Friday, July 23, 2010

"Dúvidas"




A dúvida é uma margarida que jamais termina de se despetalar.

(Mario Vargas Llosa)

Há dias em que dúvidas povoam nossas cabeças e de uma maneira não tão poética como a citação acima. O filósofo Descartes, ao contrário do escritor e jornalista espanhol Llosa, diz que a dúvida é uma "certeza" no instante em que é pensada.

Sendo assim, por que sofremos, por que ficamos ansiosos quando temos dúvida, mesmo tendo a consciência de que passamos apenas por ela, de que esse estado é transitório?

Enfim, dúvidas acabam por nos reportar a velhos provérbios/ditados ..."de que não se deve trocar o certo pelo duvidoso"; " mais vale um pássaro na mão do que dois voando..."

Mas, quem saberá o que é certo ou duvidoso se não vivenciar uma das situações? E esse único pássaro, que se tem às mãos, sabe-se lá se alcançará o voo que desejamos ou acabará por nos levar ao caminho da frustração por não ter a coragem de enfrentar novos desafios? Dúvidas, eternas dúvidas.

Só tenho certeza de que se me dessem hoje o direito de escolha, preferiria passar o ano inteiro a colher pétalas das margaridas a ter um dia tão cheio delas ( não as margaridas, as dúvidas) .



Um beijo e um dia de decisões (sem dúvidas) para todos os amigos.

Lau











Imagem : fallen daisy, by cbclopes

40 comments:

  1. Nossa que lindo, quanta inspiração!!! Adorei a citação inicial, de que a dúvida é uma certeza quando a temos, uau! Eu estou numa fase da vida de experimentação, estou tentando o certo e o duvidoso, o passaro na mão, o que está voando e até aquele que nem tem asas, hehe... Vamos ver no que vai dar... Não tem aquela lei da física que fala de entropia? Então... :D Bjao flor, e quando vamos filmar o curta? hihihi

    ReplyDelete
  2. Vivemos num tempo que não cultiva a dúvida. Aliás, toda a sociedade moderna está organizada para que alguém pense por nós, nem que seja através do comportamento condicionado.
    Cá para mim, Lau, ainda bem que tem dúvidas. Mas não se angustie. Se não tiver uma margarida à mão, imagine que tem e vá tirando, devagar, pétala a pétala...

    Beijo

    ReplyDelete
  3. Na fluidez das palavras, a reflexão a que elas nos levam...

    Interessante.

    ReplyDelete
  4. Alguém já disse que, além da morte, a convivência com a dúvida é a única outra certeza que se tem na vida.

    Caramba! Entre o pensamento de Llosa e Descartes, - não tenha dúvida! - fico com as suas certezas, Lau.

    Ando cansada de me despetelar... rsrs

    Bjs, querida. E inté!

    ReplyDelete
  5. Vencer a dúvida é mais conveniente (e realista) do que não tê-la. Inveitável a nós, humanos imperfeitos. Ao contrário da esperança, a que se deve alimentar a todo custo, dúvida é exercício na aprendizagem do que é a vida. Transposto seu período de validade, deve morrer de inanição.

    ReplyDelete
  6. Penso que a cada resposta aparece nova pergunta e por isso as pétalas não se acabam jamais e como se tem uma resposta, a dúvida passa a ser uma certeza que gera novas...e assim caminha a humanidade. Penso que os dois estão certos, só olharam para pedaços diferentes do processo...agora o que fazer da angustia...
    beijos

    ReplyDelete
  7. agradecendo a visita preciso novamente agradecer por texto tão sábio e inspirado.
    Parabens!

    ReplyDelete
  8. Olá Amiga Lau!

    Boa noite,ao ler este texto fez-me lembrar, aqui o Presidente da Republica do meu país,Senhor Professor Cavaco Silva, quando era Primeiro ministre disse, EU NUNCA TENHO DÚVIDAS, E RARAMENTE ME ENGANO, está a ver com políticos assim,quem é que não está feliz, basta olhar para o país.
    Áh! desculpe lá de estar a fazer propagada política aqui no seu blog.

    um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  9. "Sem dúvida", que a dúvida é uma dádiva.
    Mais, sinal do que somos capazes de transitar em pensamento e sentimento entre variáveis, entre diferentes propostas, idéias, possibilidades.
    Se por uns momentos deixa ansiosa e angustiada é sinal que a causa da dúvida é importante.
    Parabéns amiga, beijos
    Salete

    (Já voltei a postar novos escritos, minha cabeça está fervilhando de dúvidas sobre o tema do meu próximo post.) RISOS

    ReplyDelete
  10. Na vida existem duas coisa certas, sem dúvidas, a morte e os impostos. Sendo assim duvidar é algo que nos determina, nos faz como pessoas.
    Todas as ações comportam diversas variáveis, a própria escolha das palavras é um labirinto que se abre. Avence nele, escolha mesmo que sinta o erro depois, você aprendeu e logo adiante uma nova escolha a levará a um novo caminho. Viva sendo feliz, esqueça as dúvidas, após ter optado. Siga e as pétalas sempre a cobrirão. Parabéns pelo texto inspirado, uma vez mais. Beijos.

