Sunday, January 31, 2010

" Só Dez Por Cento É Mentira"


Olá pessoal, para me redimir do último post (abobrinha pura) trago para os amigos uma dica cultural. E tenho certeza que vocês vão gostar. Principalmente quem aprecia poesia.

Acabei de chegar do cinema e me encantei com a exibição do filme longa-metragem " Só Dez PorCento é Mentira", um documentário que fala sobre a vida e a obra do grande poeta brasileiro Manoel de Barros, considerado o mais inovador em língua portuguesa .

Lindo, maravilhoso, coisa de louco. Imperdível, na minha opinião. Não sei se vocês lembram, mas muitos dos amigos chegaram a tecer belos comentários num post que publiquei sobre uma obra de Manoel de Barros. Quem quiser refrescar a memória é só clicar aqui.

Esse filme foi lançado na praça no dia 23 de janeiro, em São Paulo, e já está sendo exibido no Rio de Janeiro . Fiquei tão empolgada que peguei horários e locais para quem quiser conferir. Quem mora no Rio, pode assistir no Unibanco Artplex, na Praia de Botafogo, 316. Telefone: 2559 8755 Horários: 13;00/ 16:50 e 20:20.

Já em São Paulo, o filme está sendo exibido no Unibanco Artplex Frei Caneca- Sala 7. Bela Vista- Centro. Telefone: (11) 3472 2359. Não consegui os horários de São Paulo, mas pelo telefone os amigos paulistas podem checar as sessões.

Começou na sexta (23) e só vai até quinta (5/2). Portanto, quem aprecia o poeta deve correr.Os "crescidinhos" pagam R$18 e os baixinhos/ estudantes R$9.

Deixei a direção do filme para o final. O diretor Pedro Cezar, responsável pelo roteiro e pela narração, não esqueceu de nada. Nem do "idioleto manoelês". A fotografia é maravilhosa e a música mais ainda. Não foi à toa que o filme ganhou os prêmios de melhor documentário longa-metragem do II Festival Paulínia de Cinema 2009 e do V Fest Cine Goiânia , também em 2009.


Abaixo um vídeo que descobri e que mostra algumas (poucas) cenas do filme , além do depoimento de alguns poetas famosos (Elisa Lucinda e etc...) também encantados com a obra de Manoel de Barros.




Um beijo e uma boa semana para os amigos que passam por aqui.


Lau


Em tempo (só pra variar)

Para os amigos de outros estados, tenho a impressão que é uma questão de tempo,
pois o filme
deve ser lançado no Brasil inteiro .

Já os amigos de outro países poderão conhecer mais a obra do nosso poeta passeando por aqui .

Bj

E.T 2: desculpem, a palavra "impressão" estava digitada erradamente. Já consertei.

23 comments:

  1. Ai que bunitinhu, todo velhotinho. Vale pela dica, vou super atras de assistir, gostei do trailer. BOA SEMAAAAANA! Bjao!

    ReplyDelete
  2. Vou ter que esperar chegar em Recife,senão o ingresso vai sair mt caro!!!Grande beijo!

    ReplyDelete
  3. Não existe nenhum poeta que eu conheça com a mesma intimidade com as palavras. Ele brinca com elas como Guimarães Rosa, anuncia outros significados, novas grafias, e tudo corre como um rio, cujas duas margens nós nos quedamos a ver a correnteza que leva, sabemos onde e ficamos com uma baita saudades.Esse é o significado de sua obra inteira. Meninice pura, ele pagaria meia entrada, aliás, não pagaria nada. Linda a sua lembrança. Beijos.

    ReplyDelete
  4. Olá Lau
    Vou esperar passar aqui em BH, e com toda certeza irei ver. Valeu a dica.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Olá Angela!
    Vale conferir,disso eu tenho certeza.
    Beijos e obrigada.

    ReplyDelete
  6. Renato, agora chegou a minha vez de fazer ashiashiuasuhsuas, adorei o "bunitinhu todo velhotinhu"...[rs] mas com uma cabecinha de dar inveja, menino. Vc tem que assistir, viu ?

    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Olá Zilda, realmente vai ficar pesado. Mas acho que é uma questão de tempo. Deve chegar à praça de Recife, sem dúvida.O filme está muuuito bom.
    Vale conferir..
    Um beijo e obrigada .

    ReplyDelete
  8. Olá Djabal verdade, ele pagaria meia entrada e ficaria no colo de alguém. Ele está fofíssimo, super lúcido ainda. Li várias entrevistas dele e pude observar sua lucidez. E já está com 91 anos ou 93.(dizem alguns sites)
    Quanto ao filme, não deixe de ver, tenho certeza que você me dará razão. Mesmo ele dizendo: "noventa por cento do que escrevo e invenção. Só dez por cento é mentira".[rs]

    Um beijo, amigo, e obrigada .

    ReplyDelete
  9. Olá Wanderley, acabei de sair do seu blog. Estive fora e estava te devendo uma visita.Aguarde mesmo e não deixe de ir. Tenho certeza que você, como mestre, fará uso do filme em suas aulas. O documentário está muito bem dirigido e com um excelente conteúdo.

    Beijos e obrigada .

    ReplyDelete
  10. A "amostra" me conveceu.... será que vai chegar tambem a Portugal??
    Um beijo e boa semana
    Graça

    ReplyDelete
  11. Sim Lau! Eu também digo. Será que vai chegar a Portugal!...
    O documentário é interessante. Aquele homem é sensacional, maravilhoso já tem 91 ou 93??? Lindo...
    Sempre gostei muito de ver representar.

    Obrigada pela "dica" e um grande beijo.
    Áurea

    ReplyDelete
  12. Olá Senadora,é uma satisfação conhece-lá.
    Agradeço a dica e ficarei esperando a estréia em Porto Alegre.Um beijo da Gauchinha.

