Tuesday, April 12, 2011

Uma "conversa" a dois

A ideia de que gêmeos desenvolvem linguagem secretas completamente inventadas que só eles usam e compreendem gera fascinação nos cientistas  e surpreende pessoas da área.

Essa é  a chamada linguagem  dos gêmeos, idioglóssia ou criptofasia.

 Assunto eles ( os fofinhos) têm, sem dúvida. Eu que continuo sem... desculpem.


Um beijo

Lau




E.T. Esse vídeo  já foi visto por  milhões de pessoas.

Classificação da linguagem dos gêmeos: Fonte: Katherine Neer.

20 comments:

  1. Muito legal o diálogo secreto...Rsrsrsr
    Lau, tem selinho pra todos os amigos lá no meu blog, passa lá!!!
    Grande abraço!

    ReplyDelete
  2. Já visto esse vídeo, realmente é muito bacana! Um grande abraço pra você!

    ReplyDelete
  3. Oi Lau!

    Eu por acaso vi domingo passado, acho eu, no canal da Record. Muito bom! :)
    Criança é sempre uma alegria e quando se juntam mais ainda, é a festa!! ;)

    Bjs

    ReplyDelete
  4. Oi Laqu]
    Incrível, o papo estava animado e engraçado. Adorei.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Ai...desarma né? muito gostoso meu Deus...
    Bjs prima querida.
    Ainda estou aqui...rs

    ReplyDelete
  6. Lau
    Pensei que o que está perto do fogão quer subir na bancada e o outro tenta dissuadi-lo e argumenta que ele é pequeno. O que quer subir quer que o outro o ajude e o outro se recusa e torna a argumentar que são muito pequenos.
    Penso que crianças essa idade se comunicam entre si se tiverem a oportunidade e passarem tempo juntas. Você já eve ter observado como elas se reconhecem e querem ficar perto umas das outras e como ficam felizes quando se veem.
    O gestual dos gêmeos tem muito do gestual adulto, feito por criança é claro. Valeria a pena ver como os pais, os avós, babás ou seja lá quem for que cuide eles fala com eles nessas situações. Até consigo imaginar alguém balançando o dedo e dizendo "nananinanam pode sair daí, você é muito pequeno para subir nessa cadeira"."Você caiu! Falei que você é pequeno (faz o gesto perto do chão) e a cadeira é grandona (gesto lá pra cima)".
    Com toa essa história quero dizer que antes de estudar os gestos e sons da familia e pessoas proxímas não podemos afirmar em linguagem própria, é tão própria como a de qualquer criança querendo se comunicar com outra ou com a mãe e não passa de imitação com alguma criatividade sem duvida.
    Desculpe a extensão do comentário.
    beijos

    ReplyDelete
  7. "As cousas são quietas. Bastam-se.
    Não se metem com ninguém.
    Uma pedra. Um armário. Um ovo, nem sempre,
    (Ovo pode estar choco: é inquietante...)
    As cousas vivem metidas com as suas cousas.
    E não exigem nada.
    Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
    E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
    Para quê? Não importa: João vem!
    E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
    Amigo ou adverso...João só será definitivo
    Quando esticar a canela. Morre, João...
    Mas o bom mesmo, são os adjetivos,
    Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
    Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
    Sonoro. Lento. Eu sonho
    Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
    Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais."

    Você falou da linguagem dos gêmeos, das crianças, eu me lembrei dos animais e das plantas, e assim, quem sabe fazemos mais assunto? Tomara que não percamos a maravilhosa metáfora que cada uma representa, perdidos na noite dos nossos dias. Beijos, sempre.

    ReplyDelete
  8. Interessante esse dialogo secreto,,,não sabia que existia...beijos querida e um dia de paz pra ti...

    ReplyDelete
  9. Lau,

    O diálogo é lindo, rsrsrsss!! Mas, falando sério, acredito que exista mesmo uma ligação - não só entre gêmeos - mas entre almas afins.

    Bjs!!

    ReplyDelete
  10. Obrigada, Dora, já peguei o selinho e fiquei contente com a lembrança.

    Beijosss

    ReplyDelete
  11. Fátima, já estava com esse vídeo desde 15 de março, mas sem tempo para desenvolver o assunto.Veio cru mesmo.

    Beijosss e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  12. Wanderley, também amei o papo.São muito fofinhos.
    Bjux e obrigada por sua visita sempre bem-vinda.

    ReplyDelete
  13. Angela, amei sua intrepretação. Com as últimas horrorosas e covarde notícias, abandonei um pouco um lado e regredi aos meus tempos de fono. Há estudos a respeito dessa linguagem secreta que provam a existência da mesma. Inclusive , o vídeo mostra a habilidade de um (o falante) e a do outro, que não tem tanto a linguagem verbal e a exterioriza através da linguagem gestual. É assunto para uma mês de blog, né Psi ? :)
    Um beijo, amiga, e obrigada por complementar o post.

    ReplyDelete
  14. Lau Milesi disse...
    Olá amigo Djabal, amei seu comentário e ainda você chegar com o meu querido e fofo Quintana.
    Djabal, o adjetivo lento não quer me largar aqui no blog e nem na minha navegação. Parecer até praga.:) Como ando lenta, amigo. Esticar a canela me lebrou um conto que meu pai escreveu sobre um Severino que ele havia conhecido no Ministério da Saúde. Taí, qualquer dia publico.Vou procurar onde coloquei.
    Djabal, o adjetivo luminoso é que está escasso no mundo de hoje."Metaforicamente" falando. Metaforicamente????

    Um beijo e obrigada pelo lindo comentário

    ReplyDelete
  15. Olá poeta amigo, existe, sim, e é super divertido e fofo, né? Um beijo e obrigada por sua gentileza.

    ReplyDelete
  16. Oi Dani, amiga querida, concordo com você. Mas o que ressalto, afirmo e dou provas é sobre a linguagem do olhar.Essa existe e não há possibilidades de haver engano/ruídos na comunicação, não é Dani?

    Beijosss e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  17. Queridos amigos, peço desculpas pela demora no agradecimento das visitas,mas como já disse há algum tempo, estou num perído atribulado. Daí a falta de tempo de me dedicar ao blog. Mas vai melhorar.:)

    ReplyDelete
  18. Ai Maria, minha prima querida, te pulei, desculpe. Desarma mesmo, não é ? Amo crianças!!!Quem me chamou atenção que havia te pulado foi seu primo que está aqui ao meu lado, observando o Renascendo.

    Beijosss e boa viagem de volta.

    ReplyDelete
  19. Querida amiga Lau,

    Eu não conhecia!!! Fiquei com um sorriso bom, gostoso nos lábios! Obrigada, amiga. Adorei!


    Beijos com carinho.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)