Friday, July 3, 2009

É de "Grátis"? "Tô" Pegando ...

A máxima popular “de graça até injeção na veia”, realmente, não surgiu de graça (sem trocadilho). É impressionante como as pessoas adoram ganhar brindes ou “samples”-amostras- como dizem os americanos. Amostras de tudo são disputadas hoje em dia e em qualquer lugar .

Na orla marítima, aos domingos, então... Tem gente que parece que acabou de fazer supermercado. Como num domingo desses, em que uma operadora de celular resolveu distribuir água mineral de graça. As pessoas faziam de tudo para pegar as garrafas. Rolou até um rodízio entre os parentes para encher as mãos. Até quem tinha trazido sua garrafinha de casa entrava na fila. A euforia chegava à histeria .

Já outros disfarçavam ... como se não estivessem interessados, mas passavam tão coladinhos aos pontos de distribuição que não havia como não receber a disputada água mineral. Jogo nesse time. rs Gosto que me enrosco de brindes. Mas não disputo a tapas. Mas também não condeno quem corra atrás. Como pregava minha santa avó, nunca diga “dessa água não beberei”.rs

Um dia desses assisti uma outra cena do "grátis", hilária. Uma sorveteria colocou dois funcionários com bandejas e uniformes chamativos oferecendo amostras do sorvete a quem passava. As "samples" eram em copinhos, com colherinha e tudo que tem direito. Uma senhora, que passava com um rapaz na hora, parou e aceitou, de pronto, a “amostrinha”. Já o rapaz que a acompanhava não demonstrou muito interesse, o que deixou a senhora em questão visivelmente indignada.

“Ahhh, minha filha”, disse ela à menina com as amostras .“Ele é tímido”. "Você pode me entregar outro copinho que mais à frente ele vai provar dessa delícia. Diante desse argumento, só restou ao rapaz esticar a mão e aceitar o “sorvete-brinde”. Mas nem teve tempo de mudar de ideia, pois sua acompanhante, dois passos adiante, o arrancou das mãos e ... glupt.

Uma outra cena que também me chamou atenção e que me arrancou boas gargalhadas aconteceu numa das lojas de atendimento de um determinado Plano de Saúde. Se me contassem não acreditaria. Um senhor de uns setenta anos pegou a senha de atendimento e logo se dirigiu à máquina de café localizada na antessala. Pegou seu copo de café e se refastelou na poltrona. Em seguida, abriu uma pasta e pegou um belo sanduíche de pão francês para completar o seu lanche da tarde. Não satisfeito com o primeiro copo, levantou-se e encheu o segundo.

Mesmo recebendo aquela olhada de lado por parte da recepcionista, não se intimidou. A impressão que tive foi que ele estava querendo descontar os abusivos preços dos planos de saúde. Aliás, todos eles estão o olho da cara.

Cara ...de “pau” foi uma outra, também fã de tudo que é “grátis”. Essa pessoa entrou na loja, deu aquela filmada no ambiente, aceitou o café que a vendedora ofereceu, bebeu água, pegou umas trufas e saiu dizendo que voltaria mais tarde. Tinha acabado de ver que estava na hora do dentista, foi a desculpa dada por ela para aproveitar os mimos da loja.

Hoje em dia, é muito comum a preferência aos locais que tenham um diferencial. Quem não prefere se deliciar com um capuccino, acompanhado de uma torradinha, um biscoitinho , ou um chocolate de menta ... como mimos. A era do "grátis ... tô pegando" cresce a cada dia. Ficou "glamourosa". É "fashion", correr atrás do "grátis".

Um dia desses, uma amiga foi fazer a cobertura de um evento badaladíssimo, em que distribuíam sandálias havaianas, diga-se de passagem, minhas preferidas. Pois é, segundo ela, nessa festa, algumas celebridades só faltavam cortar os dedos para entrar nos tamanhos oferecidos. Era um tal de gente com pé 37, pegar sandália 35 ... e vice-versa. E ela me contou, em segredo, agora não é mais, que os convidados pegavam as sandálias, íam para um canto, colocavam nas suas respectivas bolsas e voltavam como quem não quer nada ... mas quer... e pegavam outro par . Afinal, era grátis.

