Monday, January 25, 2010

"Livros"

O poder "estar"

na livraria

já dá início à poesia

(Lau
Milesi)

Esse "projeto" de poetrix me veio à cabeça em razão de uma triste constatação.Só esse mês, o bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, está perdendo duas livrarias.Uma, aliás, a Renovar, já teve suas portas fechadas. Em lugar dos livros e do ambiente super agradável para se degustar um café, um capuccino, habita agora um "bazar" que ainda não definiu sobre o "que" será vendido ao público.

E uma outra livraria, a Letras e Expressões, com mais de uma década de vida e ponto de referência dos bairros de Ipanema e Leblon, desaparecerá do local até o final do mês.Só continuará de pé a do Leblon , segundo funcionários da filial Ipanema já com morte anunciada.

E essa perda cultural para o bairro, essa triste notícia, me fizeram pensar em várias possibilidades, entre elas as seguintes:

A primeira- mais sofisticada, confesso, estariam as livrarias perdendo clientes para um pequeno aparelho, o Kindle,criado nos Estados Unidos em 2007 pela empresa americana Amazon e que possibilita a leitura de e-books (livros digitais) e outros tipos de mídia com preços mais acessíveis ???



(Kindle)

A segunda é sobre essa escassez de leitores- ou seriam de livrarias -, que, lamentavelmente, produz um círculo vicioso. O livro é caro porque são poucos os leitores e são poucos os leitores porque o livro é caro ".


A terceira seria o fato do público leitor já estar recorrendo mais aos sebos, que vendem livros em boas condições e 3 vezes mais baratos do que nas livrarias.


Enfim, é super difícil apontar uma causa para o fato do brasileiro não dar importância para a leitura, concordam?



Está aberto o fórum.

Beijos e uma boa semana para todos ... sem livrarias fechadas

e/ou a criação de mais "sebos".


Lau


Em tempo

1-Parabéns aos amigos paulistanos pelos 456 anos da cidade de São Paulo.

2- Quem quiser conferir mais "news" sobre o Kindle é só dar uma passadinha no blog Guaratuja Digital, do nosso amigo Rodrigo Shoenacher.


Beijos

L.M

Fotos: Books by Pixdaus

26 comments:

  1. Lau
    Aqui onde moro tem muitos sebos e brechós, abrem novos sempre e fecham muitos também, mas um bom numero tem permanecido e ficam ao lado de duas graandes e boas livrarias, A Fenac e a Livraria da vila. Arriscaria dizer que acontece com elas o mesmo que aconteceu com os mercados, só restarão as grandes livrarias que negociam com as editoras grandes quantidades de livros. O que tenho observado é uma concentração terrivel dos varios negocios. Viajando pelo interior esse ano fui vendo que até os restaurantes e postos de gasolina das estradas estão se concentrando, tinha um tal de Grall em tudo que é lugar, as farmacias...etc a vendinha do seu Manuel, a farmacio do seu José, quase não existem mais.
    beijos

    ReplyDelete
  2. Olá Lau
    Triste constatação, mas acredito ser um conjunto de fatores que levam a isso. Para mim o principal deles é a falta de cultura do brasileiro, as escola (e trabalho em uma) os professores tentam criar nos alunos a hábito da leitura mas atingem apenas a minoria da minoria, e olha que trabalho com uma classe social elevada, então ser caro não justifica. Infelizmente muitas outras livrarias ainda fecharão suas portas.
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Concordo com a preocupação quanto à sonolência com que se encara o livro de papel cá entre nós -gente excessivamente emocionável pela superficialidade da TV. Literatura é algo de que se distancia pela ausência de vontades políticas. Há autores, há talentos. Mas produzir e vender é coisa para uma máquina à qual é urgente o tilintar da registradora. E isto, para tentar escapar da fera fiscal, que por seu lado onera toda a cadeia. Mais que onerar, pune a todos.

    ReplyDelete
  4. É sempre com mágoa e dor
    Que vejo a livraria fechar
    POis não é só no Brasil
    Que não estão a aguentar

    Quem tem o vício de ler
    É que sente essa dor
    Mas quem não se preocupa
    Nem p´los livros tem amor

    Eu ando sempre com o livro
    Bem dentro da minha mala
    Quando me encontro sozinha
    É ele que comigo fala...

