Thursday, December 13, 2012

Ainda da série, Mario Quintana ...(double)


 (The Umbrellas-Renoir)

O tempo e os tempos

Na idade em que eu fazia umas ficções- é o termo- um dia o Eurico me disse, naquelas sua maneira discreta e indireta de dar conselho,deve-se escrever sempre no presente do indicativo,dá mais vida à ação, às personagens, o leitor se sente como uma testemunha ocular do caso.

Trinta e seis anos depois,o crítico Fausto Cunha notou a preferência,em meus poemas, pelo pretérito imperfeito. Por quê? Não sei, mas deve ser porque o tempo passado empresta às coisas um sabor definitivo, esse misterioso sentimento de saudade com que a gente olha uma cena num quadro de Renoir, um Anjo ou uma Vênus de Boticelli.Sem escusar-me, eu diria que o pretérito imperfeito não é um tempo morto: é um tempo continuativo...

Porém,deixemos de bizantinismos e voltemos ao Eurico.

Confesso-lhe que sempre penso nele no presente do indicativo.Ele está aqui, tão presente que nem dá tempo para a saudade.Como também estão comigo o Augusto Meyer, o Telmo Vergara, a Cecília Meireles...


( Mario Quintana) (site da casa de Cultura MQ)


Ingenuidade

Mas que monótona não deveria ser a vida de Don Juan. Ele pensava que todas as mulheres eram iguais.

(Mario Quintana)





Hoje deixo o Grande Luiz Gonzaga, que  faria 100 anos se não  tivesse luarizado-se, 
como o próprio poeta Quintana se referiu ao seu amigo,  
 Catulo da Paixão Cearense (link)quando partiu.



E aqui  abaixo, o trailer oficial do filme "De Pai para Filho"(link)




                                                                                      
Mais um recadinho:
Obrigada ao novo amigo que ancorou por aqui.
Seja bem-vindo!



Um beijo

Bom fim de semana

Lau





Os aquis:

Aqui tem tudo sobre o Gonzagão.
aqui sobre o pintor francês Renoir (link). 
E aqui sobre  o Web Museum of Boticelli.

Imagem: The Umbrellas, de Renoir ,by Web.

20 comments:

  1. Oi Lau
    Lendo os textos de Quintana, no sentimos agentes participativos dos mesmos.
    Bjux

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia,Wanderley! Concordo com a leitura que você fez. Segundo críticos, esses textos de Quintana,do livro a Vaca e o Hipogrifo, mostram o poeta no esplendor da sua maturidade.

      Bjux e obrigada por passar por aqui.

      Delete
  2. Oi amiga querida, nem te vi hoje mas foi por um motivo justo sei que foi.
    Fico admirando seu capricho nas publicações, estou aqui lendo as novidades.Muito bonita essa tela. Lembrei das nossas idas com a Ale na feira hippie da Gal Osório.Adoro essa música e você deve gostar, andar pelo país, viajar.O estado do Luiz Gonzaga está em festa, vi na televisão. Engraçado essa frase do Don Ruan.kkkkk
    Querida, desejo que tudo esteja bem. Um beijo pra você.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia,Yara! É amiga,sumi por motivo justo mesmo.Ontem foi meu dia de nona,como disse no face. Compras e compras... e shoppings e shoppings com as princesas.Haja pernas,haja credit card :),haja alegriiaaaaaaa.:)
      Obrigada por apreciar meu post. Obrigada por sua amizade e seu carinho.

      Beijossss

      Delete
  3. Lau
    Adorei a postagem de hoje...
    Lindas lembranças daquele tempo que sonhava trabalhar pra comprar um "velho Gordini amarelo", de ser cientista..., de casar e ter filhos (isso era uma imposição familiar complicada) a vida andou e terminei em outras áreas e daquelas velhas promessas sobrou muito pouco..., mas como Quintana deixo meu legado ´por outros campos e não me arrependo de nada. Assim como Quintana dizia e não cumpria, nós também projetamos algo e construímos outro.
    Quanto ao Renoir (lindo por sinal), sugiro aos seus seguidores uma visitinha a exposição ANNA MARIA NIEMEYER UM CAMINHO, em cartaz no Paço Imperial (Praça XV de Novembro 48 - de terça a sábado das 12 as 18h- entrada franca), uma bela homenagem de seus amigos com curadoria de Lauro Cavalcanti, e lá poderão ver alguns trabalhos e artistas (alguns outrora anônimos e hoje já reconhecidos internacionalmente)que ela lançou e que no futuro poderão também alcançar o patamar do mestre aqui retratado. Tudo é uma questão de talento, trabalho e cuidado com o caminho rilhado - o futuro a Deus pertence.
    Beijo grande

    ReplyDelete
  4. Bom dia,Leonor, gostei do seu desabafo, putzzz...:) Agora...essa de Gordini... Não seria um Lamborghini? :)Poxa, Leonor,muito melhor...
    Brincadeira,o importante é fazer o que se gosta. Eu fico tão contente quando as pessoas chegam aqui e confessam as suas ansiedades... etc. Estamos vivendo numa sociedade confessional, já disse isso aqui, Só que o Zuckerberg foi mais esperto e criou o facebook. E eu podia ter criado o "book face"...:), vacilei. Obrigada por convidar os meus seguidores para a exposição. Apliquei o convite na minha árvore de Natal,ops,no meu blog.:) Menina,não consigo me desvencilhar das coisinhas que ganhei e o blog está cheiiiinho de penduricalhos. Sou conservadora, descobri recentemente.A exposição continuará fazendo sucesso.Tá bonita mesmo.A Ana e o dr. Niemeyer devem estar contentes no céu. Que descansem em paz,não é Leonor?

