Sunday, May 29, 2011

Obrigada à Vida que me deu tanto...



Obrigada à vida que me deu tanto
Deu-me dois olhos

que quando os abro
perfeito distingo
o preto do branco
no alto céu seu fundo estrelado
e nas multidões o homem que eu amo.

Obrigada à vida
que me deu tanto
Deu-me o ouvido que em toda sua extensão
grava noite e dia
grilos e canários
martelos, turbinas, latidos, chuvaradas
e a voz tão terna do meu bem amado.
Obrigada à vida
que me deu tanto
Deu-me o som
e o abecedário
com ele as palavras
que penso e declaro
"mãe, amigo, irmão"
e a luz, iluminando
o rumo da alma do que estou amando.

Obrigada à vida  
que me deu tanto
Deu-me o coração
que agita seu marco
quando olho o fruto
do cérebro humano
quando olho o bom tão longe do mal
quando olho o fundo de teus olhos claros. 


 (excerto da canção "Gracias a la vida", de Violeta Parra)
  


E aqui,na íntegra, 
com a querida e inesquecível Mercedes Sosa. (link)


(Ao meu querido e também inesquecível pai )



Começo a semana meio rebelde
como o mar no Rio de Janeiro, (link)
  a minha vertente revolucionária na toda...
e a adrenalina também.
É a deliciosa vida...
Um beijo para os amigos que me visitam. 
Uma produtiva e feliz semana pra todos.

Lau
                                                                                            



Violeta Parra (San Carlos, Chile – 4 de outubro de 1917– 5 de fevereiro de 1967. Violeta Parra pode ser considerada a mãe da canção comprometida com a luta dos oprimidos e explorados, tendo sido autora de páginas inapagáveis, como a canção "Volver a los 17", que mereceu uma ontológica gravação com Milton Nascimento e Mercedes Sosa. O lirismo dos versos de canções como "Gracias a la vida " embalou o ânimo de gerações de revolucionários latino-americanos em momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos . :)

Imagem:  "Eyes" , by my Tumblr

26 comments:

  1. De fato Lau temos tanto a agradecer.. e se formos colocar em uma balança, veremos que os agradecimentos superam as pequenas pedras com as quais nos deparamos em nossa jornada. Essa música é mesmo belíssima.. diria até que serviria perfeitamente como uma oração de agradecimento!

    Beijocas super em seu coração e um início de semana abençoado e repleto de maravilhas para vc!

    Verinha

    ReplyDelete
  2. Muita adrenalina deixa o coração inquieto e um coração inquieto deixa o pensamento inquieto e o desassossego toma conta o jeito é se mexer. Com gratidão na alma qualquer rebeldia será do bem.
    Não a quem tenha ouvido essa canção e não tenha gravado na memória ao menos seu refrão.
    Uma boa e feliz semana.
    beijo

    ReplyDelete
  3. Cara Lau,
    excelentes escolhas para começar a semana: Violeta Parra e Mercedes Sosa. Recordar "Gracias a la Vida" é sempre um belo exercício!
    abs

    ReplyDelete
  4. O mundo é carente de gratidão, devemos agradecer sempre reconhecendo que tudo nos foi dado por Deus
    Não esquecendo de lutar pelo que queremos!!!
    Um abraço, uma santa semana!

    ReplyDelete
  5. "Todas as funções da alma estão perfeitas neste domingo.
    O tempo inunda a sala, os quadros, a fruteira.
    Não há um crédito desmedido de esperança
    Nem a verdade dos supremos desconsolos -
    Simplesmente a tarde transparente,
    Os vidros fáceis das horas preguiçosas,
    Adolescência das cores, preciosas andorinhas.

    Na tarde - lembro - uma árvore parada,
    A alma caminhava para os montes,
    Onde o verde das distâncias invencidas
    Inventava o mistério de morrer pela beleza.
    Domingo - lembro - era o instante das pausas,
    O pouso dos tristes, o porto do insofrido.
    Na tarde, uma valsa; na ponte, um trem de carga;
    No mar, a desilusão dos que longe se buscaram;
    No declive da encosta, onde a vista não vai,
    Os laranjais de infindáveis doçuras geométricas;
    Na alma, os azuis dos que se fastam,
    O cristal intocado, a rosa que destoa.

    Dos meus domingos sempre fiz um claustro.
    As pétalas caíam no dorso das campinas,
    A noite aclarava os sofrimentos,
    As crianças nasciam, os mortos se esqueciam mortos,
    Os ásperos se calavam, os suicidas se matavam.
    Eu, prisioneiro, lia poema nos parques,
    Procurandopalvras que espelhassem os domingos.
    E uma esperança que não tenho."

