Wednesday, September 15, 2010

Sobre ordens e bom senso...


"Se eu ordenasse a um general que se transformasse em gaivota e o general não obedecesse,a culpa não será do general, será minha".

(Saint Exupéry: Le Petit Prince)
( Excerto do capítulo X)

Ando vivendo um período ligeiramente rebelde... Saíram as sombras, chegaram as ordens...[rs]
Suite: Um outro tipo de ordem... sem poesia...http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/09/15/sarkozy-sugere-que-comissaria-da-ue-que-criticou-franca-receba-ciganos-em-seu-pais-917633825.aspasp



Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador francês , autor do "Pequeno Príncipe” ou “O Principezinho” (Le Petit Prince), que traz ilustrações originais do próprio autor. É o livro francês mais vendido no mundo, traduzido em 160 idiomas ou dialetos. É um dos romances mais lido em todo o planeta.
Para muitos era difícil imaginar que um livro assim pudesse ter sido escrito por um homem como ele, que escreveu durante tanto tempo sobre a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.





E.T.
Agradeço ao amigo Gilmar, do blog http://caminharruminar.blogspot.com//,
por esse lindo selo :


Me senti muito honrada. Como o poeta e escritor Antonio Cícero diz, "guardar é olhar, fitar...". Gosto de olhar, fitar os presentes que ganho dos amigos.

Por isso já o "guardei" na minha galeria de selos logo aqui ao lado [slides].

E com licença prévia do gentil amigo Gilmar, aproveito para dividir esse prêmio com todos os amigos que me visitam e deixam comentários inteligentes, solidários, poéticos e gostosíssimos. Fiquem à vontade.
Um beijo, Gilmar

Um beijo, amigos.



Imagem, Flickr-Seagull

37 comments:

  1. Oi Lau! :)

    Detesto ordens! Gosto de fazer as coisas como e quando quero ;). Por isso entendo-a completamente.

    Parabéns pelo selinho! ;) Sei que é muito merecido. E oh vou levar tá? ;)

    Bjs

    ReplyDelete
  2. Há tanto na frase de Saint-Exupéry...!
    O óbvio é que, quem ordena, tem que o saber fazer, a sua ordem que fazer sentido no mundo que rege o outro... O que, no caso do general, para ele obedecer a sua mente teria que sofrer uma autêntica revolução. Que, no entender do escritor, estaria a cargo de quem ordenasse.
    Bom, é melhor ficar por aqui, se não perco-me em dissertações. rs

    beijo :)

    ReplyDelete
  3. Ando vivendo um período ligeiramente rebelde... Saíram as sombras, chegaram as ordens...[rs]
    Tb estou vivendo esse momento.

    Estava com saudades daqui e de vc.

    beijooo.

    ReplyDelete
  4. "- Você ainda não leu O significado do significado? Não!Assim você nunca fica em dia.
    - Mas eu estou só esperando que apareça O significado do significado do significado."

    Uma leitura tanto quanto diferente do seu, mas com o mesmo senso. Um que manda, outro que espera.
    O que me deixou mais alegre foi a extrema perícia com a qual você escolheu a imagem. Observe que as gaivotas estão sobre uma proibição. Mandando o ordenança, o ordenador e os observadores que esperam...todos à pesca. Os animais vivem nos ensinando. Os homens também, mas sempre estamos com os olhos cerrados.
    Parabéns, o selo está cada vez mais merecido. Beijos.

    ReplyDelete
  5. Oi, Lau!

    O Sarkozy está apenas se queimando com essa política antipática. O próprio parlamento europeu está pressionando pela revisão... vejamos os desdobramentos.

    Bjs!

