Sunday, February 21, 2010

"Segredo"



Olá amigos, como foram de Carnaval/descanso? Espero que tudo tenha corrido bem e todos tenham tido ótimos dias. E falando em dias...nunca pude imaginar que ficaria tantos dias (10) sem, sequer, checar um e-mail e, principalmente, "blogar".

Todas as vezes que viajo, sempre arranjo um tempinho para dar uma passadinha na minha "tribuna virtual". Dessa vez foi diferente. Como prometi à minha família que não exerceria a atividade de "blogger" e só teria notícias do mundo através de jornais e revistas (impressos) , o jeito foi cumprir com a palavra empenhada. Note, hpzinho, nem pensar...

Sossegar a atividade mental, não é nada fácil. Falo por mim, que sou muito agitada. Requer disciplina e força de vontade. Confesso que me esforcei para ter tudo isso. E como me esforcei.

Uma vez li, não sei onde, que ao estipular metas, é importante desenvolver em nossas mentes a habilidade de visualizar a meta de modo vivo e claro, como se a meta já houvesse sido atingida. E foi o que exercitei durante esses dias em que estive longe do mundo virtual. A toda hora , ou melhor, a cada dia que passava sem me logar, tinha a sensação de que estava atingindo a minha meta.

Vale lembrar que classifico a atividade de "blogger" como uma atividade extremamente prazerosa. Mas não posso deixar de registrar, que dar uma pausa à web traz benefícios à nossa atividade mental e física.Comprovei esses benefícios durante esse meu perídodo de descanso/obediência.

Há quinze dias li, na Gazeta on line, uma matéria que trazia dados alarmantes:170 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam sintomas de uso abusivo da web. Só no Brasil são 4,5 milhões de internautas, um dos maiores contingentes entre os países.

Segundo o psicólogo e coordenador do programa de Dependentes em Internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (www.dependenciadeinternet.com.br), Cristiano Nabuco de Abreu, as notícias não são nada boas : a tendência é que esse número só aumente.

"O Brasil é o país líder de tempo gasto em conexão doméstica no mundo. Com R$ 2, em uma lan house, você acessa a internet. Comprar um computador também está mais barato. Eu compararia isso a uma grande tsunâmi que está se formando, mas a gente ainda não sabe o tamanho", alerta o psicólogo.

O psicólogo revelou também ter recebido casos assustadores de dependência ao computador em seu consultório. "Um jovem de 17 anos ficava 45 horas ininterruptas na frente do computador", relata. O adolescente, lembra o psicólogo, não levantava nem quando sentia vontade de fazer pipi. Ele precisou ser internado em uma clínica para dependentes.

A matéria mostrava, inclusive, os malefícios de se ficar horas sentado em frente a um computador. Entre os sintomas físicos, estão incluídos a taquicardia, a sudorese, a secura da boca e as tremedeiras.

A longo prazo, a longevidade diante do computador ainda resulta em problemas como comprometimento da postura, lesões por esforço repetitivo, como tendinite, obesidade ou subnutrição, devido a má alimentação, e deformidade na visão, atacada pela luminosidade do monitor, acrescentou Cristiano.\

E do lado psíquico, a incapacidade de concentração, a angústia por estar longe de um computador e o sentimento de impotência estão entre outros problemas apresentados, segundo o profisional.

Mas não quero fazer campanha contra a Internet. Longe disso. E nem podemos nos enquadrar como viciados, lógico. Somos adultos e sabemos dos nossos limites. Quer dizer... nem sempre, não é?

O que quero mesmo é contar um segredo pra vocês: "sen-ti muuui-ta sau-da-de da mi-nha tri-bu-na vir-tu-al e dos a-mi-gos que pas-sam por aqui e "ba-tem "a-que-le pa-po co-mi-go".

Felizmente, estou de volta. E vida que segue... com má postura, secura de boca, etc...[rs]

Só para ilustrar a minha alegria no meu período de "obediência", deixo um minúsculo poema / poetrix de Luiza Vianna.

Triste Destino
de tão obediente
fiquei doente...
[rs]

Beijossss e uma boa semana pra todos.

Lau


Em Tempo

Muito obrigada aos amigos que me visitaram mesmo durante a minha ausência. Retribuirei a todos e com prazer.E amanhã replicarei os carinhosos comentários deixados no meu último post. Muito obrigada também aos que me enviam seus comentários por e-mail.

