Monday, September 21, 2009

Hoe !!! 2




Olá amigos!!! Tudo bem? Saudade de vocês. Mas ainda não cheguei. Estou a caminho de Amsterdã. Peguei um trem gostosinho, com um público variadíssimo. Tão variado que até cachorrinho divide espaço nesse trem. O que não varia é a velocidade do comboio. Como voa... Mas não tanto como o TGV , que me senti na "Fórmula Um Rodoviária". Como corre o TGV. Vai acima de 200 Km por hora. Quando chegar falo mais sobre esse TGV. O da foto não é tão apresssado.

Ainda estou no norte da Bélgica. A viagem é super agradável e se viaja com conforto e adnirando uma paisagem maravilhosa. Agora mesmo estou passando por "Antwerpen"(Antuérpia) e assim que tiver novidades de Amsterdã, farei contato com os amigos que me visitam e batem aquele papo.

Estou aproveitando a viagem para Amsterdã e escrevendo alguma coisa sobre Bruges, conforme prometi . Bruges é muito fofa, linda!!!E seu estilo medieval dá aquele charme à cidade, que é cheia de "places", comuns em toda Bélgica. As "places" são espécies de praças, mas sem jardins ou bancos, com vários prédios importantes em toda volta.

E em Brugges, um dos mais importantes prédios é o da Prefeitura.Segundo informações locais, um dos mais antigos dentre os Países Baixos.Esse prédio ,belíssimo, que data de 1420 é muito visitado pelos turistas em razão dos tesouros que nele existem.Em uma de suas salas fica a Capela que guarda por cerca de 850 anos um trecho de tecido que traz a marca do sangue de Cristo.Dizem que essa relíquia veio na época das "Segundas Cruzadas".

A cidade é circundada por um canal que servia de proteção à cidade (na época, também chamada de "burgo") durante a Idade Média. No canal, na entrada para a cidade, ainda existem pórticos e moinhos bem antigos. É uma cidade muito antiga, que data do século IX. Ela se tornou um dos centros comerciais da Europa a partir do século XI, graças ao seu acesso direto para o mar. Era famosa pela sua produção de tecidos, que eram exportados para toda Europa.

No século XV, as artes e atividades bancárias floresceram enormemente em Bruges, a partir da vinda dos Duques de Borgonha. A cidade virou point e morada de pintores famosos e nessa época começaram a construir as suas atrações, como o prédio da prefeitura,que eu citei lá em cima, a Igreja Old Lady, o mausoléu de Maria de Borgonha, além de igrejas e prédios comerciais. (Esse trecho eu peguei num " folder", no hotel em que fiquei).

O passeio pelos Canais de Bruges foi uma das coisas que mais gostei de fazer.Você se sente fazendo parte de um cenário de um filme. O único "senão"é não falarem, nem um minutinho, uma minúscula palavra em português.O guia fala francês, inglês, alemão, flamenco e etc... Mas ao término do passeio fiz um jabazinho básico e sugeri ao guia do barco que nos levou ao passeio que desse emprego a um brasileiro. O número de turistas brasileiros é considerável. Conheci pessoas do Rio Grande do Sul (tinha que ter gaúcho não é Tricolor, não é Mariana?) e Brasília (gente boa de Brasília, não se preocupem)rs.

Outra delícia de Brugges é a convivência pacífica entre um número enoooooorme de bicicletas, charretes e carros ,que se misturam às pessoas e completam o cenário de uma cidade pra lá de especial.

O lado cervejinhas,comida chinesa (deliciosa, por sinal) chocolatinhos e souvenirs também é muuuuito bom.Ontem foi dia de feirinhas de artesanato, na Rua Zand. São feirinhas como as das nossas cidades do nosso lindo, maravilhoso,ensolarado, gostoso e sobrevivente Brasil.O sobrevivente aí fica por conta dos percalços que passamos em razão da safra atual de políticos. Falando em políticos não me perguntem o nome do prefeito da cidade. Não sei.rs

Continuando... quem quiser dicas de preços mais acessíveis é só me enviar e-mail que passarei com muito boa vontade.

