Thursday, October 7, 2010

Sobre a Saudade...


"A saudade é uma covardia".

(Mário Vargas Llosa)
Excerto


A todos que deixam saudade...
Um beijo e um lindo final de semana.

Lau





F
onte:"A Guerra do Fim do Mundo", de Mário Vargas Llosa, pág.160
.

Jorge Mario Pedro VargasLlosa nasceu em Arequipa (Peru), em 1936, e passou a infância na Bolívia. De volta ao Peru, estuda direito e letras.Em 1981, publica A Guerra do Fim do Mundo, no qual narra a história da Guerra de Canudos. Volta ao Peru em 1983; sete anos depois concorre às eleições presidenciais (chegando ao segundo turno). Em seguida, muda-se para Londres, onde vive atualmente.E hoje o escritor peruano é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2010,conforme anunciou a Academia Sueca em sua sede, em Estocolmo. Como prêmio, vai receber 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão). Para mais informações é só clicar aqui.
Imagem : liquidnight - Tumblr





E.T.

E falando em literatura,quero agradecer ao amigo blogueiro e escritor Arlindo Fernandez, do blog http://blogdadomestica.blogspot.com/ , o carinho e a gentileza ao me enviar seu livro "O Homem da Lua, Contos ilustrados". Estou amando os contos e recomendo o livro. Mais informações sobre a obra e o escritor é só teclar nessa página. Vale conferir.


Um abração, Arlindo, muito obrigada.


Lau



40 comments:

  1. A saudade tem tantas faces...! A cobardia é apenas uma delas mas, quanto a mim, nem é a mais significativa.
    Sempre em cima do acontecimento, Lau!

    beijo :)

    ReplyDelete
  2. Acho saudade uma sacanagem. Ninguém deveria sentir.
    Recebi os endereços. Obrigado
    Bjux

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. A saudade é um sentimento estéril - na memória inventamos o futuro.

    São tortuosos os meandros do Nobel; outorgando-o a Llosa, se deu cumprimento à cota sul americana do prémio com bom juízo - falta cumprir-se a consagração da literatura brasileira (e tarda sem boa razão)...

    ReplyDelete
  5. Cara Lau,
    mais um Nobel para um autor sul-americano.
    ainda bem!
    abs

    ReplyDelete
  6. Oi Lau,
    Tão bom te ver lá em casa (Aleatoriamente).
    A saudade...É como uma pintura de Van Gogh.
    Sentida na alma.

    Beijo linda.
    Fernanda.

    ReplyDelete
  7. Só sei que a saudade dói e como dói...

    Fim de semana de muitas bençãos amiga.

    beijooo.

    ReplyDelete
  8. Só se sente saudade do que foi bom...
    Querida Lau, um grande abraço!
    Bom fim de semana!

    ReplyDelete
  9. Saudade é um sentimento que maltrata muito,,,beijos de bom final de semana prolongado...

    ReplyDelete
  10. Li a guerra do fim do mundo há bastante tempo, tenho poucas lembranças, o teu recuerdo vai me fazer voltar ao texto. O LLosa se junta a constelação de nobelistas latinos, como Garcia Marquez, Neruda, Octavio Paz, Gabriela Mistral.


    beijo

    ReplyDelete
  11. "Ter
    asas
    é não ter
    cérebro

    ter
    cérebro
    é nao ter
    asas."

    A minha imaginação leu primeiro a covardia; viu depois a imagem da menina; e ela fez a ligação de que é uma covardia ter sempre à disposição borboletas ou estrelas, porque somente com altura desmesurada das pernas de pau que issoé possível.
    Tanto a flor que voa, quanto o pó de estrelas apenas se submetem ao nosso capricho com alguma covardia. E depois dessa ronda de pensamento, a poesia da Orides Fontela, se iluminou como um estalo.
    E assim fiquei, bestando.
    A combinação de pensamento e imagem ficou excelente. Meus parabéns. Beijos.

