Friday, February 5, 2010

"Não , não sei dizer não".



Tarde de quarta-feira. Sentadinha na antessala de um consultório onde reinava o sexo dito frágil, aguardava, tranquila, minha consulta.De repente, minha tranquilidade é interrompida pelo celular. Abro a bolsa, atendo. Ao guardar o incoveniente/útil aparelhinho, aproveito para dar um retoque no batom. Aqueeeele vício que algumas (ou muitas ) mulheres têm. Aliás, que atire o primeiro espelhinho/batom quem nunca cometeu esse pecado.

Quando estou quase concluindo o retoque, sou interrompida por um lindo e largo sorriso de uma outra senhora que estava à minha frente. Com a mão estendida na minha direção, pergunta alegremente se não poderia dar uma "pinceladinha" com o meu batom. E o pedido vinha argumentado. Como o calor estava insuportável, ela havia se refrescado com um suco que, provavelmente, levara seu colorido dos lábios.

Que saia justa, pensei. Justíssima, pensei em seguida.Na hora, me veio à cabeça que batom é como escova de dentes, é pessoal. Essa é a minha opinião. E quem disse que dei minha opinião? Bravamente "não" dei. "Não" me pronunciei. Fiquei paralisada sem saber o que fazer.

Como já disse anteriormente, toda essa argumentação me veio à cabeça. Apenas à cabeça. Porque à boca veio um cadeado que a trancou como um cofre. Acompanhada do cadeado surgiu uma onda de calor misturada a verdadeiras nevascas que me congelaram a garganta. Eu queria me livrar disso tudo e dizer apenas aquela palavra poderosíssima, que cria limites e que tem apenas três letrinhas- ou mais- quando pronunciada com maior vigor : "Nããããããão. Mas não consegui.

Para dar um amenizada na cena, tive um insight de pegar o celular, sair da sala em direção a um hall,como se estivesse algo muito importante a resolver. Enquanto isso ganharia tempo, pensei. Como seria a próxima cliente a ser chamada, me esconderia atrás do meu batom, dentro do consultório. E foi o que aconteceu. Assim que a enfermeira me convidou a entrar voei para dentro da sala numa volúpia, que cheguei a assustar a minha querida médica.

Que bobagem, muitos podem pensar. Mas sofri nesse momento. Sofri mais ainda quando lembrei das acusações que,constantemente, me são feitas:
"Você tem que aprender a dizer não"."Tudo você diz sim". E, pela primeira vez, tive que admitir que esse jogo de "não e sim" é muuuuuuito complicado pra mim.

Será que estou só nesse jogo?

Um beijo

Lau
 

"Bom fim de semana ensolarado para todos para todos os amigos que dão uma espiadinha aqui".

Fotos: editadas no Picasa e capturadas no Pixdaus/ Google.Um blog é sua própria tribuna virtual, onde você pode acordar toda manhã e, em forma de coluna, folheto informativo, ou apenas uma dissertação, contar ao mundo o que você pensa sobre qualquer assunto, enviar o arquivo para o seu próprio website e então esperar que o mundo o acesse. (Thomas L. Friedman)

40 comments:

  1. Oi! Aaah eu super divido esse problema com vc, tenho sérias dificuldades em dizer não, as vezes nem em dizer, mas em manter, sabe. Um não é mais forte q um tapa na cara, uma vez eu disse não, a pessoa até virou o rosto como se o tapa tivesse sido real. Adorei sua forma de contar a historinhaaa, rs, quero maaaais rsrs. Bjao e bom findeees tb!

    ReplyDelete
  2. Viver em sociedade exige de todos uma grande habilidade para se livrar de situações embaraçosas. No caso que você descreveu, talvez fosse indicado uma sessão de puericultura, ou higiene para suprir o desconhecimento da senhora com belo sorriso e pouca informação.
    Mas é muito difícil encaixar a polidez e a sinceridade. Uma parece que afasta a outra. Para ser sincera um "não" bem redondo e dito com um sorriso nos lábios seria suficiente. Para ser polida, o silêncio bastou; o batom que foi o causador, também foi o bastão salvador.
    Se ocorrer novamente episódios semelhantes, escreva a palavra no espelhinho e o exiba distraidamente, caso surja a pergunta, depois do mutismo. Quem sabe assim a polidez e a sinceridade estarão de mãos dadas? Beijos.

