Tuesday, October 13, 2009

Minha Pitangueira e &... (comemorando)


Minha Pitangueira


Dar à luz sempre renova.
Traz alegria e revigora
a existência altaneira
De toda pitangueira.

Fruto tão esperado,
podado na criação,
Renasce com galhardia
e cabe na palma da mão.

O tempo que a traz verdinha
é o mesmo que a transforma,
em frutinha tão lindinha,
no ciclo de sua forma.

Surge então a pitanguinha,
tão rápido como uma paixão,
e se torna vermelhinha
como a cor do coração.



(L.M)



Recadinhos:


Por favor, não "zombem"/ "zoem" de mim. Não sou poetisa. Só que há "seis meses" não via minha pitangueira . Nesse final de semana prolongado fui visitá-la.
Fui às nuvens quando constatei que ela estava repleta de frutinhas.
Podada fora de época, há dois anos não dava "cria".rs
Mereceu minha homenagem.

Falando em "cria", o RENASCENDO , hoje , dia 13, completa "seis meses de vida" . Um "baby". Agradeço a todos que passaram, passam e ficam por aqui. Fico muuuuuuuuito feliz com as visitas e os comentários recebidos.Assim como minha pitangueira, o Renascendo está me dando belos e novos frutos : novas amizades e a oportunidade de continuar a conviver com alguns antigos amigos que, assim como eu, voaram da Comunidade Globoonliners, do Jornal O Globo, e pousaram no BLOGSPOT, a quem agradeço ,também, pelo espaço oferecido.

Um beijo e uma boa semana "curta" para todos. Até logo mais!

Lau Milesi

Fotos: by Lau
A pitanga, espécie nativa da Mata Atlântica, tem em seu nome origem tupi-guarani - "pyrang" que significa “vermelha”. A fruta carnosa e aquosa, de cor vermelha (mais comum), amarela ou preta, tem sabor agridoce e já era apreciada pelos indígenas, bem como pelos primeiros colonizadores do Brasil.
Fonte: Apremavi

18 comments:

  1. Oi, Lau
    Antes de mais nada quero dizer que amamos as fotos da sua viagem. Veneza estava linda!!!
    A respeito dos seus versos, sua pitangueira a inspirou muito bem. Quem sabe nasce aí uma nova e bela poeta?
    Ótima curta semana para vc também!
    Um abraço e tudo de bom!

    ReplyDelete
  2. A pitanga é bem brasileira. O renascer é essencial à vida. Tudo somado, temos o Renascendo. E tomo a liberdade de acrescentar a música que ouvi neste final de semana, em uma viagem de volta para a Capital, cuja letra lembra muito o conteúdo do seu post. (Renato Teixeira) Ela me veio quando fiz a leitura. Não há nada a ser feito senão comemorar, desejar que você renasça a cada dia, mais forte, sempre presente e amiga como sempre. Beijos com um feliz aniversário. Sempre.

    ReplyDelete
  3. Imagine rir de um poema tão gracioso e singelo.
    Adoro pitanga, a fruta, sorvete, suco, batidinha...tomei um pilequinho uma vez...
    Além de linda, a cor e o formato é tão bem feitinha e tão gostosa.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Zilda, você é muito gentil. Eu me empolguei, como diz meu filho mais velho. E como... Mas confesso que fiquei super contente de ver a pitangueira carregadinha de frutinhas. Essa pitangueira tem uma história. Meu querido e saudoso pai era louco por pitangas, assim como eu, e adorava visitá-la e colher suas pitanguinhas. Quando a vi toda pintadinha de verde e vermelho resolvi criar esses versinhos.

    Um beijo e obrigada pela força!

    E.T. Fiquei contente de você ter gostado do loooooongo post sobre Veneza .rs

    ReplyDelete
  5. Realmente Djabal, a pitanga é bem brasileira. Recentemente li uma matéria sobre um médico americano que esteve no interior do Brasil fazendo pesquisa sobre os beneficios da pitanga. Além, de fofa,lindinha e gostosinha ela faz bem à saúde.Não cito os benefícios porque não participei da pesquisa.rs
    Que legal essa sua associação musical ao post. Vou pesquisar essa música e colocá-la no meu "fundo musical".rsrs
    Obrigada pelos cordiais votos e obrigada por sua amizade. Me sinto muito honrada.

    Um beijo

    ReplyDelete
  6. Olá seu profeta!! Você sempre com versos muito lindos e românticos. Desculpe não ter lhe visitado.Tenho andado super ocupada. Vou agora mesmo retribuir sua gentileza.
    Uma doce semama.

