Friday, March 12, 2010

"Os Quatro Elementos"



Primeiro, surgiu como vento
e invadiu, meu coração, em forma de vendaval.
Depois, tornou-se fogo.Queimando horizontes e me prendendo em suas labaredas.

Um dia, chegou, fluente como a água, onde ancorou o barco em meu porto.

Por fim, amanheceu montanha , intensa e eterna.

Aí, então, abri minha casa e plantamos nosso fruto.

(Patricia Payva)


Um beijo e um bom fim de semana ensolarado!

Lau


Patricia Payva ,in Agora , de Cairo de Assis Trindade( Poesia , Crônica & Conto). Patricia circula entre o conto e a poesia, entre o erótico e o político.
Foto: four calla lillies- Pixdaus

35 comments:

  1. Revelando a magia:

    "um bom poema é como uma cerveja gelada
    quando você está mais a fim,
    um bom poema é um sanduíche de presunto, quando você está
    faminto,
    um bom poema é uma arma quando
    os bandidos te cercam,
    um bom poema é algo que
    te permite andar pelas ruas
    da morte,
    um bom poema pode fazer a morte
    derreter feito manteiga,
    um bom poema pode enquadrar a agonia e
    pendurá-la na parede,
    um bom poema pode fazer seu pé tocar
    a China,
    um bom poema pode fazer você cumprimentar
    Mozart,
    um bom poema permite você competir
    com o diabo
    e ganhar,
    um bom poema pode quase tudo,
    isso sem dizer que
    um bom poema sabe quando
    parar."

    Você encontrou um bom poema,e revelou a magia que há no ser. Por escolher. Por encontrar a oportunidade.
    Um auxílio poético para aqueles que buscam. Para o leitor é como se fosse uma cerveja gelada em um dia de verão intenso.
    E Charles Bukowski, companheiro de uma vida inteira de Jack Kerouac, expressou o sentimento de encontro como ninguém. Pedi a ajuda dele, e fui bem sucedido. Parabéns. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Djabal, estou com saudade dos seus comentários, meu amigo querido e conselheiro. Volte a blogar, anda.
      Beijooos

      Delete
  2. Oi Lau
    Bela analogia. Adorei
    Bfs e um grande abraço

    ReplyDelete
  3. AAA que intensoooo! Mas assim é que é bom, eu prefiro o vento, mas aceito o fogo também, a água e a firmeza da terra... adorei! Bom findii bjoo!

    ReplyDelete
  4. Linda escolha. o poema é bonito, simples e intenso.
    beijos

    ReplyDelete
  5. Olá Djabal, nossa, que beleza de comentário. Daria um belo post. Eu encontrei esse mini-conto da Patricia num livro organizado pelo Cairo Assis de Trindade e o achei lindo.Intenso, sem dúvida, mas muito bem escrito, concorda?

    Um beijo, meu amigo, e obrigada pela força de sempre.

    ReplyDelete
  6. Oi Wanderley, obrigada. Também achei.
    Outro abraço e curta o seu fim de semana.

    ReplyDelete
  7. Oi Rê querido, saudade de você. Eu prefiro a água. Adoro cachoeiras, lagoa, mar ...e um porto seguro.Aliás, já tenho o meu.
    Um beijinho

    ReplyDelete
  8. Oi Angela querida, bacana não é? Gostei muito também.Por isso quis compartilhar com vocês. Muito bem escrito, muito.Intenso.
    Um beijo

    ReplyDelete
  9. novo capítulo na história de Alice ,
    lá no

    ...continuando assim...

    obrigada por seguires:)

    bj
    teresa

    ReplyDelete
  10. Linda imagem
    Bonito poema
    Postado por alguém
    De alma suprema

    Gosto da montanha
    E gosto do mar
    Não gosto do vento
    Com força, a soprar
    Se pega em mim!!!!
    Não vou mais parar!!!

