Monday, July 11, 2011

Sobre Chicago...


Há dois anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou o presidente Barack Obama na escolha do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016 numa eleição em Copenhague, onde o apoio de Obama a Chicago acabou mal.O Rio desbancou Chicago, Tóquio e Madri e foi escolhida como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. (link)

A primeira eliminada, para surpresa geral, foi Chicago.Na ocasião, vibrei (link) com a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016. E por vários motivos: por ser uma carioca da gema; por ter, na época, parte do meu sangue no projeto; ser brasileira e acreditar no meu país e, por conseguinte, na minha cidade.


Mesmo com a torcida de alguns do "contra", acabamos por derrubar- no sentido desportista- Chicago, a maior cidade do estado de Illinois, nos Estados Unidos, que fez parte do roteiro das minhas recentes miniférias. 

Com cerca de 2,7 milhões de habitantes, Chicago é a cidade mais populosa da região Centro-Oeste e a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos depois de Nova York e Los Angeles.
 
                                                                  (chegada à cidade)
 A parte mais central da cidade fica em torno do que é conhecido como The Loop, onde estão as melhores atrações turísticas. Sua principal rua é a Michigan Avenue, onde está o melhor do comércio e as grande lojas de departamento, como Nike, Gap, Banana Republic etc. Do jeito que as coisas estão ficando caras no Brasil, principalmente, no Rio, até que dá para fazer boas compras nessas viagens. Acreditem.

Chicago possui  mais de 50 museus espalhados pela cidade.Entre eles, o Museu de Arte Contemporânea, Planetário, Aquário, Museu da Criança, Museu da Ciência e Indústria, Museu de História, e o Museu da História Natural.
                                                                                              


No caminho para Chicago nem de longe poderíamos imaginar o clima  que encontraríamos. O calor (40º) )de Saint Louis, (Missouri) por onde passamos antes, foi caindo bruscamente. E ao chegarmos à grande Chicago encontramos uma temperatura muito baixa, gélida,completamente diferente das que são comuns na estação atual. Foi uma supresa tão grande que houve necessidade de se correr atrás de mais agasalhos.
(Na  foto abaixo, as trê mosqueteiras morrendo de frio. E uma transeunte que passava na hora)



 Logo que avistei o Soldier Field, (fotos abaixo) o estádio da cidade,a casa do time de futebol americano Chicago Bears, lembrei do nosso Maraca.O estádio já recebeu  cinco jogos da Copa do Mundo de 1994 e quatro  da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1999. Também foi utilizado nos Jogos Pan-americanos de 1959. E, como se pode observar, não se compara, nem de longe, com o Maracanã,(link) no Rio de Janeiro.
 (clique para ampliar)
Apesar do trânsito de Chicago operar com sistema inteligente e as ruas de Chicago serem bem organizadas, também podem ser vistos engarrafamentos. Outro ponto que me chamou a atenção foi a numeração das ruas.Em cada esquina se vê uma numeração diferente. A cidade é dividida em forma de cruz.Não dá pra se perder. Só confunde um pouco o visitante.

Pertinho do lago Michigan há  muitos barcos oferecendo passeios turísticos. Alguns oferecem jantar a bordo e são um ótimo programa para casais românticos. Outros acompanham parte do rio Chicago e cruzam o coração da cidade mostrando alguns dos pontos mais famosos da região.
                                                                  (foto retirada da web) 
Esses passeios são recomendados no verão,quando as temperaturas costumavam ser super agradáveis. Disse costumavam porque pude constatar a instabilidade/irritabilidade da natureza com os estragos que o homem vem causando. Como contei anteriormente, peguei um frio do cão em Chicago e no dia 15 de junho, ou seja, em pleno verão.

Um outro programa para os brasileiros que passam por Chicago é curtir (pra quem aprecia) uma carnezinha esperta na Churrascaria Fogo de Chão, que emprega muitas pessoas do sul  e do sudeste do  Brasil.O frio estava tão forte que a tradicional cervejinha(para quem também aprecia ) foi substituída por um delicioso vinho.

E como todos sabem que  bebida alcóolica- mesmo que seja só um pouquinho- não combina com direção, o jeito foi desembolsar alguns $ para o táxi.:)

Quem vive em Chicago diz que não troca esta cidade por lugar algum do mundo, como diz a letra  da canção de Frank Sinatra (abaixo) que leva o nome da cidade. Embora tenha gostado muito de passar por Chicago, não trocaria (jamais) pelo meu Rio de Janeiro.Não mesmo.. :)


Aí está minha passagem por Chicago, como alguns amigos pediram que eu contasse.Procurei resumir ao máximo, pois  tenho soltado a língua /os dedos. E dessa vez não foi diferente. Sorry. :)

LM.