    ReplyDelete
  11. Vovó,

    parabéns pelo o seu post.Eu não tenho nenhuma dúvida que eu te amo .
    Mil beijoss Poetinha Rafinha♥

    ReplyDelete
  12. Oi Rê, obrigada pela solidariedade de sempre. Rê, quanto maior é o estado de desorganização, tanto maior é a entropia.[rsrs] Quanto ao "curta", já temos material. Suas "saladas" são fora de série, meu amigo, material suficiente para uma minissérie.[rs]

    Um beijinho amigo.

    ReplyDelete
  13. Oi AC, que-le-gal!!! Adorei o comentário poético e suas considerações a respeio do que me atormentava ontem: "dúvidas". Hoje já estão quase dissipadas.[rs] Nada como um novo dia, não é?
    Um beijo e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  14. Olá João Videira, obrigada por sua generosa visita. Fico feliz que você tenha me compreendido.
    Um abraço amigo.

    ReplyDelete
  15. Ai Ju, você correrá perigo se ficar com as minhas certezas, "sem dúvida alguma".[rs]
    Obrigada, amiga, pelo eco.[rs] Ju, você não anda nada despetalada. Ao contrário, anda super inspirada.Vide seus belos poemas.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  16. Oi Eduardo, obrigada pelo poético/realista/ incentivador comentário. Hoje, realmente, as minhas dúvidas foram soterradas. Ganhei a batalha.Ufff!!!

    Um abraço e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  17. Oi Angela, realmente, a ansiedade que é gerada em função das "malditas" , "as dúvidas", supera o momento em que você tenta jogá-las para o espaço.[rs] Ai, nem fale, não desejo a ninguém ter dúvidas.[rs]

    Um beijo e obrigada pela presença .

    ReplyDelete
  18. Oi, amiga!
    Também ando numa maré de dúvidas... E, algumas delas, nem dependem das minhas escolhas. Vamos que vamos ao caminho das pétalas das margaridas, das escolhas certas... Assim espero. Bjs!

    ReplyDelete
  19. Olá "Fesan", interessante seu "nickname", "Universo Fesanico".Tudo que diz respeito ao universo é belo e intrigante. Bela escolha do nome. Obrigada por suas generosas palavras.
    Um abraço e seja bem-vindo.

    ReplyDelete
  20. Olá José, como vai? Fique à vontade para falar sobre o seu presidente. Aqui no meu blog não há censura. "Censura nunca mais", esse é o meu lema.[rs]Polítio é igualzinho em todos os lugares do mundo. E mais,eles nunca têm "dúvidas" que vão "pregar uma peça" no povo mais cedo, mais tarde, não é José? [rs]

    Obrigada pela visita e um beijo pra você, pra namorada e pra netinha.

    ReplyDelete
  21. Oi Saly querida, sem dúvida que apreciei sua visita e seu comentário.Mas nem fale sobre essa "dádiva"... Você nem imagina as "dádivas"[rs] que tive ontem.Foram muuuuitas. Mas já foram para o espaço "quântico"...[rs]
    Fiquei feliz de você ter voltado ao nosso convívio.

    Um beijo, amiga.

    ReplyDelete
  22. Oi Djabal, obrigada, mais uma vez, pela força. Mas , se me dessem o direito de optar (2) [rs] eu preferiria as "dúvidas" do que a morte.[rs] Estou sentindo que foi uma boa ideia tocar no assunto "dúvida", os comentários dos amigos , assim como o seu, foram demasiadamente esclarecedores. Não deixaram dúvidas.[rs]
    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  23. Ai Rafulete,poetinha Rafinha querida da vóvi, assim você me mata do coração, sem dúvida alguma.[rs] Você é uma espoleta, minha princesa.

    Um beijinho e obrigada pela surpresa. Love you.

    ReplyDelete
  24. Oi Marcia querida, que surpresa. Nem fale... Shakespeare tinha razão, né? "To be or not to be"...[rs] Elas nunca dependem das nossas escolhas, Marcia, você tem razão. Odeio as dúvidas.[rs]Vamos às pétalas, então.

    Um beijo e adorei te ver aqui.

    ReplyDelete
  25. Cara Lau,
    através de uma princesa (Rafa) fiquei sabendo deste dia especial para vc.
    que se repita por muitos e bem juntinho das pessoas que vc mais gosta.
    abs
    ps: quanto às dúvidas elas ajudam a que fiquemos mais sábios.
    abs

    ReplyDelete
  26. OI LINDAAAA, PARABÉEEEEENNS, uhuuuuullllll!!! Claaaaaro que eu não poderia deixar de vir aqui neah? hehe! Muitas felicidades e mooooooooooitos anos de vida!!!!!!!! E mto sexo tb, pq senão não adianta viver tanto!!! :D Te adooooro! s2
    (acho que estou no dia certo) haushaushau! Agora o que interessa, onde vai ser a festaaaaaa??? :D hehe Bjuuuuuuuuuu!!!!!!!!

