Friday, February 18, 2011

Sobre Sorrisos e Noite de Autógrafos



 Por favor, chame uma médica
a doçura  em teu sorriso
 está me deixando diabética

(Valesca Botelho)

 Sorrir é uma delícia, eu acho.E faz um bem . E receber um  sorriso ?  Delícia  ao  quadrado.Quando vem de uma   criança então...não há nada melhor nesse mundo, concordam?

Ultimamente a terapia do sorriso vem sendo difundida principalmente onde há pessoas  doentes e depressivas. Vide os doutores da alegria, grupo que dou meu total apoio e pude constatar, in loco, o milagre que o grupo faz ao levar alegria e sorrisos a quem sofre no leito de  um hospital .

 Em 1967, Paull Ekman divulgou uma pesquisa sobre o sorriso e declarou que para se fazer essa mímica são utilizados  42 músculos faciais. E ele vai mais além, afirmando que existem mais  de 19  maneiras diferentes  de sorrir, mas apenas uma única forma é verdadeira.

E sabem como se descobre? O sorriso verdadeiro acontece quando surgem rugas nos cantos dos olhos e visíveis elevações das metades superiores das faces. Todo esse mecanismo faz com que  os músculos orbiculares se contraiam e é aí que a pessoa mostra, verdadeiramente, alegria. 

No ano passado, o baterista do BLACK SABBATH, Bill Ward, postou a seguinte mensagem de fim de ano em seu site oficial: "É difícil sorrir quando você não está sorrindo por dentro".

Já meu querido e saudoso pai sempre dizia que  todo mundo deveria aprender a  aplicar o bom humor   para neutralizar a carga trágica das contrariedades e não só sorrir, como  também dar uma boa gargalhada. Faz um bem, ele dizia. E eu assino embaixo.

Portanto, vamos aplicar o bom humor e sorrir.

Com o Grande Cartola diz: "a sorrir eu pretendo levar  a vida"...

 E como diz um grande e querido amigo meu : "O dia mais inútil da sua vida é aquele que você não sorriu". 

E aí, já deu um sorriso hoje?

L.M.


 


E.T.
 
Esse papo sobre sorriso foi também para  convidar  a todos os meus amigos que moram no  Rio de Janeiro, para uma nova noite de autógrafos com a Dra. Jamilla Barroso, autora do livro ODONTOLOGIA VIVA, lançado no ano passado no Copacabana Palace.

A obra, com  428 páginas,  registra pela  primeira vez  em um livro de Odontologia, os  sorrisos de pessoas famosas, como as atrizes  Júlia Lemmertz, Eliane  Giardine, Flavia Alessandra,  a apresentadora Gloria Maria  e  o ator Stênio  Garcia.

Jamilla  também relata a experiência inédita da sua técnica,  em uma paciente portadora da   Sindrome de Down.
 
Depois de 38 anos de pesquisas, a autora  apresenta  nessa obra  uma técnica  que alia  saúde dos dentes , rejuvenescimento da face  e embelezamento do sorriso.
 
A capa do livro é  da fotógrafa  Vera Donato.

O coquetel de lançamento para o grande  público será a partir das  20h, na livraria Argumento  do Leblon.


Um beijo

Bom fim de semana!

Lau



Para quem quiser conhecer melhor o trabalho da Dra. Jamilla é só entrar  no site abaixo:

http://www.jamillabarroso.com.br./

 





Valesca Botelho, autora de pequenas pérolas da poesia contemporânea. Do livro Poesia, Crônica & Conto 3 , de Cairo de Assis Trindade.

Imagem: Pixdaus 
Informações  sobre o mecanismo do sorriso: Chusid

 D.V.

25 comments:

  1. "O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores."

    O Mário Quintana que foi sábio e poeta, ensinava assim. O sorriso como o mel da abelha, apenas transformador, não preda, não gasta, não consome.
    Aliás, no mesmo ritmo do seu texto.
    Sempre soube que o sorriso é um antídoto para o envelhecimento. Sabia intuitivamente, agora sabemos graças à ciência. Rir exercita mais músculos.
    Só com o tempo aprendemos que nada, absolutamente nada, vale a nossa tristeza. Por isso o sorriso da criança é iluminado. Ela o faz por puro instinto, e nós ao crescemos acabamos engessados e enrijecidos.
    Ela nasce sabendo o que esquecemos.
    Diz um dos maiores poetas: Tudo é sagrado.
    E se é verdade: tudo merece respeito e um sorriso.
    Tudo que tem vida é sagrado.
    Conseguiremos passar o final da semana com um sorriso guardado na mente: obrigado.
    E, beijos sempre.

    ReplyDelete
  2. Oi Lau
    Agora que aprendi, vou observar mais nas pessoas que sorriem para mim, se o sorriso é verdadeiro ou não.
    Tenha um lindo fim de semana.
    Bjux

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Atenção, Taylor, você está vendo, não está?
    Haja...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse "haja" aí , no caso, do verbo haver. Ex: haja paciência, pra ter aturado essa fake " alma", gengiva exposta, axila murcha do grupo da bat q já se foi. Viva Santo Antônio. Essa " alma" feia pra caramba é a mesma q chamou a gata da minha netinha de " amendoim torrado" .Q pobreza de espírito, né não!? Haja paciência, volto a dizer, com stalker pdf. Bem que meu pai me dizia q eu iria ficar famosa. Q inveja!!!
      Beijinho no ombro pro recalque.
      O " aja" do verbo agir fica para os " órgãos competentes".
      L.M.

