Wednesday, October 20, 2010

Rosto, mas poderia ser Alquimia ...



Sobre a poeira dos abraços
Construo meu rosto
Entre a mão e o que ela fere
O pueril sopra seu fogo
Oficina impiedosa
Esta Alquimia é real.

14/12/52

(Ferreira Gullar)




E.T. No livro, o poema só aparece com a data de 14/12/52, como título. Portanto, o título da postagem quem deu fui eu, que me apossei do poema. :)


Queridos amigos,

como não sou poeta/poetisa( estou providenciando minha matrícula numa oficina de poesia), ofereço esse poema do Livro A Luta Corporal, o primeiro livro do poeta Gullar, a todos os poetas amigos do blogspot.

Ofereço também a Quintana, Drummond, Gullar,Vinicius, Milton,Bethânia, Manoel de Barros, Patativa,Cazuza, Gregório, Leminski, Bilac, Bandeira, Murilo, Cora Coralina, Adelia, Clarice, Cecília, Elisa Lucinda, Affonso Romano, Guimarães, Pessoa, Camões, Sofia de Mello, Florbela,Neruda,Laforgue, Dickson, Borges, e a tantos outros que os amigos lembrarem , assim como os poetas/poetisas daqui que, com sua arte e seu talento, me fazem refletir, sonhar e até ver a realidade de uma forma menos cruel.



Um beijo pelo " Dia do Poeta".

Com carinho:

Lau


Imagem: face and leaf

José Ribamar Ferreira Gullar - São Luís (10 de setembro de 1930)- É um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos . Com dezenas de livros publicados, o poeta maranhense é conhecido pela crítica e pelo leitor, em geral, por seu tom, que mistura o lírico e o social, sempre trazendo denúncias contra os governantes, separando muito bem quais são os dominantes e quais são os dominados. É dono de uma alentada obra, que vai de poemas a ensaios, passando por peças teatrais, prosa experimental, roteiros para telenovelas, traduções e crônicas.

43 comments:

  1. Belissimo poema minha amiga,,,um grande beijo de bom dia pra ti.

    ReplyDelete
  2. Curioso este Dia do Poeta, comemorado no Brasil.
    Talvez o reconhecimento da importância da poesia na vida.
    (Fiz modificações no final do meu último post. Se quiser espreitar...)

    beijo :)

    ReplyDelete
  3. eu não sabia, ou não me lembrava, desse dia do poeta, rs,rs obrigado pela lembrança sempre terna,

    beijo

    ReplyDelete
  4. Aaaaaah hj é dia do poeta? O.O claro que vc é!!!! para mim poesia é beleza e as coisas que escreve me encantam!!! ^^ parabéns então! :P rs bjuuU!

    ReplyDelete
  5. Poema sempre é uma ótima leitura.
    Deixo aqui um grande abraço.

    ReplyDelete
  6. Olá amiga
    Parabéns a todos os poetas.
    Aquela sujeira é uma festa numa cidade próxima de Aracaju. Vou fazer um post especial sobre.
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Olá amiga Lau!

    Hoje e neste dia,parabéns aos poetas, e à poesia, Aqui em Portugal é no mês de Março, quando começa a primavera, aí começou agora a primavera.

    Um beijinho Grande,
    José.

    ReplyDelete
  8. Querida Lau, voce sempre surpreende!
    Lindo , tocante,
    bjs
    Lulu & Sol

    ReplyDelete
  9. E Cora, não aprecia as obras dela? Desculpe a invasão, mas fico observando você e gosto muito de tudo que você escreve.Todas as vezes que estou voando leio você. Continue com esse astral, com esse jeito de moleca.Sem querer ofender.
    Por circunstâncias alheias à minha vontade: um anônimo.

    ReplyDelete
  10. Cara Lau,
    grato por ter trazido aqui um belo poema neste Dia do Poeta.
    abs

    ReplyDelete
  11. Eu deixo um beijo pela inspiração de 'poeta', essa que não te falta nunca.