    Fala e diz-me muita coisa
    Alegre ou mais tristonha
    E assim não tenho que ouvir
    Certa gente "enfadonha"

    Se estou esperando médico
    Ou em fila para entrar
    Para alguma bilheteira
    Sei que aí tenho de esperar

    Abro a mala e tiro
    Meu livrinho para ler
    Podem falar à vontade
    Que eu não quero saber!

    ReplyDelete
  5. Aaaah, é realmente lamentável que isto esteja acontecendo... eu adoro livros, é tão retrô rs... assumo que já procurei mtas coisas em sebos e adoro passar horas e horas numa biblioteca pegando livros emprestados (ao invés de comprar), mas sempre tem aquele livro especial, uma história ou um livro de faculdade que adoramos e queremos ter para sempre. Ou para sempre poder consultar, ler suas poesias, enfim... compro livros nesses momentos e gosto disso, tenho um espaço aqui em casa p eles. Não é a mesma coisa que e-book! :) Bjaaaao!

    ReplyDelete
  6. Lau, creio que o motivo é o alto preço dos livros, poderia ser mais acessível, por isso as pessoas procuram os sebos, lá conseguem comprar livros semi novos muito baratos...
    Aqui onde moro, pelo contário, não fechou nenhuma livraria, pelo contrário abriram outras...
    Grande abraço e uma ótima semana.

    ReplyDelete
  7. Puxa a Renovar eu já sabia, mas sobre a L&E de Ipanema, é novidade pra mim. É uma pena.
    Mas não vejo nenhuma relação com o Kindle, pelo menos nestes casos. Acho que é uma questão somente econômica, de lucratividade e de disputa de mercado - chega um ponto que os menores não aguentam (ainda mais com o custo de manter estas lojas em plena Visconde de Pirajá).
    Um grande abraço!

    ReplyDelete
  8. Lau Milesi disse...
    Olá Angela, obrigada por participar da troca de ideias. Fiquei realmente triste em saber que, em apenas em um mês, o bairro ficará sem 2 livrarias. Sabe aquela sensação de que tudo está acabando, que te deixa impotente, sem saber o que fazer? Pois é, estou sentindo. Eram dois lugares super agradáveis e em uma delas, inclusive, tinha um desconto de 20% na compra de livros.Lamentável. Sem contar a perda de referência cultural, não é ? Passa uma sensação que não sei definir. No mínimo ,surgirá uma nova farmácia no local de uma das livrarias. Já que a outra, como disse no post, virou um bazar.
    Quanto à essa rede de postos que você mencionou,está se expandindo. Até no caminho para a região dos lagos já existe esse grupo, que,segundo alguns coleguinhas, é do apresentador do tal programa que estava me dando uma casa de presente através de msgs no celular. O homem está dominando o mercado.
    Que legal, você poder contar com mais livrarias e sebos no seu bairro. Adoro vasculhar sebos à procura de livros antigos.
    Um beijo

    ReplyDelete
  9. Oi Wanderley, concordo com você e relação a essa falta de hábito de leitura. Um grande contingente ( milhões)não têm o costume de ler. E as desculpas para não ler são as mais variadas, não é? O mais triste é você tomar conhecimento através de pesquisas que são feitas que a maior parte das pessoas quando têm tempo livre diz preferir ouvir música,assistir TV... o livro fica em terceira , quarta opção. Além das desculpas do livro ser caro. Mas é como você diz, há quem tenha "dindim" e não se interesse. Falhas na formação do hábito da leitura, não é?

    Muito obrigada por sua opinão. Como professor atuante ainda,imagino o que você não deve ver por aí.
    Um beijo, amigo.

    ReplyDelete
  10. Olá Eduardo,também concordo com a sua opinião. Não se trata hoje o livro como em outros tempos.
    Você falou em política e é verdade.O ambiente político do mundo não é propício à leitura , não é favorável ao livro.
    É verdade também quanto ao lugar que destinaram para ele( o livro).
    Não estamos na idade do livro, as preferências são outras. Como você bem disse a TV é uma delas.
    Quanto ao mercado editorial a situação é complexa mesmo.
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Parabéns pelo seu blog e por suas belas crônicas.

