Tuesday, March 22, 2011

Sobre o Outono e as Águas de Março...

 
Outono...Casa deserta...
O piano morto,extinto o lume...
Um coração que se aperta
E uma lágrima que cai...
Saudade ! Lírio cujo perfume
Entre os dedos de alguém ,fino e vago
se esvai... 

( Olegário Mariano ) excerto



Os meterologistas  dizem que o Outono, por ser  a estação que marca a transição entre o verão e o inverno, apresenta características de ambas as estações. Verdade pura. Mal o Outono começou as chuvas voltaram. 

São as famosas  "Águas de Março" ,que o Grande  e inesquecível Tom Jobim  escreveu e musicou... e que se eternizou na voz da grande  Ellis Regina.   Quem quiser curtir  essa beleza de obra musical, ouça aqui abaixo:

 


Beijos para os amigos e uma boa semana!

Lau








Olegário Mariano Carneiro da Cunha,poeta,diplomata, deputado federal e constituinte, nasceu em Recife em 24 de março de 1889 e virou estrelinha no Rio de Janeiro em  28/11/ 1958. Estreou na vida literária aos 22 anos com o volume Angelus, em 1911 . Ficou conhecido como o "poeta das cigarras", por ser  um de seus temas prediletos

 Excerto de   "Poemas de amor e de saudade"- Olegário Mariano-Primeira edição.

Imagem: Pix- "The Piano".

40 comments:

  1. Oi Lau
    Sabe que eu acho o outono uma estação muito sem graça? A vantagem é que o tempo fica mais ameno, já se preparando para o inverno. Adoro.
    Bjux

    ReplyDelete
  2. Lau, o Outono é a estação que eu mais gosto, tenho uma postagem sobre o assunto. Passe lá!!!
    Linda a música...Ameeeei!!!
    Um grande abraço!

    ReplyDelete
  3. Cara Lau,
    belo poema (excerto)!
    por aqui, vamos no início da Primavera... Apesar de eu gostar muito das nossas cores de Outono, continuo preferindo esta estação.
    abs

    ReplyDelete
  4. Gosto do outono das suas cores e da sua luz. Adoro a luminosidade dessa estação, só não gosto muito dela anteceder o inverno que é uma estação que sempre me deixa recolhida (eu querendo ou não). Deve ter a ver com minha própria "estação" e meu inverno que se avizinha.
    Um poema, uma foto e a musica lindos
    beijos

    ReplyDelete
  5. Oi Lau! :)

    Nós entramos em plena Primavera. Quando tudo acorda do sono de Inverno... desperta, nasce para colorir os nossos dias! E o sol aquece nossa pele, delícia! Adoro esse inicio :D. O Outono trás-me uma certa triteza, melancolia por o calor nos abandonar. Mas adoro a cor das folhas caídas.

    Bjs

    ReplyDelete
  6. Essa musica é linda...mas o outono é bem mais...acho tão bela essa mudança da natureza, essa necessidade de troca,,de perder pra renovar,,,ressurgir,,,colorir tudo de novo...grande beijo de bom dia pra ti querida amiga...

    ReplyDelete
  7. "O texto é o contexto do poeta
    Ou o poeta o contexto do texto?"

    Poeta é aquele que escreve e escolhe. A escolha é tão importante quanto a autoria. Na proporção de cada uma.
    Escolheste a imagem, quando faltaram as palavas, e colocaste a poesia quando sumiu o verso. E uma é contraditória da outra. O piano está despedaçado, originário de um abandono, quem sabe, irreal. E a música tem uma ponta de esperança que o aroma do lírio dá, depois de impregnar.
    E o teu post ficou totalmente outonal, a esperança de um lado, e a tristeza do outro, o calor de um e o frio do outro. E o toque da cigarra? Esse foi o fecho, e quem sabe o desfecho.
    Parabéns. Está interessante e bonito. O beijos regulares de sempre.

    ReplyDelete
  8. Querida amiga Lau!

    Gostei da música, de Tom Jobim, e elis regina, as estações do ano eu antes gostava de todas, porque todas elas têm a sua beleza, embora a minha preferida tenha sido sempre a Primavera, que começou agora aqui. mas com o passar do tempo, a que menos gosto agora é o Inverno, parece que cada vez está mais frio, embora os glaciares estejam a derreter.

    Obrigada sempre
    um beijinho grande para si,
    José.

    ReplyDelete
  9. O outono regado ás aguas de março do mestre Tom Jobim,renasce na beleza das folhas amareladas que traz o frio do inverno qdo iremos aquecer.

    Ai Lau,estou sem inspiração,queria um comentário poético e saiu assim meio sem nexo:( ai,ai,ai

    Beijinhos pra vc e pra sua Leticia,
    a propósito a minha Lelezinha hoje completa 18 anos.:)

    ReplyDelete
  10. Oi Wanderley, também ODEIO o Outono, foi num 26 de março de um Outono que meu querido e saudoso pai me deixou.
    Bjux e obrigada por seu comentário.