    ReplyDelete
  12. Nada, nem ninguém nos impede de que *nos apossemos* do poema e de que lhe demos o título que bem quisermos. As tuas escolhas são ótimas, Lau. Quem sabe do amor, sabe fazer. És poeta, poetisa. Parabéns! E entre nós, pressinto, alquimia de alma.
    Pra ti:


    Imenso amor o meu, de tal jaez

    Que minha alma, liberta da couraça

    Do egoísmo, da mágoa, da aridez,

    Vive no espaço que esse amor lhe traça.



    Dia após dia, mês depois de mês,

    Sigo teus passos, preso à tua graça.

    És a resposta a todos os porquês

    E a afirmação de que nem tudo passa.



    Quando disseste “vem comigo”, eu vim

    Pois eras a esperança, eras meu sonho

    Mais divino, mais puro, mais pudico.



    Como a lei natural impõe um fim,

    Morra eu, que de matéria me componho,

    Mas nunca morra o amor que te dedico.

    Renata Cordeiro


    Beijinhos e te sigo. Fico contigo aqui, se puderes, fica comigo lá onde foste.
    Adorei a surpresa,
    Renata

    ReplyDelete
  13. ...Entre a mão e o que ela fere...
    O poeta me intrigou com esta frase. Fiquei 'bestando' um tempão depois de ler, para ouvir e depoir construir a imagem que me apareceu.
    O rosto como uma véspera ao toque. A mão se alimenta da poeira dos abraços, e forma um rosto antes que ele seja ferido. E parece que ele sempre o será. Ferido pela alquimia real, patrona da impiedade, e que será desfigurado.
    Como o nosso em determinaos e muitos momentos.
    Triste, melancólico e sublime a imagem formada. Só podia ser mesmo do Gullar.
    Que bela escolha, menina. Beijos com parabéns.

    ReplyDelete
  14. Um imenso beijo de bom dia pra ti querida,,,muito carinho e amizade sempre.

    ReplyDelete
  15. Bom dia minha senadora amiga leonina das mais belas. Nesse dia do poeta sinto-me como o menor dos pequeninos. Aquele grão de areia visto apenas pelo criador e pisado por tantos. Sinto-me como o eterno aprendiz que ainda marca passo nessa escala. Mas que sobrevive pelas migalhas dessas lindas amizades como a sua. Porque ousam diante de tantos nomes lerem as palavras simples que esse ancião quase centenário ousa postar.

    mas leonino feliz
    esse eterno aprendiz
    plana em utopias modestas
    e como menino através da fresta

    olha no picadeiro
    e ve um mundo inteiro
    de gigantes lidos idolatrados
    serem também por mim ovacionados

    pois que poetas somos todos
    que vivemos em harmonia e paz
    na verdade cada um de nós é capaz
    de trazer dentro de si um poeta de luz

    diante dessa atmosfera conturbada
    trazemos mensagens as vezes rabiscadas
    dentro das nossas mentes mas que passam
    como uma estrela cadente riscando o céu.

    ReplyDelete
  16. Que bom que você gostou, poeta amigo. A heomenagem é pra você também.Qualquer dia desses vou cair no mundo do crime e assaltar seu blog e de outros poetas.Aguardem.:)

    Um beijo e obrigada

    ReplyDelete
  17. Olá amigo AC, aqui no Brasil comemoram-se várias datas. Acho super louvável a homenagem aos poetas, principalmente imaginando que as escolas pensem mais sobre poesia e possam passar para os alunos o tanto de poetas famosos que existem, além de incentivá-los a poetar, não é?
    Um beijo e obrigada por sua visita.:)

    ReplyDelete
  18. Eu lembrei do dia de vocês, viu poeta Assis? Sinta-se homenageado. Amo seus poemas. Muito.
    Beijo

    ReplyDelete
  19. Oiê, amiga:)))
    Não cometeste gafe alguma. Aliás, sabia que adoro pessoas amorosas e bem-humoradas? ESte é o tempero da vida.
    Estou contigo como posso, sempre. Não prometo vir sempre, e, se me permites, não vou explicar.
    Neste exato instante, estou numa lanhouse, de pernas para o ar:)))
    Beijinhos

