Thursday, October 27, 2016

E o encho de algodão, de paina, de doçura ... (Série Drummond Dia "D"- 2016)

Imagem com licença poética

Fabrico um elefante
de meus poucos recursos.
Um tanto de madeira
tirado a velhos móveis
talvez lhe dê apoio.
E o encho de algodão,
de paina, de doçura.

A cola vai fixar
suas orelhas pensas.
A tromba se enovela,
é a parte mais feliz
de sua arquitetura.

Mas há também as presas,
dessa matéria pura
que não sei figurar.
Tão alva essa riqueza
a espojar-se nos circos

sem perda ou corrupção.
E há por fim os olhos,
onde se deposita
a parte do elefante
mais fluida e permanente,

alheia a toda fraude.
Eis o meu pobre elefante
pronto para sair
à procura de amigos
num mundo enfastiado
que já não crê em bichos
e duvida das coisas.

Ei-lo, massa imponente
e frágil, que se abana
e move lentamente
a pele costurada
onde há flores de pano
e nuvens, alusões
a um mundo mais poético
onde o amor reagrupa
as formas naturais.

Vai o meu elefante
pela rua povoada,
mas não o querem ver
nem mesmo para rir
da cauda que ameaça
deixá-lo ir sozinho.

É todo graça, embora
as pernas não ajudem
e seu ventre balofo
se arrisque a desabar
ao mais leve empurrão.

Mostra com elegância
sua mínima vida,
e não há cidade
alma que se disponha
a recolher em si
desse corpo sensível
a fugitiva imagem,
o passo desastrado
mas faminto e tocante.

Mas faminto de seres
e situações patéticas,
de encontros ao luar
no mais profundo oceano,
sob a raiz das árvores
ou no seio das conchas,
de luzes que não cegam
e brilham através
dos troncos mais espessos.

Esse passo que vai
sem esmagar as plantas
no campo de batalha,
à procura de sítios,
segredos, episódios
não contados em livro,
de que apenas o vento,
as folhas, a formiga
reconhecem o talhe,
mas que os homens ignoram,
pois só ousam mostrar-se
sob a paz das cortinas
à pálpebra cerrada.

E já tarde da noite
volta meu elefante,
mas volta fatigado,
as patas vacilantes
se desmancham no pó.

Ele não encontrou
o de que carecia,
o de que carecemos,
eu e meu elefante,
em que amo disfarçar-me.
Exausto de pesquisa,
caiu-lhe o vasto engenho
como simples papel.

A cola se dissolve
e todo o seu conteúdo
de perdão, de carícia,
de pluma, de algodão,
jorra sobre o tapete,
qual mito desmontado.
Amanhã recomeço.

(Carlos Drummond de Andrade,o aniversariante do mês, in "Elefante")



Disclaimer

Duvidoodó que não haja uma pessoa que passe por aqui que não tenha um elefante em casa. Falo por mim que sou a-pai-xo-na-da por elefantes.Tenho uma coleção de bibelôs-elefantes,de telas, chaveiros, cadernos,agendas,dois relógios e outros penduricalhos.
Só Freud pra explicar essa fixação nesse bichinho tão grande no tamanho,na lindeza e nas suas peculiaridades.
Os elefantes possuem  o maior cérebro entre todos os mamíferos.Sua inteligência e memória são muito boas.Li um dia desses que os elefantes possuem uma capacidade de compreensão naturalmente  e são muito mais parecidos conosco do que  pensávamos.Conhecidos como solidários,são realmente preocupados com o bem-estar de seus companheiros de manada.Se alguém estiver passando por um momento complicado, prontamente seus amigos o confortarão.São corajosos. 
Bom seria que entre os humanos  sempre  houvesse essa solidariedade que há entre os elefantes,né não?  Além  da sociabilidade,da amizade,são divertidos e  companheiros. E mais: afastam a negatividade e dão sorte. Uhu! 
 Com todo o tamanhão do animal ,alguns chegam a pesar toneladas,sinto-os e vejo-os tal qual Drummond em seu poema : 
de uma  leveza de "algodão,de paina,de doçura"...
Sejamos elefantes nem quem seja por um dia.