O mais interessante é que esse comportamento, hoje em dia, não é somente visto no mundo real. Já chegou ao virtual, acreditem.

Pois não é que existe um site que oferece amostras de maquiagem, perfumes, shampoos e etc... É o http://www.coisasgratis.com/. Cada uma ... E eu já fui lá.

Bom fim de semana para os amigos que me visitam.
Gosto muito de vocês... "de graça". rs

Um beijo

Lau Milesi




E.T. Esse mimo acima, foi oferecido, de graça, às celebridades que participaram da entrega do "Globo de Ouro", do ano passado. Sem o cachorrinho, lógico. Quem não pegaria?

24 comments:

  1. A coisa anda feia!!!! A turma anda faminta mesmo!. Que coisa. Para ser sincero, eu nao entro nesta de apanhar amostra. Nos mercados, passo direto. As velhas aqui do prédio entram até na farmácia para pegar amostras, e vao tirar a pressão, de manha cedo, só para comer um lanchinho. Voltam felizes da vida por que comeram alguma coisa grátis.

    ReplyDelete
  2. Olá Lau,

    Tudo bem?

    Muito obrigado pela conversa sobre a Tijuca lá no blog, hehe. Faço das suas palavras as minhas. Perfeitas observações.

    Quanto ao post daqui, você está certa. Dizem que de graça, até injeção na testa e é por aí mesmo que rola a maior parte dos pensamentos. Já existem comunidades no Orkut distribuindo amostras de diversos tipos e, algumas pessoas, saem pedindo tudo o que veem pela frente, não importando se usará algum dia ou não.

    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Lau!
    VCocê sempre com um mb om post e fazendo a gente dar risadas!
    mas se é de graça eu tô lá também rs!
    Beijão!

    ReplyDelete
  4. mana querida, adorei, sou doidinha por amostras-grátis, até de pão amanhecido, mas bem recheado, só não me deram ainda gratuitamene, uma mercedes vermelha, conversível, bancos de couro preto, e outros apetrechos mais, agora vou rapidinho ao site indicado, quem sabe pego até umas balinhas de goma, bjs

    ReplyDelete
  5. Es muy dificil para mí leer en portugues pero lo intento. Gracias por tu comentario en mi blog.
    It's very hard for me read in Portuguese but I'll try it. Thak's for your comment to my blog. That's very kind of you.
    A bear hug.

    ReplyDelete
  6. Será que esse comportamento é uma modalidade da antiga - mas sempre atual - lei de Gerson do "leve vantagem em tudo"?
    Só me interesso por brindes... que me interessam, como por exemplo aqueles de cosméticos do free-shop. Aí sim! :)
    Bom domingo, Lau!

    ReplyDelete
  7. Lau

    Eu venho aqui visitar seu blog por é de graça, mas se tivesse que pagar ingresso, viria do mesmo jeito, e enfrantava fila na bilheteria, coisa que não costumo fazer.

    Uma beleza.

    Quanto aos assaltos, já dei ordem ao corpo da guarda para deixar você entrar e levar o que quiser.

    Um fraterno abraço

    ReplyDelete
  8. Hoje em dia se diz que somos ou estamos estilhaçados, e o exemplo que você pescou mostra bem isso.
    Antes nós não nos permitiamos pegar algo, mesmo sendo grátis, sem pagar com a nossa atenção para o que ofertante mostrava.
    Hoje, nossos tempos são outros. Uma coisa é oferecer: vou lá e pego. Outra coisa é dar a minha atenção para o que alguém me pede. E essa eu não dou, principalmente sendo grátis, por ser barato, sigo adiante.
    É uma lógica dos nossos tempos, uma coisa é uma coisa e outra coisa é a outra coisa.
    É bom e é ruim, dependendo do ângulo que se vê.
    Beijos.