    ReplyDelete
  12. Será? Não concordo com escritor! A saudade dói, sem dúvida mas...é através dela que...os ausentes continuam presentes! É a chuva bendita que faz nascer novas flores...é a poesia em rima de tantos fados que cantamos...
    Saudades,saudades
    Que a alma contém!
    Lágrimas piedosas
    Aos nossos olhos vêm,
    Quando recordamos
    As mãos carinhosas
    De uma querida Mãe!

    Um beijo amigo
    Graça

    ReplyDelete
  13. Lau,
    Obrigada querida, você é um amor.
    Minha admiração.

    Beijo.
    Fernanda.

    ReplyDelete
  14. Olá amigo AC, concordo com você. Como tem... Você sabe que um amiga me disse que não daria o prêmio ao Llosa por essa frase? Ela não gostou nadinha dessa afirmativa.Mas de uma certa forma é covardia mesmo o que a saudade faz com a gente. :(

    AC, cheguei atrasada, soube da premiação bem tarde da noite, mas só consegui postar no final da tarde. Obrigada pela força.
    Beijo :)

    ReplyDelete
  15. Querida amiga Lau!
    Se me permitir vou dar a minha opinião sobre a saudade,eu só sinto saudade de coisas ou pessoas que eu gosto muito, pessoas que já partiram, doutras de quem eu estou ausente,só sinto mesmo saudade de coisas boas, das ruins nem me quero lembrar.Olho para exemplificar melhor, às vezes sinto saudade de falar consigo. se isso é cobardia, então não sei ainda o significado da palavra saudade.
    Não fique aborrecida comigo, por eu discordar,

    Um bom fim de semana,
    beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  16. E põe sacanagem nisso, Wanderley. Sacanagem dupla: de quem a deixa e quem a sente. Nossa, que confusão que fiz. Mas você entendeu , né?
    Deixei os endereços no seu blog, pensei que você não tivesse visto.:)

    Beijosss

    ReplyDelete
  17. Olá C Jorge F, como vai? Vocês,homens,são tão práticos. Mas você não deixa de ter razão, se pensar bem é infrutífero sentir saudade. Ou seria etéreo? Não. Não é nada sublime sentir saudade. Quanto à premiação, concordo com você. Mas ressalto que a A Guerra do Fim do Mundo"(que fala sobre a Guerra de Canudos,suas causas, como a situação social do sertão nordestino, os combates, a luta pelo trabalho no campo etc ) bem que poderia ter sido escrita por um brasileiro, concorda? Os escritores brasileiros nos devem essa. :)

    Um abração e muito obrigada pelo diálogo.

    ReplyDelete
  18. Olá caro Doutel, também fiquei contente com a premiação. Se foi uma indicação política ou não,ficaremos sem saber. Mas achei merecedor,sem dúvida.
    Um abração e o obrigada de sempre.

    ReplyDelete
  19. Oi Fernanda, verdade. Como se sente, né Fernanda? Ainda mais a alma feminina.:)
    Fui e adorei, voltarei mais vezes, lógico. Beijosss e obrigada pela generosidade.:)

    ReplyDelete
  20. Olá Pelos Caminhos da Vida, eu sei que machuca. E como... Sinto todos os dias dos meus pais e da minha filha,minha netinha e genro,que estão longe de mim. :(
    Obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  21. Oi Dora, tudo bem? Preciso te visitar, ando em falta com tanta gente...Irei mais tarde.
    Dora, assino embaixo do que você diz. Saudade só de quem nos faz bem, do que foi bom. De gente má, chata, temperamental, desconfiada, interesseira e por aí vai... queremos mais é distância, né Dora? :):)

    Um beijo e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  22. Oi poeta amigo, maltrata sim. Muito. Ninguém gosta de sentí-la, né poeta? Mais tarde vou ler seus lindos poemas.

    Um beijo e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  23. Que bom então Assis,meu recuerdo te deu saudade, viu? :) Você sabe que hoje, ao passar por uma livraria aqui no Rio e por um sebo,
    ( 2, 3 vezes por semana passo por esses locais) o rapaz que sempre me atende disse que as pessoas hoje correram atrás dos livros de Llosa. Tanto que a livraria organizou os livros de uma maneira super acessivel.Já era de se esperar. Você falou em Gabriela Mistral e lembrei de um poema dela que eu a-do-ro. Chama-se "Apegado a Mim". É lindo. Mas o seus também são. :)

    Beijo e obrigada pelo comentário e visita sempre bem-vindos.