 Um beijo 
Lau   



Recadinho
Não teremos soundtrack em respeito à passagem,a ida para o céu do Grande Capitão da Seleção Brasileira, o famoso "Capita" Carlos Alberto Torres, (link) que nos deixou há 2 dias.Ao  ler a declaração de seu filho (link) vê-se que o "capita" possuía o espírito solidário dos elefantes.
R.I.P. Grande Carlos Alberto Torres !! ♥





Aqui, o elefante de Drummond na voz de Adriana Calcanhoto.
Fonte: A Rosa do Povo -Andrade, Carlos Drummond de -Companhia Das Letras.pág.47
Imagem by @Benelephants

8 comments:

  1. Q lindoooo!!!Um origami igualzinho ao móbile do meu sobrinho.Sogrinha e suas ideias geniais,AMEI!!!!
    Por isso que você tem sorte,sogrinha.
    É por causa dessa manada toda da sua casa.kkkk
    Me dá uns,vou passar lá pra pegar.kkkk
    Não vai apagar meu comentário como fez nos outros.
    Bjosss e apareça,sumida!
    Love you <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Princesa,mil desculpas. Baixou uma esclerose rsrs letral,apaguei tudo pelo celular.Por isso que não libero mais via cel., não dá certo.O blogspot anda muito instável. Obrigada por ter apreciado.Tb amei a imagem.
      Beijos e conversamos aqui,tá?
      Deletei o da Lu,rsrs ela tá possessa. :)

      Delete
  2. Esqueci de te contar que assim que chegou a notícia da morte do Carlos Alberto Torres o seu protegido foi pegar o álbum de figurinhas que o pai deu pra ele.Avisei a ele que é dinheiro na mão aquelas figurinhas.
    Triste mesmo,lembrei daquele trabalho que você fez naquele ano.
    Bjoss >3

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Viu,ele é antenado nos fatos.Verdade,são relíquias. O meu primogênito tem até hoje o álbum dele.
      Beijoooooos ♥

      Delete
  3. Lau querida,fico impressionada com sua habilidade em reunir os acontecimentos e com tanta sensibilidade.Que poema lindo! Minhas crianças adoram o elefantinho da Arca de Noé do Vinicius.
    E essa imagem é bem sugestiva.Cada um pode criar seu elefante a partir do seu branquinho de papel.Gostei por demais,minha linda.
    Bjokas da amiga e fã,
    Lu
    Obs. não me jogue para a lixeira,amiga.*-*

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Bom dia. Tadinha. Deixa eu Te explicar. Aqui dentro, vc vê o aviso de comentário. E seu comentário é interligado ao título do post, q aparece em letras azuis. Logo após, existem as opções: spam, delete, remove . Pra não ter q abrir o blog novamente pra responder, replicar os comentários, eu clico em cima do título, e aí q mora o perigo : pelo celular , o dedinho nervoso e desatento clica nas opções q citei acima q ficam logo abaixo e vem o estrago. Desculpe, + uma vez. Muito obrigada por seu incentivo e seu carinho, amiga.
      Beijos pra vcs. ❤️😘😘

      Delete
  4. Lau,que poema!!Sou de outra área,mas percebi muitas mensagens no poema que você escolheu.Destaco essa:"Amanhã recomeço".É o que fazemos diariamente,não é Lau? Bonito mesmo!!Parabéns,minha aluna querida.
    E parabéns dobrado pela novidade do filhão!!Até eu me emocionei.Já sei o que te darei de lembrança no Natal:um elefante.
    Carinho pra você,
    Cynthia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa tarde,teacher queridaaa!! Eu tb vi muitas msgs nesse poema.Drummond é muito inteligente.Verdade, dia após dia,recomeçamos.Vou amar ganhar + um elefantinho.:)
      Conversamos sobre as good news mais tarde.
      Beijos e obrigada por seu carinho,

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)