    ReplyDelete
  11. Oi Dora, irei,sim, te visitar.Estou em falta, reconheço.Mas ando super ocupada.

    Beijos e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  12. Caro Doutel, posso imaginar as fotos lindas que veremos em seu blog. A Primavera é uma estação linda.

    Um abraço e obrigada por sua sempre gentil visita.

    ReplyDelete
  13. Oi Angela, obrigada por seu comentário poético. Muito fofo! Quem não tem suas estações, não é?

    Eu gosto muito do Inverno, acho super chic, amo o guarda-roupa da estação, os sapatos, as botas. Mas me realizo no Verão. :)

    Beijos, amiga, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  14. Oi Fátima, como o amigo Doutel, você já está na Primavera... que bom, curta a estação das flores.Deve ser linda também no seu país. O Outono me traz tristeza porque perdi meu pai nessa estação.

    Um beijinho e obrigada por seu comentário.

    ReplyDelete
  15. Olá poeta amigo, obrigada por seu poético comentário.Quanto ao Tom e Ellis nessa aprsentação, é d+, não é? Arrasaram e sempre arrasarão.

    Um beijo e obrigada por sua visita sempre gentil.

    ReplyDelete
  16. Olá José querido, como vai? Obrigada por apreciar o post. Você tem razão, a Primavera é uma estação alegre, de temperaturas amenas. O Inverno , depois do fenômeno El Niño, passou a ser a cada ano mais rigoroso. Imagino você, na Europa, como deve sofrer com as baixas temperaturas. Mas nada como um cafezinho quentinho, um bom vinho, não é José?
    Obrigada, querido amigo, por sua vista carinhosa e amiga.

    Um beijinho pra você também.

    ReplyDelete
  17. Poxa IT, você ainda diz que seu comentário não foi poético? Que isso,lirismo puro.Imagino se estivesse inspirada. :)
    Vou lá cumprimentar sua Leticia. Devo estar com a minha em breve.:)

    Uma beijoca e obrigada pela visita e pelo comentário.

    ReplyDelete
  18. Desculpe Djabal, tive que retificar minha réplica ao seu comentário. Estava cheia de erros. Pressa, amigo, a famosa pressa.
    Djabal, manda um beijo para a sua mãe. Se você não existisse teria que ser inventado. :) Parabéns, você interpretou perfeitamente o que senti ao ver essa foto e ao ler o poema desse autor, cujo livro encontrei num sebo nesse sábado.Assim que peguei o livro pensei logo no meu pai. Quando li o que você escreveu ..." O piano está despedaçado, originário de um abandono, quem sabe, irreal", lembrei na hora do meu paizinho. Ele não está mais aqui, mas NUNCA me abandona. Eu que o diga... O toque da cigarra é o o toque do despertar à vida, à dura e gostosa realidade de viver, não é Djabal ?

    Beijos, amigo querido, e muito obrigada por seu comentário.

    ReplyDelete
  19. Lau, minha amiga,

    Não sei se já disse por aqui, mas adoro o outono, não mais que o inverno, não menos que primavera e verão. Um Rio de Janeiro de clima ameno parece tão utópico quanto nossos magistrados tomarem uma decisão baseada na vontade do povo, não?? Rsrsrs!!

    Bjs e bom finalzinho de semana!!

    ReplyDelete
  20. Gosto ,muito do outono, só perde para a primavera, até pq amo flores.adoro tudo colorido.
    Grande abraço daqui do RS.
    bj

    ReplyDelete
  21. Lau, Gosto de todas as estações aqui na minha cidade em dia experimento todas. Cada qual tras um sentimento. Mas todas no final valem a pena. obrigda por ir me visitar. Fico esperando por vc.
    Obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  22. Olá Phivos, obrigada pela visita. Beijos para você e pra família.

    ReplyDelete
  23. Oi Dani, só fico meio balançada no Outono, em especial nessa semana, quando meu pai começou a dar sinais de que iria fazer a viagem e não voltaria.
    Nem fale. Foi D +. Revoltante, né Dani? A utopia reina e não é de hoje.
    Beijosss, amiga querida.

    ReplyDelete
  24. Olá Mariana, como vai?Obrigada por passar por aqui. Que bom , então, estás aproveitando a estação nessa sua terra linda.
    Um beijo pra você e para o Matheus.

    ReplyDelete
  25. Olá Raphael,obrigada pela visita.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  26. Olá Kate, verdade, cada estação nos traz boas e más lembranças. Obrigada você por seu comentário.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  27. Oi, Lau!

    Obrigado, por suas palavras, sempre gentis. Com tantas viagens e compromissos, fiquei sem tempo para escrever. Mas, vou voltar, dentro do possível.

    Sobre o Outono, ele é a transição e, para mim, o momento ideal para pesquisar e comprar os bons queijos e vinhos.

    Bjs.

    CriticoBR

    ReplyDelete
  28. Oi, Lau querida!
    Que venha o outono, pois adoro um dia mais fresquinho. rsrsrs
    Obrigada pela sua atenção por e-mail, viu?
    Te gosto muito, amiga!
    Beijoquinhas! Sucesso no Mestrado!!!