Quero agradecer também às amigas Zilda Santiago, do blog http://zildasantiago.blogspot.com/ e Maria Bonfá, do blog http://mariabonfa.blogspot.com/ pelos selinhos que me ofereceram.
Vou pegá-los e pro-me-to que seguirei as regras.


Um beijo e uma boa semana para todos.



Luíza Vianna, poetisa (jogando pro alto o feminismo linguístico) que lembra muito Chacal, em seus poemas minúsculos de humor e crítica.


Foto: Pixdaus - "Secret
".

45 comments:

  1. Adorei a postagem e me policio pra não fazer morada entre um blog e outro,mas como disse é mt bom este convívio saudável!!!!!!!!!!!!!!Beijos no coração.

    ReplyDelete
  2. Olá Lau
    Bom que descansou bastante de tudo. Eu preciso fazer isso também pois sou completamente viciado em computador, não só no blog mas em todas as outras atividades das quais participo. Quem sabe um dia aguento ficar sem rsrsrs
    Uma linda semana para você
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Lau
    Fico feliz em te-la de volta por aqui.
    Eu que estou sem micro...mas por contigencias que não dependem só de mim. Quebrou e a assistencia tecnica é pessima.
    Não estranhe se eu for meio ausente.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Olá...Vim aqui fazer uma visita por outro blog que sigo e adorei o que encontrei...li a postagem sobre exageros na web... realmente é muito bom sair, dar uma corrida, conversa animada, encontro pessoas...mas aqui tb encontramos muitas coisas boas...enfim, nada como equilíbrio... Muito bom, te acompanharei...prazer... Beijos Roberta

    ReplyDelete
  5. Oi Lau!

    Eu tenho um primo que é assim, está sempre no pc a jogar e depois os temas de conversa são sempre jogos e mais jogos, ele não sabe conversar sobre outra ooisa qualquer. Ele vive em um mundo virtual e depois não sabe qual o seu lugar na realidade, enfim... tudo deve ser feito em equilibrio.

    Bjs e boa noite!

    ReplyDelete
  6. Oi Lau,
    é mesmo muito difícil ficar longe deste mundo tão agradável...Aqui dá pra conviver quase só com o lado bom das pessoas. Mas como dizes tão bem, é importante não perder o contato com a realidade e saber administrar o tempo.Nem só de internet podemos viver,he,he...

    Grande abraço

    ReplyDelete
  7. O mundo nético talvez represente a possibilidade de prolongarmos os sonhos. Sem dúvida, é importante a veiculação de artigos como este. Há muito que ser refletido sobre este tema. Fico feliz por sua volta.
    ABraços e boa semana

    ReplyDelete
  8. Oi Lau! Tive dias de descanso no carnaval, me ausentei um pouco da net.
    Tudo no seu texto é realidade, temos que nos policiar quanto ao tempo que ficamos na frente do PC.
    Obrigada pela partilha!
    Um grande abraço e uma feliz semana!!

    ReplyDelete
  9. Oooooi floor, também senti saudades de te leeeer!!! Q bo que voltou, renovada, radiante, bronzeada!!! Eu acho que preciso de uma reabilitacao tambem, isso soh acontece quando meu PC quebra.. outro dia eu estava vendo TV (acredita?) e minha mae perguntou, ué algum problema com o computador? Nao. Entao porque vc nao está la? Eu tipo façao parte do PC, tem gente q nem sabe como eu sou sem ele ahsuahsau, me sinto pelado qdo estou longe dele ahsuahsuash, nao isso foi exagero rsrs... MAS que bom q voltou!!! yupiiii! Bjooo!

    ReplyDelete
  10. Os tristes

    Em seus caramujos,
    os tristes sonham silêncios.
    Que ausência os habita?

    Acompanho a Helena Kolody, no quesito tristeza, porém longe de diagnosticar alguma coisa, posso dizer que a tribuna faz falta. Esse é um fato.
    A cada dia somos mais e contamos com menos, não?
    Bisous.

    ReplyDelete
  11. Por cauas do teu "segredo" lembrou-me de um fado que gosto muito mas só sei um bocadinho assim:

    "O segredo que eu te dei
    Já anda de mão, em mão
    Não há ninguém que não saiba
    Que te dei meu coração

    Todos falam já de nós,
    Deste amor que eu te dei
    Não devias ter falado
    Porque amor, eu não falei

    Dizem isto e aquilo
    Falam de mim e de ti
    Só por não guardares segredo
    Desde o dia em que te vi..."

