Thursday, December 17, 2009

"Boca de Pato" (reposting)


Hoje estou compartilhando com os amigos que passam por aqui essa bela crônica da grande jornalista Leila Ferreira, do Blog Nós Mulheres. O texto não é novinho, mas também não pode ser considerado "peça de museu", já que o assunto vive em pauta.E ainda mais aqui no Brasil, que, segundo reportagem da Revista de Domingo do jornal O Globo, é o segundo maior consumidor de botox do mundo. Eu não sabia desse "ranking".
"Boca De Pato"

(Leila Ferreira)

A pergunta que não quer calar: por que é que tantas mulheres estão deformando suas bocas? E o verbo não pode ser outro: é deformar mesmo. São bicos assustadores, que transformam o rosto de qualquer mulher numa máscara grotesca. Lábios construídos, preenchidos, completamente artificiais, que parecem ter sido picados por um enxame de marimbondos furiosos. E as mulheres pagam pra ficar com esses lábios! Pagam muito e, o que é mais inacreditável, parecem estar felizes com eles.

O que será que leva uma mulher a se afastar tanto dela mesma? Por que tantas de nós estão entregando seus rostos a “profissionais da beleza” que, loucos pra ganhar dinheiro, constroem mulheres quase sinistras, caricaturas delas mesmas? Por que comprar bocas que lembram bicos de pato e chamam a atenção onde chegam – pela aparência esdrúxula, e não pela beleza?

Cada vez que veja uma mulher assim, na rua ou na TV (sim, porque muitas celebridades aderiram à “boca de pato”), fico tentando imaginar sua história, pensando nos motivos que podem tê-la levado a se deformar achando que ficaria mais bela. Será que foi um amor que acabou? Uma separação? Uma traição? Um recomeço? Ou é apenas a não-aceitação da passagem do tempo?

Como seria bom se, na tentativa de se deformar, cada uma dessas mulheres encontrasse um cirurgião ético, que a demovesse da ideia. Ou, melhor ainda, que cada uma delas, antes de entregar seu rosto a um estranho que não se importa com sua história de vida, ela própria tentasse entender essa história um pouco mais, tentasse se conhecer e se reconciliar com a pessoa que é, em vez de construir com bisturi e silicone uma mulher que talvez nunca chegue a ser?

Enfim, são só perguntas. Não tenho respostas nem receitas. Mas acho que nós, mulheres, temos que nos tratar com mais carinho e mais respeito. É hora de parar de agredir nossa alma e nosso corpo. Nós merecemos uma vida mais feliz e mais leve. E, acima de tudo, merecemos nos reconhecer quando olharmos no espelho.


Um beijo

Lau


Em Tempo

Hoje em dia não são só as meninas que estão correndo atrás desse "photoshop", "menin"os", também, têm recorrido ao produto.

Leila Ferreira é formada em Letras e Jornalismo, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Colaboradora da revista Marie Claire e autora do livro “Mulheres: por que será que elas…?” (Editora Globo)

Tela: "Mulheres e Frutas" do pintor Di Cavalcanti, nascido no Rio de Janeiro.(1897/1976)

Di Cavalcanti, apesar da influência cubista e mesmo surrealista, foi um dos mais típicos pintores brasileiros pelos temas populares que utilizava em suas obras, como o carnaval carioca,mulatas sensuais, paisagens suburbanas e naturezas-mortas com frutas tropicais.Sem falar nos grandes quadros que retratam outras figuras humanas com certo ar de sensualidade.

27 comments:

  1. Lau
    nada contra um trato. As vezes a gente não se reconhece mais devido ao efeito do tempo. Também não acho que isso seja excencial e que existem muitos exageros e uma negação da idade.
    Falar a verdade eu adoraria fazer uma plastica por dentro, nas veias, no coração, etc...deixar tudo funcionando direitinho.
    beijos

    ReplyDelete
  2. É verdade. Um texto pertinente e real. Eis a sociedade do espetáculo e eu diria não apenas bocas de pato mas um estranho fenômeno de manipulação do corpo - padronização da imagem - bocas grande, olhos pequenos e narizes iguais...
    Bonecos de uma triste ficção.
    Você escolheu bem, um texto que faz refletir.
    Abraços.

    ReplyDelete
  3. Boca de pato. eu estou rindo muito.
    Tu tens toda razão.
    Está certo que há um certo exagero, mas usar a medicina estética para "levantar" algo q caiu..eu já fiz...
    não faria plastica no rosto, nem q me pagassem.
    Nunca terei boca d pato.