    ReplyDelete
  20. Ai Rê, meu sweet amigo, queria tanto fazer poesia...Quer dizer, tenho muuuitas, mas tenho vergonha de mostrar.
    Rê, meu primeiro poema foi assim:
    "Ó vagalumezinho
    tu que és bonitinho
    acenda essa luzinha,
    que trazes no teu rabinho".
    Olha, parecia que tinha entrado na ABL, de tanta alegria do meu pai. Sabe como é filha única ...qualquer bobagem que faça passa a ser vista como um gênio. Eu era pequenininha.:)[rs]
    Rê, eu elogio tanto os poetas, não encontro um que me ensine.Por isso vou me matricular numa oficina de poesia.
    Beijo e depois vou ler aquela entrevista. :)

    ReplyDelete
  21. Oi Mariana, como vai? Quando passar as eleições vamos conversar mais, tá? Verdade, poesia faz bem à alma, ao coração. Sem contar que nos leva a sonhar. Eu, então,viajo nas poesias que leio.
    Outro abraço pra você e obrigada.

    ReplyDelete
  22. Olá Wanderley, que bom que você voltou, meu amigo. Eu sou muito curiosa, por isso deixei a pergunta no seu blog. Que bom, quero ler. Beijosss Ah...sentia falta de você aqui. :)

    ReplyDelete
  23. Oi amigo José,poeta querido, agora estou entendendo. A Primavera é uma estação poética mesmo. Daí,então,o Dia do Poeta... Tá explicado. Sinta-se homenageado,viu?
    Outro beijinho e obrigada por me visitar.

    ReplyDelete
  24. Lulu& Sol,adoro vocês.Quem sempre surpreende é o Mimo&Chic. ♥:)
    Muito bom ver vocês aqui. Obrigada.
    Beijosss

    ReplyDelete
  25. Olha só Anônimo (a),não gosto de falar com quem não conheço, mas sinto que conheço você. Alguma coisa me diz que conheço sim. Obrigada por me lembrar sobre Cora Coralina. Foi um esquecimento imperdoável. Estou aqui pedindo perdão à poetisa. Irei acrescentar seu nome à lista. Tenho vários livros dela, assim como existem outros poetas que aprecio, mas não haveria espaço pra tanta gente. Eu não sou moleca não. Só amo a vida e a vida me ama.
    Por favor, não venha mais aqui anonimamente. Fico super triste com isso. Obrigada.

    Lau

    ReplyDelete
  26. Olá Lau! Adorei sua postagem! O poema é lindo mesmo. Não fique com vergonha de mostrar as coisas que você pensa. O que poderá acontecer demais? É bom arriscar! Abraços! Beijos

    ReplyDelete
  27. Caro Doutel, sinta-se homenageado. Como disse no seu post, a poesia está também nas imagens que captamos e no olhar que direcionamos a essas imagens.Suas fotos são muuuuuito bonitas. :)
    Um grande abraço e obrigada,amigo,

    ReplyDelete
  28. Gullar, assim como esses poetas que você cita, sempre valem a pena, sempre nos enriquecem. Torcendo pra você terminar a oficina e poder ler seus poemas, Lau.

    Beijo.

    ReplyDelete
  29. Oi Angela, querida amiga. Obrigada. Sinta-se também homenageada.Angela, prometo que o próximo post será sobre o seu presente. Quero também dar um toque no tema.É que estou muuuuito atrapalhada esse mês. Mas sairá por esses dias.

    Beijos , Angela.

    ReplyDelete
  30. Amigos, desculpas a quem ainda não repliquei o respectivo e sempre lindo comentário. Estou trocando os nomes de tanto sono. Amanhã cedinho volto.Esse horário de verão é fo...rmidável. :):(
    Beijosss

    ReplyDelete
  31. EPEEEEE ??? Foi com maiúscula para mostrar minha alegria. :) Ah Epeee, volta. Fiquei arrasada de não poder mais lançar meus olhares para o seu blog. Volta, anda...:) Falar de inspiração comigo. Imagine...e a sua? Que maldade... :)

    Um beijo e volte sempre, tá?

