Friday, March 18, 2011

Um alerta literário sobre o medo... e afins...


..."Mas ninguém tem a licença de fazer medo nos outros, ninguém tenha.
O maior direito que é meu - o que quero e sobrequero - :
é que ninguém tem o direito de fazer medo em mim".

(Guimarães Rosa in Grande Sertão Veredas)





Afins: 

Recentemente, a exposição  pela mídia da reação de uma participante do reality show Big Brother 11 ao entrar em pânico quando viu  o amigo vestido de "palhaço" fez com que  a Coulrofobia-medo de palhaços (as) - quando estão muuuuito "maquiados" ou  "dissimulados" não dá nem para se advinhar o sexo, concordam? -viesse à tona e as pessoas passassem a conhecer mais sobre o assunto.

Outro tipo de medo/fobia é a Anginofobia –  fobia de morrer ou ver morrer alguém engasgado. Abrindo um parênteses:  estar engasgado já é horrível, imaginem ver alguém virar estrelinha desse jeito.My Gosh!!

O Grande Nelson Cavaquinho, que esse ano  foi  homenageado na escola de Samba Estação  Primeira  de Mangueira, sofria desse medo. O mesmo  medo que o fez, por exemplo, ficar acordado atrasando o relógio para que não batesse exatamente  3 horas  da manhã, pois sonhara que morreria naquela noite e naquela hora.Que tristeza!

Já um outro tipo de medo/ transtorno que vem crescendo atualmente é  o conhecido como Agorafobia, definido por médicos e terapeutas  como uma ansiedade extrema que aparece quando a pessoa se encontra em locais ou situações das quais sair (escapar) poderia ser difícil ou embaraçoso. 

A ansiedade agorafóbica pode ser, inclusive, antecipatória, ou seja, aparecer diante da simples possibilidade de "ter que" participar de determinadas situações. Isso é terrivel. Ainda contarei - prometo- a situação bizarríssima-íssima-íssima ...que  vivi recentemente e que me rendeu um transtorno do qual continuo em tratamento.

Continuando,essa ansiedade antecipatória pode levar ao afastamento (fuga) desses eventos, presumivelmente causadores de Ansiedade.

De acordo com médicos e terapeutas, um dos sintomas da Agorafobia, dentre outros,  é a paúra, o medo de estar entre multidões.

Uma pessoa que apresenta esse transtorno, por exemplo, não estaria presente ao discurso que  o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faria , a princípio, na Cinelândia, nesse domingo (20), no Centro do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa.

 Notícia por um lado fresquinha e por outro "antiguinha", (e já esperada) o evento  foi transferido   para o  Theatro Municipal, que também fica na Cinelândia. Como se pode ver, o medo está presente em todo o mundo (ou, quem sabe, mundos).

Um outro tipo de medo (apavorante) dos americanos , e que procede, é esse aqui.

E em homenagem à vinda do presidente da minha querida  gringuinha  à minha também querida cidade, me despeço... sem medo...de ser feliz. :)

 
Kisses
 Have a good weekend my sweet friends :)

   Bye

                                                           Lau                                                         



 *Alguns outros tipos  de classificação de fobias podem ser encontradas aqui.

 * E nesse blog  pode- se acompanhar os bastidores da visita do presidente Obama e família ao Brasil.








Fonte citação:Guimarães Rosa - Grande Sertão : Veredas, Segunda Edição, página 372 .Editora José Olympio.
Fobias :  Informações -Chambless, D. 


Imagem: No fears, by W.N.- My Thumbrl
Um blog é a sua tribuna virtual...

 "INSCRIÇÃO"  -:) D.V.1132

32 comments:

  1. Bem interessante seu texto amiga, tenho medo de elevador, de altura, de pessoas más, e da morte(não deveria), preciso superar esses medos.

    Um gdeeeeeee abraço.

    Fim de semana de paz.

    beijooo.

    ReplyDelete
  2. ''Eu sou o medo da lucidez.''

    Por isso, o poeta escreve poesia, dizendo ainda mais:
    "Tudo que não invento é falso."