    ReplyDelete
  3. Grande Djabal. Mas Lau senadora e futura governadora pelo estado do ..... bem dissestes que vai decidir espero. E como vais decidir é porque não dissestes não ao convite viu como é dificil para você e para mim mais milhões de pessoas dizer o . Um abraço desse velho gaúcho que por não saber dizer não casou-se 12 vezes. Ai tive que dizer 12 sim.

    ReplyDelete
  4. Oi Lau
    Dizer não é realmente muito difícil mas é necessário. Existem situações que nos incomodam tanto que não justifica um sim só para manter a consciência tranquila.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Oi, amiga Lau
    Compreendo perfeitamente a situação constrangedora mas vou lhe dizer uma coisa muito simples: também não sei sair de casa sem levar o meu baton espelho, quase sempre dou aquele retoque discreto (evito fazê-lo na mesa de restaurantes), mas já me aconteceu um fato semelhante e eu simplesmente menti (às vezes a mentira é perdoável) disse a senhora que me pediu emprestado que sou alérgica e não posso emprestar nada de uso pessoal. Ah, vai me desculpar, mas pedir baton emprestado é o fim...
    Um abraço e ótimo fim de semana!
    E.T. Quando vem à orla Bardot?

    ReplyDelete
  6. Expuseste muito bem o caso
    E até gostei de ler
    Na próxima não fiques assim
    Logo, não, deves dizer...

    Porque baton não se empresta
    Tinhas de ser exigente
    Quem estava errada era a senhora
    Tem de aprender a ser "gente"

    Dez anos trabalhei
    Aqui no Projecto Vida
    E aprender a dizer NÂO
    Eu aprendi de seguida

    Havia dez regras que nos davam e tinha-mos de cumprir. Penso que tenho guardado, se encontrar mando, é interessante. Foi um tarbalho de voluntariado que muito gostei.
    BJO
    Área

    ReplyDelete
  7. Olá Lau
    Desejo que estejas bem.
    Belo texto, como sempre com teu estilo humorado para falar de situações que provocam a sensação que você sentiu, para falar de saia justa.
    Constatei que tens bastante textos que publicastes mas que eu não li, nem comentei por impossibilidade.
    Interessa-me que saibas e que continuas sendo a escritora brilhante que és, e especialmente porque te aventuras a escrever fatos vividos.
    Um beijo
    Saly

    ReplyDelete
  8. Lau
    Também eu me custa muito dizer não mas ás vezes temos que saber dizer,..
    obrigada pela sua presença no meu espaço senti a falta...

    beijos

    ReplyDelete
  9. Numa situação assim, sem nenhuma intimidade é muito dificil dizer não. Primeiro por que a gente espera que as pessoas tenham "simancol" e da vergonha dizer não pois é uma forma de dizer que ela foi inadequada e dai....bla bla, bla. Depois não sabemos o que virá depois do não.
    Pra não me estender... é dificil.
    beijos

    ReplyDelete
  10. Olá Lau,creio que para a maioria das pessoas é muito difícil dizer não,mas temos que aprender goste ou não a pessoa.Chega de saia justa.Um beijo da gauchinha.

    ReplyDelete
  11. Oi Re, tudo bem? É difícil dizer não, "não" é meu amiguinho? [rs]Tenho muitas histórias.Com o tempo você as lerá.

    Uma beijoca e obrigada.

