Thursday, September 3, 2009

As "Gororobas" das Crianças e dos Adultos.

 Há pouco tempo li um artigo muito fofo numa revista de bordo- não cito o nome da companhia aérea porque não incluí o gadget “AdSense” no Renascendo e, além disso, algumas companhias aéreas estão deixando a desejar. Mas cito quem escreveu o artigo. Vinha assinado por Claudia Lima, diretora de redação dessa revista de bordo,e levava o título “Paladar Infantil?”.

Bem diferente de algumas reações desagradáveis que se sente ao "voar ", Claudia , com seu texto, me levou a aterrissar, com saudade, não só no meu tempo de criança como no de meus filhos .

A jornalista que acumula a função de “aprendiz de chef de cozinha”, como ela própria se nomeia, fala no artigo sobre aqueeeelas receitas com os ingredientes mais estapafúrdios que viravam uma gororoba , os olhos e por que não o estômago de quando éramos (?) crianças . Eram receitas sem pé nem cabeça. Mas que faziam a cabeça e ainda fazem de muitos meninos, meninas e grandões.

Quem não se esbaldou com um prato de Mandiopã na frente da TV? Pergunta Claudia logo no início de seu texto.Ela conta que quando criança , comia quase todas as manhãs uma “coisa” que consistia no seguinte: leite quente com açúcar, acompanhado de um biscoito que era triturado com a colher.Segundo ela, era energia para dar e vender. E ela cita outras receitas bizarras, como arroz papado com orégano , prato preferido de um amigo dela que morava sozinho.

Ao terminar de ler o artigo lembrei das “gororobas” que fazia quando criança e que meus filhos, tempos depois, começaram a criar . Eu adorava manga. E doce de leite com canela, mais ainda. Uma gororoba mestre, reconheço. Mas era um drama porque minha avó, coitadinha, acreditava que manga com leite matava. Quantas vezes cruzei os dedinhos nas minhas costas “jurando”, (que pecado) que não havia chupado manga. Só para poder me deliciar da minha criativa mistura.

Já meu filho mais velho adorava comer goiabada com farinha láctea, regadas ao leite condensado. Uma mistura pra lá de mel...ada, mas era a sua preferida. E a energia que ele recebia , “Benza Deus”, era de derrubar qualquer um. Eu que o diga.

Conversando com alguns amigos dos meus filhos e meus , fiquei sabendo de cada mistureba de arrepiar. Um me disse que adorava comer macarrão com banana . Detalhe: amassados com o garfo. Mas não parava por aí, ele regava com ketchup. Urgh....

Mas há também gororobas que nos são impostas, como, por exemplo,a que me confidenciou um outro amigo. Ele era magriiiinho, quando criança, e todas as manhãs sua avó lhe dava gemada misturada ao café com leite. Segundo ele, se fosse agora teria um “choque proteico”. rs

Uma outra amiga conta que o filho (esse é conhecido) rs até hoje quando chega das noitadas, liga a TV, come ovo mexido com mostarda e açúcar. (? )De sobremesa: leite em pó, gergelim e mel. Haja energia. Para outra noitada, lógico...

Encerrando o menu das “gororobas” , não posso deixar de citar um outro amigo de infância. Esse, desde criança, adora uma canja de galinha, mas, com pedaços de presunto. E se não tiver o presunto a canja não desce, assim ele diz . E pelo visto não é o único a gostar de canja de galinha com algum item a mais.

Historiadores sustentam que D.Pedro II adorava canja de galinha. Não abria mão da canja porque a achava revigorante. No livro A canja do imperador (Companhia Editora Nacional),o jornalista J. A. Dias Lopes conta como D.Pedro II era um sujeito interessante. O imperador também gostava de açúcar. De muito açúcar. E antes de o sorvete chegar ao Brasil, em 1834, D. Pedro tomava canja de galinha com “água de açúcar”.

Cada um ... cada um... foi como a jornalista acabou a matéria e, coincidentemente, é uma expressão que uso há anos.... Acho a expressão “democrática”.


Um beijo e um bom fim de semana prolongado.


Viva Sete de Setembro!!!


Lau


E.T. Adoraria saber de mais gororobas. A mais recente que conheci foi a de “brigadeiro com pedacinhos de queijo minas”. Assino embaixo. rs


Fonte de Inspiração para o meu texto: Revista de Bordo de uma determinada Companhia Aérea. Artigo assinado por Claudia Lima, diretora de redação dessa revista..