    ReplyDelete
  4. Olá Lau
    Uma boa e oportuna reflexão.
    Eu sabia que as brasileiras são que mais se preocupam com o corpo, com a aparência, com modelos pré-estabelecidos pela mídia e pelo marketig.
    Lembra que um dia sobre um POST que publicastes no GO, que em meu comentário eu escrevi que "dois bicudos" não se beijam e eu prefiro beijar bastante, não muito porque esse conceito "muito" significa isso mesmo; muito é o que demais, que ultrapassa o bom. Então... bastante, nesse caso é o ideal.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Oi Angela, tudo bem? Também não sou nada contra um trato. E hoje se tem às mãos muitos recursos para esse trato, começando pela qualidade de vida. Boa /adequada alimentaçao, exercícios físicos(fundamentais), noites bem dormidas, evitar o estresse(isso é teoria, eu sei), paz de espírito e etc.. Sem contar os cremes La Roche -Posay(rs). Juro, Angela, posso ficar com um código de barra [rsrs] de rugas na boca, mas JAMAIS colocarei esse produto. rsrsrs

    Um beijo, amiga, e adorei nosso papo.

    ReplyDelete
  6. Ola Lau vim aqui visitar seu blog e agradecer por estar me seguindo um abraço!

    ReplyDelete
  7. Oi May, legal você ter apreciado o texto. Eu não sou muito de julgar as pessoas não, sabe, mas quanto a esse procedimento, fiquei traumatizada ao ver uma amiga que ficou irreconhecível depois de aplicar esse produto. Ficou exatamente como você diz. Sei lá, parece que é uma nova raça que veio para a terra.Deus me livre.Mas se as pessoas se sentem bem, que se transformem, náo é?

    Um abraço e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  8. Ai Mariana, estou rolando de rir com você. Você é muito engraçada, menina.Eu também já disse à Angela que posso ficar com um código de barras na minha boca mas JAMAIS colocarei isso.Eu estava no banco e ouvi dois casais conversando sobre aplicação de botox. Eles falavam tão alto, que todo mundo ouvia. Um dos casais fazia um "ode" ao botox. Te juro, quando olhei pra esse casal, eles pareciam aqueles índios da tribo dos botocudos. Um horror. Mas há quem faça e fique bem, não é?

    Um beijo e obrigada por me fazer rir.

    ReplyDelete
  9. Oi Sally, tudo bem? VoCê sabe que me surpreendi com a posição do Brasil nesse ranking do botox? Você lembra que eu publique esse post? Eu tenho os comentários de todos vocês. Mas são tantos CDs que tenho que arranjar termpo pra procurar. Concordo com você quanto ao beijo. Eu sou uma beijoqueira nata. Envio beijos pra todo mundo.Você está inspirada hein amiga?[rs] Bom te ver assim.

    Um beijo

    ReplyDelete
  10. Olá Fabiano, seja bem-vindo!
    Cheguei ao seu blog através da minha amiga Marcia. Gostei e fiquei.É bem bacana essa troca, não é? Obrigada por estar aqui.
    Um abraço

    ReplyDelete
  11. Primeiro, estas mulheres,não se amam a si próprias. Depois, com a auto-estima embaixo, adoptam o modelo standarizado que é precisamente os lábios cheios, independentemente de melhorarem ou não a sua expressão de rosto. Finalmente, o receio enorme de envelhecerem, que se torna em pânico muitas vezes. Vejo mulheres aqui do jet set sexagenárias ou septuagenárias que são lindas nas suas idades mas tornaram-se autênticos palhaços com cilicone por tudo quanto é sítio...
    Quem enriquece á custa destas fobias...fica
    feliz, claro!
    Gostei deste post.
    Beijão
    Graça

    ReplyDelete
  12. Infelizmente Lau não existe mais limite para a vaidade humana, ninguém mais quer mostrar as marcas do tempo. Ficam as cars e as almas deformadas.
    Beijos

    ReplyDelete
  13. É, já muita gente faz isso! porquê? não sei mas deve haver uma razão muito forte para isso, ou talvez seja só a não aceitação do passar do tempo.

    Bjs sem bico de pato! :D

    ReplyDelete
  14. Também acho impressionante as mulheres pagarem para se deformar e não apenas a boca, mas o rosto, os seios, o popô, enfim, todas as partes imagináveis. Por que não aceitar a nossa natureza como ela é, em seu tempo?? Vivemos influencidados por uma estética absurda e inatingível, e mesmo sabendo que a beleza mostrada nas revistas e novelas são irreais, ainda há mulheres (e não são poucas) que usam meios como esse para tentar atingí-la. O resultado é um exército de mulheres artificais e deformadas. Acredito que o segredo da beleza está apenas em três coisas que são a auto-estima, o bom cuidado e o bom-humor;a alegria de cada dia. Basta isso. A mulher é sensual por natureza, e não é preciso uma boca cheia de silicone para que isso fique evidente. Pelo contrário, isso deprecia. É preciso que nos aceitemos mais. Abraços!