    ReplyDelete
  12. Olá Djabal. Verdade meu amigo. Ainda mais nessa louca sociedade em que vivemos. Fiquei pasma com a coragem da senhora em questão. Fazer o que? Dizer não. Mas quem? Eu? Nem pensar. O jeito foi "me esconder atrás do batom".[rsrs

    Beijos e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  13. Oi Tricolor querido, já entendi...
    Agora já sei porque você chegou aos 100 anos. Casou muitas vezes.[rs]
    Um beijo

    ReplyDelete
  14. Olá Wanderley! Tudo bem? Sim, é verdade, existem essas situações. Principalmente, quando dizem respeito a filhos. Eu que o diga.[rs]

    Um beijo, meu amigo, e fico grata por sua presença.

    ReplyDelete
  15. OLá Zilda, como vai? Saudade de você aqui. Esse comportamento, passar batom, é próprio das mulheres vaidosas. E mulher "deve" ser vaidosa mesmo. Não excessivamente, mas um brilhinho nos lábios não faz mal a ninguém,não é?
    Você sabe que lembrei na hora de dizer para a senhora em questão, que meu batom era medicinal. Mas não disse.[rs]

    Quanto à orla Bardot, nem te conto. No feriado passado estive lá, mas não gostei do que vi. Aqui no Brasil, tudo que dá certo,tudo que é bom tem sempre os dias contados. Búzios estava insuportável. E o prefeito de lá colaborou muito para esse clima. Ele mandou fechar todos os cruzamentos da cidade e causou um engarrafamento como o de São Paulo.
    Zilda, eu adoro também passear na rua dos biquinis , em Cabo Frio, a Praia do Peró e adjacências e também a feirinha de artesanato. A sua região é linda.

    Um beijo para o casal e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  16. Olá Áurea querida, ah...se eu soubesse fazer esses versinhos, responderia à simpática senhora dessa maneira.[rs] Cada uma, não é Áurea? Há até quem peça também para usar o meu celular. Eu sou vítima. Sempre alguém me pede alguma coisa.
    Por favor, manda rapidinho pra mim essas regras que você tem. "SOS Não".[rsrs]
    Um beijo, querida amiga, e obrigada.

    ReplyDelete
  17. Oi Saly querida, tudo bem? Saudade de você. Que bom que você gostou de ler o meu desabafo. Você, como psicanalista, pode me dar uma dica de como dizer "não".
    Aguardo ansiosamente o "help", viu?

    Um beijo e muito obrigada por sua visita e pelo seu carinho.

    ReplyDelete
  18. Olá Lili querida, tudo bem? Desculpe por não ter visitado você. São tantos amigos, mas o tempo é que não é não é tanto assim e acaba por nos impedir de visitar os amigos.
    Parabéns pelo seu livro. Desejo que seja um campeão de vendas.
    Um beijinho e obrigada pela presença.

    ReplyDelete
  19. Olá Angela, minha amiga, tudo bem? Concordo com você. "Simancol" deveria ser vendido na farmácia como um medicamento vital.Acabei de receber uma visita que não tem simacol também. Veja aí abaixo. Eu mereço, eu merço...
    Beijos, querida, e grata por sua visita.

    ReplyDelete
  20. Olá gauchinha, tudo bem? Como vai POA?
    É verdade,Denise,é difícil
    mas temos "que", não é?
    Depois vou te visitar.
    Uma beijoca e volte sempre.

    ReplyDelete
  21. Grande senador lendo e relendo os comentários e suas respostas aos blogueiros que se fazem presente aqui. Notei que fostes visitada por alguém que não é do ramo como eu fui o blog da Salete também e outros. Talvez que a famosa peste suina esteja na alma do postador. E me faz lembrar amiga que pessoas assim tem com certeza mil caras. Sim pois que não sendo convidados e na visita que fazem tentam emporcalhar os blogs que visitam não passam de porcos contaminados pelo vírus da inveja. Fiquemos atentos no meu blog deletei os dejetos deixados pelo porco. UM abraço e sabendo você do mesmo signo meu LEÃO tenho certeza que bichos rasteiros não nos atingem.

    ReplyDelete
  22. Lau Milesi disse...