    Porque segredo é para guardar, prometo que guardo...mas não no blog rsrsrs.
    Gostei que tivesses tido saudades, eu também senti, mas feliz por ti. É bom sair, desanuviar, falar, brincar, palrar,fazer coisas que em trabalho não podemos... e mais não digo.
    BJO
    Áurea

    ReplyDelete
  12. Olá Lau! Espero que tenha tido ótimas férias. Aliás, o Carnaval tem tudo a ver com o seu título. Afinal, não é segredo o ótimo desfile que fez a campeã Unidos da Tijuca, não é? hehe. Bjs!

    ReplyDelete
  13. Olá Lau
    Obrigada pela visita ao meu cantinho e pelas palavras amáveis.
    faz parte da vida :)

    beijinhos e vou passando aqui no seu cantinho :)

    ReplyDelete
  14. Lau senadora amiga que bom que estás de volta.

    esse tal computador
    tira gente do trilho
    por isso tanto pai
    muito pouco filho

    ReplyDelete
  15. Isso é realmente um belo post sobre o vício da Internet. Sim. A maioria das pessoas são como nós, na maior parte do sol, a ele, que está a frente do computador em casa depois de 9 horas de computador no trabalho.

    Obrigado por terem vindo para a Índia Chennai através do nosso blog. Espero que você vai visitar-nos mais e couse teremos mais a oferecer em breve no nosso Blog. Graças a transalate Google para me ajudar com o meu Português.

    Hugs from Chennai, na Índia para o Brasil

    ReplyDelete
  16. Lau, obrigada pelo comentário lá no Filha do Céu, para mim é sempre uma alegria renovada.
    Volte sempre que puder viu?

    ReplyDelete
  17. Olá Zilda, quem adorou o selinho fui eu. Esse assunto "web" dá samba.[rs] Quando você diz "entre um blog e outro" é por que você tem dois???? Caraca, como você consegue administrar os dois? Benza Deus!!![rs]]

    Um beijo e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  18. Oi Wanderley e você fez como o Euclides ( o da Cunha)[rs]? Ficou em casa só descansando? Isso é muito bom.Puro ócio, né?

    Quanto ao computador, dê mesmo um tempo. Abra o olho. Mas é complicado porque tudo hoje passa pela web, não é Wanderley?

    Um beijo e valeu,amigo. Adorei o "linda semana".[rs]

    ReplyDelete
  19. Oi Angela, obrigada. Fiquei também feliz de estar de volta ao convívio de vocês.Espero que você resolva seus problemas técnicos rapidinho.
    Não suma não.[rs]

    Beijosss

    ReplyDelete
  20. Olá "Uber Expresso", uma "über" surpresa receber você aqui.Obrigada e seja bem-vinda.
    Irei retribuir sua gentileza.

    Um beijo

    ReplyDelete
  21. Olá Fátima talentosa! Que desenhos lindos, Fátima, que você faz...Adorei!!!!
    Fale com seu primo que isto é sério. Ajude-o a sair dessa dependência.Você tem razão, vira um ser "virtual", sem assunto. E se não abrir o olho... sei não.[rs]

    Um beijinho e obrigada

    ReplyDelete
  22. OLá Ivete, seja bem-vinda. Realmente é super agradável. Mas discordo de você, desculpe, quanto ao lado bom das pessoas. Puro engano. Há pessoas que justamente aqui é que demonstram o lado psicótico, mal e sem princípios. Ainda bem que aqui no blogspot/Renascendo só convivo com pessoas maravilhosas. Registro isso com muito prazer.
    Mas já tive problemas de "bullying" no mundo virtual. Não aqui no blogspot. Mas em outra comunidade. Aqui só apareceu um tarado(a) frustrado(a) mas que está de quarentena. Se ele(a) aparecer, tadinho, terá um triste fim.[rs]

    Beijosss e obrigada pelos seu comentário

    ReplyDelete
  23. Olá Mai, saudade de você e seus, sempre oportunos, comentários.
    Verdade o mundo nético nos faz sonhar e ter pesadelos, acredite.[rs] Vou tirar um tempo para passar algumas horas no seu blog para ler seus belos poemas/crônicas/prosas.

    Um beijo e uma boa semana.