    ReplyDelete
  6. A tal da Comunidade Européia é mais pra uns que pra outros. Ele se esquece que a necessidade dirige os passos do homens desde sempre, se assim não fosse, os homens nunca teriam saido do vale do Rift enfrentando as incertezas e os perigos do mundo e do clima, sem lenço nem documento.
    beijos

    ReplyDelete
  7. Hoje você está inspirada. Gostei de ver, o pensamento é fantástico. Pedir o impossível, isso é mania de muitas pessoas.
    Tenha uma linda tarde
    Bjux

    ReplyDelete
  8. Adoro Exupéry... Voltei, e, me deliciando com sua sensibilidade! Uma quinta iluminada!

    ReplyDelete
  9. olá, maninha, saudades, Exupéry, dispensa quaisquer comentários, até hoje o pequeno principe, é o meu livro favorito, e cada vez que o releio, aprendo uma nova coisa, é de uma sensilibidade incrível, bjs

    ReplyDelete
  10. querida Lau... como e agradável recebe-la em nosso blog!
    E gostoso ver sua inspiração..
    Aguardo vc na nossa nova postagem...bjs Lulu& Sol

    ReplyDelete
  11. Oi querida amiga Lau! Muito interessante artigo e pensamentos. Tenha um ótimo dia. Beijos

    ReplyDelete
  12. Sempre devemos caminhar com o bom senso ao lado,,,beijos de bom dia.

    ReplyDelete
  13. Olá querida Amiga Lau!
    Por falar Em General, lembrei-me do tempo que eu estava na tropa, estava a treinar para ir para a guerra, o comandante do meu pelotão disse, têm cinco segundos para desaparecerem da minha frente,todos nos deitamos por ali, ele ficou a ver todos,e pegou numa pedra jogou e veio bater na minha mão direita que estava agarrando na arma, ficou escorrendo sangue, fui ao pé dele de punho fechado, não vê o que fez.
    Um ano mais tarde em África, disse-lhe se as balas que eu tinha na minha arma fossem reais, não estavam-mos aqui os dois,ele pediu-me desculpa,eu disse já esqueci, mas ainda tenho a cicatriz,Como a Lau, tem paciência para aturar os meus devaneios vou falando destes acidentes da minha vida, mas se calhar já estou a abusar.

    Um grande beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  14. Então é culpa minha meu coração não atender a nenhuma das minhas ordens? Que vontade de ser bem frio as vezes só para lidar da forma como ele merece, enfim, só peguei carona no momento rebeldia hasuausuahsau! Muito obrigado pelo carinho, adoooorei o que escreveu no coments anterior de resposta, nhaaaaaaa! s2 Vou pegar o selinho sim! Bjaaaao BFF! :D

    ReplyDelete
  15. Obrigada pelo seu carinho amiga.

    Vamos ver se não fiquemos mais ausentes hein...combinado?

    beijooo.

    ReplyDelete
  16. Oi amiga Fatima, você é das minhas.... Sincera, isso mesmo. Eu não tenho problemas com ordens desde que não sejam burras. Odeio receber ordens sem que as pessoas que me deem essas ordens saibam explicar o motivo de uma proibição, por exemplo, ou mesmo da própria ordem[rs] Em suma: sou uma rebelde.[rs]

    Um beijo, querida amiga. Que bom que você gostou do selinho.

    ReplyDelete
  17. Oi Ac, não se contenha, pois o interessante é essa variedade de opiniões,de interpretações...
    Esse óbvio a que você se refere é o que me debato hoje em dia. Muitas vezes recebemos "ordens" de um policial de trânsito , por exemplo ,para não pararmos em determinado lugar (que não daria problema algum terceiros)e ele não sabe explicar o motivo.[rs] Concordo com você, pois a própria história do Petit Prince nos leva a refletir sobre a autoridade que repousa sobre a razão. Se chegasse uma ordem ao povo que se lançasse ao mar , fariam todos uma revolução, não é AC ?

    Beijo, amigo, e obrigada pelo comentário super agradável e reflexivo.

