Wednesday, January 12, 2011

"Mercurial"

Sabe aqueles dias em que você acorda super romântica (o), vendo a Lua no céu todo azul?? Pois é.... hoje acordei assim.: ..."Se nas travessuras das noites eternas/já confundiram tanto as nossas pernas/diz com que pernas devo seguir" ... Esse excerto é da canção "Se Acontecer" , dos Grandes Vinicius de Moraes e Chico Buarque,que a-do-ro.

Pensei também em outro excerto. Dessa vez da canção "Eu te amo", dos Grande Djavan :... "Em tempo de chuva, que chova./Eu não largo da sua mão/Nem que caia um raio/Eu saio sem você na imaginação".

Mas à medida que o dia foi passando, comecei a receber e-mails com notícias tão desagradáveis e tristes, que mercuriei ( como costumo dizer) . Saí do amor para a raiva. E aí mudei a tônica (sem gim) do post que pretendia publicar pela manhã.

Resolvi sugerir aos amigos que me visitam que falem sobre o que dá raiva a/em vocês.

E aí, topam ?
Pelo sim, pelo não... vou me adiantar:

Me dá raiva- não rancor-(rancor é um sentimento bobão (pequenininho) de falta de educação, prepotência, negligência,(das autoridades, principalmente),"implicância",(bullying,atualmente), hipocrisia, falta de respeito e injustiça,(dentre outras raivas, lógico).

Pronto, falei as minhas raivas.





Um beijo

Lau




E.T.

1-Pesquisadores disseram que pessoas propensas a acessos de raiva e agressividade têm até 24% mais chances de desenvolver doenças cardíacas, mesmo quando são saudáveis. Médicos acreditam que este estudo indica outro ponto-chave: fatores psicológicos influenciam, sim, a incidência de problemas no corpo. Pelo menos é o que aponta um estudo britânico, publicado no “Journal of the American College of Cardiology”.


2-Desculpem,na pressa e na raiva, inverti os excertos das canções.
O amigo Marcelo, do blog http://consoantesreticentes.blogspot.com/,me alertou e já corrigi. Obrigada, Marcelo, por ler meu post com atenção.:)

Imagem : Pixdaus: Woman Angel

29 comments:

  1. "nasce o sol bem desenhado
    onde se havia por crista.
    O dia capaz de esporas,
    aurora que não se arrisca."

    Vou de Cacaso no Galo e o Dia. Mesmo desaconselhado por ele: arrisco.
    Não deveríamos perder o humor por nada/tudo. Devíamos pensar que ninguém se atreve a estragar o dia do próximo. Apenas fala, diz ou faz algo. Nós é que nos aborrecemos com isso. Ele(a) não.
    Assim deveria ser. Mas não é. Acabamos nos aborrecendo. Paciência.
    Costumo sofrer com falta de educação. Apesar de ser um conceito muito particular, determinadas atitudes são universalmente conhecidas como desrespeitosas com o próximo: levantar a voz, ditar regras, menosprezar, ou condescender, julgar e condenar e absolver.
    Mas é preciso duas coincidências para estragar o meu dia, caso contrário o curso do rio segue normal. Um não sendo afluente do outro, viveremos em paz.
    Boa lembrança. Obrigado por compartilhar. E beijos, sempre.

    ReplyDelete
  2. Oi Djabal. Adoro Cacaso. Legal, obrigada por trazê-lo.Ah Djabal, que tristeza, já são 170 mortos em razão das chuvas em Teresópolis.A cada minuto nos chegam essas mortes. Meu dia só fica "down" quando vejo essas tragédias. Aí morro de raiva das cabeças pensantes que só pensam em votos...
    Te juro que mudei o post por causa dessa tragédia.Que os cursos dos rios sigam normais. Rezemos pelas pobres vítimas. O resto a gente tira de letra...

    Um beijo,amigo, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  3. Minha querida,
    Gostei tanto da primeira parte do seu texto, que já pensava: que bom que ela está feliz; até chegar na segunda dos e-mails; você nao deveria deixar a sua vibracao cair tao fácil, por causa das decepcoes, desacertos e problemas dos outros que para eles só Deus tem solucao. Já pensou se todos nós nos deprimirmos com tudo que está acontecendo no mundo? Como seria? Manda uma prece amaorosa, coloca nas maos de Deus, para os sofredores e sai da sintonia.
    Beijos e felicidades.

