Sunday, October 4, 2009

Mercedes Sosa e Adelia Prado








“Eu , se fosse governo, subia num tamborete, batia palmas e gritava bem alto para todo mundo escutar: cala a boca, gente, escuta aqui. Obrigava todo mundo a ficar quieto primeiro e explicava o meu plano administrativo.

Governo não é Deus, muito pelo contrário, é o tipo de coisa que precisa de ajuda. Não ia fazer nada sozinho, que eu não sou bobo. Escolhia pra meus ajudantes só gente que tivesse duas coisinhas: honestidade e competência.

Feito isto, falava pra eles: faz um levantamento do nosso país, aí, isto, varre a casa primeiro. Depois conferia numa assembléia, que não ia ter recesso enquanto não me dessem, por escrito, quantos meninos sem escola, quanto pai de família sem emprego, quanto homem e mulher que fosse amarelo, feio, sem dente, sem saúde, sem alegria”.

"...Sei que sofrimento neste mundo é fazenda de todos, mas tendo Justiça, meu Deus, ao menos miséria some, ao menos ninguém vai ter susto de ser preso à toa, de apanhar sem poder dizer essa boca é minha, explicar, de pé feito homem, se tem culpa ou não. Culpa eu tenho demais. E medo".

(PRADO, Adélia. Prosa Reunida. 2ª edição, São Paulo: Siciliano, 2001, pp 62-64).







Minha homenagem à cantora folk argentina Mercedes Sosa, que virou estrelinha ontem. Mercedes lutou contra as ditaduras fascistas na América do Sul com a sua potente voz e se tornou numa lenda da música latino-americana.

Carinhosamente apelidada de La Negra - devido ao seu cabelo preto e à tez morena - Sosa foi igualmente chamada de “voz de uma maioria silenciosa”, tendo sempre lutado pelos direitos dos mais pobres e pela liberdade política. Que sua luta não tenha sido em vão.



Descanse em paz, Mercedes.

Ilustração: imagem capturada na Internet: "deluca.blogspot.com"



Lau Milesi

25 comments:

  1. oi Lau..obrigada pela visita e seu comentario..
    minha homenagem tambem a Mercedes Sosa..um ótimo final de domingo..beijão

    ReplyDelete
  2. Olá!
    Passei para conhecer seu blog de perto e para desejar um bom final de domingo.
    É impressão ou você também gosta de animais?
    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Olá querida tem mais um Selinho para v/c "Prêmio Dardos" só que este é no meu blog Fitness http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com/.
    Está aguardando por v/c, com muito amor e carinho. Espero que goste!!!
    Beijos de Luz.
    Eliane

    ReplyDelete
  4. Lau
    Linda homenagem, tenho certeza que Mercedez assinaria embaixo do que Adelia fala tão lindamente.
    beijos

    ReplyDelete
  5. Olá Maria Bonfá!! Já era sem tempo. Amo suas poesias. O tempo é que é escasso para visitar blogs tão interessantes como o seu, por exemplo.
    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  6. Olá Elaine!!! Seja bem-vinda!! Gosto sim de animais. São fofos e amigos.

    Um beijo e obrigada. Volte sempre.

    ReplyDelete
  7. Eliane, que legal!!! Adorei esse mimo!!! Obrigada por mais um selinho . Já fui lá no Fitness e peguei.Você é muito gentil!!!
    Quem clicar no selo vai ter o privilégio de visitar seu lindo e saudável blog.rs

    Um beijinho

    ReplyDelete
  8. Ah...Angela, fiquei triste com a notícia da morte da Mercedes.Sempre a admirei muito. Lembro muito da luta dela em prol dos menos favorecidos. Coincidentemente, ontem voltei a ler Adelia e aí veio a ideia de publicar esse post. Bom encontrar eco.[rs ]Teho certeza que ela aprovaria esse texto de Adelia Prado. Sou fã, de carteirinha,das duas.

    Um beijo

    E.T. Peguei o selo, mas "doeu".rs Está aí ao lado. Amei o presente!!! Ao clicar nele pode-se conhecer seu lindo e interessante blog.

    ReplyDelete
  9. Minha amiga, tem um selinho em meu blog para você.
    Beijos

    ReplyDelete
  10. Que surpresa boa, Wanderley!! Obrigada, vou lá agorinha mesmo.

    Um beijo, meu amigo.

    ReplyDelete
  11. Eu também gosto muito dela. É uma voz forte para cantar. Algo quase percebido por todos, mas que não tem o talento ou carisma para transmitir.
    Cantou muito e deixou sua obra para relembrarmos sempre. Vi a foto de um senhor, de camiseta sem manga, uma calva respeitável, um bigode latino, luvas pretas e uma cara de choro infantil segurando uma placa. Gracias Negra por su canto y por su lucha.
    Disse alguém que seremos sempre crianças, parece ser verdade. Beijos.

