Saturday, May 14, 2011

Sobre as "Rosas... de Cartola"

“Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve".
(Nelson Sargento) 


Verdade puríssima.Concordo com Nelson Sargento.Há pessoas que parecem um sonho, parecem que não existem.E eu conheço tantas...

Hoje,encerrando a semana musical no Renascendo,deixo "As Rosas Não Falam",de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola.

"As Rosas Não Falam"é uma das mais lindas músicas do cancioneiro brasileiro.Essa obra-prima me foi sugerida por dois amigos queridos e de longa data,a poetisa Angela Di Munno,do http://www.entremeiosangela.com e o escritor Djabal Maat, do blog http://djabalmaat.blogspot.com/.

Interessante que há várias histórias sobre a criação dessa canção.A mais famosa é de que numa tarde de 1975, o compositor Nuno Veloso levou  Cartola e sua mulher Zica para um passeio na Barra da Tijuca, onde pretendia visitar Baden Powell.

Ao chegarem à casa do cantor não o encontraram.Nuno decidiu aproveitar a viagem para passar numa floricultura e comprar para Dona Zica, esposa de Cartola,umas mudas de roseira que lhe havia prometido.

Tempos depois as rosas "pegaram",como diria minha querida mãe. Dona Zica, então,chamou Cartola e perguntou:"Como é possível,Cartola,tantas rosas assim"?... Ao que  o compositor respondeu:"Não sei.As rosas não falam"...

Como todo artista sensível, Cartola acabou aproveitando esse momento como mote para essa bela canção/poema:

"Queixo-me às rosas / mas que bobagem, as rosas não falam...

Em uma de suas últimas entrevistas,Cartola declarou que gostaria de ser lembrado por três composições que considerava as mais importantes em sua obra:"As rosas não falam","O mundo é um moinho" e "O inverno do meu tempo".

E seu pedido foi atendido pelo grande poeta Carlos Drummond de Andrade que escreveu, no Jornal do Brasil,a crônica "No moinho do mundo":a história desse homem simples que encantou a todos por seu jeito todo especial de lidar com as situações da vida.

Cartola leu a homenagem no hospital e pediu que fixassem o jornal na parede de seu leito.A crônica foi publicada três dias antes de sua morte.

Se tivesse mais tempo e caracteres disponíveis falaria muito mais sobre esse carioca do Catete, simples,talentoso e torcedor do "Tricolor das Laranjeiras"...

Agradeço aos amigos Angela e Djabal pela belíssima sugestão e por me levar a pesquisar mais ainda sobre o Grande Mestre Cartola.

Suas maravilhosas letras mexem até hoje com nossos corações.Cartola será sempre lembrado pelo legado de sua obra. 

A prova do que digo está aqui abaixo:

 

  Um beijo, bom domingo,  

e muito obrigada aos amigos que embarcaram nessa comigo.

Lau

 

 Toda obra do sensacional Cartola pode ser encontrada nesse site.  

 

Imagem :  "Smell Music", já publicada aqui.

 Fontes de pesquisa:Cartola -Mestres da Música no Brasil , de Monica Ramalho e A Canção no Tempo (Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello -  Volumes 1 e 2.)

 

 

30 comments:

  1. Muito bom artigo e interessante. Você escreve muito bem. Parabéns!

    ReplyDelete
  2. Olá amiga!
    Já sou sei seguidor á uns tempos!
    Gostei deste seu poste. Goste de ler coisas assim e as imaginações de outros é sempre cultura para mim.
    Siga-me em meu blogue o:

    transpondo-barreiras.blogspot.com

    Um abraço, um beijo e bom Domingo.

    ReplyDelete
  3. Só o desejeo inquieto, que não passa,
    Faz o encanto da coisa desejada...
    E terminamos desdenhando a caça
    Pela doida aventura da caçada.

    Os poetas escolhem as palavras através dos sentidos, uma flor, um odor, uma ocasião, e, repentinamente tudo se ilumina. E outro poderia concluir:

    "..pois a vida não é um parágrafo
    e a morte a meu ver não é um parêntese"

    Obrigado por colocar tantas camadas ao biscoito champagne transformando em pavê o meu (nosso) pedido. Beijos. Sempre.

    ReplyDelete
  4. Fantástico este artigo Lau!.. Com certeza ele foi de grande importância para a música brasileira!

    Beijocas super em seu coração e um excelente domingo para vc!

    Verinha

    ReplyDelete
  5. Lau
    Impossível ouvir essa musica e não ficar com os olhos tristohos.É um dos mais lindos poemas sobre a dor de um amor perdido que eu conheço.
    Agradeço o post tão bonito, caprichado e amoroso.
    beijos

    ReplyDelete
  6. As rosas não falam,,,mas guardam perfumes da alma...grande beijo de boa semana pra ti.

    ReplyDelete
  7. Querida Lau,

    Cartola! Que emoção! Foi maravilhoso saber mais um pouco e ouvir Cartola. Obrigada.