    P.S: E bom fim de semana para ti!! ^^

    [insanamentehumano.blogspot.com]

    ReplyDelete
  15. Oi Graça, bom te ver por aqui. Gostei do modelo "standarizado".Eu não tenho nada contra quem goste de utilizar esses recursos.
    Sentindo-se bem, que façam. Fico revoltada com esses médicos que incentivam cada vez mais, prometendo milagres... Pra eles é negócio, como vc bem diz, mas para algumas mulheres é uma tragédia.Eu tive um almoço de confraternização essa semana e fiquei surpresa de ver como a adesão ao botox está subindo a cada dia. Eu li na Revista Times que uma unversidade do Reino Unido divulgou um estudo mostrando que o botox diminui os sintomas da depressão e ajuda no humor. Pra você ver como o apelo é grande. Mas como costumo sempre dizer, cada um...cada um, não é ?

    Um beijo e obrigada pelo bate-papo.[rs]

    ReplyDelete
  16. Oi Wanderley, que lindo o que você me diz. Muito lindo e verdadeiro,meu amigo.Deformar o rosto, a cara, que deformem, mas, deformar a alma...é o fim da existência. Penso assim.
    Um beijo e obrigada pelo seu comentário

    ReplyDelete
  17. Oi Fátima,o que eu gosto dessa crônica é que justamente uma mulher pública,como a jornalista Leila Ferreira (apresenta programa de TV, tb),uma pessoa que teria que se preocupar com a imagem, dá esse alerta às mulheres que acreditam nos milagres prometidos pelos médicos.Vale lembrar que há casos que dão certo e as pessoas ficam ótimas .Não gosto de julgar ninguém, mas eu ri muito com o que ela escreveu. Não nego.

    Um beijo e vou te visitar hoje .rs

    ReplyDelete
  18. Jéssica querida, que bom te ver aqui e ler seu comentário. Já vi que você está ótima e isso me fez muito feliz, pode acreditar.

    Quanto ao uso indiscrimionado do produto, concordo com você, em alguns casos parecem membros de um exército de bonecas infláveis. Mas se há quem se sinta bem, repito, que corram atrás da toxina. Isso é muito de cada cabeça e do que está por detrás dessa necessidade de ficar jovem.
    Você fechou brilhantemente seu comentário. O bom humor e a alegria não só evitam rugas como são fundamentais para a saúde mental e a psíquica, não é?

    Um beijo, querida, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  19. Eu li histórias do século dezoito onde as mulheres usavam espartilhos. Até aí nada demais. Porém o uso excessivo, e de espartilhos muito apertados causavam problemas sérios nas crianças gestadas, aguardando sua vez de entrar em nosso mundo. Graças a esse "embelezamento" as crianças nasciam com algumas deformidades a ponto de serem vendidas para circo. Ou alugadas com renda perpétua, conforme o caso.
    Portanto, a vaidade não é algo detestável. O que talvez o seja é a nossa necessidade de elevar tudo até a enésima potência.
    Basta olhar para os resultados do botox para desencorajar os candidatos à pato Donald. Ou mesmo presenciar quando a pessoa ouve uma piada e ri e ninguém percebe, causando o maior desapontamento para o narrador. E o ouvinte com a maior ingenuidade diz: "Mas eu já estou rindo!"
    O tema é interessante e nos revela, acima de tudo. Beijos.

    ReplyDelete
  20. Olá Djabal, eu também já li essas histórias.
    Um absurdo, mas existem até hoje mulheres que escondem a gravidez utilizando algum outro tipo de "instrumento" que não seja espartilho.O exagero é que leva o ser humano a essas aberrações, concordo.
    Eu citei aí acima para a Mariana a conversa que ouvi no banco enquanto aguardava o caixa eletrônico. Dois casais falavam sobre a utilização da toxina e fiquei estarrecida ao ver o resultado em um dos casais ( o que fazia ode ao botox):lábios exageradamente construídos. Isso de não poder rir, é verdade.
    Eu li um depoimento de uma moça que recebeu aplicação da toxina e a expressão dela caiu literalmente, dando a impressão de uma face triste. Rindo ou chorando a expressão era a mesma. Que coisa, não é?
    Djabal,nunca pensei que numa sexta-feira estaríamos discutindo o uso de botox. Viva o blogspot!!! Viva a democracia!!! Demos uma tricotada de respeito, não é?[rsrs]


    Um beijo, meu amigo, e obrigada.