Eu passei (só de carro) pela cidade de Gent, próximo à Bruges, onde fica uma das principais universidades da Bélgica. Ela é menos visitada por turistas mas é muito linda, também, com suas Igrejas, "places, canais e as casas da época medieval. O rapaz que dirigia nos contou que existe um castelo chamado Het Gravensteen, que foi construído por Philip, da Alsácia, em 1180.E eu só anotando o que ele falava... A cidade de Gent também tem prédios de estilo gótico.

Nesse momento, vejo pela janela do trem que já estou em terreno holandês. Vejo campos de plantações e casas já com as características locais. Vou saltar em Amsterdã Central e tenho que me preparar para o desembarque e ,embora seja tranquilo, temos que estar atentos.

Como dizia o velho guerreiro Chacrinha: "quem não comunica, se trumbica". Aqui então... acabei de ouvir de um passageiro: "deerovetreding van @*&%@#$~" e o jeito foi só dar um sorriso. Sorrir não só faz bem à saúde, mas também é uma senhora comunicação.rs Estreita os povos.rsrs

Um beijo

Com saudade:
Lau


E.T. O texto foi escrito pela manhã, durante a viagem , mas não consegui publicá-lo antes.
Estou gostando muito de Amsterdam. Aqui, como em Bruges, a Internet é "free". Em outra oportunidade falo mais sobre a cidade de Amsterdam que estou começando a conhecer.

Aliás ,já cheguei me sentindo "em casa". rs O taxista nos levou 5 euros a mais. Coisas de Amsterdm, do Rio de Janeiro, etc... Maus profissionais existem em qualquer lugar do mundo.
Quando voltar publicarei mais fotos, a pedido de amigos mais próximos, além de mais informações. São muitas fotos, como já disse no post anterior, e o tempo é escasso para selecionar as melhores. Desculpem, por essas. Desculpem , também, por não estar visitando os blogs. Farei as visitas quando voltar.










Fotos: By L.M.

21 comments:

  1. Que bom as coisas estarem indo bem e vc aproveitando para curtir e para nos contar sobre o que ve de interessante.
    beijos

    ReplyDelete
  2. Estive em Bruxelas no início do ano e adorei a cidade. A viagem de trem de lá para Paris foi muito boa. Quando o trem é organizado, limpo e eficiente ele se torna um meio de transporte sensacional.

    Aproveite bem a sua viagem.

    Beijos, Rodrigo

    PS: acabamos de retornar da Escandinávia e foi sensacional.

    ReplyDelete
  3. Olá Lau Milesi, tudo bem?
    Tem selinho pra v/c lá no meu blog "LOUVOR A DEUS”
    Beijos de luz!
    Eliane

    ReplyDelete
  4. Lau!
    Oque voocê está fazendo é muooto bom, isso enriquesse a vida , a alma, curta bastante e nos cote mais!
    Beijão!

    ReplyDelete
  5. Olá querida amiga Lau!
    Neste "Hoe!!! 2" você nos contempla com uma extraordinária aula sobre Turismo, Geografia, História, Cultura, Arte, Culinária, Transporte, Sociologia e até 'Psicologia do Sorriso'. Parabéns pelo amplo - e divertido - didatismo do Renascendo!
    Percebemos que seu "pé de posts" já está abarrotado de flores. A nós, então, resta aguardar o desabrochar dos frutos.
    Beijos!

    ReplyDelete
  6. Oi Angela!! Obrigada, pelo seu carinho. Adoro ler seus comentários!!!
    É muito bom a gente receber visitas. Eu adoro, mesmo estando longe.rsHoje estou na Itália. Em Veneza.Mudei até o fundo musical.rsrs Não bato bem, definitivamente.rs
    Depois te conto mais detalhes.
    Um beijinho

    ReplyDelete
  7. ô Seu Profeta, você é muito carinhoso. Lindos seus versos!!Uma mágica e romântica semana pra você.rs
    Um beijo

    ReplyDelete
  8. Oi Rodrigo!!! Que bom te ver aqui. Lembra que eu tinha agradecido as dicas de viagem postadas no seu excelente blog Guaratuja? Pois é , aproveitei todas para essa viagem que estou fazendo.rs Nem fala, tenho loucura para conhecer a Escandinávia. Rodrigo, também adorei viajar no TGV de Paris pra Bruxelas, Eu já conheciao TGV, mas curti outra vez.Adorei Bruxelas, Amsterdã e agora estou na Itália
    Quando chegar te visito. Beijos pra você e pra sua esposa.