    Um grande abraço.

    ReplyDelete
  11. Olá Áurea, tudo bem? Foi com dor mesmo que escrevi esse post. Fiquei pasma com a notícia da "morte" de duas livrarias e apenas em um mês.
    Fatalmente, serão substituídas por farmácias ou por alguma rede fast food. É muito bom ter o livro como companheiro, não é Áurea?
    Eu sempre tenho um comigo. No Metrô, então, já me livrou de cada situação chatinha...[rs]
    Vou treinar uns versos para poder replicar seus poéticos comentários, tá?

    Uma beijoca e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  12. Oi Renato, como vai? Adorei o "retrô". Sou como você, amo vasculhar livrarias e sebos. De sebos, então, sou usuária assídua. Só não sou um "sebo".[rsrs]Quando vou aos sebos gosto de ler aquelas dedicatórias que as pessoas costumasm fazer em alguns livros quando os dão de presente. São histórias dentro de histórias. Adoro isso.
    Quanto ao e-book, foi só um detalhe no post. Uma frescurinha minha.[rs] Não fica tão em conta "baixar" livros, jornais e etc... Que é prático, é, sem dúvida. Minha filha tem o dela e não abre mão.

    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  13. Oi Dora, tudo bem? Verdade, os livros estão caros. A minha tristeza foi o fechamento das livrarias. Ficamos com poucas opções e sem descontos..[rs]
    Na livraria Renovar eu tinha descontos de 20%. Sem contar o ambiente que era uma delícia. Você pega um livro, analisa, tomando um cafezinho ou um capuccino. Uma delícia e relaxa, concorda? Aqui existe somente um sebo que conheço. Agora... duas livrarias serem fechadas em apenas um mês, preocupa.São problemas econômicos também, eu sei.
    Aqui no Brasil, tudo que é bom tem vida útil pequena, não é Dora?

    Uma beijo e obrigada pela troca de ideias.

    ReplyDelete
  14. Oi Barros, é... pra você ver. A Renovar já fechou há quase 20 dias. Mas a L&E soube no sábado passado que fechará no final do mês. E era tão tradicional no bairro, não é Barros? Você tem razão, um aluguel naquele ponto deve estar uma " nota". Eu tenho observado uma alta rotatividade nos negócios naquele trecho. Não são só livrarias.Lojas tradicionais, como a Rachel presentes, por exemplo, estão dando lugar a restaurantes. De repente, o surgimento do shopping Leblon e a falta de segurança são responsáveis por essas mudanças nas lojas de beira de rua.
    Taí, não vou poder mais comprar com desconto o livro que você sugere do Camus no seu blog.[rs]
    "O Estrangeiro" comprei na Renovar com 20% de desconto.[rs]
    Quanto ao Kindle, como disse para o Renato,aí acima, foi uma "frescurinha" minha. Ele não é responsável pela falta de leitores meesmo. Até porque , infelizmente, não são todos que têm acesso à Internet. Sei que você concordará.

    Um beijo e obrigada pela sua participação.

    ReplyDelete
  15. Querida Lau, a leitura é algo grandioso, além de enriquecer o homem com conhecimento eleva a alma.
    Eu também gosto de comprar livros no sebo, além de encontrar raridades, o preço cabe no bolso, principalmente eu que não me contenta em comprar apenas um.
    Sempre vou a procura de um e trago outro que achei interessante.
    Hoje existem os livros que podemos baixar pela a internet, mas eu não abro mão do livro de cabeceira.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos.

    Lucimar

    ReplyDelete
  16. A grande maioria das pessoas gostam de histórias. Nas histórias dos outros elas aprendem, vivenciam e se conhecem melhor.
    Pelo livro a história vem através da palavra, da sintaxa e da semântica.
    Existe o cinema, mistura de imagens e palavras;
    O celular com o texto de telegrama do "torpedo";
    E agora o Kindle, que traz uma biblioteca inteira no bolso.
    Não importa muito o meio, importa que o costume de ver, ler e ouvir histórias permanecerá sempre. O livro, sempre saberá se compor. Como uma ótima companhia, silenciosa, aconchegante e indispensável. Espero. Talvez? Quem sabe? Beijos.