    Senhor ou Senhora Se7e/5 (?????) mesmo sendo a favor da liberdade de expressão DELETEI seu comentário/visita. Até porque, "NÃO" TEM NADA A VER com o que abordo no "meu" post e também "NÃO" VAI "AO" encontro da "proposta" do "MEU" blog.
    Aproveito pra alertar que o senhor(a) está cometendo um dos 10 pecados capitais que podem levar um blogueiro ao fim do poço. Um blog “sagrado” não deveria se deixar levar por práticas "spammers". Tenho dito. Aliás, direi sempre NÃO a essas práticas.

    ReplyDelete
  23. Olá Tricolor, quando digo que você é o "cara", "o amigo", não é à toa.Muito obrigada pela ajuda, pelo apoio. Eu não queria deletar o comentário do "fakespam"[rs] mas como só gosto de divulgar o que traz algum retorno ao ser humano, resolvi deletar. E também pensei nas minhas meninas, que visitam meu blog que, por sinal, tem conteúdo livre.Não é censurado.
    Me senti péssima, pois sou defensora da liberdade de expressão. Mas não de expressões de baixo calão,chulas e rasteiras (como você bem classifica) e que não fazem parte do meu mundo. Como sempre, tomei as minhas providências, lógico. Sincronicidade ou coincidência, foram na Salete , em você, na Sueli e aqui. Aqui no Renascendo não renascem, ao contrário:nem se criam. Dessa vez soltei um sonoro "Nããããããõ". [rsrs]

    A inveja é uma "droga" : mata de raiva o invejoso.[rsrs]


    E.T. 1-O Wil está aqui ao meu lado dizendo o que tenho "que" fazer. [rs]Você nem imagina.rsrsrsrs Ele está te enviando um abraço.

    2- Tricolor, não foi à toa também que você casou 12 vezes.Mulher gosta de super herói.[risos e muitos].

    Beijos, amigo querido,nobre senador, pra você e sua família.

    ReplyDelete
  24. Nobre senadora quando peço a palavra esqueço que outros querem falar rsrsrsrsr. É uma pena que aqui como no Gos e em outros aceitem fakes não sei se eles não podem controlar ou não querem. O fato é que covardes usam esse pseudo recurso para esconderem suas caras sujas. A finalidade acho eu é uma só" No meio do caminho havia uma pedra ...."
    aqui no meio do caminho existe o mau carater disfarçado a inveja e a imcompetência mostrada em cada sujeira deixada pelo caminho. Mas suas quase 30.000 visitas as minhas quase 25.000 deixam de fato esses anônimos sem cara com uma cara..... portanto sigamos se eles voltarem os inchotamos novamente com fidalguia. As vezes fico pensando nas pessoas que portam-se assim elas possuem uma aura escura mal cheirosa. Que contamina qualquer ambiente. São dignos de pena seres sem luz mariposas com pouco tempo de vida.

    ReplyDelete
  25. Tricolor, não aceitam não. Aguarde.[rs]
    Hoje fui ver o "Bloco Simpatia é Quase Amor" aqui em Ipanema. Estava muuuito animado.

    Estou mudando de assunto porque não se deve gastar velas com defunto...o que mesmo? Eu sempre esqueço provérbios, ditados. Enfim, gente chata a gente manda para o espaço ou para o buraco negro do espaço.[rs]

    Um beijo

    E.T. Tricolor,ainda bem que o prefeito está "interditado" pela "presidenta" da câmara.Está de "quarentena". E se ele não abrir o olho, vai aumentar essa quarentena, coitadinho. Ele,austero como é, com a formação religiosa (quase um padre)que tem [rsrs] iria ficar horrorizado com o "fake tarado". Tudo isso vai para o livro. Você vai ver.[rs]
    bjs

    Ah...gostei da "mariposa". [rs]