    ReplyDelete
  9. Oi Eliane!!! Mais um selo?Obrigada, Eliane. E se tem Deus nele , tá tudo certo. ELE é um amigão que tenho. Bato altos papos com o "meu DEUS".
    Um beijinho e na volta vou pegar seu presente , com certeza.Obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  10. Oi Mariano querido!!! Tudo bem? Tá sendo muito bom , Mariano. Eu estava precisando de umas férias. rs
    Quando voltar vou te visitar e ver seus lindos poemas.

    Um beijo,amigo.

    ReplyDelete
  11. Oi Dalton!!! Fico feliz e lisonjeada de você , um mestre e tanto,analisar meu post dessa maneira. Não tenho tido tempo, Dalton, de preparar posts mais interessantes. Estou com um mini lap que a Lele me deu de presente e tenho algumas limitações com ele. Quando chegar vou preparar algo mais interessante. Já estou na terra da Moira. Pela música (rs) vc pode ver. Não bato bem, como já disse.
    Um beijo e até qulquer hora.

    ReplyDelete
  12. Minha querida senadora , professora, historiadora e repórter. Sua narrativa enriquece meu poucos conhecimentos deixa-me feliz.Muito bom mesmo esse post com fotos e sua perfeita descrição.

    ReplyDelete
  13. O mundo parece um deslumbramento para aquele que viaja. Quantas coisas aconteceram e estão acontencendo simultaneamente. Antes, durante e depois de nós.
    Desde tempos imemoriais o homem já estava organizando, se organizando e organizando os demais. Fazendo canais, se defendendo, e nós queremos ainda encontrar alguma lógica em tudo isso. É bem humano tudo isso. Somos todos um só. Ao mesmo tempo somos diferentes.
    Fica o gostosa da impressão, a alegria dos contatos, o doce do chocolate, o agridoce da comida chinesa, e o sorriso que é a menor distância entre dois seres. Crônica gostoso da ler, saborosa de ver. Beijos.

    ReplyDelete
  14. Que delícia, Lau! Estou viajando com você! Estou ouvindo "Dio, como te amo". Recordando 'meus bons tempos'! Obrigada pelas músicas e pelas impressões de viagem!
    Luísa

    ReplyDelete
  15. eu viajei neste post e de graça.
    Maravilhoso.
    Tenhas um semana iluminada e aproveita.
    Beijo e um grande abraço.

    ReplyDelete
  16. Oi Tricolor,saudade de você. Aliás estou com saudade de todos os amigos e das bagunças e abobrinhas que (eu e vc) fazemos e falamos.rs. Pensei que vc tivesse abandonado o nosso partido.O prefeito tinha comparecido e vc , não. O prefeito é fiel ao partido.Já cheguei na toda, Tricolor. Vou ler seus poemas, todinhos. Não tinha tempo de blogar, além de estar proibida.rsrs

    Um beijo e até mais tarde.

    ReplyDelete
  17. Oi Djabal!!! Saudade de vc, também. rs Quanto tempo...Obrigada por seu comentário. Fico feliz de você ter gostado das minhas "andanças".Agora é a volta à realidade, à rotina. Quado digo realidade é porque visitei lugares que mais pareciam cenas de contos encantados.rs
    Um beijo e vou te visitar. Já vi que tem post novo.

    ReplyDelete
  18. Obrigada "Seu Profeta".Muito obrigada pelo carinho. Vou te visitar também. Estou me organizando.

    Um beijo.

    ReplyDelete
  19. Olá Luísa! Gostou da "Gigliola"? rs Foi pra dar um alô para o blog, já que não tinha tempo de escrever. Bom saber que te fiz recordar boas fases da vida. rs
    Um beijinho e obrigada pela visita.Vou retribuir, lógico.

    ReplyDelete
  20. Olá Mariana!!! Tudo bem? Vc leu que conheci um pessoal de POA? Gente boa, como sempre. rsrs
    Vou lá na "sua casa" te visitar.Boa semana pra você, também.

    Um beijo

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)