    ReplyDelete
  29. Oi Crítico, que surpresa boa!!!!! Passei lá há tanto tempo... Tudo bem com você? Volte mesmo e traga as suas maravilhosas dicas sobre essas iguarias. Meu filho foi recentemente para a terra dos queijos, aqueeeles especiais que vc conhece. Está programada para junho a minha ida pra lá. Não vejo a hora.Bjss e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  30. Oi Soninha, imagine...eu que agradeço o seu e-mail alerta e amigo. Fiquei boquiaberta. Pra você ver como somos vulneráveis. Muito. Como diz o Pequeno Príncipe, "os adultos são bizarros". Por isso o meu "cansaço"... "aço"..."aço"... entendeu????Desculpe não ter visto no seu blog e nem no face,estou com problemas no meu provedor que leva hooooras pra carregar as páginas.Ando sem paciência pra esperar.:)
    Tá tudo correndo muito bem até agora.Saiba que a recíproca é verdadeira, também te gosto muito. :)
    Beijinhos e obrigada pela visita. Estou há mais de 10 minutos para postar sua resposta.Muito chato esse meu provedor.

    ReplyDelete
  31. Oi Lau! Parabéns pela postagem!
    Aqui nas Minas Gerais, essas águas são conhecidas como "enchente das goiabas"...
    Sou suspeito pra falar do outono, pois cheguei em minha atual encarnação justamente nele.
    E... a obra de Olegário Mariano dispensa comentários, não é?!
    Valeu. Grande beijo!

    ReplyDelete
  32. O Outono com esta música maravilhosa, fica muito mais suave. Adorei. Esta estação aí, é menos rigorosa porque o calor, não tão intenso, não se vai de vez. Amanhã, aqui, começa a hora de Verão, com os dias maiores e espero cheeinhos de sol!
    Um beijo e um domingo muito feliz.
    Graça

    ReplyDelete
  33. Oi Dalton, bom dia!!
    Você acaba de ratificar o que eu disse para a Kate, aí acima, cada estação traz boas e más notícias.Comemoração boa à vista, já sei. :)Ainda bem...
    Essa enchente é boa...a das goiabas.Antes todas elas fossem de goiabas, pitangas, jamelões... frutinhas que devem reinar no "Cantinho", né não?
    Um beijo e valeu, amigo querido.
    :)

    ReplyDelete
  34. Oi Graça, como vai? Verdade, as noites ficam mais fresquinhas, sem contar que a Lua surge linda, como sempre.Que bom você ter os dia maiores. Prefiro também. Espero que você curta bastante o horário de verão e com dias cheiiiinhos de Sol.
    Obrigada, Graça, por sua visita sempre carinhosa e gentil.
    Um beijo pra você e um domingo de paz e felicidade.

    ReplyDelete
  35. Oi Lau,
    Estava aqui te visitando e lendo alguns posts, fobias e medos ai; também tenho os meus, quem não os tem não é mesmo?
    Quanto as estações, outono tem também a sua graça, as folhas secas ao chão nos faz lembrar que tudo renasce, modifica, desperta pra uma nova estação, no inverno adoro chocolate quente, ou mesmo um chazinho de gengibre pra dormir quentinha, e no verâo amiga, as deliciosas praias com o sol tinindo lá em cima Oh coisa boa, muita água de côco, a tardinha andar pela areia descalça sentindo as ondas a nos beijar os pés.A primavera a mais linda das estações cheia de cores, de perfume, de vida, um convite ao amor. Aliás a vida é feita de amor. Um brinde as estações do amor. Estes sinos de vento hum que delícia, da vontade de ficar por aqui rss
    Amei a visitá-la, voltarei sempre que possivel ta?
    Beijos de boa semana pra tí.

    Com carinho,
    Jady

    ReplyDelete
  36. Olá Jady, que bom receber você aqui. Seja bem-vinda! Brindo com você as coisas boas da vida.Não aprecio muito o Outono porque me traz tristes lembranças de meu pai, que já virou estrelinha .
    Nem fale em praia,uma aguinha de côco...hoje desfrutei das duas para recarregar as energias e encarar a semana que começa. Delícia, não é?
    Muito obrigada por seu simpático e poético comentário. Retribuirei sua gentileza.

    Um beijo e boa semana pra você também.

    ReplyDelete
  37. Querida amiga,

    O poema é muito bonito, o vídeo escolhido é maravilhoso e quanto as estações...Bom, o ideal é que seja sempre de sol dentro de nós, embora também precisamos das chuvas.


    Carinhoso beijo, Lau!

    ReplyDelete
  38. Oi SAM, tudo bem? Desculpe não ter visto seu comentário antes. Concordo inteiramente com seu comentário poético e fofo. Meu Sol brilha todos os dias. E até quando chove ele faz uma apresentação particular pra mim. :)
    As chuvas nos ensinam a viver...e como , não é SAM?
    Um beijinho pra você.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)