Monday, December 6, 2010

A um vascaíno especial, a homenagem de uma tricolor que morre de saudade...

(Ao meu querido e saudoso pai)

É impossível atingir a perfeição, mas é possível aproximar-se dela".

(Telê Santana)

A expectativa dos torcedores do Fluminense ontem me levou ao ano de 1985, na disputa pelas Libertadores, quando meu filho e meu pai foram assistir seus times no estádio do Maracanã. O Fluzão, se achando o maioral, com seu time tricampeão estadual e campeão brasileiro. Meu filho, na maior esperança.Meu querido pai, vascaíno roxo, mas já acostumado às mazelas do futebol, torcendo discretamente e respeitosamente ao lado do neto,grande rival naquela noite. O jogo terminou em empate: 3 a 3. Vasco e Fluminense dançaram um tango e foram eliminados pelos argentinos na Libertadores.

Pois é, pai, outra vez seu Vasco não foi lá bem das pernas, mas já garantiu a vaga na Copa Sul-Americana no ano que vem. Meno male, como você costumava dizer.

Ontem, ao apito final do juiz no jogo Flu X Guarani, lembrei muito de você,meu pai.Chorei muito.Olhei para o céu e fiz uma declaração a você. Disse que me orgulhava de ter um pai vascaíno, que respeitou e alimentou a paixão do neto pelo Fluminense, mesmo sendo esse neto grudado em você e rodeado de amiguinhos que só queriam saber do Zico ou do Roberto Dinamite, grandes ídolos da época.

Foi você, meu pai, quem me ensinou o que é a vida .Foi você quem me ensinou que menina poderia, sim, ter muitos amigos (meninos) e jogar futebol sem perder a feminilidade. Foi você que, muitas vezes, nos levou levou ao Maraca como companhia e foi nossa companhia para torcer pelo Flu nos maus e nos bons momentos.

Tenho certeza que se o maldito vício do cigarro não tivesse tirado você daqui, você estaria lá no Engenhão, ao lado do neto e de suas bisnetinhas- também tricolores apaixonadas-torcendo pelo Fluzão. E ao final do jogo, iria tomar aquele chopinho para comemorar esse título que estava engasgado na garganta dos tricolores há 26 anos.

Como conheço o seu jeito especial de ser, sei que vai dar um jeitinho aí no céu de encontrar o Grande Telê Santana e conversar sobre essa grande campanha do Fluzão. Isso mesmo,pegue a minha querida mãe, também tricolor doente, e comemore.

Fluminense consagrou-se
"Campeão Brasileiro de 2010" no dia 5 de dezembro, dia do niver da sua bisneta Leticia. Tenho certeza que essa data não vai passar em brancas nuvens.

Fluzão, eu e minha família nos orgulhamos de você.

Muricy Ramalho , você é o cara .É o técnico-discípulo de Skakespeare : "Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre"!

Emerson, valeu menino, de canhotinha...hein... e que trajeto...

Conca, ontem encontrei com o Romerito, o paraguaio, na orla de Ipanema, na altura do Caesar Park, e lembrei de você, da sua história no Flu.

Grazias,"Conquinha",te gosto mucho,"Concampeón","Craque da Galera"
.

S
audade de você,minha mãe.

S
audade de você, meu pai.

Lau







Um beijo,amigos, e uma boa semana.


Até mais tarde.


Saudações Tricolores

Lau



E.T. Um beijo para dois amigos queridos que fazem o maior sucesso nessa blogosfera, pelo vice-campeonato do Cruzeiro. Uhuuuuuuu!!! [rs] Brincadeira, hein, meninos.:)



Imagem, by Lau , editada no Picasa.( fiquei hooooras pra conseguir montar essa imagem)

32 comments:

  1. * "A Grande Guerra seria apenas a paisagem, apenas o fundo das nossas botinadas. Enquanto morria um mundo e começava outro, eu só via o Fluminense".