    ReplyDelete
  18. Oi Ana, gostou né? Mas é verdade, Ana. Andei recebendo vírus por e-mail,(as sombras tb foram por isso) ordens que não entendi o motivo... e por aí vão... as rebeldias. Estava com saudade de você também. Vamos atualizar essa saudade, tá amiga? Vou te visitar sempre, pode deixar. Mesmo que seja atrasada, tá ? Voltei às minhas atividades e peguei um trabalhinho complicado.

    Um beijinho

    ReplyDelete
  19. Djabal,se o poeta Manoel de Barros ler o que vou dizer agora vai ficar com ciúme. [rs]Amo Quintana e "lembrei"[rs] que esse "significado do significado do significado" é dele, não é? Mas você entendeu o "significado" da minha rebeldia? Não, né? Explico: não gosto de receber ordens por e-mails "viróticos".[rsrs] E nem gostei do papel do Sarkozy retirando as mães com seus bebês da ruas de Paris. Questionada a "gerdame" por tamanha estupidez, um deles (policial) deu de ombros não sabendo explicar o motivo. Levantou a bola, só me restou cortar. Eu vi o vídeo que acabava de chegar à Globonews.Sinceramente, que decepção.
    Quanto à foto, normalmente a minha inspiração vem através da imagem que encontro e me agrada. Sou extremamente visual. Que bom que você gostou.
    Um beijo, amigo querido, e obrigada pela força de sempre.

    ReplyDelete
  20. Dani, você, como jornalista política sabe melhor explicar essa "antipatia", tenho certeza. Os desdobramentos já estão a todo vapor. A comunidade europeia chiando e ele , a cada dia, perdendo simpatizantes. Mas ele deve ter lido o meu post.[rs] Viu a capa do le Monde enchendo a bola do Brasil? [rsrs]
    Dani, jurei que nunca falaria em política aqui no blog. Mas essa ... tudo bem, né? [rs]

    Beijos, obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  21. Angela, as "comunidades",[rs] de uma maneira geral, estão usando a lei de "murici", cada um por si. O Murici sem y foi para não lembrar do técnico do Fluminense .[rs] Adorei a lembrança, a citação ao Vale do Rift. Há horas em que tenho vontade de mandar um monte de gente pra lá.[rs]

    Um beijo, querida amiga, obrigada.

    ReplyDelete
  22. Tô nada, Wanderley, tô é muito pau da vida.[rsrs] Que termos, né? Nada chic...mas estou zangada. Ando recebendo uns e-mails com vírus que atrapalharam meu computer, meus trabalhos. Agora isso de pedir o impossível é coisa de chefe, não é? Há uns que extrapolam nesse item.Exigir das pessoas somente o que cada uma delas pode dar, não é qualquer um que tem essa noção. Não mesmo, amigo.
    Obrigada pela linda tarde. Tive ontem e estou tendo hoje. Vou te ler mais tarde.
    Beijossss

    ReplyDelete
  23. Olá Franck, seja bem-vindo. Exupéry mos dá muitas mensagens em seu livro. A melhor, na minha opinião, é dar uma sacudida nos adultos para que lembrem que foram crianças. Taí um problema que não tenho.[rs] Serei eternamente uma.
    Um abraço e obrigada pela visita

    ReplyDelete
  24. Oi Sueli, quanto tempo...tudo bem com você? Você sumiu...Realmente, é um tipo de literatura que agrada a todos, né Sueli? E aí, não voltou a blogar? Adorei te "ver" aqui. Obrigada.
    Um beijo, querida amiga maninha.

    ReplyDelete
  25. Oi Lulu&Sol, nem fale....passei dos limites, né? [rs] Adorei o tema. Me deu uma saudade de Paris...[rs] Achei genial a ideia do blog. Eu e e uma amiga estamos bolando um projetinho para lançarmos um blog no próximo ano. Será surpresa[rs]. Depois te conto. Vou lá depois, tá?

    Beijossss

    ReplyDelete
  26. Oi Phivos, obrigada. Também gostei muito das fotos do último post ( e de todos)do Travelling. Parabéns!!!
    Beijos pra você e pra família.