A canja do imperador (Companhia Editora Nacional) de J. A. Dias Lopes.
Ilustração: Flickyr

28 comments:

  1. Famosas gororobas;meus filhos amassavam banana(e ainda o fazem...)começavam com açucar e seguiam com td mais que tivesse,tipo farinha láctea,neston,aveia etc concluindo o volumoso prato com nescau.Já meu pai tomava coalhada com farinha!!Ah!Meus filhos tb adoram ainda goiabada liquidificada com leite...( e é uma delícia mesmo)e por aí vai!
    Bjs Lau.

    ReplyDelete
  2. A primeira aventura que eu fiz foi fritar um ovo devia ter quatro ou cinco anos, pus a fregideira ao fogo deixei aquecer como fazia minha Mãe, não pus olio nem azeite depois de alguns segundos estava preto.
    Dessas gororabas que diz aqui a que eu era capaz de comer é a canja com presunto gosto muito de uma coisa e da outra.

    um beijinho, José

    ReplyDelete
  3. Lembrei da minha predileta (minha e de meus irmãos) banana amassada, mel, aveia e leite condensado, se comesse isso hoje em dia teria pelo menos 100kg.
    Poderia ir juntando receitas de gravidas... eu gostava de salame com pão e geleia de morango..arghh.
    Delicia sua materia.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Com o passar do tempo ficamos mais fixos, mais satisfeiros e sem coragem de experimentar novos sabores, novas misturas amalucadas. Antigamente não havia medo de fazer a careta diante de uma gororoba bem ruim. Hoje ela seria uma demonstração de inaptidão. Mas não é não. É de acomodação que estamos falando. É um dos lados. O outro é que o paladar ficou adulto e refinado. Escolhamos. Beijos.

    ReplyDelete
  5. Amiga Lau
    Você é incrível! Pode me imaginar recordando das gororobas da minha infância (olha que já faz tanto tempo...rsrsrs). Lembrei muito da infância das nossas tres filhas, sempre inventando uma nova gororoba (e eu deixava).
    Adorei!
    Um abraço e ótimo fim de semana prolongado! A nossa cidade tá ficando cheia ...

    ReplyDelete
  6. LAUUUUUUU


    Que agradável surpresa.

    adorei vê-la aqui no mio do meu...MAR...

    Volte sempre...

    Um beijo

    ReplyDelete
  7. Huuum!
    Vou ocontar uma das minhas estripolias rs! Olha e não é de criança, é de agora!
    Adoro feijão, arroz e banana nanica, misturados!
    Fica assim, meio doce, meio salgado...!
    Mbooom!

    ReplyDelete
  8. Uma jura de amor nasce do peito
    O querer vestiu-se de exaltação
    Um olhar prende um sorriso sincero
    Duas mão procuram a união

    Seguem juntos rumo ao infinito
    Habitam o Templo da imaculada ternura
    Nesta peça ninguém morre, acaba bem
    As deixas são engalanadas pela formosura


    Queres viajar no para sempre...?

    Doce beijo

    ReplyDelete
  9. As "mistelas" afinal são de todo o lado, de todos os tempos!! Aqui, que ninguém nos "ouve" eu gosto de comer ovo estrelado, cobertinho de açucar e molhar lá o pão. Ainda ontem o fiz!
    E vivam as gororobas e as mistelas que nos fazem felizes. Um bom domingo,Lauzita. Beijocas Graça

    ReplyDelete
  10. Olá querida, tem um selo “Eu adoro este Blog” no Blog Louvor a Deus, aguardando por v/c.
    Bjs de Luz.
    Eliane

    ReplyDelete
  11. Querida amiga Lau, lá vem você com as gororobas né? [rsrs]
    Realmente essas inusitadas misturas podem gerar verdadeiros manjares dos deuses e acalentar o nosso paladar tão habituado às mesmices pontuadas pelos amidos.
    Valeram as curiosidades. E "viva sete de setembro!"
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  12. Minha senadora amiga no senado lá não tem essas gororobas do passado. Mas em compensação as gororobas lá rendem bastante rsrsrrsrsrsr.Quem de nós nunca fez misturas das mais diversas. Lembrar é bom demais. Um abração e viva a nossa vida.

    ReplyDelete
  13. Shii... Zilda, vou te visitar em Pernambuco. Adoro essas misturas.rs
    Desculpe não ter respondido antes. Cheguei há algumas horas.
    Seus filhos sabem o que é bom.rsrs

    Um beijo

    ReplyDelete
  14. Oi José!!! Que perigo!!! Fritar ovo com 5 anos...
    Menino levado, hein?
    Também adoro uma canja...mas só com frango.

    Obrigada pelo carinho. Hajas bem, como diz a nossa amiga Graça.