    ReplyDelete
  24. Oi Dora, que bom, então, deu uma pausa para a cabeça e o corpo. Faz um bem, não é Dora?
    Equilíbrio é a palavra da vez, concordo.

    Um beijo e obrigada por sua presença.

    ReplyDelete
  25. Oiiiii Rê querido, obrigada pela flooor![rs] Como você sabe que voltei bronzeada??? Acertou. Ganhou um chocolate.[rs]
    Rê, se você acha que precisa de ajuda, abra o olho. Mas sinto que você é um menino ponderado, estuda, trabalha... Então deve saber administrar esse "gostoso vício".
    Unhuhuhuhu, voltei ao convívio de vocês e estou muito feliz.

    Beijinhossss

    ReplyDelete
  26. Olá, amigo Djabal, lindo "os tristes". Mas a tristeza não é linda. É muuuito feia. Odeio ficar triste. Quem gosta, não é? [rs]

    Olha... que sabedoria!!!Você disse tudo."A cada dia somos mais e contamos com menos".Às favas esses menos,{rs], não é Djabal? Estou rebelde hoje.

    Um beijo, meu amigo,e obrigada pela sua sempre bem-vinda presença .

    Bisous ( a minha nora vai gostar de ler sua despedida.[rs]

    ReplyDelete
  27. Olá minha querida Áurea, tudo bem? Que lindo esse fado!!!! Lembrei de minha saudosa e querida mãe, que amava fados.Quando estive em Lisboa, tive oportunidade de ouvir alguns num show que assisti no hotel em que fiquei.Sâo muito bonitos.
    Áurea, segredo é como amigo. Deve ser guardado no lado esquerdo do peito.[rs]Você já está no meu lado esquerdo.[rs]

    Um beijinho e obrigada

    ReplyDelete
  28. Olá "Nuvem", seja bem vinda!Fiquei com tanta peninha quando li seu post... Já passsei por isso. Lidar com perdas é uma barra. Mas sei que você já está bem.Continue...

    Outro beijinho e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  29. Minha Querida
    Como eu te compreendo!! Sou novata neste mundo virtual mas notei que começava a estar um pouco dependente de computador... As minhas caminhadas ao fim da manhã pararam e outras coisas mais... Então, a tempo, programei o meu dia, onde o computador tem X tempo, espaçei mais as minhas postagens e estou a tirar benefícios.
    Tudo com conta e medida...não é o que se quer??
    Beijocas
    Graça

    ReplyDelete
  30. Risos...Tricolor, só você pra me fazer rir a essa hora. Ontem tive um dia complicaaado, agitado, irritado... Quer dizer que enquanto alguém fica no computador, o outro alguém apronta.[rs]
    Hummmm....agora "tô entendendo" uma coisa...[rs]
    Olha os dois doidinhos aí geeente.[rs]Ah...vamos reunir a bancada, hein? Acho que vou trocar de partido. Decidi ontem. E dessa vez será definitivo.[rs]Não haverá conchavo político que me remova essa ideia. Não gosto de " manhas".[rsrsrsrsrs].

    Um beijo, meu amigo.

    ReplyDelete
  31. Olá Sunshine & Baba, obrigada por estar aqui. Me impressiono com a sua capacidade de comunicação. Não só me impressiono como gosto muito disso. Estamos vivendo o ano da comunicação.E quem não se comunicar vai ficar de lado, à margem do mundo.
    Seu esforço e sua boa vontade em promover essa interação me sensibilizam muito. Amei seu post sobre a cultura do seu país, a escolha do cônjuge... Muuito legal!!!
    Voltarei para outras visitas, O.K.?
    A big hug from Rio de Janeiro.

    ReplyDelete
  32. Olá Dora, que legal você aqui outra vez. Essa dinâmica é super saudável, não é Dora? Eu amei o novo visual do seu blog e quando gosto, "grito" aos quatro ventos.Ficou lindo mesmo.Parabéns! Voltarei sempre que puder.É um prazer.