    ReplyDelete
  4. A raiva!... Me dá raiva sentir raiva de minha raiva!... Raiva maior que a raiva dos outros, maior do que a raiva que não desejo e menor do que a que sinto!... É, sinto imensa raiva de quem sente raiva de minha raiva, porque minha raiva é... minha!... Só eu tenho direito à minha raiva e nela deposito toda a raiva que me enraivece, sem esquecer a causa nem o propósito, fundidos no egoísmo raivoso de a querer só para mim!... Escondendo-a, sem hipocrisia, dos outros, da raiva dos outros, privando-os, raiva e os raivosos, da raiva de minha raiva!... Como se nunca existisse!... Nem a raiva que se esconde nos outros!





    Abraço;)

    ReplyDelete
  5. Acho que a coisa que me tenho mais dificuldade em digerir é o preconceito e depois as suas primas: a arrogância, a prepotência, a intolerância; E seus primos: o desrespeito, o descuido(principalmente político). A lista ficou grande...rs maior do que eu gostaria que fosse.

    ReplyDelete
  6. Coisa triste o que está acontecendo no Rio, não? Todo começo de ano é isso. Terrível. E ainda nem bem começaram a escavar tudo pra saber o tamanho da desgraça...
    Só uma observação, Lau: os excertos das canções estão invertidos. Um beijo pra você!

    ReplyDelete
  7. São lamentáveis todas as tragédias e, mais uma vez, se repetiu a força da natureza sobre a impotência Humana!... Porque, quando acontece, pouco há a fazer, senão esperar um milagre!... nestes trágicos casos, não há raiva, apenas sofrimento partilhado e um sem número de Palavras silenciosas que se querem feitas para ouvir numa sentida Solidariedade!



    Abraço

    ReplyDelete
  8. Sei,,,e como sei,,,eu to sempre assim, romantico demais,,,as vezes até vendo poesia onde definitivamente não tem,,,é bom,,,é ruim,,,é louco e pouco,,,,beijos de bom dia.

    ReplyDelete
  9. me dá raiva ficar com raiva, parece abuso de mim mesmo,


    beijo

    ReplyDelete
  10. Estimada e Linda Amiga:
    Um belo e útil Post sobre a raiva.
    "...1-Pesquisadores disseram que pessoas propensas a acessos de raiva e agressividade têm até 24% mais chances de desenvolver doenças cardíacas, mesmo quando são saudáveis. Médicos acreditam que este estudo indica outro ponto-chave: fatores psicológicos influenciam, sim, a incidência de problemas no corpo. Pelo menos é o que aponta um estudo britânico, publicado no “Journal of the American College of Cardiology”..."

    Minha linda Amiga; quem sente raiva vai "mexer" com todas as partes componentes no Sistema Nervoso.
    Por isso, é melhor a calma, a quietude, o sossego, deixar fluir a vida com optimismo porque é bela, autenticidade e felicidade.
    Se há algo que nos revolta, procuremos as explicaçãoes, é mais correcto, penso eu, do que sentir raiva.
    Excelente investigação, as sua!
    Para mim, a raiva é o último estádio da tranquilidade humana, juntamente com ódio.
    Parabéns.
    Abraço amigo agradecido pela sua explendorosa e doce visita que adorei.
    Com respeito.
    Sempre a admirar o que concebe com encanto e beleza.
    Bem-Haja, e seja feliz e viva a sua felicidade intensamente.

    pena

    MUITO OBRIGADO pela honra da sua amizade.
    É recíproca, acredite?
    Fantástica. Adorei.
    Faz pensar e reflectir, o seu brilhante e pertinente Post!

    ReplyDelete
  11. Oi Lau! :)

    Querida amiga você começou tão bem seu post que já estava começando a levitar ;). Não se desgaste com as notícias que vêm até si, tente não ser "efeito esponja" (absorver tudo ao seu redor, acredite que só lhe faz mal. Eu sei porque sou assim e estou tentando deixar de o ser).

    Eu não vou ficar enumerando quais as coisas que menos gosto porque isso só gera mais energia ruim de volta da gente. Vou sim logo à noite dedicar uma vela, enviando uma luz para que tudo se resolva :).