    ReplyDelete
  27. Olá poeta amigo. Concordo com você, mesmo sabendo que há dias que não há bom senso que aguente, não é poeta Everson?
    Um beijo e brigadão pela visita.

    ReplyDelete
  28. Querido amigo José, por favor, fale bastante, converse bastante, fique à vontade. A casa é sua. ADORO ouvir histórias como essa que você me conta, embora essa tenha me deixado apreensiva. Deus me livre, poderia ter havido um tragédia. Eu não consigo imaginar como os soldados devem se sentir por ocasião das guerras.Você é valente, amigo. Parabéns!!!
    José, você deve ter muito o que nos contar. Eu gosto muito dessas conversas sobre experiências como essa que você contou. Gosto muito de você e de ler suas histórias ( os poemas também).
    É tão bom interagir com as pessoas, como distrai, extravasa os estresses da rotina que atinge a todos, não é José? Sempre gostei de conversar e, principalmente, de ouvir. Desde o jornal O Globo replico os comentários dos amigos que me visitam. Uma ocasião recebi críticas por isso, mas não dei a mínima.Em geral não dou mesmo. Tudo que faço, assumo. Não faço mal a ninguém, ao contrário,dialogamos (ou monologamos) [rs] trocamos ideias, não é José?
    José,mudando de assunto, o "Deco", que está jogando no Fluminense e estava por aí, vai acabar voltando pra Portugal outra vez.[rs] Não, pra China. Não vou mandar jogador que não está rendendo pra Portugal. [rs]O cara parece que está pesado, não está jogando nada. Você precisava vê-lo ontem.
    E o Mourinho? Sou fã número um dele.[rs] E o hotel 6 estrelas dele , já está pronto?
    Caramba, veja só como falei.[rs]
    Ihiii ...tenho que ir. Obrigada pelo papo.[rs]

    Beijos pra você, pra netinha e pra namorada.

    ReplyDelete
  29. Oi Rê, querido amiguinho. Olha...ontem fiquei preocupada ao te ler. Está melhor? Não esquente, já disse, o que é seu está guardadinho. Rê, viu o comment? Tudo verdade...[rsrs] Gosto muito de vocé. Você é sincero, espontâneo. Que bom que você apreciou o selo. Não sei lidar muito com selos porque não sei escolher. Acho que todos merecem. Fiquei super honrada ao receber do Gilmar esse selo. Vá ao blog dele, é uma pessoa super educada, um psicopedagogo de respeito.

    Um beijo e valeu pela presença.:) BFF

    ReplyDelete
  30. Ai Ana, desculpe. Andei ausente por motivos profissionais. Mas agora vamos voltar a nos visitar, já te falei acima.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  31. Lau

    boa noite

    Eu prometo que depois de 3 de outubro, ou depois (se houver) segundo turno, qualquer que seja o resultado eu volto aser aquele 007 tranquilo, mais benevolente, cordial que tenho me esforçado por ser. Prometo que vou colocar todas as visitas em dia, eu estou em dívida com dezenas de companheiros. Peço que me perdoem.

    Parabéns pelo blog que está lindo. E, vou te dar uma ordem: Continue assim, maravilhosa e inteligente.

    Grande abraço

    ReplyDelete
  32. Dona Bruxalau, eu estou saltitando de alegria por estar aqui novamente!! Eu simplesmente adoro Exupéry e ainda mais o planetinha B-612 do principezinho.

    Mas, passeando pelo seu blog, conheci a doce Maga e a Mel! E depois, ao fim, conheci seus anjos... Que encanto! Parabéns!!

    Beijos, com carinho,
    Madalena
    P.S.: obrigada pelo seu lindo comentário. Bruxauva ficou, inclusive, vermelha...

