Monday, November 5, 2012

"Xamã"



Xamã
Chamo-me Xamã
Num canto em mim
 sei que vivo 
e pássaro,vim.

Chamo-me Xamã
 a memória é toda cor
                        de vísceras)
e é dança quando vento,

Chamo-me Xamã
 meu ninho de fábula
 meu leque de auro
retinindo chocalho
em berço iguapé
Chamo-me Xamã
lamento e celebro

A flauta é minha
faço dela
 o que quiser.

( Claudia Fraga, in Inúteis Sutilezas)




Hoje deixo, mais uma vez, "Thought Of You", animado by Ryan Woodward. (repeteco).











 "Um pouquinho sobre Cláudia Fraga"

Movendo-se com desenvoltura no "reino das palavras" de que nos falou Drummond, Claudia manusei-as com simplicidade e requinte, "mix" que dá à sua poesia um tom inconfundível, modulado por surpreendentes metáforas e imprevistas sonoridades. Se em seus versos ecoam as lições de Manoel de Barros-que já disse, aliás,que a "poesia é inútil", é apenas beleza, e*beleza também é inutilidade *- Cláudia soube fecundar com dicção própria a "didática da invenção", proposta pelo mestre,a quem dedica seu Inúteis Sutilezas. 

*Já o  poetinha Vinicius de Moraes (link)pensava diferente da Cláudia.

* Meus cumprimentos a todos os meus @migos que disseminam cultura nesse mundo virtual, pelo Dia Da Cultura,(link) hoje.



 Recadinho:
Obrigada, aos dois @migos que aqui chegaram. 
Sejam bem-vindos !




Pra quem é novo aqui no blog há mais uma obra da autora aqui.  


Fonte: Cláudia Fraga -poetisa carioca.Inúteis Sutilezas, prefácio de Fátima Cristina Dias da Rocha-pág.26- Editora Ibis Libris-RJ (link)

Imagem retirada do site Obvious, que traz informações sobre o pintor.

13 comments:

  1. OI LAU!
    NÃO CONHEÇO OS POEMAS DESTA ESCRITORA QUE CITAS FUI PROCURAR MAIS COISAS DELA PARA LER, MAS SÓ ENCONTREI ATRAVÉS DO LINK POR TI COLOCADO.
    ESTA POESIA QUE COLOCAS PARA NOSSO DELEITA, "XAMÃ"É LINDA, SE OS DEMAIS TRABALHOS DELA FOREM NESTE NÍVEL COM CERTEZA SÃO MARAVILHOSOS.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom dia, Zilani! Como vai? A Claudia tem livros publicados. Esses poemas são do "Inúteis Sutilezas",publicado em 2003, como informei no post.No Link da Ibris existe o livro no arquivo.
      Fico contente de você ter apreciado. Gostei muito do seu poema sobre a Lua, muito bonito.

      Outro abraço e obrigada por sua visita.

      Delete
  2. Oiii! =)

    Gostei muito da imagem que ilustra sua postagem, tem um ar vintage com um toque contemporâneo, adoro!

    Boa semana pra vc e os seus

    Beijo no coração

    ReplyDelete

  3. Oii Fátima, acabei de deixar meus pecados e minhas virtudes.:) Que coincidênciaaa!!!!Amei seu post!!! Gosto tanto de te visitar!!

    Perfeita, a leitura que você faz da imagem.
    Eu adorei essa imagem!!!Gosto de tudo que movimente.
    Parada e gente já vai ficar quando virar estrelinha,não é? Só estou chateada porque não encontrei o autor,ainda estou à procura.Trata-se de um artista plástico que faz esse movimento com pinturas. Vou achar, é só ter tempo.

    Obrigada,amiga querida,por sua visita sempre gentil.

    Beijo e boa semana!

    ReplyDelete
  4. Oi Lau,pulei pra cá,amiga.
    Que versos mais bonitos!
    Essa Xamã me lembra alguém,alguém.kkkkkkkkkLindas palavras! Estou impressionada com esse vídeo.Minha amiga,que balé exótico.Que trabalho que você deve ter pra fazer essas suas publicações.Nunca tinha visto esse vídeo, muito bonito. E você ainda quer que eu crie um blog.Que trabalho!!!

    Bjossss

    ReplyDelete
  5. Bom Diaaaaaaa, Cleusaaaaa !!! Obrigada,amiga, por sua visita. Agradeci no face e repito.Já está fazendo sucesso.:)
    Quanto a abrir um blog, sugeri para que vc relaxe. Sei do quanto você trabalha. Te desejo sorte e sucesso. E que nunca a batwoman, o batlhau além-mar,e a cria,a batscama, te persigam. :):):)
    Personagens do meu novo livro.Isso é brincadeirinha, Cleusa, acordo super bem humorada.Sempre. :)

    Beijinhosss

    E.T. acordei na toda, já estou indo...

    ReplyDelete
  6. Esqueci: Adorei a vitória de Obama. Não te disse???Esses republicanos..."pluft-ploft".:)Não vejo a hora de ir pra lá.:)

    ReplyDelete

  7. Para Zilani, Fátima, Cleusa ( na ordem de chegada) :) e para quem passar por aqui, aí vai o que fiquei devendo no meu post, a autoria da imagem;

    "Jose Romussi é um autor que borda fios coloridos em antigas fotografias e faz com que tenhamos a impressão de que as fotos são novas e que elas estão em movimento".

    O artigo completo aqui:http://tinyurl.com/8vfx5dh
    Eu postei essa matéria na minha página do face em agosto. Pronto,não devo mais nada.

    Defendo a bandeira dos direitos autorais. Levanto-a bem alto. Beijocas, amigas.

    ReplyDelete
  8. Replies
    1. Que legal!!!! Acabei de entrar aqui pra mudar esse post.Mas estou cansadinha,Ma...

      Bom te ver.Bisou e merci.

      Delete
  9. Lau,

    Mais uma vez vou lembrar de seu pai. Ele adoraria ver essa Xamã. Lembra a entidade de alguém, alguém... Pela postura, então... Não conhecia essa autora, é do Rio de Janeiro ou de São Paulo?

    ReplyDelete

  10. Poxa,Leonor, ainda bem que comecei a responder seus comentários pelo post anterior. Agora me emocionei.Verdade, meu pai gostaria.:( Mas ele ouve com os olhos, como sempre digo. :(
    Linda entidade que protege as pessoas do bem e atua na corrente do povo do oriente.
    A autora é carioca e te agradeço por essa observação. Eu não escrevi no post. Falha minha. Em posts anteriores eu escrevi, nesse esqueci.Desculpe.

    Salve São Jorge!! :) Salve a Rainha do Mar!!

    Obrigada pela visita. Um beijo,Leonor.

    ReplyDelete
  11. " Corners" , thanks dissidente. Não sabia que eram, por isso perseguem quem tem homem com H.
    Babacas.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)