    Carinhoso beijo e ótima semana, amiga.

    ReplyDelete
  8. Belissima sugestão do Djbal.Adorei a música do Cartola e tambem saber mais coisas da sua obra.
    Curiosmente tenho aprendido muito neste blog sobre música, poetas e escritores brasileiros!
    Agradeço-te querida Lau, ter-me facultado tanto material. Será que a semana da música terminou?
    Mil beijocas
    Graça

    ReplyDelete
  9. Cara Lau,
    sua semana da música termina de forma estrondosa!
    Grato pela viagem!
    abs

    ReplyDelete
  10. Oi, minha querida Lau!!

    Desculpe a demora em vir agradecer sua visita, mas o blogger essa semana entro em pane, e parte do meu blog foi deletado e tbm, comentários deixados pelos seguidores e seguidores, como não sei!

    Mas quanto ao seu post, uma das mais belas músicas, onde a melhor interpretação que eu adorava, era quando Nelson Gonçalvez a cantava, outra grande perda também...

    Bela Homenagem Lau, meus parabéns e, um linda noite pra ti...

    Bjs

    MARCIO RJ

    ReplyDelete
  11. Olá Lau
    Essa música é antológica. Uma das coisas mais lindas que já ouvi.
    Tenha uma linda semana
    Bjux

    ReplyDelete
  12. Uma otima segunda feira pra ti minha querida amiga,,paz e carinho sempre,,,beijos.

    ReplyDelete
  13. Olá Phivos,obrigada por sua generosidade.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  14. Oi José, obrigada pela gentileza.
    Já fui ao seu blog e gostei muito.

    Um abraço grande

    ReplyDelete
  15. Obrigada, Djabal, por trazer Quintana.Lindo!!! Fique à vontade, tome um capuccino. :)Que bom que você gostou. Mas o mérito é seu e da Angela, os que fizeram a escolha.
    Djabal, é "pravê" mesmo.:)
    Um beijo e obrigada pela participação no meu momento "Silvio Santos- Qual é a música"? :)

    ReplyDelete
  16. Olá Verinha, obrigada.Adorei te ver qui.Cartola sempre será lembrado.
    Beijosss

    ReplyDelete
  17. Oi Angela, eu que agradeço a sua sugestão e a do Djabal.Amei!! Adoro também a letra. É d+ !

    Um beijo e obrigada por entrar nesse barco comigo.

    ReplyDelete
  18. Olá poeta amigo, obrigada por sua visita poética.
    As rosas falam através do perfume ...e dos espinhos, não é?
    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  19. Oi SAM querida, concordo com você.Cartola é motivo de orgulho para nós, brasileiros.
    Um beijo e obrigada pela lembrança.

    ReplyDelete
  20. Obrigada Graça, por sua generosidade. Tento seguir a proposta do blog que está lá em cima enunciada:" Jornalismo,Literatura, Viagem,Música,Esporte,Entretenimento".Mas nem sempre consigo. Falta de tempo.

    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  21. Que bom, caro Doutel, que você curtiu a semana. :)

    Um abraço e obrigada por sua gentileza.

    ReplyDelete
  22. Oi Márcio, que isso...tenho que voltar, sei. Vou fazer isso hoje ainda.Nem fale...fomos invadidos por um TSUNAMI aqui. :) Que estrago!!
    Já ouvi com o Nelson e é outra pérola. Você tem razão.Lindíssima, a interpretação dele.
    Beijosss, amigo carioca.

    ReplyDelete
  23. Olá Wanderley,é antológica e linda.
    Obrigada pela lembrança.
    Uma boa semana pra você.
    Beijosssss

    ReplyDelete
  24. Oi amigo Everson, obrigada poeta.
    Pra você também.
    Beijossss

    ReplyDelete
  25. Oi Lisete,verdade...é sempre bom aprender ... nem que seja um pouquinho,não é?

    Um beio e obrigada.

    ReplyDelete
  26. Beijo super carinhoso de bom dia pra ti querida,,,

    ReplyDelete
  27. Oi Lau
    Sou Pop, Rock, Bandas!
    Parabéns pelo Post, o importante é compartilhar com os leitores, e nesse caso ouvintes sobre aquilo que nos "toca".
    Confesso que não tenho apreço e não consta em meus Cd´S e DVD's chorinho, samba, pagode, funk e as dogênero. Não tenho apreço por boemia. Gosto de festa e dança.
    Beijos,e segue a dança....

    ReplyDelete
  28. Obrigada, poeta amigo. Pra você também. Viva o Cruzeiro!! Uhuhuhu :)
    Beijosssss

    ReplyDelete
  29. Oi Sally, sou tudo isso e mais alguns ritmos. :) Até ponto de macumba mexe comigo. Isso não vem de hoje...vem de muuuito tempo. E está no meu DNA. :)
    Qe bom te ver aqui! E vamos...na dança.
    Um beijo, querida amiga.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)