    Beijo

    ReplyDelete
  12. Querida amiga Lau!
    É uma tristeza o que está passando aí na sua cidade, já com tantos mortos, agora é todos os anos isto, Na Austrália já mais de um mês que chove torrencial-mente, lá nem sabem quantas pessoas já morreram, aquilo é um mar de água.
    O(bullying,é uma coisa que me incomoda bastante, começa logo ali a malvadez do ser humano, o mais forte a maltratar e dominar o
    mais fraco.
    Eu de certa maneira já no meu tempo fui vitima do bullving,mas como a escola era numa pequena aldeia, as vitimas também tinham armas à sua disposição, que eram as pedras, eu nunca fui de me ficar. lá estou eu outra vez, isto não é defeito é feitio.
    Sabe quando acontece qualquer coisa aí lembre-me logo de si.

    Um beijinho grande para si,
    José.

    ReplyDelete
  13. Oi, Lau!

    Me dá raiva a negligência das autoridades, e nossa impotência diante das tragédias naturais que tanto nos fragiliza. Parece irreal de tão absurdo. Esperemos que as coisas melhorem.

    Bjs!!

    ReplyDelete
  14. Minha Querida
    Ás vezes, é inevitável deixarmos de sentir raiva quando vemos que estamos a ser enganados e expoliados. Estamos em tempo de campanha presidenciais, com seis candidatos que se acusam entre si, numa falta de respeito que enjoa.
    Concluo que vamos ter mais do mesmo!
    Por aí, a raiva é mais sentida e dolorosa. Vi as imagens na televisão que apertam o coração com tanta infelicidade, de gente que ficou sem nada...É,minha querida,a raiva explode mesmo!
    beijocas
    Graça

    ReplyDelete
  15. Querida estou com saudade!
    Quero retomar a minha vida.
    Preciso dos amigos assim como voltar escrever.
    A vida não foi muito justa, mas estou caminhando em busca do encontro da minha própria verdade.
    Um grande beijo.

    Lucimar

    ReplyDelete
  16. Marcia querida, saudade de você.Pois é, esse post está um "samba do crioulo doido". Eu estava num dia ótimo, mas quando comecei a receber essas notícias e ainda ter que trabalhar com elas, a coisa pegou. Desculpe não ter respondido antes, estou enroladadíssima.

    Obrigada pela visita (adoro te ver aqui). Vem aquela tranquilidaaaaade. A sua linda aura extravasa uma caaalma,uma paz...acredite.:)
    Mais tarde irei te visitar.

    Uma beijoca

    ReplyDelete
  17. Taí D`Álma, gostei do Tratado sobre a sua raiva.
    Raiva é um sentimento que deve ser compreendido, como tantos outros,e não pode ser negado.




    Outro abraço e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  18. Olá Angela, faço coro com você contra essa turminha do mal.Angela, a minha raiva é tão ridícula, tão boboca. Passa rapidinho . Mas isso em relação a assuntos que não são tão graves. Como a esses que me referi.
    Um beijo, amiga, e obrigada por matar a minha curiosidade. :)

    ReplyDelete
  19. Oi Marcelo, começo pelo fim. Valeu, amigo, pela correção. Você nem imagina o auge da minha tensão quando escrevi esse post. O mote não era esse mas, por forças das circunstâncias, (vc entende disso, sei) mudei de planos.
    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  20. Oi, outra vez, d´Alma! Verdade,concordo com você. A solidariedade é um dos sentimentos mais lindos, porque ele envolve tantos outros, concorda?
    Que bom você ter voltado...e sem raiva .:)


    Outro abraço.:)

    ReplyDelete
  21. Olá poeta amigo, seja bem-vindo ao clube.Também ando míope. :) Vendo maaaalllll. Mas não deixemos que a poesia saia de nossas vidas, não é poeta amigo e querido?
    "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás"! :)

    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  22. É mesmo, não é Assis?Concordo com você. Parece que a gente está se vilipendiando, sei lá. :)

    Outro beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  23. Olá amigo Pena, você é muito gentil, repito. Eu que agradeço a sua vista e suas generosas palavras. Realmente, paz, tranquilidade , alegria e sentimentos bons nos dão mais qualidade de vida, sem dúvida alguma.

