Tuesday, September 8, 2009

"Ensinamento"



Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente,
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.


(Adelia Prado)



Adélia
Luzia Prado Freitas nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, no dia 13 de dezembro de 1935.Tem sido considerada a voz mais feminina de nossa poesia. Na minha opinião, Adelia é genial e mostra como a mulher interage numa sociedade que muitas vezes a focaliza como submissa. A poetisa sempre fala da mulher cheia de sentimentos . A mulher que não tem vergonha de mostrar o sorriso, o choro, a luta , o amor, a fragilidade e a força .
Essa é Adélia pra mim.

E.T. Escolhi essa poesia(uma das minhas preferidas) de Adelia Prado para compartilhar com vocês. Tomara que gostem.

Um beijo e boa semana.

Lau



Ilustração: Internet.”Velha senhora lendo”, (Retrato de Mãe de Rembrandt),1630.Gerar Dou (1613-1675) -Museu Rijksmuseum, Amsterdã.

24 comments:

  1. Oi Lau, eu também adoro a Adélia, só que o poema que você escolheu não apareceu na postagem. Será por que?
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Risos ... muitos. Wanderley,só comigo acontecem essas coisas. Você sabe que assim que publiquei o post, estava direitinho? Recebi uma msg de uma amiga comentando sobre o poema e, de repente, recebo um telefonema de uma outra avisando que o poema sumiu.rs São os "ghosts" desse blogspot. Desculpe. Agora ele voltou. Por que será? Eu hein...rsrs
    Beijos e obrigada pelo alerta.

    ReplyDelete
  3. Esse poema tava brincando de escon de, esconde,rs.

    Mas eu adorei, logo eu que adoro viajar em poemas!
    Boa semanaproc também Lau!

    ReplyDelete
  4. Lau
    O poema foi de coletivo para outro lugar...rs os meios de comunicação estão complicados, hoje.
    O poema é muito lindo e eu gosto bastante da Adelia.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Realmente, Lau, Adélia é uma poetisa de primeira linha. E uma pessoa extraordinária (Tive o privilégio de conhecê-la - e com ela prosear - em Caxambu durante o "I Encontro de Escritores Mineiros").
    Quanto ao 'Ensinamento', seu post confirma o verdadeiro luxo que é senti-lo.
    Um beijo!

    ReplyDelete
  6. Olá Lau,
    Obrigada pela a sua visita, e pelo o seu comentário.
    Eu estou com a Adélia Prado, a coisa mais fina do mundo é o sentimento e o amor.
    E estou consigo também pela a escolha do poema

    continuação de boa semana
    beijinho
    José

    ReplyDelete
  7. Olá querida, que prazer tê-la como seguidora do Louvor a Deus!!
    É sempre bom tê-la conosco ou no Fitness ou no Louvor a Deus nós te amamos muito!
    Beijos de Luz.
    Eliane

    ReplyDelete
  8. Um poema tão curto que diz muito.
    O sentimento bom é de um grande valor no ser humano.
    Tenhas um lindo dia.
    bjs

    ReplyDelete
  9. Minha cara senadora ah! se seus colegas no senado lembrassem como você que o povo não quer só pão e circo. A poesia alimenta o espirito e como Mariano disse viajamos nela. Lindo mesmo o tema mas me chamou atenção que nosso prefeito a carregou no colo ou entendi mal rsrsrrsrsrsrs.

    ReplyDelete
  10. Mariano, ainda bem que vocês viram o que aconteceu. Estão ratificando o que venho reclamando há muito tempo. Eu publiquei o post, vi o poema , outras pessoas viram e, do nada, ele some.rsrs Cda uma...
    Eu adoro a Adelia Prado e quando li o que o Djabal escreveu no post do meu netinho, lembrei desse poema. Lindo, né?
    Um beijo, poeta amigo.

    ReplyDelete
  11. Shiii...Angela põe complicado nisso. Esse viajou de nave espacial,rsrs Foi para o espaço em segundos. rsrs Ainda bem que voltou e que você o apreciou.
    Um beijo

    ReplyDelete
  12. É mesmo,Dalton? Imagino como deve ter sido agradável o encontro. Adelia é genial. Adorei o "luxo'.rsrsrs E que ensinamento,não é? Lembrei de meu querido amigo e saudoso pai. Esse ensinamento ele me deu, também.

