Saturday, October 29, 2016

"Vem"... (Série Drummond Dia "D" 2016)


 A mulher do Intendente-Geral saiu de casa pela manhã para ir ao cabeleireiro,mas ao cabeleireiro ela não chegou.

A meio caminho viu o bando de crianças que dançava em torno de um mico,e o mico tocava rabeca. Ficou tão encantada com a alegria que resolveu incorporar-se ao grupo, e lá permaneceu dançando. Dançando e cantando, como todos faziam.

Juntou gente na praça,e o Inspetor de Veículos, escandalizado, foi avisar ao Intendente-Geral que sua excelentíssima esposa tinha regredido à infância.

O marido correu ao local e, com severidade,chamou a mulher ao respeito das conveniências Ela estendeu-lhe os braços,sorrindo e dizendo-lhe:"Vem".Mas o Intendente Geral não quis atendê-la e saiu furibundo rs ,exclamando que daquele  momento em diante não era mais casado.

Imagem com licença poética 

O mico da rebeca, sempre tocando,afastou-se, e as crianças o foram seguindo.A mulher do Intendente-Geral, também.À proporção que caminhavam,ela ia ficando do tamanho das meninas, e quando sumiram na volta da estrada era uma criança igual às outras.Dançando e cantando.

(Carlos Drummond de Andrade (link)in " O Poder De Uma Rabeca".)



Disclaimer

 Dando sequência às homenagems que já faço anualmente a Drummond em seu mês de aniversário,(31/10)hoje usarei as próprias  palavas do escritor e poeta para apresentar,mais uma vez,  o livro Contos Plausíveis:
"Esses contos (serão contos?) não são plausíveis na acepção latina de merecerem aplausos.São plausíveis no sentido de que tudo neste mundo, e talvez em outros, é crível, provável,verossímil. Todos os dias a imaginação humana confere seus limites,e conclui que a realidade ainda é maior do que ela.Não posso dizer, verdadeiramente ,que os escrevi.Escreveram-se no dia a dia do Jornal do Brasil,sem a intermediação de forças misteriosas.Queriam existir como estórias,ocuparam papel e hoje formam livro. (Carlos Drummond de Andrade )
Quem quiser relembrar mais homenagens ao cético Drummond,de outro outubro,pode clicar aqui (post muito procurado, por sinal ) Há outra  aqui . Aqui  há um outro post  "top" .
É só jogar na "lupinha" do blog que outros contos  de Drummond podem ser lidos.
Obrigada.

 


Em consonância com  o título do post ,o soundtrack aqui  (Desculpem, o link anterior estava quebrado)

Bom domingo aos leitores amigos.
 Beijo
Lau




Imagens com licença poética: 
1-  Revista  @Time
2 - Amarelinha" de Aldemir Martins (link)em colagem com uma "rabeca" *  (link) (colagem by euzinha, no Picasa)

2 comments:

  1. Admiro muito quem trabalha bem.
    Um material de EXCELÊNCIA que você possui do escritor. FANTÁSTICO!!!
    Um grande abraço,
    Dante.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grata por seu generoso comentário,Dante Servedelo.
      Drummond tb está no céu agradecendo,com certeza.
      Boa tarde.
      Um abraço.

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)