    Estás de parabéns Lau!!!
    Poema excelente.
    Bom fim de semana.
    Depois de tanta chuva, vento, frio....Hoje está um dia bonito, com sol...
    Estou em casa (o que que náo é hábito nos fins de semana)Estou mesmo a relachar... ou a curtir!!!hoje.
    Até vai dar para ir ao teatro à noite...
    Grande beijinho e um bom fim de semana para ti Lau.
    Áurea

    ReplyDelete
  11. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do blog Refelxões e outras divagações. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Eu sei que é um abuso da minha parte te mandar essa propagando control c control v, mas sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas no blog do José, ela inclusive é seguidor do meu blog, claro que ele faz isso mais por gentileza do que pela qualidade do meu texto, mas estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs


    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ReplyDelete
  12. Vento, fogo, água e fruto! Quatro energias, quatro alegorias intensas e eternas.
    Grato, Lau, por ilustrar esta bela tarde ensolarada com um poema tão profundo.
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  13. Olá "Continunaso Assim", obrigada pelo convite.
    Um abraço

    ReplyDelete
  14. Lindo comentário de uma poetisa que encanta o nsso imaginário. Uma alma linda e divina que a todos ilumina. [rs] Viu, Áurea estou quase aprendendo a fazer versinhos.[rs] Obrigada amiga querida pelos lindos versos que tanto me alegram. Desculpe não ter respondido antes, só pude dar uma passadinha aqui agora.

    Fiquui contente em saber que você gostou do post. Eu me encantei com esse mini-conto. Achei extremamente sensível e super bem escrito, por isso quis compartilhar com os amigos que passam por aqui.

    Um beijinho e bom domingo.

    ReplyDelete
  15. Olá Fabricio,obrigada pelo convite. Irei assim que puder visitar seu blog. Mas confesso que fiquei peocupada que fosse algum comentário spam.Estou vendo agora que você tem um blog de referência. Obrigada, mais uma vez.
    Um abraço

    ReplyDelete
  16. Oi meu amigo Dalton, perfeitas suas palavras.Interessante que no livro do Cairo, "Os quatro Elementos" aparece como um "conto".Eu me apaixonei pelo modo em que a escritora colocou as "alegorias", como você bem disse. Parece que ela escreveu pra tocar fundo, na veia. E trocar com o leitor , trocar palavra, sentimento , emoção. Tocar e trocar. Verbos-chave para que haja a magia da comunicação, não é mestre? E se tocou os meus amigos, fico feliz..

    Um beijo e obrigada pelo carinho e a força de sempre.

    ReplyDelete
  17. Lau, o verbo-chave aqui e agora é 'parabenizar'...
    Parabéns, então, pela bela, justa e tocante homenagem que o Renascendo presta ao cartunista Glauco, um artista de traço único e criativamente questionador.
    Valeu. Com o desejo de um ótimo domingo, deixo um grande beijo!

    ReplyDelete
  18. Oiiii Dalton!!! Bom dia!!!Obrigada,já vi que você leu minha réplica.Aí está a "troca". E parabenizar "toca" os corações de quem é parabenizado.[rsrs]Obrigada, eu que parabenizo você por ser observador e falar o mesmo idioma. Admirava também o trabalho do Glauco e colecionei durante muito tempo as suas criativas tirinhas, por isso a minha homenagem. Tenho muuuuitas tirinhas guardadinhas em agendas.
    Uma grande perda,envolvida em tanto mistério, não é? Ainda não tenho uma opinião formada sobre o que aconteceu, mas me impressionou o fato.
    Continuando com o verbo-chave,"adorei" sua visita dominical.
    Um beijo e bom domingo.

    ReplyDelete
  19. oie flor! Obrigada pela visita! Paris é mesmo um sonho né?
    Bjo bjo :)

    ReplyDelete
  20. Olá, amiga!

    Hoje é só para lhe dizer que tenho nova postagem no meu blog

    a desvendar o mistério do blá blá blá

    do esperanto... (?)

    Bjs

    ReplyDelete
  21. Precisamos do fogo para alimentar os nossos sonhos
    Necessitamos da água para lavar feridas que teimam em menter-se abertas...Precisamos do ar para transformar nossos gritos no silêncio da espera e, finalmente precisamos da terra que é mãe e onde habitam todos os segredos da nossa vida.
    beijo
    Graça

    ReplyDelete
  22. Olá Lau!Quanto tempo,estou de reforma...Belo post é profundo.Quando o vento invade o coração ele pega fogo.rsrsrs UM beijo da Gauchinha.

