Friday, April 16, 2010

"O beijo, seu mecanismo e efeitos colaterais" (reposting)



Hoje vi um casal que me chamou a atenção pelos beijos que trocavam. Não só a mim, como a todos os clientes do restaurante onde almocei com a família e uns amigos.Todos, inclusive os garçons, observavam, boquiabertos, a naturalidade e a espontaneidade da troca de beijos em público. Pessoal, que coisa de louco.Vocês nem imaginam... O casal beijava muuuito, ignorando completamente a todos que estavam ao seu redor. E era um beijo atrás do outro. E um não era igual a outro... O cardápio era mais variado do que o do restaurante. Só vendo pra crer.

Confesso que a uma certa altura não parava de olhar, encantada de ver a versatilidade dos beijoqueiros. Nem preciso dizer que os mais conservadores soltavam fogo pelos olhos.

Como tenho uma memória fértil, logo imaginei que seria interessante destinar uma área nos restaurantes aos mais incontroláveis beijoqueiros, quem sabe. Um lugar, tal qual existe em algumas estações de trens europeias. Mas voltei à realidade rapidinho, pois o casal estava pertinho de mim e não queria perder NADA do que via.



Como surgiu o beijo

Bem ... o almoço acabou, mas a vontade de transformar o acontecimento em um post começou. E foi aí que, vindo pra casa, tive uma ideia. Resolvi fazer uma pesquisa sobre o beijo. E vejam o que descobri: vocês sabiam , que não se sabe (rs) como surgiu o primeiro beijo da humanidade ? Descobri que as referências mais antigas aos beijos foram esculpidas por volta de 2500 a.C . nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.

Li, também, que, na Itália, no século XV, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente. Ainda bem que estamos no século XXI, imagine se e o rapaz que vi hoje vivesse nessa época.

Os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes. Conta a história que imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Já os súditos podiam beijar apenas seus pés.

Sempre sobra para os súditos... e dependendo do tipo de súdito, tem mais é que beijar pé mesmo. Se forem "pelegos", então... (esse último parágrafo é meu, não da pesquisa)

Continuando... antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção em forma de beijo. E o ritual se estendia pela festa, quando a noiva deveria circular entre os convidados e beijar to-dos -os- ho-mens -na -boca que, em troca, lhe davam algum dinheiro.

Enfim , as curiosidades sobre o “beijo” são muitas, mas o que me chamou a atenção foi todo o mecanismo do beijo, o que veio reforçar a impressão que tive da imagem do casal no restaurante.


O mecanismo

Observem se não tenho razão. Durante o ato de beijar são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo tem também benefícios para o coração.

E mais: no beijo há uma considerável troca de substâncias.São 9 miligramas de água, 0,7 decigramas de albumina, 0,8 miligramas de matérias gordurosas, 0,5 miligramas de sais minerais, sem falar em outras 18 substâncias orgânicas, cerca de 250 bactérias, e uma grande quantidade de vírus.

Mas, por favor, não se assustem com esses números- esse não foi meu objetivo- o beijo é ótimo. Além disso, queima calorias.

Efeitos colaterais

Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias. Diante da pesquisa entendi porque o casalzinho parecia anoréxico.O rapaz e a moça eram magrinhos, magrinhos. Falta de apetite ou beijoqueiros de carteirinha? Sei lá. Mas que fiquei com vontade de beijar, ahhh..., fiquei sim.

"Osculuns" e um bom final de semana para todos.

(publicado em abril de 2009)
Lau Milesi




Em tempo
Como estou comemorando um ano de blog no ar, estou na onda do flashback . Desculpem, pois esse texto já foi publicado há um ano. Mas como ainda estamos na semana em que se comemorou o Dia do Beijo... ainda não é peça de museu.

2-Hoje em dia existe também o "famoso" beijo técnico, tão defendido por atores e atrizes.

Bye
Bjs
Ilustração: “O Beijo “, de Francesco Hayez, Pinacoteca di Brera, Milão. Francesco Hayez, um pintor italiano, considerado o máximo expoente do romanticismo histórico.

Pixdaus: couple kissing


46 comments.

59 comments:

  1. Oi Lau
    Se eu já gostava de beijar sem saber da história, agora então ninguém me segura. rsrsrsrs
    Beijos

    ReplyDelete
  2. hora sem véu
    aberta:
    céu dos cinco sentidos.