    Um abraço e obrigada por sua visita .

    ReplyDelete
  24. Oi Fátima,tudo bem amiga? Gostei do levitar. :)
    Fátima, você já sabe que quando acontecem essas tragédias tenho que botar pra fora aqui na minha tribuna virtual....a raiva que fico das autoridades.
    Lancei um movimento ontem no mundo real chamado "anger out"(raiva pra fora). :)Impede que fiquemos doentes. Raiva faz mal à saúde. :)
    Vou seguir seus conselhos.
    Um beijo, amiga,e obrigada.

    ReplyDelete
  25. Oi José ,querido amigo, pois é... um absurdo o que está acontecendo no Brasil, não é José? A diferença é que na Austrália as autoridades avisam, com antecedência, que o nível dos rios pode subir. Aqui no Brasil não há trabalho de prevenção em área alguma.Só lembram de botar cadeado na porta depois que ela foi arrancada.As pessoas constróem em áreas de risco, de proteção ambiental... e ninguém faz nada. Dessa vez, José, morreram pessoas de todas as classes sociais. Não é só brasileiro pobre que contrói irregularmente não. Os ricos também. E em geral, em áreas de proteção ambiental.Cadê a fisacalização???Você não imagina a tristeza das cenas. Lembro que em Portugal teve uma chuva de grande magnitude no ano passado,acho, e morreram 30 ou 40 pessoas. Aqui já passam de 500. Até agora são exatamente 506 vítimas fatais. Lamentável, triste, revoltante,amigo.Obrigada por se preocupar comigo. Felizmente, nunca fui atingida por essas tragédias. Mas sou solidária à dor das pessoas. Quanto ao bullying,não vejo essas pessoas como poderosas não. Não mesmo.Eu nunca sofri com "isso" quando criança.Também ,ai de quem mexesse comigo. Eu era uma capetinha. E ainda sou. :) Mas depois de adulto conheci o que é isso. Pasme. José, você pode "falar" o que quiser aqui e ficar o tempo que desejar.É a única maneira que temos de "conversar".Muitas vezes não tenho tempo de me estender ,mas gosto de dialogar e isso não é novidade, né José?No meu perfil(grande, prolixo:)) digo isso. Monólogos... só no teatro, cinema ou desenho animado (adoro). Um beijinho pra namorada, pra netinha, e obrigada pelo papo.
    Caramba, olha o tamanho da nossa conversa.[rsrs]

    ReplyDelete
  26. José, esqueci de deixar um beijinho pra você. Aí vai: um beijinho, amigo querido. :)

    ReplyDelete
  27. Oi Dani,nem fale, amiga. Dá raiva e daquelas. As "autoridades" só aparecem quando tudo desabou.
    Dani,já era tempo do Brasil estar mais avançado no assunto "enchentes". Você viu que os prefeitos assumiram que foram avisados, eles declararam isso. Mas e daí, as pessoas não são avisadas.Já era hora de ter um serviço de alerta como existe nos Estados Unidos quando os tornados estão chegando. Só que lá ninguém mora em área de risco ou de proteção ambiental, não é?Muito triste. Muito mesmo.

    Um beijo, amiga, e obrigada. Estou entrando em merecidas/ providenciais férias. :)

    ReplyDelete
  28. Oi Graça querida. como vai? Iamgino a raiva de vocês. E como...Aliás, o nosso amigo José extravasa a raiva dele,mete bronca nos políticos de Portugal através dos seus belos poemas satíricos, não é Graça ?
    Infelizmente,a situação aqui é muuuito complicada.Uma mistura de negligência (que raiva!), falta de políticas que organizem o crescimento da cidade, falta de fiscalização e por aí vão os absurdos. Além dos fenômenos da natureza que, dessa vez, reagiram aos maltratos do homem de maneira cruel.

    Um beijo, amiga, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  29. Oi Lucimar, quanto tempo... Eu também estou com saudade de você. E por que não retoma a vida no mundo virtual? Volte , visite os amigos, escreva.Fará bem a você. Quando quiser pode me escrever. Me coloco às ordens para qualquer coisa, viu?

    Um beijo e fique bem.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)