  E.T.

No próximo dia 13 comemora-se o Dia  Mundial do Rock e é em Memphis que fica Graceland, considerada a residência oficial de Elvis, o Presley, o inesquecível rei do rock. :) Sou  fanzoca, de carteirinha, de Elvis.Dessa vez não visitei Memphis.

Aqui no Rio a comemoração foi anteciapda pra hoje. Quem quiser conferir a programação  é só dar uma passadinha nesse site: http://www.blogger.com/goog_691106816

O "fog"(neblina) que aparece em algumas fotos mostra a instabilidade do tempo.E algumas dessas fotos foram feitas de dentro do carro ...e em movimento, daí  a péssima qualidade.



Um beijo e boa semana .

Lau

34 comments:

  1. "por essas e outras" me pergunto (?): Por que foi a primeira a ser desclassificada? -rs.

    Quanto ao texto: maravilhoso!

    Adorei o blogue; abração.

    ReplyDelete
  2. Lau.. consegui me transportar ao ler seu texto.. confesso que me deu uma vontade de viajar diante de sua narrativa.. simplesmente fantástico!

    Beijoquinhas super em seu coração e uma maravilhosa semana para você!

    Verinha

    ReplyDelete
  3. Oi Lau! Com certeza, uma excelente viagem e muita diversão. Parabéns!

    Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ReplyDelete
  4. Cara Lau,
    grato pela viagem que me proporcionou.
    Abs

    ReplyDelete
  5. Querida Lau
    Gostei do teu relato e viajei contigo! O meu filho já esteve por duas vezes passando férias em Chicago e adorou! Trouxe algumas fotos mas...não tão bonitas como as tuas!
    Mil beijocas e uma semana boa ,cheia de paz.
    Graça

    ReplyDelete
  6. Ao ler a sua crônica memoriosa, veio-me a lembrança a Windy Cinty que aprendi nas palavras de Saul Bellow, aliás, também magníficas. Ele também não a trocara por nenhuma outra. E gostaria de pedir ajuda ao Macedonio Fernández para lembrar "Cada dia tenho mais passado: viver é criar passado: pois este cresce cada dia para mim, o que só em quem vive ocorre, vida devo ter e tu mesmo estarás na mesma corrente que eu de Tempo, murmurante, tênue, transcorrente, e percebes que hoje conheces em cada página mais passado meu que antes." E como ele pensou em também pensei. Como de hábito, meus parabéns pela criação, pela fase e pela perícia. Beijos. Sempre.

    ReplyDelete
  7. LAU



    Deixo um beijo


    AQUI E AGORA


    Aqui...
    A poesia...

    Aqui...
    A vida...

    Aqui...
    O Amor...

    Mas...
    Muitas vezes...

    Aqui...
    O desencanto...

    Aqui...
    A dor...

    Aqui...
    O choro...

    E neste encanto...
    E desencanto...

    Aqui...
    Com coisas boas...

    Ou...
    Com coisas más...

    Aqui...
    Sempre a certeza...

    Que é muito bom...
    Estar Aqui!...


    LILI LARANJO

    ReplyDelete
  8. Foi como viajar contigo lendo seu texto,,,uma delicia minha amiga...grande beijo de bom dia pra ti ...

    ReplyDelete
  9. Querida amiga Lau!
    Como é bom viajar consigo, por esse país tão grande, e onde você tem parte da sua família, e com grande satisfação minha vejo que está muito feliz, por a sua cidade, o seu país, ter ganho as olimpíadas de 2016 a Chicago.
    Farto-me de aprender coisas cada vez que passo por aqui,gostei do texto, e até me ri na parte final.
    Um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  10. Só posso dizer que perder para uma cidade de 1 mundo tem coisas que nunca ficaremos sabendo, beijo Lisette.

    ReplyDelete
  11. Lau...

    que delícia de momentos... Chicago é mesmo uma cidade linda, mas o mais delicioso são os momentos de relax e boa companhia, não é ?!

    desejo que curta o máximo possível !!!

    beijo carinhoso,

    Solange Maia
    EUCALIPTOS NA JANELA

    ReplyDelete
  12. Um dia cheio de paz e muito carinho pra ti amiga...beijos...

    ReplyDelete
  13. Lau, adorei a viagem...Lindas imagens!
    Parabenizo-a por mais um texto de qualidade e conteúdo.
    Abraços!