    ReplyDelete
  24. Djabal estou perdida. Ainda continuo com minha asa avariada. :) Brincadeira, estou bem melhor. Mas sabe que prefiro ter asas. Cérebro me lembra racionalidade. :)

    Djabal, você tem uma imaginação linda. Poetisou Llosa e a minha ilustração. Parabéns!!!
    A ilustração que você gostou é do outro blog que tenho. Mas esse é segredo. É no Tumblr. Mas é só para os meus conteúdos infantis e pra treinar meu inglês, por isso não o divulgo. :):)
    Não vá ficar curioso, viu? Ninguém vai descobrir. :):)Está lançado o desafio.

    Obrigada pela força de sempre. Um beijo e um bom fim de semana.

    ReplyDelete
  25. Olá Graça querida, como vai? Eu compreendo você, sei o que é isso. No início , quando perdemos as pessoas a quem amamos, vem aquela dor insuportável, não é Graça ? Depois, com o tempo ( e haja tempo), vem aquela saudade que machuca mas, ao mesmo tempo, nos traz boas recordações. Por isso há quem diga que se vive de saudade. Esse excerto me chamou atenção e como queria registrar no meu blog a premiação de Llosa, o escolhi. Opiniões são sempre bem-vindas e acrescentam tanto. Eu adoro essa interação aqui. Você também me deixa versinhos tão fofos...e aí é que eu fico boba mesmo.:)
    Nem me fale de recordações de mãe. Essa semana andei chorona.Senti saudade da minha mãe, de meu pai. Aqui no Rio tem ventado muito e todas as vezes que surgem esssas ventanias, morro de peninha do meus pais. Me dá uma saudade. Muita. :( Não sei como explicar isso. Nem Freud saberia...

    Um beijo, amiga, e obrigada pelo carinho de sempre.

    ReplyDelete
  26. Oi Fernanda, de nada. Que bom que você gostou.
    Um beijo com carinho.

    ReplyDelete
  27. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, Paulinho!! :)
    Economizando palavras, né? Viu a FSP hoje?
    Beijos, amigo querido e bagunceiro.

    ReplyDelete
  28. Olá amigo José,obrigada. Eu também sinto saudade de você. Ai de você que não venha aqui. :) Brincadeirinha, vivemos numa correria, eu sei. Se pudesse não deixaria de visitar nenhuma das carinhas que estão lá em cima na lista de seguidores.

    José, pode discordar. Fique à vontade. Sou como você, separo a minha saudade para as pessoas e coisas boas.Pessoas ruins,mal agradecidas, o caminho é a tecla "del". :)

    Um beijinho e obrigada. Vou te visitar mais tarde.

    ReplyDelete
  29. Lau, Você sabe que é um enorme prazer para mim falar consigo, a suas respostas aos meus comentários então é uma maravilha, você escreve tão bem ,e é sempre tão gentil comigo,e os seus comentários no meu bolg,esses dão--me uma força enorme para mim continuar neste caminho, mas não era essa saudade que eu me referia,eu como sou tão bem tratado aqui,queria vir aqui mais vezes se pudesse. Você responde aqui, e vai ao meu blog regularmente.