    Beijo,amiga,e obrigada pelo carinho.Gosto de suas visitas. :)

    ReplyDelete
  5. Um página linda para levar comigo, se me permites...
    Hoje passo para te desejar um feliz Natal e um 2013 com muitos sonhos realizados.
    beijo
    graça

    ReplyDelete
  6. Olá Graça,como vai? Esteja à vontade. Muito obrigada! Desejo também a você uma noite de Natal bem feliz, e um "novo ano novo" recheado de tudo de bom.

    Um beijo e bom fim de semana.

    * Novo Ano Novo é o título de um post que publiquei no ano passado.

    ReplyDelete
  7. Olá, olá! Prazer, vim retribuir a visita e te conhecer, simplesmente amei o seu comentário em meu Cantinho e até ri com ele concordando contigo... rsrs Quanto ao seu blog, amei, viu?! Muito interessante, ainda não consegui assistir ao filme de Luz Gonzaga, mas tem sido um sucesso e parece ser bom. E é sempre muito bom ler os Grandes, como Quintana! ;)
    Beijo, beijo
    She

    ReplyDelete
  8. Olá She,:)Também ri com o que você escreveu...e também concordo. E tudo que escrevi é o que penso,não retiro uma vírgula.:)
    Obrigada por passar por aqui.

    Beijosss

    ReplyDelete
  9. OI LAU!
    MUITO LEGAL TEUS POSTS SOBRE QUINTANA.
    AINDA NÃO VI O FILME DO GONZAGA,MAS ASSIM QUE DER PRETENDO VÊ-LO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Zilani!! Obrigada, mas legais são seus poemas. Belíssimos!!
      Não deixe de assistir o filme,você vai adorar.
      Um abraço e bom domingo.

      Delete
  10. Oi amiga passei por aqui para ler o que você me respondeu.Lau, estou ficando viciada no seu blog e no do Carlson.kkkkk Me distrai a essa hora, até que o sono chegue.Espero que amanhã você esteja melhor, amiga.

    Bjoss pra você e bom domingo.
    Yara

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Sonífera ilha..♪♪ Descansa meus olhos...♪
      Mais uma qualidade que ganhei,amiga. Te dou sono...:) Eu tô que tô... hot, pra variar. Mas bem melhor do que ontem.
      Vc viu que 16 das criancinhas assassinadas pelo doido, horroroso, feio pra caramba,bicho, cacáqui, o cabeça de formiga saúva, o enjeitado, o psicopata- tinham 6 aninhos ?? Deus me livre, como tem gente má e doida nesse mundo!
      Sai de retro...bicho feio!

      Um beijo, amiga,e obrigada por gostar daqui.

      E.T. Procure se recolher mais cedo,o sono vem...

      Delete
  11. E.T. Yara, dezesseis das 20 criancinhas,esqueci de acrescentar. E a princesa, aqui ao meu lado,me lembrou.
    Que horror, menina!!Estou ainda traumatizada.

    Veja que covardia, que nojento,estúpido,bicho feio, psicopata,borderline, esquiso...,tarado,fedorento,que mais??? ... Idiota, loser,que mais... cara de cacáqui, que mais??? Vai arder nos quintosdosinfernos@.com. Mexer com quem nunca fez mal a ele. Ou fizeram porque eram felizes e norrrrrmais. Como disse meu guru, Thomas L. Friedman, que cito no meu blog há 3 anos,um blog é a sua (minha no caso) tribuna virtual. So... desabafei...putzzzz...

    Yara,obrigada pela parceria,:) por me ouvir. Love you, amiga querida. Bisou. :) ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Yara, esclarecendo : "esquiso", de esquisito. :)
      Esclareço porque o blog está sendo gravado. E não é esclerose,(ainda) :) esse meu perseverar no gravado, é só pra lembrar.

      Beijos,amigaaaaa. :)

      Delete
  12. Lau, vim visitar-lhe o blog, como vê. A escritura é praticamente a mesma do GO, reconheço-a principalmente em seus conteúdos informativos, culturais e todos os etcéteras cabíveis. Só que o blog atual é bem mais bonito, com essa profusão de cores, links pra tudo que é lado, chega a dar vontade de passar mais tempo aqui, explorando todos os conteúdos. Mas, não, ainda. Fico-me no presente post, com Quintana e suas tão interessantes considerações sobre o uso de tempos verbais, assunto que daria muito pano pra manga, mais o Gonzagão e tal e coisa. Já está de bom tamanho pro tempo de que disponho hoje. Em alguma próxima ocasião eu retorno sem pressa, pra mais ler (e ver e ouvir). Passo a ser o 521º seguidor do Renascendo. Tô gostando disso. Beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá João Esteves, pois é...o mundo dá voltas, como dá...Desde o GO (há 5 anos ou mais)que desenvolvemos essa atividade... Que bom você passar por aqui. Obrigada. Interessante que suas palavras só vieram ratificar o que disse para uma amiga acima. Descobri que sou conservadora. Conservo meus conteúdos infantis, (isso há muito tempo)os badulaques do meu blog... e por aí vão as conservas.:) Realmente, esse blog tá qual uma árvore de Natal. É link pra todo lado.:)E quem disse que tenho coragem de exterminá-los?:)
      Seja bem-vindo e obrigada pelo carinho. Beijossss

      Delete
  13. Olá,seja bem-vindo!
    Obrigada.
    Retribuo os votos.
    Que os anjos digam amém.

    Um abraço e prazer em conhecê-lo.

    ReplyDelete
  14. This is the ratio of keywords on the rest with the words about the
    page. You cannot see these words using the human eye - nevertheless the eye of search engine
    spider can spot them easily. Be sure they arrange content-rich so as and approve one of the most complicated
    SEO tools to optimize your web site.

    My web site - kontent machine software

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)