    ReplyDelete
  21. Querida amiga Lau, a artificialidade é um dos retratos da sociedade (sic) – que construímos e nela somos obrigados a viver – carente de verdadeiros valores estéticos que nada tenham a ver com os padrões produzidos em série pela mídia perversa que povoa o ego e os espelhos do século XXI. Creio que em grande parte dos casos, as deformações sejam, primeiramente, mentais. Um autêntico “pato da boca”. Ou seja, o Ó... rsrs
    Boa mesmo foi a bela aula de literatura e artes plásticas que você nos dá no final desta [re] postagem sempre atual e instigante.
    Um grande beijo, com o desejo de um ótimo fim de semana!

    ReplyDelete
  22. Adorei esse texto
    Mas não é só no Brasil
    Portugal vai atrás
    "Bocas de pato" mais de mil

    Porquê tanta produção
    Porquê?Pergunto eu
    Mulher é sempre mulher
    Vestida no corpo seu

    "Não merecemos uma vida
    mais feliz e mais leve"
    Bonita frase essa
    Que a Jornalista escreve

    Porquê tanto gastar
    Porquê tanto perder tempo
    Mulher ou homem é bonito
    Se vem mesmo lá de "DENTRO"

    Mas enfim! É uma opção
    E quem sou eu p´ra falar
    Se elas gostam assim
    Dêem dinheiro a ganhar...

    Bjo
    Áurea

    ReplyDelete
  23. Deixo aqui o desejo de um ótmo fim d semana.]bjs

    ReplyDelete
  24. Dalton, estou morrendo de rir com você. Esse "pato da boca" foi d+!!! O "Ó" fechou com chave de ouro.rsrs Ainda bem que esse "O" não foi com acento circunflexo, não é mestre? [rs] Brincadeiras à parte, acompanho você no que diz respeito à sociedade perversa ( e por que não hipócrita) em que vivemos.
    Fico super grata também(vc vai ganhar um prêmio do Renascendo) por ler o post até o final.[rs] Eu admiro muito a obra de Di avalcanti. Recentemente estive no Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, e me acabei de ver telas maravilhosas do artista. Essa do post é de um colecionador. É uma obra raríssima.

    Um super obrigada pelo comentário e um bom fim de semana pra você e toda sua família.
    Um beijo

    ReplyDelete
  25. Olá querida Áurea, agora acostumei e fico aguardando, ansiosamente, seu comentário-poesia. O de hoje está cheio de pinceladas de bom humor. Adoro isso. Gostei muito quando você diz:
    (...Mas não é só no Brasil
    Portugal vai atrás
    "Bocas de pato" mais de mil) [rs]

    Estou com você, quem sou eu para falar algo ou julgar alguém. Só quis mostrar uma crônica muito interessante e que dá um alerta a todos. Sim, porque, hoje em dia, não são somente as mulheres a correrem atrás de "bocas perfeitas", os "meninos" também.

    Um beijo e muito obrigada pela sua presença.

    ReplyDelete
  26. Oi Mariana, querida amiga, obrigada !
    Ontem estive no seu blog e aquela linda florzinha não deixou que eu escrevesse meu comentário.Ela não desfazia de jeito algum e me impedia de mexer com o cursor.
    Amanhã voltarei lá.

    Um beijo e boa noite!!

    ReplyDelete
  27. Não me seria se não escrevesse algo pros "inimigos invisíveis"&stalkers%tudojuntoemisturado, até porque essas anotações servem pro meu projeto sobre "a janela da virtualidade". De boas, não sei se respondo ao covarde q iniciou tudo isso e fica em cima do muro com as tribufus que o rodeiam, irmãs cajazeiras,gengiva dilatada viva santo antônio,tribufujanaínamarga ;ou se a outra pessoa. Falou em "botocuda",né,lembrei daquela tribo da papuda.Lembra?:) Tá bem na fita a botocuda q tá em todas.
    A verdade é que essa crônica fez o maior sucesso. Eu, particularmente,não aprovo o botox.Posso ficar um maracujá de gaveta,mas nunca mudarei meus traços que são bonitinhos,assim dizem meus fans.
    Meu sábado foi delicioso até agora.À noite vou ao teatro. E vcs,tadinhos, não saem desse mundinho,né? Q triste !! Cresçam,evoluam, gente(?) stalker, pobre de espírito, desrespeitosos, desumanos, antissociais.

    Ah...inimigo invisível,sua partner, seu pau mandado,que bole com crianças,filhos e avós,nem com tudo botox do mundo viraria gente. Considero-a,assim como vc,dois monstros ...e muito,muito feios.
    Beijinho no ombro,gente desocupada.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)