    Sempre fui curioso para entender o mecanismo do medo, gosto de ler e reler sobre seus efeitos. Conheci o medo do palhaço, através do meu sobrinho, tenho sintomas altamente desenvolvidos de agorafobia e só frequento a praça para comer algodão doce à noite, quando o homem da carrocinha está a ir embora.
    Nosso mundo está cada vez mais e mais estranho, o anonimato, as ameaças, tudo conspira contra. A melhor cois é fingir que tudo é invenção mesmo e fazer poesia. Mesmo sendo com a foto ( imagem como substituta da palavra que não aparece), com o texto, tudo é música. Por que?

    "O poema é uma frase que te cala."

    Fico muito obrigado e feliz pelo seu texto, fatos e fotos. Parabéns, bom final de semana também. Meus beijos, sempre. Muitos&Sempre

    ReplyDelete
  3. Oi Lau
    Aprendi muito com o seu texto. Tenho pânico de lugares fechados, qdo é impossível deixar de ir, só fico perto da parta e tenso o tempo todo. Vou iniciar um tratamento na próxima semana.
    Bom fim de semana
    Bjux

    ReplyDelete
  4. Tenho medo de altura, há como eu queria vencer.
    Tinha pãnico d"agua,(mar, piscina) entrei na natação, custei a perder, agora só tenho medo.
    Cada um com os seus e seria maravilhoso se os perdesse.

    Espero q tu estejas bem.O facebook te listou para mim, e t add.
    Saudades d vir aqui.mas não te esqueci.

    ReplyDelete
  5. Cara Lau,
    aproveitando o tema que tão bem desenvolveu neste post, acho que o meu maior medo é de um dia não ter medo, ou melhor dizendo, de não ter medos!
    abs

    ReplyDelete
  6. Querida amiga Lau,

    O texto é excelente e bem oportuno. A citação do grande Guimarães Rosa, maravilhosa.

    Quanto ao medo, creio que quanto mais ignorantes, menos expostos a ele. À medida que vamos conhecendo, ouvindo, presenciando e vivenciando fatos e situações é que aumentam consideravelmente.


    Beijos com carinho e lindo fim de semana.

    ReplyDelete
  7. Querida amiga Lau!

    Eu tenho um cunhado que quer estar sempre à frente do tempo,hoje a minha cunhada foi para Ilha da Madeira, com o filho e a nora, e ele ficou em casa, porque tem medo de andar de avião.
    Eu tenho medo de tudo, e não tenho medo de nada,
    por falar aqui no Nelson Cavaquinho,fez-me lembrar aqui o presidente, destes tenho eu fobias, só de me lembrar.
    E também do que se passou, e está a passar Japão, são coisas que ninguém consegue controlar.

    Que tenha um bom final de semana
    com toda a família,

    um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  8. Não podemos é alimentar o medo deixando que ele cresça dentro da gente....beijos querida e um belo sabado pra ti.

    ReplyDelete
  9. O medo é nosso grande aliado na luta pela vida. Já a fobia é um medo emocional e por mais que se queira explica-lo e justifica-lo não há o que o sustente a não ser motivações internas e pessoais. Cada um tem a sua, alimentada pela ansiedade e pelas coisas que não podem ser contidas dentro de si.
    E O grande Guimarães tem toda razão. A vida já tem perigos bastantes e muita maldade alguém nos por medo.
    beijos

    ReplyDelete
  10. Querida Lau
    Estou aqui, hoje com tempo só para ler os últimos textos postados de alguns Blog´s e dizer que estou voltando a esse tão agradável contato.
    Gostei de teu texto, esse com importantes esclarecimentos e informações.
    Beijos, bom domingo

    ReplyDelete
  11. Oi Lau! :)

    Excelente post, muito informativo!

    Eu acho que não chega a medo mas não gosto nada de palhaços, multidões, e fico super ansiosa quando encurralada em alguma situação em que tenho de optar por algo no momento!
    Todos temos problemas. O importante é que estes não atrapalhem a nossa vida.

    Bjs

    ReplyDelete
  12. Bom dia, queridos amigos. Voltarei mais tarde para bater aquele papo. O dever me chama. :)
    Beijossss

    ReplyDelete
  13. Bom dia minha amiga querida,,,falando mais um pouquinho do medo,,,e até brincando com ele,,,como eu te disse,,,não devemos alimenta-lo,,,e sim enfrenta-lo,,,assim como a gente enfrenta o blogueiro anonimo,,,o blogueiro sombra,,,esse segundo,,,e´aquele que tá sempre atras da gente nos rastreando..rs..rs..rs..rs...mas vamos seguindo,,,assim como voce minha querida,,,eu to é ficando cansado,,,mas sabe o que é melhor a fazer? jogar petalas pelo caminho que a gente trilha,,,pois assim,,,perfumaremos o caminho de quem vem atras,,,mesmo sendo o blogueiro sombra...rs..rs..rs..rs...beijos de boa semana pra ti....