    ReplyDelete
  17. bom, acredito que não seja kindle nenhum, nem sebos... porque o verdadeiro leitor quando se encanta por uma obra, quer te-la pra si NOVINHA. com cheiro de nova, pronto para passar pagina por pagina. eu por exemplo baixo livros na internet, me apaixono por eles e vou correndo compra-los nas livrarias. não acredito que seja um circulo vicioso. acredito que tudo é questão de habito e lamentavelmente a maioria dos jovens brasileiros não tem habito da leitura. adoro livros, acredito que ao abri-los existe um mundo mágico que cada um consegue ver de uma forma diferente. beijoos

    ReplyDelete
  18. Oi Lu, sem dúvida, ler é essencial. Nada melhor para desenvolver a capacidade verbal e a escrita também, não é? Eu costumo dar umas vasculhada nos sebos também. Fiquei tão indignada com o fechamento das duas livrarias que trouxe o assunto para o blog. É legal porque trocamos ideias... Eu também tenho meu livro de cabeceira. Sabe aquele livro que você sempre quer ler um pedacinho outra vez? Pois é, tenho o meu.Já baixei uns 4 livros pela Internet, mas não é a mesma coisa. Não mesmo.

    Obrigada por participar do fórum[rs]

    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  19. Oi Djabal, verdade meu amigo. A maioria gosta de histórias...impossíveis também[rs] Vide seu blog.Ahee...te peguei agora.Brincadeiras à parte, ler é liberdade intelectual, não é Djabal? Quando lemos soltamos a imaginação. Eu costumo comparar os livros às pessoas. Alguns são instigantes, intrigantes também, outros melancólicos. E há até os mais complicados.E se há uma coisa que amo nos livros é o fato de nos fazer sonhar. Ah...e para quem tem insônia , então, é um grande remédio. [rs] Eu e que o diga... Ainda bem que a "maldita" se foi. Concordo integralmente quando você diz que o livro é uma ótima companhia. Antes o livro do que andar mal acompanhado,não é?[rs] E nem celular,nem kindle,nem torpedo substituiirão o prazer e a curiosidade ao folhear um livro e ir descobrindo novos personagens, novas aventuras. Viajei, viu escritor?

    Um beijo e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  20. Oi Cah, bacana uma jovem como você pensar desse jeito.É lamentável, como você bem cita, mas o jovem não gostar de ler,realmente.
    Se não lessem só livros, mas há os que não tocam em jornais, revistas ou qualquer coisa que exercite o cérebro. E ainda contam com a influência da TV e da Internet na vida contemporânea, além da falta de valorização e do incentivo à leitura em casa.
    Mas, na minha opinião,já foi pior. Esses Harry Porter da vida, Lua Nova, Crepúsculo conquistaram um segmento jovem, você não acha? Você tem razão, baixar livros pela Internet não é a mesma coisa.
    Adorei te ver aqui.

    Um beijinho e volte sempre que puder, tá?

    ReplyDelete
  21. Nada tira o prazer daquele contacto único com as folhas do livro que se lê... há uma intimidade enorme entre o leitor e o escritor que seria lamentável perder-se.
    Felizmente por aqui, há uma nova apetência para a leitura. Quando vou á`FNAC mais perto da minha zona, está sempre a abarrotar de gente que "cede" à tentação (felizmente) e sai carregada de livros...Também não são baratos, embora ás vezes hajam umas promoções gratificantes. Eu, pessoalmente, não posso entrar numa livraria...perco-me!!!
    Um beijo grande
    Graça

    ReplyDelete
  22. Oi Lau

    Gostei da enquete.