    ReplyDelete
  23. Boa semana Lau
    Tei estilo! Assim como cada um, é singular e essa é a "graça", que quer dizer "dádiva" que vem de ti através de como te comunicas.
    Estás sempre encontrando motivações para estar em contato, presente.
    Beijos

    ReplyDelete
  24. Oi Ruby, nem fale...Minha filha está indo pra lá na sexta. Estou morrendo de vontade de acompanhá-la, mas no momento não dá. É uma pena... [rs]
    Amei as peças, são lindas.
    Beijinhosss

    ReplyDelete
  25. Olá Vieira Calado, obrigada pelo convite. Sua pegadinha intelectual foi d+. Ri muito com esse post.Parabéns pela criatividade!

    Um beijo

    ReplyDelete
  26. Oi Graça , tudo bem? Lindas e verdadeiras palavras que você me deixa . Precisamos sempre de mais alguma coisa, não é Graça?

    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  27. Olá Gauchinha Denise, tudo bem? Hummm...imagino o que é reforma, e como. Adorei a sua máxima!
    É verdade...E haja água pra acabar com esse fogo no coração.[rs] Estamos românticas e incendiárias, não é Denise?

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  28. Oi Saly querida, obrigada. Está tudo bem? Voltou? Depois irei lá conferir. Você é uma amiga muito gentil. A maio dádiva é ter amigas como você.

    Um beijo e obrigada pela visita e pelo carinho.

    ReplyDelete
  29. Oi, Lau
    Sempre lindas e verdadeiras palavras que nos trazem muito amor e realização!
    Um abraço e ótima semana para vc!

    ReplyDelete
  30. Olá Zilda, como vai? Concordo com você, palavras intensas e que nos trazem emoções.

    Um beijo para o casal e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  31. Minha senadora amiga peço perdão por não comparecer antes. Linda postagem comentários perfeitos dos amigos viu agora sou eu quem analisa rsrsrrsrsrs. Verdade minha amiga assino embaixo porque não há mais nada a acrescentar.Um abração desse gaúcho macho mas só muito macho mesmo rsrsrsr quer dizer até prova em contrário rsrsrrsrsrsrrs.

    ReplyDelete
  32. Olá Lau,

    Isto já é muito tarde estou pouco inspirado hoje,gostei do poema, e deixe este verso que é a minha maneira de ver o poema

    O vento forte é impertinente
    o fogo queima a natureza
    a água mata a cede da gente
    e plantar o fruto é uma beleza

    um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  33. Bom Dia Tricolor,nobre senador, que isso ??? Mais algum rombo no Congresso, dinheiro na cueca, na meias??? Por que então o perdão?? Que isso, hoje a saída é comprar arruda, tadinha da arruda acabou pagando o pato.Aliás, bem feito. Uma erva que é boa para o mau olhado, de repente debandar pro lado do crime.[rs] Tricolor, quando faço feira, um feirante me põe um galhinho de arruda na orelha. Sempre ele faz isso. Um amor de pessoa. Dessa última vez eu disse a ele que não queria não.[rs] Te juro
    Olha...o dia em que a arruda deixar de ser uma "erva caladinha", hummm ...sei não, não vai haver espaço pra tanta arruda algemada.[rs] Muito bom começar o dia com abobrinhas e arrudas, você nem imagina o que me espera? Os "royalties" que estão nos roubando.[rs] Amanhã vc vai me ver na TV , sendo presa na passeata.[rs] Beijos, amigo, e não se preocupe com essas coisas.

    ReplyDelete
  34. Oi José querido, tudo bem? Olha...você ainda me diz que não está inspirado e me escreve esses versos pra lá de lindos???
    "O vento forte é impertinente
    o fogo queima a natureza
    a água mata a cede da gente
    e plantar o fruto é uma beleza"

    Nossa, José, você é muito talentoso.Parabéns!

    José, eu sei que você lê minhas réplicas e você vai ver o que escrevi para o Antonio, o Tricolor dos Pampas, como costumo chamá-lo. Quando você reclama de Portugal é por isso que te digo sempre:
    "o vento que venta aí, venta cá", como já dizia minha avó. A política é sórdida em todo o planeta , não é José?
    Lá estou eu batendo aquele papo...e sozinha.[rs]
    Amei seus versinhos e também te ver aqui. Um beijo pra você, pra namorada e pra netinha.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)