    ReplyDelete
  12. Bom dia minha querida amiga e senadora LAU boa semana. De fato o mundo perdeu uma grande guerreira nessa luta entre o poder e o sofrer.
    Pisa quem pode sofre quem não pode gritar. Ela fazia isso por todos. Sorte minha foi te-la visto ao vivo. Um abraço o céu as vezes é egoísta vai levado daqui os iluminados.

    Sombras tristezas
    natureza revoltada
    e mais uma voz calada.

    ReplyDelete
  13. Lau. Me siento obligado a repètir tus hermosas y sentidas palabras de homenaje de despedida a Mercedes Sosa: " voz de una maioria silenciosa, tendo sempre lutado pelos direitos dos mais pobres e pela libertade politica. Que sua luta ñao tenha sido em vâo".
    Tú lo dijiste muy bien Lau. Que lo recordemos siempre. Gracias.

    ReplyDelete
  14. Olá Djabal. Nem fale... estou triste.Sempre apreciei Mercedes, não só pelo seu talento como também pelo seus pensamentos e ideias, que sempre combinaram com as minhas. Senti mesmo a morte dela. Eu já vinha acompanhando as notícias do estado de saúde de Mercedes e já imaginava que poderia acontecer o pior. Quanto ao senhor que vc citou, ele deve ter os conteúdos infantis guardadinhos, como todos nós deveríamos guardá-los.O mundo seria melhor, mais doce, com mais adultos/crianças, não é amigo ?

    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  15. Olá Tricolor querido! Verdade, você é um poeta até nos seus comentários."Pisa quem pode, sofre quem não pode gritar". Mas nós ficamos aqui para não deixar que isso aconteça, pelo menos aos que estão ao alcance das nossas mãos, não é Tricolor?

    Que legal você ter visto Mercedes pessoalmente. Eu adoraria a ter conhecido. Sou e serei eternamente admiradora da grande Mercedes Sosa. Lembro tanto dela nos meus tempo de Faculdade.Vc nem imagina...ou melhor, deve imaginar.rs

    Um beijo, amigo, e obrigada.

    ReplyDelete
  16. Hola Sergio! Gracias pela sua visita e por seu belo comentário sobre a nossa querida Mercedes Sosa." Que lo recordemos siempre". Isso mesmo. Vejo que você também a admirava. Que bom que vc apreciou a homenagem!!
    Saludos do Rio de Janeiro

    ReplyDelete
  17. Que versos lindos Seu Profeta!!! Vou lhe fazer uma visita para lhe retribuir a gentileza.
    Obrigada

    Um beijo

    ReplyDelete
  18. Infelizmente políticos nos decepcionam ao longo de uma vida, mas podemos mudar agora vem ano de eleição, vamos fazer nossa parte...voto...??

    ReplyDelete
  19. Lau querida, que bela homenagem!
    Da melodia encantada de Mercedes ao clamor emocionado de Adélia, "justiça" é a palavra a ser conquistada por todas as almas e em todas as eternidades. A justa consciência de que ter vivido valeu a pena!
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  20. Olá "ONG ALerta"!!! Obrigada por sua visita. Conte comigo, para sua campanha, viu?

    Um beijo

    ReplyDelete
  21. Oi querido amigo Dalton!!! Você sintetizou com louvor, como sempre, o que quis passar através desse post.

    Abomino injustiça, com todas a minhas forças.

    Um beijo pra você da Cidade Sede.rsrsrs

    ReplyDelete
  22. tão desagradável quanto a perda de Mercedes é imaginar que boa parte da juventude latino-americana (e dos adultos também) desconhece sua pessoa, sua luta e sua história.

    a américa ficou politicamente mais pobre, sem dúvida.

    uma pena. inevitável, mas pena do mesmo jeito.

    beijoca.

    ReplyDelete
  23. As pessoas passam... e as vozes ficam,enchendo-nos novamente de encanto. E a luta pelos mais fracos, essa fica guardada no coração de um povo. Um beijo Graça

    ReplyDelete
  24. Oi Paulinho, com certeza, a América ficou mais pobre ainda com a morte de Mercedes. Mas você sabe que me surpreendi com a reação dos jovens? Tenho a impressão que as coisas mudaram um pouco. Há muitos jovens que conhecem, sim, o papel importante que Mercedes teve na luta contra a repressão.
    Meu querido pai era fã de Mercedes, assim como eu.
    Você devia ser menino, mas em 1979 (lembrei disso no domingo)em plena ditadura militar, Mercedes foi presa durante um show na cidade de La Plata.
    E o público presente, também. rs Coisas de tiranos.rsrs
    Nem fala... quando ela usava seus textos ,na tentativa de vencer “os repressores” , evocando Neruda, Violeta Parra e Victor Jara não havia quem resistisse. Que descanse em paz, "La Negra".

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  25. Muito boa observação amiga Graça. Tudo que é feito com amor, determinação e garra marca o coração das pessoas.
    Com certeza o mundo lembrará sempre de Mercedes. Principalmemte, os oprimidos.

    Um beijo e obrigada por vir me visitar.rs

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)