    ReplyDelete
  32. Olá Renata, obrigada pelo lindo poema. Obrigada também pela visita. Gostei muito de você e do seu blog. Adorei o convite e já deixei registrado no blog do nosso amigo poeta minha alegria em ter te conhecido. :) Concordo com você quanto à "posse" dos poemas. Eu tenho me apossado ultimamente de muuuuitos poemas dessa blogosfera, onde reinam deuses da poesia. :) Mas sempre levantando a bandeira dos direitos autorais, sempre. Eu acredito nessa alquimia, de alma, sabia? Sinto quando uma pessoa vai comigo. Sou sensitiva. E quando não vai também,Dá pra se sentir, né Renata?
    Um beijinho e obrigada , tá? Já sou sua seguidora, você viu?

    ReplyDelete
  33. Oi amigo Djabal, adorei o "bestando". Eu também fiquei lendo o poema trocentas vezes. Aliás, ontem também fiquei lendo um poema por mais de 30 vezes. :) Gullar é um poeta "gatófilo". :) Você já leu o poema dele sobre gatinhos? Mas não é de gato que estamos falando,nê? So...quero registrar que concordo com você que muitas vezes nossos rostos ficam desfigurados com os absurdos que vemos e ouvimos por esse mundo afora.Como esse anônimo que caiu no meu blog. Fiquei super chateada, Djabal.Mas deixa pra lá. Estou fazendo um divã básico . [rs] Ah, meu Deus, como é bom ter amigos queridos!!
    Linda essa sua interpretação. Eu escolhi essa foto porque quis associar o abraço das folhas ao rosto , aliado à "poluição/poeira que se depositam nelas(folhas). Quis fazer poesia com a imagem também. :) Consegui?
    Um beijo, e obrigada pela força de sempre,meu amigo.

    ReplyDelete
  34. Oi poeta amigo, obrigada. Recebi os votos e foram devidamente absorvidos. Tive um dia òtimo, super produtivo. Um beijo, poeta querido.

    ReplyDelete
  35. Olá Poeta dos Pampas, Tricolor querido, nobre senador.E tome títulos!!! :):)
    Obrigada , amigo, pelo carinho. Mas não venha com essa de poeta ancião que lembro do Globo, quando estava querndo organizar uma festa para os seus 100 anos. Sujeira, você me enganou. [rs]
    Tricolor, amei seus versos.Obrigada. Mas o homenageado é você, Poeta dos Pampas. Adorei quando você escreve,"que vivemos em harmonia e paz". Aprecio tanto a paz, gosto de paz, Tricolor. Quem não gosta, né?

    Um beijo pra você e pra família. Adorei te ver aqui. Estava com saudade de você, viu? :)Não suma. :)

    ReplyDelete
  36. Lau Milesi disse...

    Olá Vanessa, seja bem-vinda. Sou tímida, por incrível que pareça. :)Eu já soltei minha veia poética algumas vezes[rs] mas, ultimamente, ando super atribulada e não tenho tido tempo pra nada.


    Um beijo e obrigada pelo incentivo, viu?

    ReplyDelete
  37. Olá Dade, que prazer te ver aqui. Concordo, esses poetas fazem a minha cabeça mesmo. Dade, obrigada por ler o post todo. ;)
    Mas, como já disse naquele seu post, a timidez impera quanto aos poemas. Eu estou quase pedindo aos poetas daqui que façam um mutirão e montem uma oficina virtual de poesia. Caso aceitem, deixe comigo que divulgo o projeto por essa blogosfera. :)

    Um beijo e valeu, amiga.

    ReplyDelete
  38. Oi Renata, pulei o outro seu comentário, sorry. Rê,já me redimi da minha gafe, de ter comentado o seu belo poema e não ter me tornado seguidora. Já sou, viu? Já sacramentei minhas impressões faciais. :)

    Beijossss

    ReplyDelete
  39. Um belissimo final de semana pra ti querida, cheio de carinho poesia e paz...beijos e beijos.

    obrigado sempre pelas suas palavras de carinho.

    ReplyDelete
  40. Meu querida amiga Lau, tenha um lindo final de semana. Bjs

    ReplyDelete
  41. Olá poeta amigo, obrigada. Não vejo a hora do sábado chegar.Mais tarde irei ler seu poema, ver o luar. :)

    Beijos e pra você um fim de semana bem legal também, tá?

    ReplyDelete
  42. Oi Phivos, tudo bem?
    Obrigada, pra você também , meu amigo.
    Beijos pra você e pra família.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)