    Na fase atual, metafísica e pensativa, falamos do dia, da vida, das comemorações, nada mais justo que apresentar como presente a comemoração do domingo, uma poesia do Paulo Mendes Campos, extraído do "O domingo azul do mar". E ficaremos diante do poliedro, admirando seus lados, fados e cantos. Beijos. Sempre.

    ReplyDelete
  6. Oi Lau
    Seu post está perfeito. Não sei porque, mas todas as vezes que escuto essa música, tenho vontade de chorar. Amo Mercedes Sosa. Para mim ela é eterna.
    Tenha uma linda semana.
    Bjux

    ReplyDelete
  7. É lindo esse gesto e agradecimento a vida,,,a paz que existe dentro de um coração grato por tudo que tem,,,que ve,,,que sente,,,grande beijo de linda segunda feira pra ti querida amiga...

    ReplyDelete
  8. Lau,

    Tem toda razão em celebrar a vida, essa vida que, a cada minuto, nos envolve/encanta/enche de alegrias. A vida é linda, amiga! Principalmente quando temos motivos para celebrá-la. E sempre temos. Problema é que nem sempre nos damos conta. Ah, esqueci: Voltei, rsrs!!

    Bjs!!

    ReplyDelete
  9. Só me resta dizer Amém!

    E que seja uma ótima semana!

    ReplyDelete
  10. Querida amiga,

    A música é um hino! Violeta Parra, uma grande mulher. Gosto muito nesta época de friozinho ouvir meus cds de Mercedes Sosa interpretando canções de Violeta Parra ( e outras) com a sua poderosa voz, com um pouquinho de vinho do Porto rsrs.

    Beijos com carinho e maravilhosa semana.

    ReplyDelete
  11. Olá Lau,
    Um post verdadeiramente maravilhoso. Belo, profundo e sensível. A música não poderia ser melhor. Adoro esta canção. Parabéns, querida.
    Obrigada pelas visitas ao meu blog e pelos seus gentis comentários.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ReplyDelete
  12. Oi amiga Lau! :)

    Estou junto com você neste agradecimento à vida!! Tanto mas tanto tenho eu a agradecer por tudo aquilo que me tem dado.

    Excelente post este o seu, parabéns!

    Bjs

    ReplyDelete
  13. Olá Verinha, eu agradeço à vida e, nesse momento, sua gentil visita.
    :)

    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  14. Angela, lembrei da "cicciolina".[rsrs] Rima com adrenalina, né amiga? O coração está inquieto por causa da viagem... Afff!!

    Um beijo e obrigada pela força.

    ReplyDelete
  15. Caro Doutel, fioco feliz que você tenha apreciado o post.

    Um grande abraço e obrigada por sua gentileza.

    ReplyDelete
  16. Verdade , Dora. O mundo é extremamente carente.E haja paciência pra tanta carência. (rimou até...)

    Um beijo e uma ótima semana pra você.

    ReplyDelete
  17. Djabal, que vontade de fazer seu comentário virar um post. :) Adoro Paulo Mendes Campos, gosto do jeito com que ele brinca com as palavras. Eu, particularmente, gosto das palavras. Já me apaixonei por um montão delas. :)E me apaixono ainda...

    Obrigada por seu lindo comment!!
    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  18. Oi Wanderley, bem-vindo ao clube dos chorões.:) Também gosto muito de Mercedes.Ela era uma das cantoras preferidas do meu querido e saudoso pai.

    Bjuxxx e obrigada por suas visitas sempre gentis. :)

    ReplyDelete
  19. Concordo com você, poeta amigo. Quantas vezes reclamamos tanto e esquecemos do melhor que temos: a vida.

    Um beijo e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  20. Dani,"Eu fico com a pureza das respostas das crianças.É a vida, é bonita e é bonita"... mas esquecemos muitas vezes dessa afirmativa, não é? Que bom você estar de volta. Estava com saudade de você.

    Um beijo,minha amiga.

    ReplyDelete
  21. Obrigada,Joakim. Amém !!
    Uma ótima semana pra você também.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  22. Olá SAM, uma boa pedida mesmo ouvir Mercedes e degustar um vinhozinho esperto.Nem fale..o frio
    está chatinho.Não tem Sol. Aliás, hoje ele apareceu no Rio e nos aqueceu um pouco.

    Um beijo, amiga, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  23. Obrigada por sua gentileza, Will.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  24. Olá Paraguassu,eu que agradeço sua gentileza e poder ler seu blog. Se meu pai estivesse aqui adoraria visitá-la. Ele era espírita também.

    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  25. Oi Fátima, temos muito que agradecer e sempre, não é? Eu recebo da vida mais do que mereço, por isso agradeço a Deus todos os dias por ela ( a vida).


    Um beijinho e obrigada pela visita.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)