Monday, April 2, 2012

Você Sabe Assobiar ? (texto reeditado)

                                                                                     
Todos os dias, pela manhã, ouvia um vizinho assobiar.Ficava impressionada com os agudos do assobiador, que só eram abafados pelo canto da cigarra.

Me chamava  atenção o repertório. Como era  diversificado! O assobiador iniciava com boleros (Besame Mucho), passava pela MPB, por valsas vienenses, comemorava com o  hino do Fluminense e vibrava com seu assobio em todas as escalas e ritmos. Era lindo!!!!

Lamentavelmente,virou estrelinha, "luarizou-se"...e de um dia para o outro.Senti muito, pois era uma pessoa super divertida e muito amiga.

Certa vez, tentei imitá-lo e descobri que quando assobio não penso. Foi uma experiência e tanto, pois neste mesmo dia acordei super preocupada com tantas tarefas a cumprir...

Comecei a  fazer meus  biquinhos e, pasmem, quanto mais eu assobiava, mas me desligava dos problemas.  É terapêutico mesmo.

A impressão que se tem é de que tudo está sob controle. Assobiar nos traz uma sensação muito gostosa e não é difícil soltar algumas notas...e nem fazer o biquinho.

Eu já me peguei assobiando até na rua.Confesso que fiquei sem graça, quando um rapaz passou e deu uma olhada assim ... de lado, mas disfarcei e continuei a assobiar, baixinho, lógico. 

Hoje,bem cedinho, na minha caminhada, ouvi um assobiador e resolvi "desencavar" esse texto, que já escrevi há algum tempo, não aqui, em outra comunidade (Globoonliners). Agora estamos na época do "refresh", [rs]do desencavar posts inspiradores.  :)

Se vocês não são assobiadores natos ( como  era o meu saudoso vizinho),eis o que cada um dos amigos  precisa  saber:

- Aperte os lábios e assopre- mas não espere conseguir uma nota imediatamente.Não se frustre.

-Imite o som do vento passando por baixo da porta.  Faça isso por um bom tempo.

-Tente ajustar a forma de seus lábios.Quanto menor for o diâmetro (do lábio) mais alta será a nota assobiada.

-Assim que conseguir um som, qualquer um, tente chilrear (som das andorinhas), mexendo a língua para cima e para baixo enquanto sopra.

-Resista à sensação de soprar com mais força para conseguir um tom.

-Ouça uma música na sua cabeça e improvise. Divirta-se , não se preocupe se soa bem ou mal.

 A sensação é  de liberdade ? Agarrem-se à essa sensação. Logo, logo vocês vão estar assobiando “Tico-tico no Fubá”.  :)


Depois me contem como foi a experiência...:)

 “ffffffffffffff ffffffff” ...


 Um beijo e boa semana.

Bye...

Lau


 * demora um pouquinho... mas logo, logo ouvirão o coral de assobios em "Love Generation" .:)





P.S. As sete  recomendações foram extraídas da "Arte de Assobiar", de  Veronique Vienne

 Imagem: Pix

* O verbo assobiar, do latim assobiare  (preferi essa forma por causa do b...do bico) ou assoviar é um verbo intransitivo. Aqui  tem mais sobre a arte de assobiar. :) 

19 comments:

  1. Olá Lau!
    Não sou um assobiador nato, mas confesso que gosto.
    Abraços.
    Tenha uma excelente semana!
    Convido para que leia e comente “O COMEÇO DO FIM DO MUNDO” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Jefferson, obrigada por sua visita e pelo convite.
      Um abraço.
      3/04/2012 18:55

      Delete
  2. Lau querida,

    Eu adorooooo ! Lembrei o dia ,quando bem criança, que passei o dia todo tentando assobiar e quando consegui....Que FELICIDADE!!! Fiquei tão orgulhosa de mim rsrs. Gostoso quando uma leitura “ puxa” lembranças boas como esta. Adorei o vídeo e adoro esta letra também. A sensação realmente é maravilhosa! A ilustração é uma graça.

    Uma Feliz Páscoa a você e toda família. Beijos com carinho amiga.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sarinha,muito bom saber que meu post te trouxe boas lembranças. :) Eu aprendi com meu pai.Eu achei fofinha tb essa imagem. Delícia tb é aquele assobio "lateral", um dedo em cada lado da boca,aqueeeele que usamos quando queremos "vaiar" ou fazer "uhhuhuhu". :)

      Feliz Páscoa pra você, pras meninas e todos da família.