    ReplyDelete
  14. Um belo final de semana pra ti amiga,,,poesia e paz sempre...beijos e beijos.

    ReplyDelete
  15. Lau,

    Estou aprendendo muito sobre os EUA no seu blog, rsrssrss!! Muito bom rever crônicas de viagem pela blogosfera. Outro dia entrei aqui e lembrei do blog da Raquel, passei por lá para visitar, soube (se já sabia antes não me lembrava) que ela está agora no Brasil, na linda Salvador. Aqui ou ali, o importante é falar das belezas das nossas cidades. E, claro, nossa cidade maravilhosa não poderia ficar de fora.

    Bjs!

    ReplyDelete
  16. Obrigada, "bixudipé", por sua gentileza. Pois é...pergunta respondida assim que cheguei à cidade. :)
    Outro abração.:)

    ReplyDelete
  17. Oi Verinha, obrigada pelo carinho. Viaje, não deixe de ... :)

    Beijocas

    ReplyDelete
  18. Obrigada,Furtado, pela gentil visita. Tudo de bom pra você e sua família.
    Beijosss

    ReplyDelete
  19. Caro Doutel, eu que agradeço suas gentis visitas e suas belas imagens e histórias de seu blog.
    Um abraço

    ReplyDelete
  20. Olá Graça, que bom que você gostou.A cidade é muito interessante, seu filho tem razão. Gentileza sua,as fotos não estão legais. Há muitas outras , mas com pessoas da família que me proíbem de publicá-las.Tenho que/de respeitar, não é amiga?


    Um beijo e tudo de bom.

    ReplyDelete
  21. Lau Milesi disse...

    Olá Djabal, fiquei encantada com esse trecho; "Cada dia tenho mais passado" que é = memória, na minha opinião. Adoro ter memória e a minha é de elefante, o quem amo de paixão também. Queria ter um elefante na minha casa...mas de verdade. :)

    Um beijo, amigo, e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  22. Oi Lili, que linda poesia, obrigada.
    Adorei sua visita e seu presente.Volte sempre.

    Um beijo

    ReplyDelete
  23. Olá poeta amigo, bom saber que você gostou. Também gosto muito de suas poesias.
    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  24. Olá amigo José,obrigada por sua generosa visita. Fico feliz de você ter se divertido. Sua amiga solta os dedos mesmo, só não estou conseguindo justificar (alinhar) direitinho o texto. Talvez por estar escrevendo direto no blog.Falta de tempo,José. Você é muito gentil, eu que aprendo no seu blog sobre a política
    (e os maus políticos) de Portugal. Adoro seus versos satíricos.

    Um beijo e obrigada, viu?

    ReplyDelete
  25. Olá Maria Alice, obrigada pelo convite. Irei, sim,te prestigiar.

    Um beijo

    ReplyDelete
  26. Poeta amigo, seus votos foram bem-vindos . Tive um dia ótimo mesmo.Beijosss

    ReplyDelete
  27. Oi Lisette, verdade. Há muita coisa por baixo dos panos...:) Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  28. Olá "@louco polêmico", valeu pela força, amigo. Brigadão. Bjss

    ReplyDelete
  29. Oi So, desculpe, te pulei. Quando vi anônimo, me arrepiei, deve ter sido por isso. :)
    Saudade de vocês duas...
    Adorei te ver por aqui.

    Beijinhos e obrigada pela visita.:)

    ReplyDelete
  30. Oi Dora, obrigada querida. Bom saber que você apreciou. Tinha tanta coisa ainda pra contar, Dora.Você nem imagina. Aos poucos,quem sabe,conto mais.

    Um beijo e valeu!

    ReplyDelete
  31. Obrigada , poeta amigo, te pulei também.Sorry.
    A página está instável.
    Um beijo e obrigada pela visita sempre bem-vinda.

    ReplyDelete
  32. Dani, adoro a terra do Tio Sam, ao contrário de muitos.Sou tão bem recebida na imigração.Tá pensando o que, brasileiro agora é bem-vindo à terra de Obama. Lulalálálá... :)Conheço grande parte de lá e você deve saber o motivo.:)
    Quanto à nossa amiga Quel, estivemos juntas recentemente aqui em Ipanema, na nossa cidade maravilhosa. :) Adoro a Quelzinha, é como uma filha pra mim.:) E adoro você também.:)


    Beijosss

    ReplyDelete
  33. Shiii...poeta amigo, te pulei lá em cima. Sorry. Brigadão por suas visitas super gentis.Beijosss

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)