    Esse Haicai nos define. Beijar nos torna muito mais humanos, nos distingue e valoriza.
    Agora então, que emagrece e vitaliza o sangue, não deveríamos parar nunca mais !
    Talvez com algumas restrições em lugares públicos, mas a cada dia, estamos mais libertos de correntes inúteis, felizmente.
    O casal foi mais longe, colocou os seus sentidos à postos, e comoveu os sentidos de todos os circunstantes. Seria um beijo energético, invejável ou inefável? Eles talvez estivessem ligados à tomada, você reparou?
    Mas, foi uma excelente lembrança e uma ótima comemoração. Obrigado e parabéns. Beijos e osculuns.

    ReplyDelete
  3. Risos...e muitos, Wanderley. É isso aí , vá em frente. Aproveite hoje, sexta-feira, que é o dia internacional da chinelada, como diz um amigo nosso.
    Beijosss e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  4. Oi Djabal, que haicai! Essa deve ter sido a sensação do casal.Como beijoqueira de carteirinha,fiquei feliz em ouvir que o beijo nos torna mais humano.Djabal,o casal não estava ligado na tomada, mas estava na pilha ... e na toda.[rs]

    Osculuns, amigo, e obrigada.

    ReplyDelete
  5. Olá Citizen, é bom para quem dá e recebe, não é?

    Abraços e beijos pra todo mundo. Obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  6. Lau,

    De vez em quando tenho certeza que o universo se organiza de forma a me trazer para lugares assim, como seu blog, como o seu "Renascendo"...

    porque estou aqui há mais de uma hora e sinto-me absurdamente enriquecida... que delícia !

    virei a seguidora 223, mas mais (muito mais)do que isso, aprendi mais um pouco sobre amor, sobre família, sobre vida...

    obrigada por TUDO isso...

    beijo grande

    ReplyDelete
  7. Ah! E no princípio era o Beijar.
    Só depois todo o resto.

    Mas realmente, há beijos que sobem no palco com todos os refletores.
    beijos.

    ReplyDelete
  8. Que coisa boa é beijo não é?
    Gostei de saber que emagrece, imagina não precisar mais fazer dieta...rsrsrs
    Lau, adorei o texto, você teve uma feliz idéia de fazer um replay, como sou sua recém amiga, não o conhecia...Que sorte a minha!!!
    Grande abraço!

    ReplyDelete
  9. Um grande beijo mineiro procê, então, minha amiga!
    Lau, seus posts continuam nos surpreendendo com informações e ensinamentos muito pitorescos. É sempre uma grande satisfação passear pelo Renascendo.
    Um ótimo final de semana! Inté.

    ReplyDelete
  10. Olá Lau,
    Começo por dizer que me fartei de rir com este texto, aquela parte da anorexia, eu não sou gordo nem anoréctico,na parte do beijar acho faço a minha parte.
    Fez bem ter repetido o texto, assim fiquei mais culto nisto do beijar.


    Beijar faz bem à saúde
    pode levar a vida a beijar
    pode comer um pouco de tudo
    que nunca vai engordar

    comer até a barriga ficar enchada
    satisfaço os meus desejos
    depois dou uns quantos beijos
    e é como se não comece nada

    No blog Renascendo
    com tudo o que li
    vou vendo e aprendendo
    quando passo por aqui

    bom fim de semana
    um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  11. Oi Lau bom dia.
    Sabe que adorei o seu texto e o seu blog?
    Acho lindo que os casais se beijem em publico, que expressem o seu carinho, que se mimem, é tão bonito, o amor é lindo minha amiga.
    E adorei tambem saber que ajuda a emagrecer rsrs.
    Vou seguir o seu blog, senti-me muito bem por aqui.
    Bom fim de semana, beijo de luz

    ReplyDelete
  12. Bom final de semana Lau
    Lembro dessa publicação no GO, mas parabéns pelo aniversário aqui.
    Uma pesquisa por completo, desde a visão quanto dos efeitos. E as causas! Hum, essas são tão complexas e singulares apesar de ser universal.
    Mas que cada beijo tem sua função apesar da cultura, isso tem.
    Beijos
    Salete

    PS. Quanto a meu irmão: Não sei se havia dito que ele mora e está hospitalizado a 500 km daqui. Minha cidade Natal, faz divisa com Santa Catarina e Argentina.
    De quinta-feira à domingo da semana estive lá com ele. Meu Deus como a gente pede que de fato como ele mal pode dizer que quer deixar essa vida e ter finalmente a paz eterna.
    Dói e confesso que no último mês, desde quando sabemos que é uma questão de tempo, chorei muito e tenho que fazer esforço para que minha saúde e minha vida siga.
    É irmão mais joven que eu, e lembro bastante da infância e adolescência dele, do desejo de estudar e ganhar o mundo pelo saber.
    Enfim, só nos resta pedir pela paz dele.
    Outro beijo
    Salete

    ReplyDelete
  13. O beijo é uma troca de sensações de emoções,,,sabores...é um conhecimento profundo,,,no beijo tudo começa....um beijo pra ti amiga e um lindo final de semana.