    ReplyDelete
  26. Oi Lau, mas que absurdo isso! Estou indignado, não cheguei a ler o tal comentário, mas com certeza imagino o impacto que pode ter causado a uma alma tão nobre e desacostumada com tamanha ofensa e vocabulário chulo. Eu sei que apóia a liberdade de expressão, mas também sei que é a favor da dignidade, do caráter, da civilidade e dos valores, neste caso fez muito bem em excluir e colocá-lo em seu devido lugar, onde poderá dizer a agir como foi ensinado. Eu, sinceramente, não dou nenhum valor ou crédito a pessoas que não honram seu próprio nome ao assumir qualquer postura. O que precisar de mim fique a vontade, muito obrigado pela confiança, o desabafo e por me avisar. Beijão. Renato Orlandi.

    ReplyDelete
  27. Tambem eu sou menina do SIM. O meu filho diz-me sempre que o Não, desapareceu do meu vocabulário...pois é,mas em bom português, ás vezes, fico TRAMADA!!
    Beijo e bom fim de semana
    Graça

    ReplyDelete
  28. Deixei um recadinho p vc no meu Blog, lembra que eu havia pedido uma frase emprestada que vi por aqui? Postei sobre ela, gostaria q desse uma olhada tah! Bjao!

    ReplyDelete
  29. Oi Renatinho, tudo bem? Esse "Renatinho" é para demonstrar o meu carinho por você. Você é um menino muito atencioso.Realmente, tratava-se de um comentário que não tinha nada a ver com o meu post. Se eu o deixase exposto estaria simplesmente divulgando um blog que não me diz nada. Embora possa dizer a algumas pessoas. Mas, como um blog - como sempre gosto de lembrar-é uma tribuna virtual...e esse é a MINHA tribuna virtual, mando eu aqui, certo ? Muito obrigada por suas palavras de apoio. Não as esquecerei, pode deixar.
    Um beijinho e bom domingo.

    ReplyDelete
  30. Olá Graça, tudo bem? Então...seja bem-vinda ao "clube do SIM". Comigo acontece a mesma coisa, meus filhos vivem me chamando atenção, me criticam porque não sei dizer "não". É interessante, pois foi com eles que comecei a dizer "NÃO", educando-os e os dando limites. Chega um momento que passamos a ser filhos dos nossos filhos, não é? Eles vão ver o que é bom.[rsrs]
    Um beijo e bom domingo. Obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  31. Oi Re, lembro, sim, e autorizei que você a pegasse. Vou lá dar uma olhada, tá bom? Em seguida vou para a praia. O dia está lindo.[rs]

    Um beijo

    Ah...PARABÉNS pelo prêmio VEJA. Bacana!!!!

    ReplyDelete
  32. Querida Lau, existe não distraído, existe não impensado, existe não despretensioso, existe não providencial, existe não necessário, existe não interessado, existe não seco, existe não não... Sim, penso que no decorrer da vida temos que aprender a dizer - bem como a receber - um não.
    Creio que o importante é elaborar mentalmente a finalidade e o tom do não. Mesmo que em fração de segundos.
    Devemos sim, sempre, é evitar o não perverso.

    No ano passado eu publiquei nocantinhodacurva o poema NÃO LEIA. A título de ilustrar melhor este meu comentário, permita-me então relembrá-lo:

    Não se consegue mais sentir o cheiro da terra.
    Não se percebe mais o sol nascer.
    Não se toma mais banho de mar.
    Não se anda mais de bicicleta.
    Não, não e não.

    Minha vida está repleta de nãos. A sua não?
    Ah, então nossas vidas estão cheias de nãos, não é?
    Não pra isso, não para aquilo.
    Não pro sim, não pro não.
    Não pra tudo, não de tudo.

    Não obrigado, não há de quê.
    Não vou, não fui, não sou,
    Não era, não vai, não é,
    Não é não ou não é não?
    Não sei não!

    Não é não em qualquer ocasião.
    Ene-a-ó-til é a sua fórmula repressora.
    Não faça! Dizia o pai e não dizia a mãe.
    Não pode! Dizia o padre e não dizia a madre.
    Não é assim! Diziam os professores.