    ReplyDelete
  9. Pois é querida Lau, 'di grátis é o mió qui tá tendo', uai!
    Como um bom mineiro econômico eu também vou dar uma esticadinha lá no site indicado por você...
    Post muito interessante este. Valeu.
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  10. Minha cara senadora boa noite. Mas é de graça o pessoal vai mesmo e isso me lembra uma fria que entrei. Era solteiro ainda faz tempo...é mas não posso contar mais.. entendeu era de graça fui.. e me ferrei rsrrsrsrs.Um abração estou saudoso de seus comentários mas tem gente reclamando mesmo.

    ReplyDelete
  11. Queridos amigos, volto mais tarde para conversar com vocês.
    Um beijo e bye

    ReplyDelete
  12. Todo mundo gosta, não é Rodrigo? Seu "Guaratuja" está cheio de news, hein... Parabéns!!!
    Obrigada,Rodrigo,pela visita :)

    ReplyDelete
  13. Carlão, vc vai chegar na terceira idade, não esqueça. rsrsrs
    Obrigada,amigo.
    Beijos

    ReplyDelete
  14. Oi, Ralph, meu amiguinho querido!!! Sou quem agradeço a oportunidade que vc me dá de ler textos super agradáveis e com muita informação no seu "Blog Roxy".

    Adoro a Tijuca. Meus filhos foram criados lá.

    Beijos

    ReplyDelete
  15. Olá Mariano Td bem? Obrigada, vc é muito gentil. Surfamos ,então,na mesma praia.
    rsrs

    Um beijo, meu amigo querido.

    ReplyDelete
  16. Hahahaha...maninha Sueli, essa eu gostei. Que dizer que gostas de uma amostras, seja lá do que for....Cuidado ,hein...rsrs
    Depois te envio e-mail falando o motivo do alerta.rsrs

    Beijinho,amiga.

    ReplyDelete
  17. Hi, Inquisitomarciano!!!
    Don´t worry.Keep trying.
    Thanks for your time.
    A bear hug, too.rs

    ReplyDelete
  18. Oi, Ana querida!!! Tudo bem? Vc sabe que lembrei mesmo da famosa e deturpada Lei de Gérson ao escrever esse texto. Infelizmente a conotação dada à infeliz frase que o jogador disse num comercial de cigarro fez história...e negativa.Dizem que ele odeia quando lembram essa fase dele de menino propaganda... e ainda de cigarro.

    Mas jogo no seu time,amo as amostras do "duty free" .

    Um beijo e obrigada,Ana.

    ReplyDelete
  19. Amigo 007!!! Você é um "gentleman"!!!! Não é a toa que Hollwood corre atrás de você. rsrs
    Brincadeiras à parte, me "senti" , como diz minha neta Rafaella, com o seu elogio.rs Obrigada.
    Pode deixar que driblarei a guarda caso ela me "rejeite".rsrsrs
    Outro abraço fraternal, 007!!!

    ReplyDelete
  20. Oi amigo Dalton!!!! Vá correndo lá...mas em silêncio, como os mineiros costumam trabalhar.rsrs É legalzinho o site.Ele apareceu para fechar o texto.rsrsr Entreguei o ouro.

    Um beijo carioca, amigo querido.

    ReplyDelete
  21. haahaha...grande senador de POA, meu amigo Tricolor dos Pampas,o poeta romântico do blog "Vivendo em Versos". Caraca... quantos títulos, hein...
    Pois é... já te enviei uma foto mostrando o que aconetce quando vou a determinados blogs e, infelizmente, o seu é um deles. No sábado fui 8 vezes ao seu blog e só aperecia aquela mensagem de que não era possível abrir o blog. Eu enviei um montão de reclamações , vamos ver.

    Um beijo, Tricolor, e vou agora tentar mais uma vez. Bye

    ReplyDelete
  22. Djabal, meu querido amigo, desculpe... eu te pulei.

    Eu comprendo suas ponderações.Eu lembrei de uma frase que li mas não tenho o autor, lamentavelmente. Não gosto muito disso(levanto a bandeira dos direitos autorais rs) mas essa frase dizia que " os grandes amigos são os que dão atenção ao que não dizemos".Interessante, não é?

    Um beijo

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)