    ReplyDelete
  14. Nha que bunitinho, adoooro bjar e nem sabia da metaaaade diso tuudo rsrs.. Mas homem e mulher bjando? ECAth. De resto: uaaaau! Bjooo!

    ReplyDelete
  15. Oi Lau! Parabéns pelo texto.
    Beijar é muito bom. Faz bem para o físico e para a alma.
    Obrigada pelo último comentário em meu blog.
    Tenha um lindo final de semana.
    Beijo carinhoso!Neneca.

    ReplyDelete
  16. O que resta a esse humilde gaúcho dizer. Se não:

    beijar a amada
    sentir dela o calor
    em intensos beijos de amor.

    ReplyDelete
  17. Olá Solange, que prazer "ouvir" as palavras que você me deixou.Muuito bom, viu? Pena que eu não estivese aqui para lhe receber com um cafezinho ou um capuccino... acompanhados de um chocolatinho de menta.[rs] Que isso, ficar uma hora aqui e não receber um mimo...
    Amei sua visita e assim que concluir minhas réplicas vou conhecer seu blog. Saiba também que fiquei muuuito feliz de você estar aqui naquela galeria de mini-fotos.[rs] Costumo dizer para os meus filhos que tudo que falamos com o coração volta e com raiva...também. Logo, por que não só dizer coisas com o coração ? São os ecos da vida,não é Solange?Tenho certeza que você ouve tudo de bom... e merece, já vi.

    Beijossss e até mais tarde.

    * Desculpe não ter respondido antes, nas o Sol abriu seus braços a a praia estava irresistível. Só cheguei aqui agora.

    ReplyDelete
  18. Olá Mai, quanto tempo... No princípio era o "verbo" ...beijar.[rsrs] Concordo com você, há beijos dignos de holofotes e outros de serem enquadrados como uma pintura a óleo.
    Momento muuito bom.[rsrs]

    Beijos e obrigada por sua participação em assunto tão "importante".[rs]

    ReplyDelete
  19. Oi Dora, você me perguntou e eu respondo: "põe bom nisso". Que legal, então, você ter gostado. Realmente, quando publiquei não tinha o prazer de ter você aqui. Foi logo no início do Renascendo no blogspot.
    Quanto a emagrecer..., sei não. Dependendo da intensidade do beijo, da euforia [rs]engorda... Você me entendeu, não é?? [rsrs]
    Quanta bobagem!!!

    Um beijo e obrigada

    ReplyDelete
  20. Fica combinado assim, Dalton, Outro beijo carioca pra você.[rs] Parece conversa de mineiro mes"ss"mo, né? Quer dizer que meus posts trazem informações pitorescas? Entendi...Você precisava ver esse casal de namorados/enamorados. Eles, sim, eram pra lá de pitorescos. Você deve lembrar dese post no GO, não é? Obrigada por não dizer que já tinha lido, amigo[rs].
    Dalton, que atire o primeiro teclado quem nunca ficou sem inspiração, numa sexta-feira, para fazer um post? Concorda?

    Beijosss e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  21. Olá José, querido amigo, como vai? Olha...quem ri agora , e muuuito, sou eu ao ler seus sempre lindos versos.Quer dizer que o "beijo" também faz bem à digestão. Hummm...cuidado, hein? Não vá comer muuito no jantar e sair beijando a namorada, pode dar congestão.[rsrs]
    Ainda bem que você já deve saber que a sua amiga Lau gosta de uma brincadeira, de uma "zoação", como os adolescentes aqui no Brasil costumam falar.

    Obrigada pela visita e envio beijos, lógico. Pra você, pra namorada e pra netinha.

    ReplyDelete
  22. Olá Maysha " Que legal, é um prazer receber você aqui. Obrigada pelas gentis palavras. Fico feliz de você ter apreciado o post e de fazer parte daquela galeria de fotos, que eu acho uma graça. Como disse no post anterior, a impressão é que todos estão entrando na minha casa.Muito bom!

    Mais tarde retribuirei sua visita. Cheguei somente agora aqui. Estava aproveitando a praia de um belo e ensolarado sábado que fez hoje no Rio de Janeiro.