    A vida ainda vive com os nãos nas costas.
    Possíveis e impossíveis.
    Impossível! Isto também significa não.
    Também não. Nem.
    Agora não.

    Depois não. Sempre não.
    Cuidado... Não! Não compreendo.
    Não há vaga. Não dá mais tempo.
    Não insista!
    Dizem não, ouço não.
    Vivo não. Não viva não. Morra!
    Sim...

    Parabéns pelo post! Um grande beijo mineiro procê!

    Sugestão: sempre carregue na bolsa um 'batom pidão'. Toda vez que pedirem emprestado, você oferece o dito cujo. [rsrs]

    ReplyDelete
  33. Olá amigo Dalton, tudo bem?Fiquei feliz do post ter reativado/relembrado sua veia poética.Belo poema! Só mudaria o final. "Não deixe de viver não". "Viva". "Sim".[rs]
    Verdade, existem vários tipos de "não". E também várias maneiras de dizê-lo. Há quem tenha mais habilidade para essa função.Já outros o fazem "na lata". O "não" perverso deve doer em dobro.Imagino...

    Quanto ao "batom pidão",lembrarei do seu conselho. Ando com uma memória...de fazer inveja aos meus queridos e admirados elefantes.

    Um beijo e obrigada por sua presença sempre bem-vinda.

    ReplyDelete
  34. A crônica é divertidíssima, Lau, mas, suspeito que na hora não tenha sido muito divertida a cena, não é? hehe! Bem, veja pelo bom lado, pelo menos assim nós leitores podemos nos divertir com um ótimo texto. Menos mal, né? Bjs!

    ReplyDelete
  35. mana querida, bom dia, eu também sofro de "nãozia", isto é, para mim essa palavrinha é tão dificil de ser pronunciada, meu marido, minha mãe, ficam doidos comigo, relmente não sei falar não e só me dano, rrsrsr, um dia aprendo, sinceramente talves se não tivesse sem saída eu daria meu baton, para a peduncha, é o cúmulo, mas tem gente cara de pau mesmo, nem peroba resolva, bjs

    ReplyDelete
  36. Oi Ralph querido, obrigada, legal você ter gostado.Tremenda sai justa,meu amigo.[rsrs]
    Ralph, me diverti e me atualizei na sua "competente" resenha carnavalesca. Adorei!!! Parabéns!

    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  37. Olá Sueli, "maninha" querida. Já te disse que cada vez que escrevo maninha, fico toda alegrinha. Esse é um trauma que tenho,não ter irmãos.[rs]Mas apareceu você e estou super feliz.[rs]
    Sueli, adorei o "nãozia".E olha que não sou chegada a ter "azia". Nunca tive.Nem nos períodos de gravidez..[rs] Mas ..."nãozia", essa eu tenho e não há anti-ácido que resolva. Você viu que saia justa, menina? [rsrs]

    Quanto à peroba, vou deixar um litro na entrada do meu blog. Sábado apareceu um cara de pau (tarado) aqui. Pode isso???rsrsrs

    Beijosss

    ReplyDelete
  38. QUERIDA MANINHA,
    SERÁ QUE FOI O MESMO QUE APARECEU NO MEU?
    DELEITEI-O DE CORPO E ALMA, QUE FIGURA MAIS GROTESCA E ESPÚRIA, DEVE SER UM RECALCADO, POBRE COITADO.
    FRUSTRADO POR NÃO SABER SE EXPRESSAR, AMAR, SER AMADO, ACREDITO SER UM SER DESPRESADO POR SI MESMO, VAZIO, QUE MODO MAIS TRISTE DE QUERER APARECER.
    MAS DEIXE PARA LÁ, É CAFÉ PEQUENO E REQUENTADO PARA NÓS, EM OFF, QUE NINGUÉM NOS LEIA, DEVE SER UM INVEJOSO, SEM CAPACIDADE DE CRIAR OU REPRODUZIR O QUE HÁ BELO, BJS

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)