      Delete
  5. Querida amiga Lau!

    É um sorriso que acredito
    guardo sempre na lembrança
    e para mim o mais bonito
    é o sorriso de uma criânça

    Receba um sorriso meu,
    da criança que há em mim.
    Embora veja coisas qua não
    me dão vontado de rir.

    um grande beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  6. Rir...faz bem; Sorrir, alimenta a alma!
    Se juntares o sorriso com uma boa pitada de humor, garanto-te que poderás ultrapassar muitos obstáculos... Falo por experiência e somei muitos pontos a favor com esta "arma"...
    Beijos e bom fds
    Graça

    ReplyDelete
  7. Oi Lau!

    Se é melhor ser alegre que ser triste, com um sorriso rasgado no rosto então...

    Esse livro deve tirar risos! :)

    Beijão!

    ReplyDelete
  8. Querida amiga,

    Um texto maravilhoso e muito gostoso de ler. Sobre o livro de odontologia com certeza deve ser muito interessante.

    Carinhoso beijo e ótimo fim de semana, Lau.

    ReplyDelete
  9. Bonito texto Lau e bem complementado com o livro, afinal os dentes são importantes num sorriso.
    Li em algum lugar que você deve atender o telefone sorrindo que a voz sai mais alegre e é verdade. A gente não precisa ser tão purista e tão ligado a espontaniedade, nem sempre a dissimulação é para fins malignos. um sorriso que começa para agradar o outro pode ir se transformando em algo verdadeir dependo da recepção que tenha. Acontece o mesmo com o riso, quem nunca brincou de rir sem motivo e depois de algum tempo estava as gargalhadas?
    beijos

    ReplyDelete
  10. Sorriso é tudo pra gente,,,principalmente aquele sorriso sincero,,,cheio de carinho...beijos de bom sabaod pra ti querida...

    ReplyDelete
  11. As pessoas geralmente me acham séria demais, mas na verdade eu sorrio apenas quando é um riso verdadeiro, então eu acho q é por isso. As pessoas q me veem sorrindo sempre comentam como o meu riso é sincero, então as vezes eu fico em duvida se devo rir apenas quando é sincero mesmo, como eu sempre fiz, ou se tb devo sorrir convenientemente para as pessoas me acharem menos séria... é um dilema interno rsrs
    Bjs!

    ReplyDelete
  12. sorrio sempre com alma
    sorrir é enregizar trazer calma
    sorri assim a criança que é pura
    sorriem só os que não zombam da criatura

    sorrisos além mar
    de nossos blogs foram levados
    por uma alma linda encantada
    que nos respondia em frases rimadas

    sorri só aquele com rosto
    que não sorri nas entrelinhas
    sorriem assim os anjos as estrelinhas

    sorriso com nome sem deboches
    longe de nós faks ou fantoches.

    ReplyDelete
  13. Senadora arrume um jeito de responder aos teus leitores. Eles merecem com certeza. Grande abraço.

    sorriso terno fraterno
    sorriso da verdade da pureza
    sorriso da paz e doce aliança
    sorriso de quem ainda nada sabe

    sorriso da vida do futuro criança
    sorriso que deveriamos ter a vida toda
    sorriso que o amor puro nos concede
    sorriso de quem vive feliz sua vida

    de quem na vida alheia não intercede
    sorriso na manhã ao ver rosas abertas
    sorriso ao ver sua amada aos prantos
    ao descobrir que o amor já deu frutos.

    ReplyDelete
  14. Que todos possam sentir a magia de sorrir...
    Beijo Lisette

    ReplyDelete
  15. Um dia recheado de paz,,,amor e muitos versos pra ti minha querida amiga,,,beijos e beijos.

    ReplyDelete
  16. Lau,

    Um belo convite, sorrir algumas vezes por dia é, no mínimo, NECESSÁRIO em nossa sociedade dominada pelo stress... aliás, preciso sorrir nesse momento, estou estressada com a rotina, ufa!! rssss!!

    Bjs!!

    ReplyDelete
  17. Oláaa!!

    Sorrir? eu até poderia sorrir mais vezes, encantar a muitos com sorrisos largos, mas hoje e só por hoje, eu quero ver o seu, sorriso!

    Uma ótima tarde!!

    Nos encontramos no Alma.

    ReplyDelete
  18. Lauzita

    Gracias pela visita! Saudades de ti, mas torce para dar certo que dai em abril estou novamente no Rio. E nosso encontro com Paulinho acontece ou acontece!

    Ah! Vou publicar a frase do cartola que tem tudo a ver com o meu dia.

    Besosss

    ReplyDelete
  19. Ao seu sorriso daí, retribuo com um daqui. Um beijo, minha amiga.

    ReplyDelete
  20. Greetings! I know this is kinda off topic however I'd figured I'd ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest
    writing a blog article or vice-versa? My website addresses a lot
    of the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from each other.
    If you're interested feel free to shoot me an email. I look
    forward to hearing from you! Great blog by the way!



    Here is my webpage; PatricaKPoulet

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)