    ReplyDelete
  27. Oi Lau! Agora eu:

    PARABÉNS A VOCÊÊÊÊÊEEEEE!
    NESTA DATA QUERIDAAAAAAAA!
    MUITAS FELICIDADEEEEEEESSS
    MUITOS ANOS DE VIDAAAAAA!

    LAU Lau Lau Lau Lau Lau
    Lau Lau Lau Lau Lau Lau
    Lau Lau Lau Lau Lau Lau Lau
    Lau Lau Lau Lau Lau Lau : D

    MUITOS PARABÉNS! : D Muitas Felicidades e um dia muito Feliz!
    Um grande beijinho directamente de Portugal : *

    ReplyDelete
  28. Meu querida amiga, tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ReplyDelete
  29. Olá caro Doutel, obrigada pelos votos . Você é muito gentil. Agradeço também por ser leitor da poetinha Rafinha. Ela é a artista da família e vive nos fazendo surpresas.E avó vive "pagando mico", como dizem aqui no Brasil. Você viu a declaração de amor, não viu? Ela é muito fofa e carinhosa.

    Um abraço e obrigada , mais uma vez, pela lembrança.

    ReplyDelete
  30. Oi Rê liiiindo, como vai? Como você soube? Fui eu que escrevi no seu blog? Deve ter sido, pois amo receber parabéns. Desde criança, meu pai me cumprimentava muuuuuuitas vezes e acabei por acostumar com muuuuitos parabéns. Já recebi outros muuuitos até agora e a-do-rei. Nem tive tempo de fazer um post celebrando a vida, estou "atolada" de compromissos mas, ao ver as visitas aqui, passei correndo para agradecer.

    Obrigada pelo carinho, já te disse que gostaria de ser sua mãe, né?[rs]

    Um beijinho e thanks "escritor".[rs] Vou fazer o lançamento do seu livro, já avisei, né?[rs]

    ReplyDelete
  31. Oi Trüska querida, obrigada. Ado-rei os parabéns. Ai Trüska, queria hoje estar no vaporetto, comemorando o meu niver.[rs]Saudade daquela viagem... Mas estou curtindo o dia ao lado das minhas netas, da família.

    Muito obrigada pelo carinho e parabéns pra você também, ainda não acabou o mês de julho...[rs]

    Um beijinho

    ReplyDelete
  32. Olá Phivos, obrigada. Pra você e sua família também. Desculpe não estar visitando seu blog, Estou numa semana complicada. Traduza no "tradukka", tá?

    Um beijo pra vc e para a família.

    ReplyDelete
  33. Parabéns, Querida Amiga!
    Sem dúvida, vc é muito especial pra mim!!!! Bjssssss!!!! Felicidadesssssss!!!!
    Márcia

    ReplyDelete
  34. Lau, PARABÉNS PELA VIDA!!!
    Sem nenhuma DÚVIDA hoje é um dia mais do que especial, pois a sua amizade, a sua sensibilidade e o seu carinho são dádivas merecedoras de todos as nossas homenagens.
    UM GRANDE BEIJO EM TEU CORAÇÃO!!!

    ReplyDelete
  35. Oi Márcia querida, obrigada por mais essa homenagem,minha amiga e sócia competentíssima.
    Sem dúvida alguma, fiquei super feliz com a surpresa . Dpois te conto o que as meninas aprontaram .[rs]

    Um beijo e valeu,amiga!!!

    ReplyDelete
  36. Oiiii Dalton, que legal, obrigada!!!Assim você me emociona. Brigadão...Você sabe que eu pretendia "celebrar a minha vida" com um post e com esse título? Que sincronicidade de pensamentos...
    Mas, infelizmente, não deu. Estava cercada pelas princesas e pelo Elio.
    Fazer o que? Curtir muito a galera. Você precisa ver o sacrifício para escrever nesse momento. As três estão aqui em cima de mim.[rs]Você viu o que a Rafinha fez pra mim? Lindo, Dalton, choreeeeiiiii.[rs] Mas agora estou sorrindo.
    Um beijo ,amigo querido, e obrigada pelo carinho.

    Ah...Barbacena também se fez presente.[rs]

    ReplyDelete
  37. Olá, amiga.
    Cheguei em boa hora. Parabéns a você, muitas felicidades!
    A dúvida é uma companheira fiel, infelizmente. Quisera que ela fosse navegar em outros mares. Mas não tenho dúvidas: ela não irá. Então, que fazer? De minha parte, procuro manter a política da boa vizinhança: cada um na sua, hehe. Bjs

    ReplyDelete
  38. Oiiiii Marli, como vai? Obrigada, amiga, pela visita e por suas belas palavras. Política da boa vizinhança ...taí, essa política é boa, do bem, pois amo meus vizinhos.[rs] Mas as dúvidas...quero-as bem longe de mim.[rs]

    Um beijinho, Marli.

    ReplyDelete
  39. Olha só...não sei o que tanto você clica aqui. Plágio é crime.

    Atendendo orientações blosgspotianas

    ReplyDelete
  40. Por que vc clica tanto aqui, HÂ...!???????
    Que coisa...

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)