    ReplyDelete
  14. Lau,

    Em que pese eu ter um pouquinho de fobia de estar no meio de multidões, não faltaria ao discurso de Obama, rs! Pena que não aconteceu... enfim, eu acho que o medo, sob determinados aspectos, é benéfico: quando impõe, limites, desde que não nos impeça de viver, por exemplo.

    Bjs!

    ReplyDelete
  15. Lau, minha querida, é tanta fobia que dá fobia de ter fobia!! Um beijo grande e parabéns pelo texto.

    ReplyDelete
  16. Há defacto muitos medos e fobias! Eu sofro de claustrofobia! Quando viajo de avião, desejo ardentemente que este não demore muito tempo a levantar vôo...curiosamente no ar, tudo passa!
    Quando entro num elevedor, tento distrair ao máximo a minha mente. Se o andar não ficar lá nos píncaros, prefiro ir pelas escadas. Quando vou ao cinema, as luzes se apagam e as portas se fecham, respiro fundo e faço um auto control gigante. Começando o filme, tudo passa!
    Como dizes e bem...só não tenho medo de ser feliz!!!
    Beijos e boa semana!
    Graça

    ReplyDelete
  17. Oi Ana,sei não...mas acho que você não deve superar o medo de pessoas más. Elas existem e são perigosas, amiga. Quanto aos outros medos não tenha não.:)
    Um beijo e obrigada por seu comentário.

    ReplyDelete
  18. Djabal meu amigo, abra o olho porque na praça à noite podem aparecer morcegos. Eles costumam atacar nessa hora. :) Adorei seu comentário, obrigada. Adorei também você vir acompanhado do meu querido poeta.Lembrei daquela máxima: "antes fosse mais não esse". :)Gostou da imagem?? Eu também.:)

    Um beijo e valeu , amigo querido.

    ReplyDelete
  19. Oi Wanderley, agradeço seu comentário e dou a mior força pra você procurar ajuda. Faça mesmo. Chega uma hora que temos que tomar providências antes que esse medo excessivo seja maior do que nós.

    Beijosss e obrigada por sua sempre bem-vinda visita.

    ReplyDelete
  20. Oi Mariana, isso mesmo, procure superar. Nada melhor do que enfrentrar os medos.Felizmente não tenho esses medos, só tenho medo do invisível, do que não vejo e não sei onde está. Mas pedindo ajuda superamos tudo e mandamos esse medo para o buraco negro do espaço.Mariana, não tenho frequentado o facebook porque viajei, falta de tempo e tb de paciência. Essa última em razão dos problemas que estou tendo com o meu provedor.Eles não estão cumprindo o contrato e acabamos por receber uma velocidade bem menor do que a contratada, daí a dificuldade de conectar.Adorei te receber aqui. Beijoss, amiga querida.

    ReplyDelete
  21. Olá caro Doutel, excelente sua filosofia sobre o medo.É uma saída, sem dúvida alguma.Melhor ter o inimigo por perto, não é?:)
    Um abraço e muito obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  22. Olá amiga Sarinha,o quê???? Dá medo mesmo quando pensamos o que há nesse louco mundo em que vivemos.My God!!! Só não tivemos medo do barulho dos motores do helicóptero do presidente Obama, não foi? :)Obrigada, amiga, por sua visita e por seu comentário. Só hoje consegui vir aqui, continuam os problemas com o Net/Virtua.

    Um beijinho e até mais tarde.

    ReplyDelete
  23. Olá José querido, como vai? Coitado do seu cunhado, José. Tai um medo que não tenho: avião. Você sabe que me sinto segura, viajo tranquiiila, sem problemas. Agora mesmo, enquanto converso aqui com você, milhares de aviões estão aterissando e decolando, não é José? Muito boa sua lembrança sobre o medo, a ojeriza a politicos, à "realeza", em geral. Também tenho. São perigosos e viram bichos,não "admitem" que não os bajulemos. Vivem de receber bajulação. É isso que os alimenta e o que os fazem pensar que são poderosos, né José?São nada, são nada... Adoro esse seu lado antenado , político. :)Desculpe não responder antes,falta de tempo e falha do meu provedor da Net.
    Um beijinho pra você e para sua família.