    ReplyDelete
  15. Oi Angela, tudo bem? Angela tudo que vc falou assino embaixo.rsrs
    Nem fale sobre os desejos na gravidez. Tive um, uma vez, de comer um angu chamado aqui no Rio de "angu do Gomes". Vc nem imagina o trabalho de procurar ,altas horas da noite, o tal angu do Gomes.rs
    Como disse no texto: cada um...cada um..
    Obrigada por vc deixar seu cantinho poético e vir conversar sobre as "gorobas".

    Um beijinho.

    ReplyDelete
  16. Oi Djabal!! Quem disse que com o passar dos tempos ficamos sem vontade de experimentar novas misturas "amalucadas", como vc diz? Quem dera fosse verdade.rsrs
    Vc não me contou qual a sua gooroba de infância.Quero saber...rsrs

    Um beijo e obrigada pela sua presença, sempre bem-vinda.

    ReplyDelete
  17. Oi Zilda!!! Tenho certeza que você lembra. Você é uma menina, ainda, Zilda.
    Quanto à sua cidade, imagino como deve ter ficado cheia. Essa região é tudo de bom.rsrsr
    Dessa vez não fui pra esses lados , fiquei aqui perto.

    Um beijo, amiga, e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  18. Oi Lili!!! Adorei te visitar! Desculpe, estava devendo essa visita há muito tempo. Mas ando muito ocupada .Vou voltar mais vezes.
    Adorei te ver aqui.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  19. Hummm ...Mariano. Fiquei com água na boca. Que delícia.rsrs
    Adorei saber das suas "gororobas".É bom "a gente" ter um "momento intelectual" desses, não é?
    Que os "intelectuais" não me crucifiquem...rsrs

    Um beijo, amigo querido.

    ReplyDelete
  20. Olá Seu Profeta!! Lindos versos, obrigada.Eu li no seu perfil que você é prisioneiro da Lua. Que delícia que deve ser, ficar preso à Lua.rsrs

    Vou visitar seu blog ainda hoje.

    Um abraço e obrigada

    ReplyDelete
  21. Oi minha amiga Graça!! Adoro conhecer esses termos da sua terra. "Mistela"... interessante.
    Que "gororoba " gostosa essa sua, hein? Taí, vou experimentar.
    Graça, sabe quem me chamava de Lauzita? Meu querido e saudoso pai. Adorei vc me chamar de Lauzita. ♥♥
    Um beijo

    ReplyDelete
  22. Oi Eliane!! Obrigada pelo seu carinho. Vou, sim, visitar o blog "Louvor a Deus".
    Obrigada pelo selo, tá?
    Um beijinho

    ReplyDelete
  23. Oi amigo Dalton!!! Mas vc não me contou sobre as suas gororobas... Quero saber. Mineiro trabalha em silêncio, eu sei,mas imagino a criatividade mineira quando o ssunto é culinária pra todas as idades.

    Quanto à mesmice do amido, tô com você. Amido incha. Tô fora.rs
    Viva Sete de Setembro!!! rsrs

    Um beijo carioca pra você.

    ReplyDelete
  24. Oi Tricolor dos Pampas, nobre senador de POA e poeta romântico !! Eu estava sentindo falta da sua visita.
    Tricolor, no senado não é gororoba. É outra coisa. Não posso falar aqui.rsrs

    Mas nós dois,rs nobres senadores, não nos misturamos. Mistura só essas que eu comentei no post, não é? rs

    E viva as abobrinhas!!! E um viva às nossas vidas, lógico. De todos!!!

    Vou te visitar.Já vi que tem poema novo e lindo, pra variar.

    Um beijo,amigo.

    ReplyDelete
  25. Nãol lembro de comer "gororoba", mas qd eu tinha entre 8 a 10 anos, quis tirar a dúvida se era verdade que leite com melancia "matava". Fiz o teste e convidei meus irmãos para participar.Bem não deu nem dor de barriga. Graças a Deus.

    ReplyDelete
  26. Oi Mariana!(risos) Leite com melancia eu não conhecia. Mas com manga... shiii, menti muito pra minha avó, coitadinha. Ela dizia que matava e revirava os olhos. Folclore puro.

    Tá tudo bem? Descansando no feriado?

    Um beijo, Mariana, e obrigada .

    ReplyDelete
  27. Comi muito mingau de farinha lactea, mingau de sagu, sanduiche de pao com açucar e manteiga, pao com goiabada. Nao tinha estas frescuras de hoje, que só se come iogurte, e tais.

    ReplyDelete
  28. Oi Carlão!!! Saudade de você...rs Bom te ver aqui. Você me deixou com água na boca. Mingau de sagu é um cheio de bolinhas, eu sei. Uma delícia.E pão com açúcar é muuuuito bom. rs
    Você tem razão,as crianças eram saudáveis e não ingeriam tanta coisa com conservantes e etc...
    Taí, adorei suas gororobas.rs

    Um beijo

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)