    ReplyDelete
  7. Ah...Angela, você, além de amiga, é muito gentil. Sabe aqueles versinhos : "sou pequenininha de perninha grossa, vestidinho curto papai não gosta..rsrs, de antigamente... Pois é... me inspirei neles e fiz esses para a minha pitangueira.
    Você sabe que nunca tomei pilequinho? Sou forte.rsrs Brincadeira, certa vez fiquei chamando "papagaio de meu louro", de tanto tomar vinho. Foi num casamento e nunca esqueci dessa cena.rsrs Eu gosto muito de um bom vinho. Deve ser uma delícia uma batidinha de pitanga. Nunca provei.

    Um beijinho e obrigada.

    ReplyDelete
  8. Querida amiga Lau, sua poesia é rica, substancial e vermelha. Dá à luz não só a literata sensível, mas também uma preservacionista de primeira.
    Parabéns pelo niver do Renascendo! Que ele possa por um bom tempo ainda florescer, reflorescer e nos brindar com muitas e muitas pitangas poéticas.
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  9. Lau Milesi disse...

    Oi Dalton, tudo bem? Bom Dia!!! Desculpe não ter replicado seu rico e didático comentário ontem. Desliguei o computer mais cedo e não retornei.
    Você "transgrediu" , mais uma vez, sua bondade e seu carinho com amiga aqui. Obrigada! Tadinha da poesia...rica aí só em vermelho(rs) - a cor- do coração (esse sim, entrou em cena) pois a fiz "de/com o coração". Mas quem "trangredirá" à falsa modéstia serei eu ao te dizer que me sinto inserida, sim, à filosofia preservacionista. Sou "ecologicamente correta"(sem clichê)rs e me preocupo com o meio ambiente, incluindo aí a falta de "crias" da minha pitangueira.Rs
    Tá vendo, seu comentário rendeu uma "convenção biológica". rsrs Obrigada pelo votos "up" ao Renascendo. Está com seis meses, mais novinho do que o Elio, de quem estou morrendo de saudade.rs

    Um beijo da "cidade sede" e seja sempre bem-vindo querido amigo e mestre.

    ReplyDelete
  10. Porque sombar tudo que podemos ter na malma de nossa mão é o sentimento mais lindo o tocar e dizer valeu isso é vida, que todos possam ter uma pitanga em sua vida, paz.

    ReplyDelete
  11. Olá ONG ALERTA!!! "Brigada", pelo carinho.Eu tenho muuuitas pitanguinhas na minha vida. E adoro todas elas. rsrsrs

    Hoje te visitei. Gostei muito do post!

    Um beijo

    ReplyDelete
  12. Seria uma bruta indelicadeza,zoar com tão rica inspiração.Sabe,quando saio pela granja com a máquina fotográfica,vou colhendo mtas imagens e o sentimento é mt forte.Joanna de Ângelis,mentora espiritual de Divaldo P.Franco,o maior orador espírita do mundo,que a natureza é a assinatura de Deus!!!No momento ele estava apreciando a natureza e suas flores.No meu orkut,já que não me atrevi à escrever,postei entre outras um pitangueira,em lor e com frutos.Parabéns e um grande beijo.

    ReplyDelete
  13. Andei engolindo as letras:
    Leia-se:JOANNA DISSE E
    PITANGUEIRA EM FLOR....KKKKKKKKKKKKKK

    ReplyDelete
  14. Oi Zilda!!! Obrigada por sua visita. Ontem e hoje falei em você, sentindo de você não ter passado mais por aqui.

    Eu sou a pai xo na da por frutinhas, como pitanga, amora , jamelão, araçá...Tive infância...rsrsrs

    Um beijo

    ReplyDelete
  15. Parabéns pela bela pitangueira, pela data, enfim, pela comemoração de ser feliz!

    ReplyDelete
  16. Olá Barros!!! Desculpe não ter replicado seu comentário ontem. Só o via agora, pela manhã. Obrigada pelos votos.rs Você fez a leitura perfeita do que eu estava sentindo. Fiquei feliz, sim, com a minha pitangueira ... e também com a sua visita.

    Obrigada por nos incentivar a mergulhar no "mundo literário". Adoro as dicas do seu blog.A última, sobre "O "Estrangeiro", foi d +. Eu comecei a ler o livro no feriado.
    Achei super interessante você o classificar como um livro "perturbador porque toca em algo que podemos sentir, mas não sabemos aonde". Foi exatamente sobre isso que falei com uma amiga que já leu o livro. Daí que veio a sincronicidade e o estrago que Camus faz com a cabeça da gente, como escrevi no seu post.rs

    Um abraço e seja bem-vindo.

    ReplyDelete
  17. Pitangas...
    Está na época!
    Hummmm.
    Amei o espaço.

    ReplyDelete
  18. Olá Lídia!! Seja bem-vinda!! Que bom, volte sempre.
    Um abraço

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)