    Um beijo

    ReplyDelete
  23. Olá Saly querida, tudo bem? Que bom que você ainda lembra desse post. Não haveria espaço[rs] para falar sobre os mais variados tipos de beijos que são dados atualmente, não é Sally? E também como o beijo é visto em algumas culturas.O beijo tem muuuito assunto a ser explorado, com certeza.

    Ai Saly, que tristeza, coitadinho do seu irmão. Lamento muito também por você e por sua família. Eu compreendo o que você está sentindo. Há uma hora que os sentimentos se misturam, não é amiga? Que Deus olhe por ele e faça o que seja melhor para que não sofra tanto. Mas não há mais mesmo o que fazer? Saly, eu fico toda enrolada quando o assunto é doença, perdas. Não sei lidar, definitivamente, com isso. Sofro...você, como profissional que é,deve imaginar como minha cabeça fica. Eu não tenho irmãos(infelizmente mil vezes),sou filha única, mas calculo a sua dor.
    Vou rezar pra vocês todos, tá ?

    Um beijinho e fique bem.

    ReplyDelete
  24. Rêêêêê meu amiguinho queridooooo(ouça como o som das palavras estivesse saindo saindo bem prolongado,tá?),ponha a imaginação para funcionar, menino.
    No lugar da mulher,então, pense num gato lindíssimo, saradaço.Pronto. Não vai mais dizer: ECAth. [rsrs]
    Te gosto muito, tá? Gosto desse seu jeito sincero de ser, da sua personalidade. Odeio hipocrisia, gente em cima do muro.
    Bjussss

    ReplyDelete
  25. Olá Neneca, como vai? Estive ontem visitando você. Já era sem tempo.Adorei seu poema. Realmente, o beijo é uma demonstração de carinho, de amor muito gostosa de se demonstrar.[rs]
    Obrigada por sua gentileza. Bom fim de semana pra você também.
    Beijosss

    ReplyDelete
  26. "Quequéisso" minha gente??!!! Que versinhos "calientes"!!![rs] Que "Poeta dos Pampas" mais romântico é esse? Tricolor, você está na toda, hein.. Por isso que o "Vivendo em Versos" tem a maior plateia feminina desse mundo virtual. Mandou super bem, poeta.
    Olha... gaúcho não é fácil não. Ainda mais de Passo Fundo, TCHE!!!
    Tricolor, tudo brincadeira, hein ...
    Um beijo pra você, meu amigo querido, pra esposa e toda família.

    ReplyDelete
  27. Olá amigo poeta Everson, como vai? Realmente, o ato de beijar é um mix de sentimentos.
    Desculpe, Everson, pulei seu comentário. Fui atender uma ligação no celular e me distraí.
    Um beijo pra você também e um lindo final de semana.

    ReplyDelete
  28. Beijar sempre foi e sempre será algo tão bom.
    eu sou beijoqueira
    e quem não gosta de beijos?
    acho q bom sujeito não é.
    deixo para ti muitos beijos.

    ReplyDelete
  29. Lau Milesi disse...
    Olá Mariana, acabei de chegar de um jantar e vim dar boa noite ao meu filhinho mais novo, o blog, e te encontro aqui. Obrigada, tá?
    Eu também sou beijoqueira, mando beijos até para o entregador de pizza.[rs] Minha família já me deu o título de beijoqueira com direito a diploma e tudo mais. [rs]
    Mesmo quando dou bronca ao telefone, quando me despeço, envio beijos.[rs] Vá entender...

    Beijos, lógico.[rs]

    ReplyDelete
  30. Olá amiga Lau! Você é pessoa muito sensível e eu gosto dela. O texto é muito bonito. Muitos beijos para você e sua família. Bom Fim de semana!

    ReplyDelete
  31. Amiga.

    Para mim o beijo têm a magia de tocar
    a alma com os lábios.
    O olhar nos olhos...
    O querer falar sem palavras...

    Uma linda semana para ti.

    ReplyDelete
  32. Ótimas informações, beijar é maravilhoso, é sentir de perto o amor, o coração, a paz na alma, beijo Lisette.

    ReplyDelete
  33. fiquei passado mesmo nao sabia que havia tanta historia por detras dos beijos :D:D:D adorei

    ReplyDelete
  34. Hoje à partir das 18hrs meu blog:

    Pelos Caminhos da Vida,

    estará participando da COPA BLOG, venho por meio dessa msg pedir um voto pra vc, a votação vai até o dia 21/04, o site para entrar e votar é esse aqui;

    http://dado.pag.zip.net/

    Caso vc não consiga acessar o site através dessa mensagem, no final do post meu tem o site e por lá entra direto.