    -Nelson Rodrigues-

    Eu me emocionei com os meninos que choravam. É uma festa que contagia. Particularmente me impressiona demais a emoção disseminada pela massa. E parece que eu sinto o mesmo em cada um deles, e a quantidade grandimensa me estoura os limites, e me transformo em cada um deles, desde o Telê (uma pessoa diferenciada), Nelson Rodrigues (não há comentário) até o menor dos Geraldinos com a maquete do Maracanã no cocoruto. Parabéns a todos, sem exceção.
    E o seu texto ficou mais que belo veio lá do fundinho do coração. E também contagia. Beijos e muitos beijos tricolores.

    ReplyDelete
  2. Não poderia deixar de colocar uma outra frase sensacional do meu amigo: Nelson Rodrigues.

    * "Se o Fluminense jogasse no céu, eu morreria para vê-lo jogar"

    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Eu estou muito bem, aliás ser campeão é o que eu queria, mas não deu, fazer o quê?.
    Pra falar a verdade, ontem quase morri, o campeão só saiu no apito final, até isso acontecer, meu coração ainda tinha esperanças.
    Vice , e nada, é a mesma coisa.
    Parabéns ao Fluminense.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Lau,

    Os momentos de alegria são os melhores pra lembrar daqueles que nós amamos. Linda homenagem.

    Bjs e boa semana!

    ReplyDelete
  5. Bom dia minha querida, parabens pelo seu Flu, olha, eu não tinha muitas esperanças não, era muito dificil, claro que torci pro Guarani ao menos segurar o zero..rs..rs..mas ficou de bom tamanho, foi merecido o titulo pela campanha geral,,,eu só ficaria bravo, se ganhasse o Corinthinas, pois esse sim, teve apoio de tudos e todos,,,cbf arbitragem,,,e nem assim ganhou,,,acho que foi peso do gordo...rs..rs..rs...tá tudo legal,,,sou vice,,,rs,,rs,,rs,,,,nos falamos ano que vem...rs..rs...linda a sua historia, é sempre bom usar esses momentos pra lembrar de quem nos marcou,,,de quem viveu ao nosso lado,,,pai então é ouro....beijos querida,,,,salve o Flu,,,ainda não sei como nosso amigo Wanderley está, mas deve estar bem tambem...rs..rs..rs...olha, fico m uito feliz tambem pela sua amiga estar me visitando e eu a ela...o gostoso do blog mundo é isso,,,beijos de linda semana pra ti. obrigado pelo carinho...e parabens pelo seu tricolor...

    ReplyDelete
  6. Agora que li, o Wandelei tá bem...rs..rs..que bom....rs..rs..beijos e beijos...nós Cruzeirenses não somos fanaticos,,,somos desportistas...rs..rs...venceu o melhor...beijos....

    ReplyDelete
  7. Olá amiga! Neste momento quero te parabenizar pela grande conquista do tricolor das Laranjeiras. Minha mulher também é Fluminense tremeu, berrou, gritou, reclamou, como se os jogadores estivessem ouvindo os seus reclamos, mas o término foi de risos e choros ao mesmo tempo. Eu, particularmente, fui vascaíno até o dia em que apareceu um dono para o Vasco, hoje só lamento os seus fracassos, mas, a vida continua.

    Quanto aos nossos amigos cruzeirenses, após a leitura dos seus comentários, fiquei feliz por saber que estão bem, inclusive, é exatamente o que esperava, pois são inteligentes para saber que numa competição, todos têm o direito à vitória, mas só um ganha. No meu entender, segundo lugar entre tantos grandes clubes, é uma senhora vitória.

    Beijos,

    Furtado.

    ReplyDelete
  8. Ei Lau!

    Aqui em Minas Gerais somos Cruzeiro, aliás minha filha é "doente", ficou feliz com posição de vice.

    Beijinhos meus,sua presença será sempre bem-vinda lá no som do meu coração,ou, nos coraçoes.rsss

    ReplyDelete
  9. Beijo carinhoso pra ti querida e um dia de muita paz e sorrisos.

    ReplyDelete
  10. Querida amiga Lau!
    Que bonita homenagem, que faz a seu pai,
    num dia de muita alegria, o seu pai devia ter sido uma pessoa muito especial, do jeito que fala com ele e dele ainda hoje, é emocionante. São coisas destas que eu valorizo na vida.

    um grande beijinho para si,
    José.