    Um beijo

    ReplyDelete
  13. Oi José!!! Retribuí sua gentileza, viu? Adorei a homenagem que você fez ao seu blog amigo. Muito fofa!

    Um beijo

    ReplyDelete
  14. Oi Eliane, fui lá como você pediu, peguei o selo e adorei o blog. Eu não o conhecia.Só conhecia o outro seu. Senti uma energia muuuuito boa. E o seu selinho já está aqui. Muito obrigada pela homenagem. Eu vi seu post. Muito fofo.
    Um beijinho de luz pra você também.

    ReplyDelete
  15. Concordo com você Mariana. Se todos pensassem assim o mundo não seria tão amargo e cruel, não é?

    Um beijo, guria.rsrs

    ReplyDelete
  16. Tricolor dos Pampas, nobre senador de POA, Poeta dos Pampas(e tome título...), "data vênia", se o nosso Senado não tem vergonha, imagine sentimento....rs Vou abrir o livro, hein?
    "Te carreguei no colo, menina"
    Cantei pra ti dormir..."rsrs
    Tricolor, não me assustaria se isso acontecesse,prefeito quando quer se reeleger faz de tudo. Até carregar "eleitoras" no colo.
    Como não sou eleitora de Minas, eu que não fui.rsrsrs
    Quanta abobrinha!!! Não poderia deixar de finalizar dessa maneira. Mas eu gosto,eu gosto... Daqui a pouco estarei no mundo da seriedade, do "estresse". É só um intervalinho: "hora do almoço".
    Um beijo, Tricolor, e cuidado com essas "imagens". Olha o ferro!!!!

    ReplyDelete
  17. Sua poesia soa grande. Eu sou amigo de Luiza por muito tempo Obrigado para sua visita. I' m feliz considerá-lo :)
    Brad

    ReplyDelete
  18. Obrigada, Brad.
    Desculpe pela demora em visitar seu blog.Obrigada pelo selo. Adorei!!!
    A big hug!!

    ReplyDelete
  19. VIM DAR UM BEIJINHO

    VOU MELHORANDO

    A PROCURA



    Eu vou caminhando…
    Caminhando sem parar…
    Caminhando sem olhar para trás.

    O andar é longo e espaçado
    Porque não quero voltar…

    Quero ir – procurar a luz…
    Luz que me indique
    Um caminho melhor…
    Do que o que eu vou percorrendo…

    E procuro a verdade…
    E caminho para ela…
    E procuro a justiça…
    E tento abraçá-la…
    Mas vejo a fome…
    A guerra… e a dor…
    E continuo a caminhar…
    E a procurar…
    Na ânsia de encontrar…
    Um mundo melhor!...


    Lili Laranjo

    ReplyDelete
  20. Que lindo, Lili!!! Muito bom "ver"que você está melhor. Adorei a surpresa.Lili, tento fazer a minha parte para que o mundo seja melhor.rs Procuro, né?
    Um beijinho e obrigada.

    ReplyDelete
  21. "A ação tem uma simplicidade moral que falta ao pensamento."
    Graham Greene.

    Juntei um outro poeta às nossas.
    Beijos.

    ReplyDelete
  22. Olá Lau,

    Como é bom relembrar as boas crônicas. Essa história real é excelente, muito bem escrita, parabéns!

    Eu, infelizmente, sofro com outro problema no metrô, o da superlotação. Pego metrô de três a quatro vezes por dia, nos horários de pico, e sofro como uma sardinha enlatada nos vagões.

    Bjs!

    ReplyDelete
  23. Que junção, Djabal!!! Adorei!!!
    Seja bem-vindo esse poeta!!! E você, também.
    Um beijo, amigo.

    ReplyDelete
  24. Oi meu amigo Ralph! Trocamos as bolas aqui,mas não faz mal. Obrigada pelo seu carinho. Ralph, já cansei de viajar com o o metrô cheião. Horário de pico ná dá pra fugir dessa situação. É muito desagradável mesmo. Sardinha em lata é o retrato da cena. rs

    Um beijo, meu amigo querido.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)