sinta por fim…
    O que é o Amor!...



    Lili Laranjo

    ReplyDelete
  3. olá, maninha querida, há algum tempo recebi um e-mail, onde os legumes tornaram-se obras de arte, muito legal mesmo, ficou lindo, pena que deletei, senão iria mandá-lo para você, tenha um grande dia, bjs

    ReplyDelete
  4. Djabal, que coisa não é? Fiquei apaixonada... Como já declarei no "divã", sou frustrada em relação à minha falta de habilidade para...rsrs
    Não tive tempo de acessar o site e ver mais sobre Giuseppe. Prometo que verei.
    Um beijo e obrigada .

    ReplyDelete
  5. Olá. Lili!!! Vou voltar, lógico, não só à sua terra como ao seu blog....e mais vezes. Estive lá ontem, encontrei dificuldades para postar comentário, mas voltarei.
    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  6. Olá, maninha Sueli. Precisamos conversar.rsrs Adorei as msgs. Sueli, achei super interessante ...e perfeitas as obras dessa chinesa. Sou apaixonada por pinturas, já disse. Mas por enquanto fico só na "maquiagem". Essa eu sei fazer e adoro,rs, principalmente nos olhos.rsrs
    "Quem não tem cão caça com espingardinha, já dizia meu avô".rsrs

    Beijos, maninha querida.

    ReplyDelete
  7. Muito interessante o teu post, mas quem disse que você não é artista menina?
    Olha como você escreve!
    Gostei daqui e fiquei, aguardo a tua visita e a tua opnião.
    Bjs linda

    ReplyDelete
  8. Olá Chá das Cinco!!! Gostei do seu "nickname".rs
    Obrigada! Seja bem-vinda!! Já retribuí sua gentileza. Gostei muito da sua casa,tb.rs Dei minha opinião...não sei se vc vai gostar.rsrsrs

    Um beijo

    ReplyDelete
  9. Olá Renata!! Tudo bem? Que bom que vc gostou!!!

    Um beijo

    ReplyDelete
  10. Oi Lau!
    Você FAZ ARTE quando publica esses posts que nos fazem pensar e alteram a nossa percepção pelas coisas contemporâneas. Parabéns!
    Já as obras da Ju Duoqi são bem interessantes e demonstram sua grande capacidade para reler obras de arte com uma sensibilidade ímpar.
    Um beijo!

    ReplyDelete
  11. Muito bonitas, não são Dalton? Você sabe que quando publiquei esse post, lembrei de você? Lembrei do FAZendoARte, rsrsr. Você estava de férias e achei que você não fosse ler. Que bom que vc gostou!!Eu também...de te ver por aqui.

    Um beijo .
    Estou aqui a essa hora porque estou com insônia. Foi o selo.rsrs

    ReplyDelete
  12. Hahahahaha , rsrsrs, adorei rever esse post. Quem clicou aqui? Hahahahaha

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)