    ReplyDelete
  11. Lau,

    Estou procurando notícias sobre a votação do senado e ainda não achei nada... será que teve quorum, rsrrsss?? Quanto ao capuccino, vamos marcar. Fins de semana e todos os dias após às 20:00h estou livre.

    Bjs!

    ReplyDelete
  12. Bom Dia, Djabal, desculpe não ter agradecido antes. So parei de comemorar o título ontem :)

    Brincadeira, falta de tempo mesmo. Obrigada, amigo, por trazer o grande Nelson Rodfigues.Citei o Telê porque o Muricy na coletiva disse que havia sonhado com ele, que foi um sonho tão real, que ele sentiu o abraço do Telê. Sei o que é isso, de vez em quando sonho com meus pais e quando acordo dá vontade de pegar o telefone e ligar pra eles.A sensação é de que eles ainda estão aqui.:( Obrigada, amigo, pela solidariedade.
    Um beijo e bom dia!

    ReplyDelete
  13. Djabal, o Nelson Rodrigues tinha cada uma, não é? Há uma frase dele que eu gosto muito: "A bola tem um instinto clarividente e infalível que a faz encontrar e acompanhar o verdadeiro craque".
    Verdade puríssima, não é? O Conca foi um exemplo do que ele diz nesse campeonato.Trinta e oito partidas, super disciplinado no campo e na vida aqui fora, não se vê o cara envolvido em boatos, em ti ti ti [rs]. Primeira vez que eu aplaudo tanto um jogador argentino.:):)
    Um beijo, amigo querido.

    ReplyDelete
  14. Oi Assis, Neeeeense, Neeense.É Campeão...É Campeão... [rs] Ainda estou comemorando, extravasando , viu? Assis, tenho que ser fiel à proposta do meu blog, não é? Lá em cima eu digo que o Renascendo trata sobre esportes, jornalismo, literatura, etc. :)
    Eu adoro futebol. De praia, então...:)
    Um beijo e obrigada pela solidariedade.

    ReplyDelete
  15. Querido Wanderley, o que escrevi foi para brincar com você e o poeta Everson. Você já deve ter notado que gosto de uma brincadeira. Wanderley, por alguns minutos morri de medo do Cruzeiro, menino. Se ele faz um gol e o Flu fica naqule lenga-lenga incial, nós dançaríamos...um samba .:)
    Você é campeão nessa blogosfera, meu amigo.

    Um beijo e valeu!

    ReplyDelete
  16. Olá Dani querida,não pude deixar de pensar no meu pai.Nós aqui em casa comemoramos muuuito. Dani, até a Ticia, ligou lá de looonge e gritava (uma fofa) Neeense,Neeeense. Ela joga futebol na terra dela. Você sabe que as meninas lá jogam desde cedo, né? É uma zagueiraça, com aquelas pernas torneadas, toda sarada, muito fofa.

    Um beijo, querida amiga, e obrigada pela força.

    ReplyDelete
  17. Oi poeta amigo, o que escrevi foi brincadeira, viu? Tenho certeza que você já notou que a sua amiga aqui gosta de brincar, de zoar, como dizem os meninos aqui no Rio. Como falei para o Wanderley, houve um moemnto em que o Cruzeiro me assustou. O Flu estva paradão... se vocês fizessem unzinho, sei não...[rs]
    Everson, eu adoro quando vejo meus amigos em blogs que frequento. Eu canso de indicar os blogs dos amigos. Concordo com você acho super legal essa troca, essa interação. Lamentavelmente, tenho usado o critério da reciprocidade ultimamente por falta de tempo. Quem me visita eu visito, as pessoas retribuem e fica assim. Depois que eles ofereceram essa opção para troca de layout dos blogs leva-se hoooooras para comentar, demora muuuito e com pouco tempo pra navegar, né, a coisa complica. Mas nas férias pretendo visitar os blogs de outros amigos.

    Um beijo e obrigada pelo carinho. Ah...você é um Campeão nessa blogosfera. :)

    ReplyDelete
  18. Olá Furtado, obrigada pela solidaredade. Já vi que você é vascaíno como meu querido pai. No início da minha vida eu torcia para o Vasco. Depois quando adulta (quase) [rs] torcia para Fluminense, o América e para o Campo Grande (eu lecionava na Zona Oeste). Ah... e para o Botafogo, que era o time de um tio que eu adorava e até para o Cruzeiro, pois morei em BH durante um tempo. Depois tive que tomar juízo e escolher apenas um time. E aí esolhi o Fluminense.Como disse no seu blog, estava brincando com o poeta Everson e o Wanderley, também amigos queridos do meu coração.