    ReplyDelete
  24. Verdade,poeta amigo. Temos que ser maiores do que ele...ou eles: os medos.Obrigada por sua visita sempre gentil. Beijossss

    ReplyDelete
  25. Oi Ana, obrigada pela lembrança,mas a sua amiga aqui é uma blogueira fajuta. Não tenho tido tempo de visitar os amigos, alimentar o blog como gostaria... Parabéns pra você ,por sua dedicação à sua atividade de blogger e aos seus amigos. Sucesso pra você.

    Um beijo e, mais uma vez, obrigada.

    ReplyDelete
  26. Olá Angela, sem dúvida, o medo, de uma certa forma, é uma maneira também de nos impor limites. O medo em excesso é que pode virar fobia, né não? Abaixo as fobias! Os consultórios médicos estão cheiiinhos de pacientes com os mais variados tipos de medos,né amiga?É o mundo moderno.Li uma frase atribuída a Freud( vc poderá me dizer se é ou não) que diz:
    "Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda”. Concordo, há um momento em que as pessoas que sofrem dessas fobias têm que tentar superá-las.
    Um beijo, querida amiga, e obrigada por seu comentário.

    ReplyDelete
  27. Oi Sally, que bom te ver aqui.Imagine...quem poderá dizer mais sobre o assunto é você, uma profissional experiente e competente . Com a citação do Velho Guima (adoro) falei "en passant" sobre o medo e fui parar na visita do presidente Obama. Que mix, né? :) Falta de tempo, amiga.

    Um beijinho e adorei você estar de volta.

    ReplyDelete
  28. Oi Fátima querida, verdade, concordo com você. Interessante você ter medo de palhaços.Tenha não...eles só são palhaços.Eu tenho medo de cobras, ratos, ratazanas, morcegos e de bandidos.
    Imagine, o mundo está cheio deles, não é?A solução é a que você propõe, sem dúvida. Temos que ser ( e somos) maiores que os medos que nos assustam.

    Um beijinho e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  29. Oi Dani, tudo bem amiga? Imagine...quando que voce faltaria ao discurso do Obama,né Dani? Foi uma pena, mas eu preferi assim. Tem muito louco por aí, não é Dani?Já pensou acontecer algo com ele aqui no Brasil???
    Obrigada por seu comentário, concordo com seu ponto de vista.

    Um beijo, querida amiga.

    ReplyDelete
  30. Poeta Everson esqueci de dizer que meu cansaço já vem desde novembro, publiquei posts falando sobre esse cansaço. Há um ditado que diz:"água mole em pedra dura tanto bate até que fura".Eu cansei mesmo, mas não aqui fora , pois estou produzindo bastante, Graças a Deus !!!
    Estou aqui com o meu programa Dragon/Juju eu falo e eles escrevem.:)Ganhei do meu genro e da minha filha.:)

    ReplyDelete
  31. Ah Marcelo, que Deus conserve seu humor. :)E não é que você tem razão??? Marcelo, amei seu último post!Todo mundo aqui em casa adorou!! A maria-mole me deu água na boca. :) Só você mesmo.D+ !!
    Um beijo, querido amigo, e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  32. Olá Graça,ninguém está livre , não é ? Graça, vivi uma situação há cerca de 6, 7 anos anos num elevador da prefeitura do Rio, que foi um horror.Ficamos (11 pessoas)presas por quase uma hora. O que mais me chamou atenção foi o descontrole de um rapaz que deu muuuito trabalho. Ele também sofria de claustrofobia. Foram terríveis os minutos que esse rapaz viveu. Passou muito mal. Ele foi o primeiro a ser resgatado. O resgate foi cinematográfico. Os heróis de sempre (bombeiros) jogaram um banquinho através de uma corda e as pessoas subiam nesse banquinho e eram resgatadas por cima do elevador, já que quando ele parou havia só parede. Saiu até uma notinha no jornal na época sobre esse acontecimento.Não tenha medo de elevador não. Se­gun­do especialistas no assunto, o ele­va­dor é um dos mei­os de tran­spor­te mais uti­li­za­do e um dos mais se­gu­ros no mun­do.Mas desde que tenha manutenção, não é Graça?

    Um beijo e obrigada por seu comentário e sua visita.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)