    ReplyDelete
  33. Oi oo7, que isso...eu imagino o quanto você deve estar trabalhando.Sei o que é isso. Você não precisa se esforçar para ser gentil, você já nasceu gentil.[rs] Lembrei agora que há 2 ou três a anos, você foi a cada blog feminino, no Globo, e deixou uma rosa pelo Dia Internacional da Mulher. Achei muito fofo.[rsrs] Obrigada pelos elogios, embora saiba que amigos não veem nossos defeitos. Palavras de elogios encorajam as pessoas, já dizia meu querido e inesquecível amigo: meu pai.
    oo7, o blog está como uma árvore de Natal, cheio de penduricalhos. Mas não tenho tempo de escolher novo modelo e nem de fazer um "upgrade" . Só no final de dezembro, nas férias, pensarei em dar uma arrumação na casa.Valeu a visita, adorei!
    Um beijo fraternal, amigo querido.

    ReplyDelete
  34. Oiiii Dona Bruxauva, que prazer receber a senhora aqui. [rs]Ah....Madá, que saudade que me deu ontem ao visitar seu blog.Lembrei do texto da "Bruxalau", que a minha netinha Rafaella ama. Vou indicar seu blog à ela. Também é blogueira e artista. Faz teatro também como você, é uma gracinha. Ela é uma blogueira sazonal. Só bloga nas férias de janeiro e julho ou quando consegue "burlar" o controle da mãe.[rs]
    Mada, a Brígida e a Zamira (aquelas bruxinhas que ganhei quando estava no Globo/GO), estão enviando beijinhos pra a Bruxauva e pra você.[rsrs] É tão bom guardar conteúdos infantis, né Madá? Já linkei seu blog. Está aqui na minha lista dos preferidos. Vi as fotos do lançamento do seu livro em SP, adorei! Parabéns!!! Quanto aos meus anjos, não vou usar de modéstia. São MARAVILHOSOS, filhos amigos, carinhosos e tudo que há de bom. Os "Moon Angels", então, nem se fala. É só alegria, chamego, muuuuita bagunça [rs] e muito amor também.

    Beijos, amiga querida, escritora talentosa.

    ReplyDelete
  35. querida amiga, não ando inspirada, mas ainda está semana estou pensando em blogar para desabafar a raiva dessa nojeira que são políticos deste país e seu medíocre povo, só fui tirar a 2ª do título por obrigação, o ladrão que o levou deve estar fazendo um bom proveito, se não fosse necessário iria excluir essa droga dos meus documentos, já cansei de ver as velhas raposas viciadas no circo político, pregando seus milagres futuros, os mesmos que nada realizaram no passado e os corrptos, com suas caras lavadas, desbotadas, lendo seus textos (vou plajear o grande tiririca) para os abestalhados ouvirem e se deliciarem com as asneiras, quem presta menos é o povo, depois reclamo do quê?
    o horário político, o qual chamo de "o horário do espanto", agora cabe também um novo nome: a tanda dos milagres.
    finalizando, vou fazer mais um plágio, agora de marta suplicy, na propaganda ele e o ex, encorporaram o espírito do enéas, após as eleições povão abestalhado, "RELAXE E GOZA".
    beijos mana, desculpe começar a destilçar a ira e o veneno por aqui.

    ReplyDelete
  36. em tempo: não é reclamo do que?
    e sim reclama do que?

    não sei de onde tirei destilçar, é destilar, se tiver mais equívocos, desculpem-me, mas estou cega, de raiva, na próxima encarnação pedirei para nascer na itália, não tem importância se for aos pés do vesúvio ou do étina, as lavas vulcânicas são mais amenas, do que isso que vejo aqui.

    ReplyDelete
  37. Risos e muitos...só hoje estou lendo seus comentários amiga maninha. Desculpe, ando atarefada, meio desligada.Como publiquei outro post não tinha vindo aqui. Sueli, você não existe. Está p da vida, estou vendo.[rsrs] Faça como eu,seja solidária ao meu slogan
    " Vote consciente, vote em quem não mente". Já sei...não tem candidato". [rsrs]
    Beijossss

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)