    Eu vejo as pessoas aqui,na Internet que saudade, é o mesmo que dizer nunca mais apareceste por
    aqui.
    Eu mesmo para aqueles que tenho alguma razão nunca me queixo, as pessoas vêm quando pode,
    quem dá aquilo que tem a mais não é obrigado.

    beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  30. Oi José, eu entendi o que você falou. Sei que a saudade não é em razão à falta de visitas. Que isso...Eu vivo em falta com as pessoas, não tenho tido tempo como gostaria. Não me refiro às pessoas daqui. De jeito algum. Quando me referi a deletar , me referi ao mundo real. Nada de virtual. O virtual é prazeroso é gostoso de se curtir. Aqui todos são amigos e muito gentis. Mas a vida no mundo real é cruel,muitas vezes traiçoeira. Tanta maldade, tantas notícias ruins, assaltos etc... O mundo real é que machuca, não é? Acontece que em razão do tempo (pouco) misturamos os assuntos. Não tenho nada contra ninguém daqui. Filosofei sobre a saudade das coisas ruins. Foi somente isso. Ainda bem que entrei aqui e pude ler seu comentário.
    Já estou saindo, daqui a pouco pegarei um cineminha.

    Um beijinho e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  31. Paulinho,visite o blog da Zilda Santiago http://zildasantiago.blogspot.com/ . Você vai adorar. Leia o que o Professor de Filosofia da UFES, Maurico Abdalla, escreveu. Show de bola. Aproveite e leia o manifesto. Mais show ainda.

    Beijossss

    ReplyDelete
  32. Olá, bom final de semana Lau
    Então sou uma covarde assumida. Risos...
    Mario Vargas, um reconhecimento merecido, também para os latinos, de cuja língua española, solamente nossotros brasileños no hacemos parte.
    AVENTURAS DE UMA MENINA MÁ. Li, e depois tive a oportunidade de me hospedar e circular pelos lugares que o escritor descreve nesse Romance. UM EXCELENTE ROMANCE que fala desde lembranças de infância nesse bairro de Lima onde o autor nasceu até o momento onde já passados todos esses anos personagens como ele nascidos ali, circulam o mundo entre o concomitante horror das milícias atuam.
    Até breve.
    Beijos

    ReplyDelete
  33. Olá Lau! Bela reflexão! Que ótimo saber do novo cargo no Comitê Organizador da Copa! Ele merece! Competência e esforço sempre são recompensadas!

    Bjs!

    ReplyDelete
  34. Oi Sally, tudo bem? Idem , idem...Sally. Põe covardia nisso. Sally, também gostei da premiação e do livro Travessuras de Uma Menina Má.Li há uns 3 anos. Só não tive o prazer de circular por onde você andou. Que delícia deve ter sido.
    Adorei sua visita. Obrigada pelo comentário enriquecedor.
    Besosss :)

    ReplyDelete
  35. Oi Ralph, tudo bem? Legal, né Ralph? Melhor ainda porque pinta mais trabalho. :)
    Ouvi você na Tupi, adorei!!Parabéns!!
    Beijoss e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  36. Oi Lau,eu daria o prêmio só pela frase;achei fantástica!Além de ser uma covardia é uma ausência muito presente....Grande beijo no coração;obrigada pela visita e pela recomendação.

    ReplyDelete
  37. Bom dia Zilda, e também seria bem merecido. Também gostei da frase, D+ não é?
    Quem agradece a oportunidade de poder ler tanta verdade nos textos que você publicou sou eu. :) A recomendação procede...:)
    Obrigada pela visita.
    Um beijo e vamos que vamos...:)

    ReplyDelete
  38. A saudade é uma covardia! Muito bem dito, muito bem lembrado.

    Um punhal, em corte afiado... e as lembranças, no contraste com a saudade, a sufocá-las... a ampará-las e a nos confortar.





    [sabe o bom daqui?! também! esses votos de 'bom fim de semana', às vezes sinto falta deles, pelos motivos que você já conhece]

    Um abraço, Lau.

    ReplyDelete
  39. Oi Epee, concordo integralmente com tudo que você diz em relação à "covardia". Uma "covarde" que nos ataca sem avisar e fica grudada de um jeito...
    E o caminho é o que você diz, sem dúvida. Fazer o que?Fazer manobras radicais pra tocar o barco.Vida que segue, não é Epee?

    Fico feliz que você tenha levado meus votos de boa semana. Acredite que eles são do bem e vêm do coração.

    Todas as vezes que deixo o meu "olhar" no seu blog, eles também ficam lá, viu? :)
    Um beijo, valeu mesmo.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)