      Um beijo e obrigada por passar por aqui.

      Delete
  3. au Deve ser muito bom ter uma terra com um sol quase sempre presente para acompanhar seu caminhar e seu assobiar e quando faltar o sol pode chamar aquele amor do Elio e deixar o brilho dele acompanhar sua musica. Tadinho do meu cara metade que tem que ouvir eu treinar o assobio...rsrs, mas a culpa é sua que deu a lição. Um beijinho no Elio e um beijo em você pela lição de assobio.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Angela, é verdade, Sol é vida,é alegria e vela pela Lua. Com o Elio, então,é tudo multiplicado.:) Esse post é antigo, dei um reeditada.Há um outro "O silêncio do Assobiador",quando o vizinho virou estrelinha.
      Treine que você consegue.
      Um beijo e obrigada pelo comentário.

      Delete
  4. Adorei, até hoje náo sei assobiar bem...
    Beijo Lisette.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lisette,que bom que você gostou! Aprende rápido Lisette .:)Um beijo pra você e obrigada pela visita.

      Delete
  5. Venho de um tempo em que todos os homens sabiam assobiar e o faziam lindamente. E o som de um assobio estava sempre no ar, cortando os momentos do dia a dia. Mas, o que eu mais gostava era quando acordava no meio da noite com um afinado assobio que vinha num crescendo lá do fim da rua, passava por sob a janela do meu quarto para perder-se aos poucos, engolido pela noite... E pela ritmo sabíamos se o homem vinha triste, alegre, desesperançado, apaixonado...
    Era lindo!...

    Um abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Seja bem-vinda,Dulce.Nossa,pude sentir a sua admiração pelo afinado assobio.É bonito mesmo.
      É muito poderoso.Relaxa por dentro e por fora. Cria um equilíbrio, é uma sensação diferente.O ouvido é importante para assobiar e para quem o ouve também, não é? Interessante o que você me conta...Imagino como devia ser lindo. :) Obrigada por sua gentil visita, Dulce.

      Um abraço

      Delete
  6. Interessante o texto, me remeteu a infância, existem duas respostas pra isso, eu sei assobiar sim, uma canção, as vezes a gente sai pela rua, lembra de um som e fica ou cantarolando ou assobiando ele, esse assobio eu sei, mas guardo ainda, a frustração de criança, de nunca ter conseguido aprender aquele alto, com os dois dedos na boca,,,rs,,rs,,sempre falhei nesse...rs...beijos minha amiga, um belo dia pra ti...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, poeta Everson, por sua visita.É só tentar que consegue.

      Um abraço.

      Delete
  7. Aii Lau agora vc fez-me rir! =D Nunca teria eu ideia de fazer um post sobre assobios mas não é que até é tema? Eu não tenho hábito de assobiar não, deixo isso pró meu pai mesmo, prefiro cantarolar quando preciso me desligar um pouco. Pensando nisso agora posso lhe dizer que tratando-se de assobios usamos mais pra chamar o cão,rsrsrs, é sério!

    Boa semana querida amiga

    Beijooo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai Fátima [rsrs] quem me fez rir foi você agora. Quem não tem cão caça com espingardinha, :)já dizia meu avô... estou sem tempo e desencavei esse texto. Fátima, assobiar é música e respiração combinadas. Experimente assobiar ,ao invés de cantarolar, quando você tirar umas notinhas no piano. Depois me conte.:)

      Boa semana pra você também, querida.

      Um beijo, menina.

      Delete
  8. Lau
    Voltei para lhe dizer que aqui em casa estamos todos assobiando graças as suas preciosa dicas e a Veronique. Claro que ainda não deu para assobiar "tico=tico no fubá", ainda estamos beeeemmmm longe disso, mas estamos nos divertindo muito.
    beijos

    ReplyDelete
  9. Lau
    O que aconteceu com o comentário anterior? Estou confusa. Estão sumindo muitas coisas amiga.
    Fico preocupada. O que é isso?
    beijos

    ReplyDelete
  10. O relógio dos comments está fora do eixo, ou
    seja, doido.

    Lau Milesi

    ReplyDelete
  11. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)