    Minha sobrinha estuda numa dessas escolas "modernas", de ensino livre, chamada Escola Parque. Pelo resultado, acho que "inventar a roda" na área de ensino está criando uma geração de tapados. As novas gerações não leem porque não são estimuladas a isso. Leitura é, acima de tudo, um hábito. Se na base de sua educação, você não é estimulado a ler, dificilmente será um leitor habitual.

    Não acho que os livros estejam caros, pois como em outros mercados, há produtos de várias faixas de preço. Você pode ler Dom Casmurro por R$100,00 ou R$10,00, dependendo do tipo de edição.

    Beijo Grande

    ReplyDelete
  23. Olá Graça , de fato, nada como ter um livro nas mãos ou ao alcance delas(mãos). Aqui há essa apetência para a leitura, mas eu arriscaria dizer que poderia estar bem melhor.
    Mas, infelizmente, como disse anteriormente para os amigos, a vida contemporânea tem feito com que o jovem esqueça da leitura.O advento da Internet e outros "prazeres" deu um "chega pra lá" nos livros.
    Minha indignação veio parar por aqui porque duas livrarias serem fechadas num bairro em um mês, não pode ser um acontecimento esquecido, concorda?

    Eu também me perco em livrarias e nessa que já foi encerrada unia o útil/necessário/agradável ao também agradável e delicioso hábito de tomar um cafezinho, um capuccino e degustar um belo pedaço de bolo de milho (adoro).[rs]

    Um beijo, querida, e obrigada pela sua sempre bem-vinda presença.

    ReplyDelete
  24. Oiiiiiiiiii Marcos, primeiramente vou saudar a visita. Visita que muito me faz feliz, por sinal. Tenho muuuita saudade dos nossos tempos do GO, daquele "gato escaldado" safadinho que nunca mais li,[rs]dos seus comentários amigos, divertidos e inteligentes como esse que leio agora.
    Você está certíssimo, conheço a filosofia dessas escolas. Tenho as minhas netas em idade escolar e também sinto falhas nesse "inventar roda" que você cita. Perfeito também quando você diz que a nova geração não é incentivada à leitura.Ler é como ter princípios, tem que vir "de berço". Como já escrevi aí acima para outros amigos, e você ratifica, infelizmente há quem não valorize o hábito de ler. Até porque há também quem pense que colocar uma criança em frente à TV , além de dar menos trabalho, educa e a criança fica mais esperta. Pobres coitados.
    As meninas aqui em casa leem muito e adoram receber livros de presentes. No momento estão lendo "O Viajante" e "Sally E A Sombra do Norte", da Editora Objetiva. Falei nos livros porque sei quem as presenteou vai ler o post. E eu gosto muito dela.[rsrs] E aproveitei para fazer uma propagandinha da Objetiva.[rs]

    Marcos, você tocou num ponto muito importante, falando sobre a edição dos livros. Verdade pura, eu comprei "O Estrangeiro", de uma edição antiga e ainda recebi um desconto de 20 % na editora Renovar( a falecida).

    Um beijo e obrigada por me visitar

    E.T.Um beijo pra Denise e muuuuitos para o Pedrinho. Tenho saudades dquele nosso encontro do GO. A Ana Guimarãe também. Ela escreveu sobre esses assunto no meu último post.

    ReplyDelete
  25. OLá prima linda, adorada salve,salve!!!

    Sou alucinada por uma livraria...e enlouquecida por livros...
    Cultura né?
    Brasil x Cultura...

    Bj gde!!!

    ReplyDelete
  26. Olá Maria, tudo bem? Aleluia!!!Aleluia!!Até que enfim deu o ar da sua graça...que é uma graça , vamos combinar. Eu sei que você gosta de ler. Aliás, gostamos né?Se não gostássemos de ler não iríamos nos descobrir nesse mundo virtual, né não? [rsrsrs]
    Maria, que estrago é esse que o "vento"(e esse é tarado)está fazendo com você? Quase tive um troço quando a Rafaella começou a ler o texto em voz alta.[rsrsrsrs] Cheguei a me engasgar de tanto rir. Que isso???[rs]O mais complicado foi explicar à Rafinha que vento era aquele.[rsrs] Mas dei um jeito e desconectei rapidamente. Ventou muito na Califórnia?????????[rs]

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)