    Um beijo pra você e para sua mulher.Adoro quando o homem fala "minha mulher". Esse negócio de "minha esposa" passa submissão,(da mulher, lógico) né Furtado ? :)
    Saudações tricolores

    ReplyDelete
  19. Querida IT, troquei as bolas, a ordem dos comentários, desculpe. É que já estou em plena atividade e respondendo aos amigos. Coitadinha da Leticia,(adorei saber que ela tamém tem esse nome) diga pra ela não ficar triste.O próximo será do Cruzeiro. Aliás, dois jogadores do Cruzeiro foram premiados, foi o goleiro Fábio e o meia Montillo. Eles receberam o troféu de ouro na aqui no Rio, no Municipal.

    Um beijo, IT, e obrigada,viu, pelo seu carinho e pelo elogio no outo post. A recíproca é verdadeira. :)

    ReplyDelete
  20. Obrigada, poetaa amigo, tive um dia legal. Adoro quando você me deseja Paz.É o maior presente que posso receber. Amo ter paz! Pra você também, poeta querido, desejo paz e tudo de bom.

    Beijosss

    ReplyDelete
  21. Olá querido amigo José estou a "riri" ao lembrar da "Pilita Alentejana" que fez como a Magali e pô-se a "fugiri". Ah...meu amigo você é muito fofo. Sou como você, gosto das coisas simples, das que saem do coração. E essa homenagem, acredite, saiu do fundinho do meu coraçao. Eu teclava José e chorava, soluçava de saudade do meu pai. Ando muito emotiva, é cansaço, estresse de final de ano. Tudo me faz chorar,mas ao visitar ontem seu blog eu ri muito com os versos. Me fez "riri" e me pôs a "dormiri" muito bem. :)

    Um beijo, amigo querido, e obrigada pelo seu carinho.

    ReplyDelete
  22. Olá Lisette, obrigada pela torcida.

    Beijosssss

    ReplyDelete
  23. Oi Dani, só estou te lendo agora. À noite não tenho conseguido navegar de tão cansada. Vou procurar saber hoje e te falo. Se bem que eles vão armar pra essa votação, já te disse no blog. Esses políticos... me dão arrepios...[rs]

    Um beijo, querida amiga.

    ReplyDelete
  24. Beijo carinhoso de bom dia pra ti querida amiga,,,paz e poesia sempre.

    ReplyDelete
  25. Bela homenagem a seu pai, querida Lau. Nos bons momentos da vida, sempre nos lembramos de quem nos é mais caro e eis que a oportunidade para a homenagem.
    Aqui, ela se desdobra a outras pessoas queridas.
    Beijos!
    Renata

    ReplyDelete
  26. Olá poeta amigo,obrigada. Eu não abro mão da minha paz ,nem que tenha que fazer guerra.:(

    Poeta,tive que acionar a moderação de comentários, o(a)covarde voltou a atacar. E é tão covarde que comentou meu post lá de baixo. Um absurdo, não incomodo ninguém.Ou incomodo?

    Um beijo e obrigada,amigo querido.

    ReplyDelete
  27. Oi Rê, tudo bem? Obrigada,amiga,por me entender. Rê, meu pai era muito meu amigo e de meus filhos. Meu marido morria de ciúme dele com as crianças.Espero mesmo que outros vascaínos e tricolores sintam-se homeageados.

    Um beijinho e obrigada.

    ReplyDelete
  28. Sem dúvida, Lau, uma bela e contagiante homenagem ao verdadeiro grande campeão da sua vida: seu pai! Parabéns!
    Um beijo.

    ReplyDelete
  29. Oi Dalton, como vai? Acertou em cheio,meu amigo. Um campeão... e sábio, esse vascaíno.
    Que bom te ver aqui.
    Obrigada pelo generoso comentário.

    Um beijo

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)