    ReplyDelete
  13. oooi, hsuahashua, suuuper, adorei as idéias dele, cabeça invejavel mesmo!!!

    Eu volteeeeeeei porque queria te pedir algo, fui indicado ao troféu "The Best GB Janeiro/2010" pelo site "Gazeta dos Blogueiros" dá uma passadinha lá e vota em mim?

    :D

    (http://gazetadosblogueiros.com)

    Bjaaaao!

    ReplyDelete
  14. Olá Graça, tudo bem? Se dependesse de mim já estaria em Portugal. Só em receber essa sua gentileza , vir aqui e deixar seu comentário... De uma coisa tenho certeza, "conhecendo" você através de seus belos textos, sentindo sua sensibilidade e também observando suas opiniões, posso assegurar que você gostaria muito do filme.

    Um beijo e muito obrigada pela consideração e o carinho.

    ReplyDelete
  15. Oi Áurea, repito para você o que disse para a amiga Graça, sua patrícia.Se dependesse de mim, já estaria em Portugal. Tenho certeza que você também iria adorar. "Conhecendo" você como conheço através de seus lindos versos, posso assegurar que você iria curtir bastante o filme.O diretor fez um filme lúdico sobre o poeta, que é uma graça, por sinal.Há sites que dizem que ele está com 93 anos , outros lhe dão 91. Esse poeta me conquistou desde o dia que li uma entrevista dele , onde declarava que buscava inspiração na infância e nas coisas corriqueiras e "desimportantes " do mundo. Adoro isso!Odeio frescura, gente contida, cheia de "não me toques".
    Um beijo pra você e fico super grata por sua consideração e por seu carinho.

    ReplyDelete
  16. Olá Denise, seja bem-vinda. Agora...senador é o seu pai.Grande senador, vale lembrar.Sou uma simples suplente.[rs]Cheguei ao seu blog através de seu pai.Ele é muito querido,uma pessoa maravilhosa.
    Agora estou pensando em deixar o senado. Recebi uns convites...[rs]Quero ser governadora. [rs]Só não decidi de que estado.Estou entre três. Aliás, dois. Um já tirei do páreo ontem.[rs]

    Beijossss pra você

    ReplyDelete
  17. Olá Renato, tudo bem, já se redimiu do "velhotinhu".rs Fique tranquilo.[rs]
    Já fui ao site e sacramentei meu voto em você. Você merece. É um fofo.[rs]
    Beijocasss

    ReplyDelete
  18. Obrigada Lau!! não mereço tanto.
    Eu sou mesmo assim...
    Como a vossa Gabriela... "nasci assim...cesci assim...Eu sou mesmo assim...vou ser sempre assim...
    Quem me baptizou, quem me nomeou, pouco me emportou ...é ssim que eu sou..."
    Peço desculpa se faltei com alguma palavra.
    Tal como a Lau não vou nada com "nariz empinado"
    Cada pessoa é pessoa... e tem o valor que tem.
    Adoro a simplicidade, a lealdade,a honestidadee e já percebi que temos coisas em comum, talvez por isso a nossa empatia.
    BJO
    Áurea

    ReplyDelete
  19. Peço desculpa. Onde escrevi cesci, quero dizer cresci.
    Áurea

    ReplyDelete
  20. Querida Lau, sem dúvida, a obra de Manoel de Barros é ímpar. Pelo encantamento de sua crítica, não é difícil perceber que se trata de um documentário muito especial.
    Confesso que esse é um dos privilégios que me deixam "com inveja" dos habitantes metropolitanos: cinema. Diversificado e instantâneo! Por aqui, hoje, são raras as salas de exibição que já não tenham sido transfiguradas em templos religiosos.
    Valeu a dica. Um beijo!

    ReplyDelete
  21. Olá Áurea, desculpe, mas você merece sim.[rs] Eu pulei seu comentário mas vi a tempo. Áurea sigo o seu pensamento também. Gosto das coisas simples, básicas. Também não dou bola pra gente de nariz empinado, tipo para-tudo-porque-cheguei. Pra ser sincera, ignoro gente assim. Respeito o jeito de ser de cada um, até porque cada um ... cada um..., conforme costumo dizer. Curto mais a descontração, a simplicidade. Embora, por força das circunstâncias/ obrigação,temos que conviver com quem pense diferente.
    Você sabe que eu tenho um post com esse trechinho de Modinha de Gabriela, do Caymmi?
    Foi logo quando comecei aqui, há uns 9 meses. Me identifico também com essa música. Fiquei feliz de você conhecer também. Está certinha, parabéns!!!

    Realmente, as pessoas se aproximam por afinidades. Penso exatamente como você e quero continuar com esse pensamento para o resto da minha vida. E sigo feliz, pois consegui passar para os meus filhos o que penso. Eles são iguais a mim.

    Um beijo . Adorei o nosso papo.[rs]

    ReplyDelete
  22. Oi Dalton, é ...acho que me empolguei. Mas gostei mesmo do documentário.Há quem diga que o poeta poderia ter aparecido mais no filme. O Paulinho foi um.Ele me contou que assistiu, gostou,mas sentiu que poderiam ter explorado mais a figura do poeta. Eu fiquei satisfeita com o que vi. E muito.Digo pra você o mesmo que disse à Áurea e à Graça: se dependesse de mim, o filme já estaria em Cruzília.[rs] Mas acho que não vai demorar. Quanto às perdas culturais,a situação é geral. Aqui em Ipanema perdemos duas livrarias em um mês. Devem surgir ou se "transfigurarão" em farmácias ou restaurantes, com certeza. Pode deixar que vou falar com o "tio Aécio" pra dar um jeito nisso, tá?
    Um beijo e adorei te ver por aqui.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)