    Um beijo

    ReplyDelete
  33. Olá Graça, tudo bem? É assim mesmo que começa a dependência. Começamos a substituir as nossas atividades do mundo real por horas na "web". Não está certo.Eu não deixo de me exercitar de jeito e maneira. Faço academia, Pilates, nado e ainda faço minhas caminhadas bem cedo. Por forças das circunstâncias , muitas vezes, já tenho que ficar à frente de um computador e ainda tendo que alimentar um blog, acabo extrapolando em horas na web. Isto não faz bem. Sem contar a pressão da família, que morre de ciúme do meu blog.Só me querem pra eles...[rs]

    Também espacei minhas postagens. Muitas vezes há assuntos que surgem de repente, situações que vejo no cotidiano e penso logo em compartilhar com os amigos, mas o tempo não permite, infelizmente.

    Estou me atualizando nas visitas aos blogs.Irei ao seu ainda hoje.

    Um beijinho e obrigada.

    ReplyDelete
  34. Olá Lau!Agradeço sua visita em meu pequeno espaço.Tenha um bom retorno.Eu consigo me policiar bem e ficar só o tempo necessário.Um beijo da Gauchinha.

    ReplyDelete
  35. Olá gauchinha Denise, que isso...eu que agradeço suas visitas e seus comentários. Que bom que você tem esse controle.Continue mantendo.
    Um beijo e volte sempre que puder.

    ReplyDelete
  36. Olá Lau,A sua presença lá no meu blog, da-me uma força imensa, para eu continuar nesta luta desigual, contra as injustiças,e toda esta hipocrisia. O meu grito torna se mais forte, com a sua força, quem sabe se algum dia alguém me ouvirá.
    É muito bom recebe-la com essa boa disposição
    o povo unido jamais será vencido.rrs

    Tanta tanta hora perdida
    tanto tempo de espera
    penso que há mais vida
    para além da blogosfera

    um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  37. olá Lau

    foi bom o seu descanso faz bem

    eu tanbem preciso descansar

    obrigado pelo seu carinho

    voce deixou essencia

    abraços fraternos !!

    felizes dias doces noites!!

    ReplyDelete
  38. Olá!!!
    Muito prazer querida. Passei pra retribuir a visita e gostei muito também, já virei freguês. Grato pleo carinho, essas reflexões são importante... sabe que tenho pensado muito nisso? Passo muito tempo na frente do computer, trabalho com ele...
    De vez em quando também faço umas pausas em viagens etc. Mas é realmente preciso encontrar uma medida de equilíbrio. Esse negócio vicia mesmo. Ainda mais os tais joguinhos do facbook. afff.

    grande bjo, será sempre bem vinda no meu espaço!

    ReplyDelete
  39. A tendência é ao chamado vício (à compulsão), não importa a que: se cortar uma coisa, você "elege" outra, então...
    Fico tempos sem vir aqui (e/ou ali), mas sempre que venho, gosto. Continue nos brindando com os seus textos.
    Beijos, Lau!

    ReplyDelete
  40. Olá José querido, que agradecer que nada... Eu que agradeço a sua amizade, seu carinho e esse seu jeito rebelde de ser. Adoro isso, essa agitação. E conte comigo quanto à hipocrisia, tenho ojeriza, me dá até dor no estômago quando vejo ...ou sinto[rs]

    Beijinhos pra você, para a sua namorada e para a netinha.

    ReplyDelete
  41. Olá Braulio, obrigada você pelo carinho.

    Um beijo

    ReplyDelete
  42. Olá Marcelo, nem te conto...o Tribunal de Contas parou ontem quando li suas previsões.[rsrs]
    Perfeitas!!! Caíram como luvas....e nas mãos de muitos. Parabéns!!! Bendita a hora que fui de metrô ontem para o centro.[rs]
    Fiquei muito honrada em você estar aqui. Sem contar a instantaneidade. Isso é que move o mundo, não é? Quem vai ficar freguesa sou eu.[rs]

    Um beijo e obrigada .

    ReplyDelete
  43. Oi Ana querida, estou aqui lendo atentamente o que você escreveu. Vindos de você sigo piamente os conselhos.[rs]Verdade pura, corremos para outro mecanismo de defesa, né?[rs]
    Estive te visitando, li, adorei, mas não comentei. Sombras à minha volta me impediram.[rs]

    Um beijo e depois irei lá.
    25 de fevereiro de 2010 09:08

    ReplyDelete
  44. Esse mundinho nosso é louco,,,é de sonhos, mas é muito gostoso pra gente...pra alma....beijos de otima quinta feira pra ti.

    ReplyDelete
  45. Olá poeta amigo, concordo integralmente com suas palavras.
    Um beijo e obrigada pelos votos. O mesmo pra ti.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)