    Obrigada.

    beijooo.

    ReplyDelete
  35. Olá Phivos, muito obrigada. Você sempre muito gentil.
    Um bom finalzinho de domingo.
    Outros beijos pra você e sua família.

    ReplyDelete
  36. Olá Aluisio, obrigada pelo comentário poético. Muito bom!!

    Um abraço e uma boa semana.

    ReplyDelete
  37. Oi Lisette, o beijo causa tudo isso, além de ser muuito bom para a respiração (rs).

    Um beijo, amiga querida e guerreira.

    ReplyDelete
  38. Olá JRonson, tudo bem? Que legal você ter gostado das "news" sobre o beijo. E aí, mais uma bela tela nova? Depois irei lá, tá?
    Beijoss

    ReplyDelete
  39. Oi Ana, que legal!!! Pode deixar, vou sacramentar meu voto no seu blog.

    Um beijo

    ReplyDelete
  40. Bem Lau!!!Grande Post!!!
    Daqui para a frente, (a começar por mim)não vou mais parar....já gostava imenso de beijinhos,agora vou beijar muito mais...Ai vou mesmo! Mesmo quem não queiram! Eu beijo...
    Com esses benefícios todos!!!!
    Aguentem-se, que eu vou mesmo beijar muito...he!he!he!he!
    Para começar...Beijinhos para todo o pessoal do blog da Lau!!!!rsrsrsrs...
    Áurea

    ReplyDelete
  41. Querida, quero que te cuide pois o trãnsito trás conseguencias, pode e deves dirigir a vespa se curte mas lembar com atenção e fique atenta e fique viva, grande beijo Lisette.

    ReplyDelete
  42. Oi Lau!

    Antes de mais os meus parabéns atrasados pelo 1 ano de blog ;)

    Quando existe Amor contagia todo o mundo em redor né? depois dá aquela vontade de ter alguém ao lado para viver um amor assim verdadeiro, intenso e eterno... faz a gente sonhar e sair do chão!

    Beijo de amizade

    ReplyDelete
  43. Oi Áurea, tudo bem ? Desculpe a demora em te responder. É isso aí,solta o "beijo",amiga.[rs]Você demonstra também ser beijoqueira, eu tinha certeza.[rsrs]

    E a Tertúlia foi um sucesso, já soube.Parabéns!!!

    Um beijo,pra variar, amiga poetisa.

    ReplyDelete
  44. Olá Lisette,obrigada . A "vespa" é utilizada na casa da praia. No trânsito do Rio, não mais. [rs]Ficarei atenta, pode deixar.

    Você é um amor de pessoa, obrigada pelo carinho.

    Beijoss

    ReplyDelete
  45. Olá Fátima, voltou? Que bom!!!!! [rs]
    Obrigada por lembrar do niver do blog. Perfeitas suas palavras, Fátima. O casal parecia estar "in love" mesmo. E eu só de olho neles.[rs]

    Um beijinho e valeu pela lembrança, viu?

    ReplyDelete
  46. Muy bueno esa infomacion! Gracias

    My web blog; Franklyn Vanwinkle

    ReplyDelete
  47. Marvelous, what a weblog it is! This website
    provides useful information to us, keep
    it up.

    Here is my web site :: Walter Dipolito

    ReplyDelete
  48. Whats up this is kind of of off topic but
    I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I'm starting a blog soon but have no coding experience so I wanted
    to get guidance from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!



    Feel free to surf to my website :: minecraft.exe download

    ReplyDelete
  49. Aw, this was a really nice post. Finding the time and actual effort to make a very good article… but what can I
    say… I procrastinate a lot and don't manage to get anything done.



    Take a look at my web-site - minecraft.exe

    ReplyDelete
  50. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  51. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  52. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  53. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  54. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  55. If you would like to improve your know-how only keep visiting this web page and be updated with the newest news posted here.


    my web blog: LannieWBorkoski

    ReplyDelete
  56. I visited various sites except the audio feature for audio songs current at this
    web site is in fact marvelous.

    Review my website quest bars

    ReplyDelete
  57. Heya i am for the primary time here. I came across this board and I find
    It truly helpful & it helped me out a lot. I am hoping to give
    something again and help others like you aided me.



    Feel free to surf to my site ... quest bars

    ReplyDelete
  58. I'm not certain the place you're getting your information, however great topic.
    I needs to spend some time finding out more or figuring out more.
    Thanks for excellent information I was searching for this info for my mission.

    Have a look at my web page; quest bars

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)